sexta-feira, 18 de maio de 2012

Suspeitas, Perigos, Coerência e Opinião

A longa ausência em trabalho, em terras com pouco acesso a informação e net, tem-me levado a descurar do Sporting, do meu blog e de todos os outros blogs leoninos que faço questão de visitar para comentar e, acima de tudo, aprender.
Desta forma, terei que agrupar num só post 4 leituras sintéticas sobre as mais recentes temáticas, deixando outras questões (mais importantes - como as possíveis [mas ridículas e altamente lesivas para o clube] eleições) para espaços mais apropriados como o blog ANortedeAlvalade e BancadaNova, entre outros de qualidade inegável.

Suspeitas:
Paulo Baptista foi nomeado para arbitrar a final da Taça, entre a Académica de Coimbra e o Sporting Clube de Portugal.
Suspeito que, até lá, este senhor possa recusar arbitrar o jogo, como já fez anteriormente, ainda esta época, num outro jogo do nosso clube (em Aveiro).
Lanço um aviso ao Rui Patrício que, com este senhor, qualquer "rosca" ou corte feito por um jogador do Sporting em sua direcção, deverá ser considerado um atraso intencional ao guarda-redes. Esta situação não será inédita, basta recordar o jogo em Paços de Ferreira, na 4ª jornada da Liga que, agora, findou.
Será normal, também, que quedas fora da nossa área por parte de adversários deverão ser transformadas em grandes penalidades, algo que este senhor também já nos habituou. Basta recordar um Sporting-Trofense (1ª jornada) em que Polga fez falta fora da área, foi penalty e expulsão (o Polga gosta sempre de estar na vanguarda da criação de novas leis, basta ver a sua mais recente expulsão no Dragão).

Outra suspeita é que vamos jogar sem o nosso equipamento oficial. A Académica jogará de negro e nós, ou todos de branco ou com os calções brancos. Não gosto e não entendo. Preto não se confunde com verde. Já nas meias-finais da Liga Europa nunca jogámos com o nosso equipamento tradicional completo. A Força também se vê na protecção ao nosso emblema e equipamento oficial.

Perigos:
Depois de Sérgio Conceição e Pedro Emanuel, juntam-se Nuno Espírito Santo e, possivelmente, Fernando Couto como treinadores principais de clubes da 1ª Liga. Se, a estes, juntarmos Jorge Costa, Tulipa, Domingos e outros que "gravitam" por aí, à espera de nova oportunidade na 1ª Liga, parece-me óbvio o perigo que pode corresponder tanto "filho do Dragão" a comandar os destinos de um terço dos clubes da Liga. 

Coerência:
"Temos o Europeu, que é de facto uma grande montra, mas não estou a pensar em fazer um bom Europeu para sair do FC Porto. Quero é ajudar a nossa selecção a ter muitas vitórias" - João Moutinho, 18/5/2012 - OJOGO.

Os adeptos do Porto podem estar descansados. Moutinho é diferente de todos os outros jogadores. Ele aproveita a ausência em grandes competições para "dar o salto". Basta recordar a forma como se absteve de estar no último Mundial (até parece que isso de estar no Mundial é um marco significativo da carreira de um jogador) e de "ajudar a nossa selecção a ter muitas vitórias" (em concordância com Queirós e, possivelmente, Costinha) para se desvalorizar e sair do Sporting. 
Ao menos é coerente. 

Opinião:
Esta era a minha convocatória. Nada tem contra a convocatória de Vieira e Pinto da Costa.. desculpem de Paulo Bento. É só uma opinião. Não pretendo especular sobre a convocatória dos, outrora, proscritos Martins, Custódio e Varela, pela clara tentativa de valorização de excedentes azuis (Varela, Rolando, Miguel Lopes) e pela chamada de jogadores que passaram mais tempo no banco/bancada do que no campo (Eduardo, Nelson Oliveira). Bem, se calhar estão mais frescos...

É a minha convocatória:
Patrício; Quim; Beto;
Pereira; Bosingwa; Carvalho; Alves; Pepe; Coentrão;
Meireles; Moutinho; Carriço; Veloso; Viana; André Martins; Carlos Martins;
Ronaldo; Nani; Quaresma; Vieirinha;
Hugo Almeida; Postiga; Liedson;   

Carriço e Veloso representariam a polivalência que tanto se espera nestas convocatórias, podendo ocupar lugares no centro da defesa e meio-campo e, na esquerda defensiva, no caso de Veloso.

5 comentários:

_RENEGADE_ disse...

~muito bom post, sempre disse q na seleçao cabem todos do porto, sejam titulares, suplentes ou emprestados..nao precisamos ir mto atras, ja com Queiros isso se passou, curioso q falei nisso no HT e raramente um sportinguista acreditou q um selecionador fizesse issode favorecer uma equipa..estariamos a falar da seleçao de todos nós..enfim, andam ainda com uma palas..
pensei q PB nao seguisse as pisadas dos seus antecessores e q iria escolher andre martins..mas qd vejo aqueles 3 do porto fico desanimado e podre por dentro sabendo das porcarias q se passam nos bastidores.
..o ultimo jogo continua atravessado, no dragao tanto fazia ao porto vencer ou empatar, fariam a festa na mesma..mas estava em jogo a ida do Sporting à champions e isso nao podia acontecer de forma alguma..e houve um premiado ( porença ) q mto ajudou o porto esta temporada ) q ajudou à festa de impedir o Sporting--alias, a nossa equipa temo q irá ser impedida de participar nas champions enquanto PC tiver um braga ( leia se porto B )
p.s. e mais um jogador Eder com destino ao porto, muda ligeiramente para braga..coincidencias.

ballak disse...

noas um bom post mas n concordo em relaçao aos treinadores porque o sporting tambem tem uns poucos ex jogadores a treinar a 1liga caso de paulo alves,domingues,pedro martins e para nao falar de l.jardim adepto so nosso sporting desde que sejam dignos profissionais .porque academica elimina o fcp e é roubabada no dragao para a liga...S.L

Cantinho do Morais disse...

Renegade,

Parece-me óbvio que a Selecção (pós-Scolari) voltou ao registo de quem manda são os clubes que estão no poder. E os resultados, para os clubes, são óptimos mas, para a selecção são fracos. Entre 2004 e 2008 Portugal fez as melhores classificações em fases finais e apuramentos. Não é coincidência. E havia lá muitos do Porto, mas só os melhores.
Quanto ao Braga ser um protegido. Também o Boavista o foi e... por onde anda? O que é que lhe fizeram? Quando um dia deixar de servir terá o mesmo destino.

Ballak,

percebo a comparação dos treinadores mas não concordo. Nenhum desses treinadores que fala (até podia ter colocado o Jesus) foi formado no Sporting ou teve um passado grande, vitorioso e de longa duração com o nosso clube.

Joel disse...

Liedson? Porquê?

Cantinho do Morais disse...

Joel,

Liedson (ainda) é um bom jogador e joga numa posição muito deficitária no nosso futebol.
Por outro lado, tem experiência de alto nível, pois tem muitos anos de futebol, muitos jogos, muitos jogos europeus e, até, um Mundial.
Para mim iria ao Euro mas não para titular. Ficaria no banco para qualquer necessidade de reforço do ataque. A sua experiência permite-lhe resolver jogos em poucos minutos (por exemplo, entrando aos 70 ou 80 minutos).
Acho que é o único avançado com essa capacidade.

Nelson Oliveira (que ai ser um excelente jogador) é muito inexperiente e, num Euro, a pressão é outra (nada tem a ver com a Taça da Liga - competição onde jogou com "regularidade"). Creio que ainda não está preparado. Se virmos os minutos que jogou em Londres contra o Chelsea, quase a acabar o jogo podia ter resolvido a eliminatória. Como? Jogando de cabeça levantada e com calma. Passava a bola ao Djaló em vez do que fez, rematar apertado, sem ver mais ninguém e com a ansiedade de querer ser o herói. Não foi.
Pode a selecção dar-se a esse luxo de ter um jogador ansioso, inexperiente, para uma competição tão forte e perante adversários tão poderosos?
Eu acho que não, mas como disse no post, é a minha opinião, não vale nada.