sábado, 1 de outubro de 2016

Caro rival,


É vosso. Embrulhadinho com as vossas cores. Nós não o queremos. Aliás, nem sabemos para que serve porque raramente temos um.
Temos outras competições para jogar. Esta é chata e não dá prestígio nem estilo. 

Podíamos era ter avisado os nossos sócios e adeptos. É chato. Acho que eles queriam mesmo isto. Paciência. 

Parabéns!!

22 comentários:

MRosa disse...

A toalha ao chão tão cedo? Afinal, são apenas os dois que ainda dependem de si próprios... Talvez seja esse desânimo que gera toda a negatividade que vos faz "raramente temos um."
É preciso ser-se positivo! Mas por mim, podem continuar assim... Agradeço!

conana disse...

Quem não sabe perder nunca saberá ganhar.

JG disse...

Um jogo com um final horrível. Julgo que uma equipa com este registo não pode ser campeã. Que conhecimentos de futebol é necessário ter para perceber que Schelloto e Marvin não podem ser laterais titulares de uma equipa com um mínimo de aspirações. Gastámos tanto dinheiro em médios, mandámos embora jogadores nossos de qualidade superior, comprámos defesas-centrais que não jogam, e não fomos capazes de reforçar as alas.
O que se passará na cabeça de Jesus para fazer tantas alterações num jogo com este grau de dificuldade? Porque será que aposta em Markovic? Como é possível ter uma tão grande dependência de Gelson? Porque não jogou João Pereira ( dez vezes melhor que o argentino)?
Que frustação.

O Calcanhar do Xandão disse...

não, pá.
não o embrulhamos.
"não o queremos"? isso é a história da raposa e das uvas.
contra o "rival" que referes, ainda temos 6 pontos a debater e, no fim desta jornada, estaremos separados por 3 pontos, caso lhes corra bem.

"eles" (e "eles" são vários "eles", demasiados "eles") não vão hesitar em declarar-nos como fora da corrida. Não nos tornemos n'"eles.

SL

RG disse...

"O que se passará na cabeça de Jesus para fazer tantas alterações num jogo com este grau de dificuldade? Porque será que aposta em Markovic? Como é possível ter uma tão grande dependência de Gelson? Porque não jogou João Pereira ( dez vezes melhor que o argentino)?"

Eu não vi o jogo...mas perdemos 2 pontos por causa das alterações? E as alterações foram só aos intervalo ou de inicio? É que pelo que me disseram ao intervalo estávamos a a vencer 2-0.

Cantinho do Morais disse...

MRosa,

eu por acaso jogo, treino ou dirijo o Sporting?
A "negatividade" que eu possa enviar para quem joga, treina e dirige no Sporting atinge Zero. Nem na forma como pago as quotas ou a gamebox é possível constatar o meu "negativismo".
De qualquer forma, agradeço a sua "preocupação".


conana,

eu cá prefiro ganhar. Saber perder? Podia estar aqui a dizer que há uma falta sobre Gelson no 2-3, que o 3-3 nasce de uma falta inexistente. Isso seria não saber perder. O Sporting é que não sabe ganhar porque, há mais de 30 anos que, nessa matéria, se tornou um total incapaz.


Calcanhar do Xandão,
a Liga Portuguesa não se vence, perde-se. Ela é tão fraca, tão fraca mas tão fraca que só não ganha quem não quer. O slb, com todas as limitações técnicas, lesões tem a liderança (isolada) numa bandeja. Acha que vão melhorar ou piorar? o fcp, em plena actividade sísmica, com os melhores jogadores de fora (lesionados ou castigados), depois de perder em Alvalade já nos apanhou. A margem deles, é para crescer ou diminuir?
E nós? Sem lesionados e com um plantel de milhões, com 3 "opções" por lugar? Se face ao contexto dos 3 grandes, nesta fase inicial conseguimos estar a 3 pontos do 1º, como será daqui para frente? Repito, numa Liga fraca, fraca, onde facilmente se está ao intervalo a ganhar por 3 ao Nacional ou a 20m do fim em Guimarães.
Não tenha ilusões. Na época passada foi em Março. Desta vez foi no início de Outubro.

O Sporting cometeu a proeza de, a partir de agora, um resultado favorável de 3-0, a 20m do fim, ainda não sinónimo de vitória.
Esta proeza ainda não tínhamos conseguido.

Cantinho do Morais disse...

JG e RG,

mais do que as substituições, rotatividade, etc, o problema aqui é óbvio:
- não há reforços (só o Bas Dost);
- e se haviam lacunas nas laterais, foi aí que não se resolveu melhorar;
- as posições de William e Adrien não têm substitutos;
- a questão da dependência de Gelson (bem visto, JG) - ele não é o J. Mário (deste sim, estávamos dependentes);
- o Elias é um gozo em campo. Pelo menos é coerente com a sua última passagem pelo Sporting; Não está a desiludir...

Com a equipa a desmoronar-se, fizemos 2 substituições... e com 1 central no banco.

Estou muito desiludido. Nesta Liga fraca, com uma CS que vai malhar, malhar e malhar, são tiros nos pés a mais.

SL

ps: Schelotto? por favor... que mania a nossa de ter sempre um "Miguel Lopes", um "Sarr" ou um "Hugo" no plantel.

RG disse...

Cantinho,

-Reforços imediatos sim, só veio Dost....parece-me no entanto, que até Maio outros se vão mostrar e provar que são reforços.

-As lacunas das laterais, sobretudo na esquerda, creio que estava dependente da saída de Jefferson, que não saindo tapou a entrada de outro.

-Parece-me que têm substitutos, no entanto estão tão feito com o que JJ quer dos 2 do meio campo que ainda não existe, ou tenha tempo de trabalho, quem os substitua.

-Não estamos dependentes de ninguém...tal como o ano passado não estávamos dependentes de JM, com ele perdemos e ganhámos! Claro que quem está num pico de forma superior, tem mais possibilidade de render mais e aqui neste patamar está Gelson.

- Não vi o jogo, logo não posso criticar Elias. No entanto quem vem de um campeonato onde se joga parado paradinho e com pouca exigência táctica terá sempre mais dificuldades imediatas para se impor.

De qualquer forma do que vi,e só vi o resuumo, não perdemos pontos por ter o lateral esquerdo A, o lateral direito C ou pelo Elias. Começamos a perder por um erro de um dos mais experientes daquela equipa e, talvez o melhor do plantel, que faz um penalti sem pés nem cabeça sobre um jogador que está de costas para a baliza e quase fora da área! Esse mesmo jogador que depois não ajusta posicionamento no lance do 2ª golo, embora aí também Semedo devido culpas, pois também tenha optoupor outro posicionamento que não o correcto.

O certo é que a vencer 3-0 a 15m do fim jamais se pode deixar o adversário empatar...e isto é pura desconcentração e falta de inteligência de quem anda a correr atrás da bola, nada tem de substituições ou de trocas de jogadores.

Assim será mais complicado mas nada está perdido!

Cantinho do Morais disse...

RG,

mesmo sabendo que "moldar" jogadores pode levar tempo, não achas que, mesmo assim, devia ter dado para garantir 1 ponto em Vila do Conde e os 3 em Guimarães? Porra, a ganhar por 3 a menos de 20m do fim, não é pedir muito...

E volto a perguntar: onde estão estes resultados (derrotas por 3 golos; empates depois de estar a vencer por mais de 1 golo), nos nossos rivais?
Não existem. Por isso é que têm sido melhores (e vencedores) em todos os anos.

Isto cansa.

Sabes, havia um jogador que o Peseiro achava que era médio. Mas não era, era defesa-direito. E sempre que ele jogava a médio (e jogou muitas vezes), levámos 3 golos. A defesa-direito, as suas exibições eram enormes (as melhores que vi num defesa-direito leonino), mas o burro do Peseiro insistia, em jogos importantes, em colocá-lo a 6.
E como era burro (ou mal intencionado), fez isso no jogo mais importante da sua vida e no mais importante da vida do Sporting, desde 1964, na final da Taça Uefa, em Alvalade, contra o CSKA. Resultado? Levámos 3 e perdemos (sim, porque isto de marcar 3 golos nem sempre é sinónimo de Vitória...).
Este ano o Schelotto foi titular em 3 jogos. Nos 2 fora de casa, levámos 3... A diferença é que o Schelotto, ao contrário desse jogador, não tem qualidade para jogar em mais nenhuma posição.

SL

Cantinho do Morais disse...

RG,

viste os 2 primeiros golos do campeão nacional hoje contra o Feirense? Viste os 2 golos dessa mesma equipa em Arouca? O 1º golo contra o Nacional? Contra o Braga?

Continuas a achar que "nada está perdido"? O jogo não se joga só no campo. Se a nossa única oportunidade era tentar ganhar dentro do campo, então não devíamos ser tão caridosos.
O empate contra o Setúbal foi um engano. E logo ali assumiram o erro. Alguém "não foi eficaz". Agora já é/são.
O Sporting não será campeão nacional. Não tenho dúvidas nenhumas. E será, também, por culpa sua.

FCS disse...

Imagino que a crônica que estava alinhavada até aos 70 minutos tenha ido para o lixo

Enfim, é tudo péssimo, vamos colocar tudo em causa e vai tudo borda fora.

Cantinho do Morais disse...

FCS,

uma vez fui aos Balaídos (estádio do Celta de Vigo) e vi uma coisa curiosa: tinham bilhetes só para a 2ª parte dos jogos. Achei isso muito interessante.
Pensei "fixe, se o jogo tiver a correr bem podem dar um salto ao estádio e assistem ao resto." Mas, por outro lado, só vêem o jogo pela metade, mas estão no momento mais importante, no fim, naquele momento que dita o resultado final, o único resultado que fica registado nas contas da competição e aquele com o qual devemos fazer contas.

Não havia crónica aos 70m, assim como não havia aos 88m no Bernabeu, nem aos 84m no Jamor, em 2015.
A História de um episódio é contada quando se dá o fim do mesmo. Por exemplo, quando se retrata a II Guerra, fica-se pelos momentos pré-Pearl Harbour? Pré-invasão da Rússia? É que até esses momentos, os Aliados estavam a perder e a Alemanha a ganhar. Mas o fim não foi esse, pois não?

Não "é tudo péssimo", nem vamos colocar tudo na borda de fora. Mas também "nem tudo é óptimo". E andamos há tantos anos em "épocas de transição" que já era tempo de vencermos uma dessas. E eu pensava que era este ano.

Anónimo disse...

Foda-se...só apareces nas HORAS MÁS!!!És um Sportinguista dos diabos...

SL.
Vitor Alves

Cantinho do Morais disse...

Caro Vitor Alves,

quem apareceu nas horas más foi o senhor, visto que é a 1ª vez que se mostra por aqui. Isso é que é "killer instinct". As horas más não sou eu que as faço. Quando eu jogar, treinar ou dirigir, assumirei tal responsabilidade. Até lá...

E nem sabia que os "verdadeiros" sportinguistas (como o meu caro deve ser), podiam usar a palavra "diabos", pois é um nome claramente relacionado com o nosso histórico rival. Tenha cuidado, pois houve quem fosse obrigado a de cor das chuteiras e, até, do próprio carro, só porque era vermelho. Dizer "diabos" (e ao lado de uma palavra derivada de Sporting) pode resultar em processo, no mínimo.

SL e não espero vê-lo cá tão cedo, a não ser que torne por hábito visitar-nos nas vitórias.

Duarte disse...

Caro Cantinho,

Sou leitor habitual porque gosto do conteúdo e do estilo. Acho que és um bocado pessimista! Mas sou incapaz de te recriminar: este Sporting, a nós que nascemos por 1980 e arredores, já deu muitas desilusões. Não consigo corrigir quem, como eu, já levou tanta pancada ao longo dos anos. Épocas como as de 2008 a 2013 custam mas não geram ilusões em momento nenhum. Agora parecer ter tudo para ganhar e conseguir quase sempre perder, dói e muito.

Lembro-me muitas vezes do que escreveu o MMS do Futebol a 3 quando da Final da Taça de 2015 quanto aos que saíram quando estava 0-2. Não os recriminava, já com certeza tinham passado por muito. Sinto hoje o mesmo. Nenhum clube do mundo tem uma percentagem de vitória tão fraca face às vezes em que teve possibilidades efetivamente de vencer.

Ainda acredito que este ano possa ser diferente, nisso divergimos!

Um abraço

Cantinho do Morais disse...

Caro Duarte,

excelentes palavras para este espaço, muito obrigado.
De facto é isso. É injusto apontarem-nos o dedo. Que mais podemos fazer? Ninguém, ao longo deste tempo (nascidos em 80...) acreditou mais que nós que podíamos vencer. Se pensarmos bem, foram mais as desilusões que as alegrias (e como nos agarramos a estas).

"Agora parecer ter tudo para ganhar e conseguir quase sempre perder, dói e muito."
É fulminante. Temos o melhor treinador (tão distante dos nossos rivais). Temos um plantel francamente "bom" (não é o melhor, mas é "bom"), uma massa adepta devota e crente mas... porra, parece que não temos (todos), FOME.
Olha-se para o campo e não há aquela vontade de querer engolir tudo. De quem quer comer e não o faz há muito tempo. Há em Adrien (havia em Slimani), no João Pereira e pouco mais (não estou a dizer que não há respeito pelo clube e até muito carinho - William, Patrício, Gelson, etc).
A FOME que nós temos parece que não passou para o campo. Isto é, ainda não passou. Até acho que depois do jogo com o slb na época passada, tivemos essa fome até ao final da Liga (foi ela que colocou indecisão até ao fim, mas veio tarde).

Este jogo em Guimarães derrotou-me. É um filme que já vi, revi e revivi.
Aquilo que ali se passou nem é de quem tem muita FOME mas não gosta do que lhe serviram (mas come porque está esfomeado). Aquilo foi de quem tem FOME, mas já se habitou a viver com ela.
Se calhar é isso que temos de fazer.

Um grande abraço!

ps: e não, não acredito mesmo. Ainda mais nesta Liga onde tudo é tão errado como evidente.

RG disse...

Cantinho,

"RG,

mesmo sabendo que "moldar" jogadores pode levar tempo, não achas que, mesmo assim, devia ter dado para garantir 1 ponto em Vila do Conde e os 3 em Guimarães? Porra, a ganhar por 3 a menos de 20m do fim, não é pedir muito"

Mas em Guimarães quem inicia o descalabro com um penalti infantil é William, aqui nem JJ nem Schelloto têm qualquer responsabilidade e, não tenho a menor dúvida, que não se o golo não aparece naquela altura tínhamos saído de Guimarães com o resultado ainda mais avolumado...

Concordo que Schelloto não é super, mas o que vejo é mais dificuldade em se pressionar em bloco do que propriamente dificuldades de um jogador.

"viste os 2 primeiros golos do campeão nacional hoje contra o Feirense? Viste os 2 golos dessa mesma equipa em Arouca? O 1º golo contra o Nacional? Contra o Braga?"

Não vi qualquer um dos golos, porque tirando os jogos do SCP, Tottenham, Napoli e Real Madrid e agora o City,mais nenhum outro clube me faz ter interesse em ver os jogos, mas li o que se passou, no entanto convêm não esquecer que PdC também já se começou a mexer fora de campo e, Salvador também quer e precisa este ano de algo mais que o 4º....logo acredito que pode vir ai um ou outro jogo onde as influências se anulem.

No entanto concordo que temos de fazer mais e até à Luz não só não podemos perder pontos como ainda lá temos de ir ganhar com a autoridade da época passada.

SL

Cantinho do Morais disse...

RG,

sim, o 1º golo é todo William. Mas o que eu falo é da incapacidade gritante de se ter a bola. A seguir a esse golo, faltavam 16m e tínhamos 2 de vantagem. Bola a partir daí? Nem vê-la...
A única vez que retivemos bem a bola foi contra o fcp, com a excelente entrada do Campbell (lugar de Gelson) para a direita. Desde daí...

Eu também não vejo os jogos do slb ou outro qualquer da nossa liga. Mas não posso ignorar que é aqui que jogamos. E quando se vê o que se vê (e não sou o único a ver: http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/10/a-chave-vencedora-do-euromilhoes-nos.html), percebe-se que não há equilíbrio nesta Liga e as armas não são iguais para todos. Se além disto, oferecermos pontos...

SL

RG disse...

Cantinho,

Mas é esse golo que inicia a recuperação....claro que podíamos ter mais bola, e atenção que nessa altura estava a fazer uns tratamentos e não consegui ver o jogo, mas é esse golo que convida o Guimarães a atacar e ter esperança quem ainda tudo é possível.

A mim mais do que ver a incapacidade de alguns é ver que os melhores, os mais inteligentes e com melhor entendimento do jogo, insistem jogo atrás de jogo em criar estupidez e caos em alguns lances. Neste foi WC,noutros já vi Bryan,Campbell e Adrien ( certo que não é dos mais inteligentes mas é dos mais experientes ) a porem a equipa em dificuldade.

Eu sei que as coisas noutros campos acontecem, mas não esqueço que Pinto da Costa também se está a tentar mexer, e a pressão que tem feito jogo após jogo através de Nuno e da revista ou newsletter ou lá o que é aquilo demonstra isso. Também já li e ouvi rumores que ao Salvador prometeram o 3º lugar. Veremos se tudo isto junto não irá dar muita "mexida" e muito "tiro" em qualquer um dos "porta-aviões"!

Veremos se terei ou não razão

SL

Tugarão disse...

Cantinho,

Bem lembrado o Rogério.

Com tantas más exibições do esqueloto não sei como é que o Esgaio ainda está com 0 minutos.

O Jeff depois de ter sido recusada a proposta do kiev nunca mais foi o mesmo. Depois do que este e Zeeg (não) mostraram a época passada não percebi como é que despacharam logo o Jonathan Silva ainda antes da época começar.

Sobre Elias muito haveria a dizer pelo que prefiro não dizer nada

Cantinho do Morais disse...

RG,

se Pinto da Costa se anda a mexer (4 anos sem título? Ou será que só quer a entrada directa na Champions - que é cada vez mais importante?), o SLB tem de vencer para ser tetra e Vieira, assim, entrar finalmente na História e, por fim, ao Braga foi prometido o 3º lugar, o que resta para o Sporting?
Se tem de lutar contra todas estas forças "externas", então não é demasiado arriscado desperdiçar pontos como em Guimarães?
Ainda assim, acreditas que podemos vencer esta Liga?


Tugarão,

Esgaio tem 0 minutos porque, ao contrário de Pereira, Marvim e Schelotto (assim como Markovic, Campbell, Petrovic, Paulista, A. Ruiz), não foi uma contratação de JJ. Iuri e Matheus fariam pior do que têm feito Markovic e Campbell? Palhinha igual face a Petrovic? etc, etc, etc...
O que me choca é ter-se avaliado Marvim (tenho que acreditar nisso), depois avançou-se para a sua contratação e, agora (já era visível há meses), percebe-se que não vale nada. O mesmo para o italiano, que ainda tivemos o bónus de o termos por empréstimo, para avaliar o seu real potencial.
Jonathan, nem a pré-época fez... Incrível.
Quanto a Elias...

SL

RG disse...

Cantinho,

PdC anda-se a mexer para:

1- Provar que ainda está vivo e que não errou no treinador pelo 4 ano consecutivo
2- Para mostrar que ele é que sabe e não o Antero
3- Porque não quer ver o SLB tetra e ter a possibilidade de ser penta, algo que só ele tem.
4- Porque sabe as conversas que andam para Salvador ser 3º e ele 4º.
5- Porque não pode estar mais tempo sem vencer o titulo.

Acredito que a podemos ganhar e o próximo clássico vai mostrar isso que referi....agora nós é que não podemos continuar a oferecer pontos como nas ultimas jornadas fora de casa.

SL