quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Qual é a lógica?

Alguém me pode explicar qual é a lógica que regeu este quadro de jogos?
Como pode haver, nesta fase da competição (Champions League - Play Off) uma discrepância tão grande entre jogos, com o mesmo valor para a competição, para a passagem à fase de grupos?

Como podem haver estes jogos:

Celtic (Escócia) - Arsenal (Inglaterra)
SPORTING (Portugal) - Fiorentina (Itália)
Lyon (França) - Anderlecht (Bélgica)
Panathinaikos (Grécia) - Atl. Madrid (Espanha)

E depois há estes, tão entusiasmantes, entre grandes potências desportivas, cheios de História e Tradição nas provas internacionais?

FC Timisoara (Roménia) - Estugarda (Alemanha)
Sherrif Tiraspol (Moldávia) - Olympiacos (Grécia)
Copenhaga (Dinamarca) - APOEL (Chipre)
FC Salzburgo (Áustria) - Maccabi Haifa (Israel)
Ventspills (Letónia) - FC Zurique (Suíça)
Levski Sófia (Bulgária) - Debrecen (Hungria)

(estes 3 últimos jogos tiram-me do sério...)

Qual o valor de se ser Cabeça de Série? O que é que estas equipas (há excepção de Estugarda e Olympiacos) trazem de valor à Champions League?
Equipas como a Fiorentina, Panathinaikos, Celtic, Anderlecht e Sporting (esperemos que não) poderão estar fora desta competição em detrimento de Copenhaga, Maccabi Haifa, FC Zurique ou Drebecen? É isto a alta roda da Europa? Quantos pontos farão estas equipas na fase de grupos?

Algo vai mal na podridão da UEFA Platiniana...

ps: este post não tem a intenção de "desculpabilizar" um eventual fracasso do Sporting, contra a Fiorentina. Para mim, é uma mera constatação de factos onde, por exemplo dois clubes como o Sporting e Panathinaikos, que honrosas campanhas têm feito nesta competição, poderão vir a ficar de fora sem ter tido direito a disputar uma ronda de Play Off contra um adversário desportivamente incompatível com o título de Cabeça de Série.

2 comentários:

Riga/V-1-Boy disse...

tipo, existem 22 equipas ja qualificadas. dos 4 primeiros estao la 2 equipas directas, dos 4 a seguir estao la 1 directa.

e depois as 10 vagas que faltam sao atribuidas de 2 maneiras:

pelo caminho dos segundos classificados, onde esta o sporting e que incluem os 3ºs e 4ºs classificados dos paises dos 4 primeiros lugares do ranking

e pelo caminho dos campeoes que servem para aqueles paises de ranking mais baixo também terem hipotese de por lá 5 equipas, e assim dar uma hipotes a estas equipas destes paises de puderem lá chegar evitando apanhar os colossos europeus pelo caminho, que era o que acontecia sempre e que fora raras excepções resultava sempre em eliminação

Cantinho do Morais disse...

Agradeço a explicação. Até entendo as razões, mas ainda não me convence. É como jogar com Liechenstein e Andorras nas fases de qualificação. Não faz muito sentido. Acho que mesmo nestas provas deveria haver uma espécie de 1ª e 2ª divisão.

Mas obrigado e abraço.