sexta-feira, 5 de junho de 2015

Porquê algodão, quando se pode ter seda?

OFICIAL: Jorge Jesus três épocas no Sporting

O Sporting acaba de anunciar a contratação de Jorge Jesus como treinador da equipa principal de futebol para os próximos 3 anos.
 
Sinceramente, não vejo como é que seria possível anunciar melhor treinador que este.
Conhecedor da realidade desportiva do Sporting, do futebol nacional, dos adversários, trabalhador, metódico e com excelentes resultados desportivos num passado bem recente, Jorge Jesus é, a esta distância, a melhor opção que o Sporting podia desejar.
Se tudo depender, somente, da prática do Futebol, então o do Sporting vai crescer consideravelmente (tenho a certeza). A nível defensivo o upgrade será gritante e no processo ofensivo as opções de jogo serão mais diversificadas e dinâmicas. Se a bola vai entrar? Isso é o que ele não pode controlar... Mas o processo até essa (última) fase será muito (bem) trabalhado.

A contratação do treinador Jorge Jesus é uma excelente notícia, mesmo para um clube que contava, até ontem, com um bom treinador nos seus quadros. Então se já existia um bom, com sucesso desportivo (conquista da Taça de Portugal), com grande margem de progressão, porquê mudar? Se a resposta incidir somente sobre aspectos técnicos é fácil responder: "Porque sim. Porque Jorge Jesus é melhor que Marco Silva." Para mim basta.

A relutância que tenho visto em alguns adeptos e sócios do Sporting a esta contratação, argumentando que o clube (já) tinha um bom treinador parece-me normal. No entanto, não posso concordar.
E faço um pequeno paralelismo para reforçar esta posição, recordando um episódio com algumas semelhanças:
 
Há 11 anos atrás, um clube inglês, com pouca história até então, após um investimento enorme em jogadores (Duff, Lampard, Makelele, Gallas, Joe Cole, Wayne Bridge, Glen Jonhson, onde já jogavam Desailly, Cudicini, Terry, Gudjohnsen, Mutu, Petit, Verón, Jimmy e Crespo) tinha acabado de garantir o acesso directo à Champions League através de um meritório (mas curto, aos meus olhos) 2º lugar, atrás do campeão Arsenal. Quando se anunciou o despedimento do seu treinador começaram a chover críticas, que subiram de tom quando esse clube contratou o treinador recém-vencedor da Champions League, um português arrogante mas com muita qualidade. Antigos jogadores, jogadores do próprio plantel e adeptos questionavam: "Porquê? Mas estamos a crescer! 2º lugar foi excelente! Meias-finais da Champions!! Não faz sentido! Não é treinador para nós! O quê que ele pode fazer melhor que Ranieri?" (bem, só esta última questão devia dar prisão ou proibição de ver mais futebol até ao fim da vida).

Quando vi essas declarações disse para mim: "Coitados, nem sabem o que lhes vai acontecer. Quando se virem a, finalmente, Ganhar e a serem melhor que qualquer adversário esquecem logo a vida miserável que, até há pouco tempo, levavam (e, convenhamos, nada condizente com o poderio e potencial que tinham no plantel)".
O que se passou a seguir isso já todos sabem. Alguém, hoje naquele clube, se lembra da "façanha" que Ranieri teve na época 2003/2004? Alguém, hoje, voltaria a repetir o que se disse quando Ranieri foi despedido, após ter garantido um 2º lugar e ter ido às meias-finais da Champions (eliminado pelo Mónaco...)? E relembro que estes "títulos" foram o melhor que Ranieri conquistou nas 4 (???) épocas que esteve nesse clube.

O Sporting viu passar-lhe o comboio uma 2ª vez (coisa rara). Aproveitou o que desperdiçou em 2008, quando Jesus foi para Braga. Era aí que o Sporting devia ter optado por subir de patamar. Mas não. Achou que o treinador que tinha na altura e, acima de tudo, os resultados que este alcançara (2ºs lugares e 2 Taças de Portugal) eram suficientes. 
Hoje optou por não pensar assim. E eu concordo. 
Vamos para melhor (não quer dizer que vamos ser os melhores, mas vamos melhorar, de certeza).


ps: Jorge Jesus, estes dois dias já serviram para te mostrar que a realidade Sporting é bem diferente dos teus últimos 6 anos. A forma como a CS te tratou nestes dias é um estágio ao que te espera. Deves ter ficado surpreendido como é que pessoas que sempre te idolatraram e toleraram os teus múltiplos comportamentos (e muitos deles, mas mesmo muitos, não foram nada correctos e éticos), são as mesmas pessoas que, passado somente uns dias, te insultam e acusam de todos os pecados mortais existentes. Prepara-te, o Manto Protector já acabou. Que te sirva como Motivação. BEM-VINDO!!!

20 comentários:

Lanterna disse...

Nem mais!
Já não tenho paciência para essa história do Santo Marco... Por amor de Deus, o Sporting contratou o melhor treinador de Portugal, o único que nos pode realmente aproximar de sermos campeões... E o Benfica ficou muito mais longe desse objectivo.
São do Sporting? Congratulem-se! Estamos mais fortes e os adversários directos mais fracos... Esses é que devem estar bem aziados.
Daqui a 3 meses ninguém se lembra do Marco Silva, que, vendo as coisas friamente, ganhou uma taça de Portugal com muita sorte à mistura.
Saudações Leoninas.
Lanterna Verde

Álamo disse...

Um texto sublime de inteligência e sportinguismo

AT disse...

Adorei o P.S. "Deves ter ficado surpreendido como é que pessoas que sempre te idolatraram e toleraram os teus múltiplos comportamentos (e muitos deles, mas mesmo muitos, não foram nada correctos e éticos), são as mesmas pessoas que, passado somente uns dias, te insultam e acusam de todos os pecados mortais existentes" Eu acrescentaria
"Deves ter ficado surpreendido como é que pessoas que sempre te criticaram e nunca toleraram os teus múltiplos comportamentos (e muitos deles, mas mesmo muitos, não foram nada de especial), são as mesmas pessoas que, passado somente uns dias, te elogiam e dão as boas vindas de todas as virtudes que demonstraste nos últimos 6 anos. Imagina que finalmente deram mérito às tuas conquistas e esqueceram os colinhos das desculpas.
Boa sorte JJ chegaste, prometeste, cumpriste e saíste. Agora és um campeão

Anónimo disse...

Cantinho, tiro-te o "chapéu". Não diria melhor.

Quanto à questão Marco Silva, independentemente do que se passou entre ele e o presidente do Sporting, que ninguém duvide que para a comunicação social esse treinador deixou de ter qualquer importância. Ele apenas foi útil enquanto esteve em Alvalade, e jogou sempre com isso.

Recorde-se que isto nem é novo, basta lembrar a "guerra" entre o Sousa Cintra e o Carlos Queiroz, com o Queiroz a conseguir virar os adeptos contra o Cintra para se limpar. O Cintra, que tinha despedido o Bobby Robson para ir buscar um Queiroz que tinha saído a mal da FPF (lembram-se da porcaria na Federação, após falhar um apuramento fácil para o Mundial de 1994 nos EUA?), acaba por se ver entalado fatalmente por um treinador que também estava na moda graças aos media, e que fez um trabalho banal (só ganhou uma Taça de Portugal ao Marítimo) no Sporting com os jogadores (de luxo) que lhe deram.

Só que o Bruno de Carvalho é muito mais esperto do que o Sousa Cintra, não deixou que lhe fizessem a folha e ainda saiu por cima. Foi sem dúvida arguto e eficaz.

Mais uma vez fica provado como os media usam alguns treinadores para desestabilizar e desqualificar o Sporting, e ainda criar problemas aos órgãos sociais. Foi assim com o Queiroz, com o Paulo Bento (ninguém podia fazer do que ele, o Sporting sem ele não era nada) e agora com o Marco Silva. Isto para dizer que é um perigo contratarmos técnicos, que por muito bons que sejam, não se identificam com o clube. O futebol não é um negócio qualquer. Não basta a competência, é preciso que quem está connosco nos respeite e goste de nós.

FCS disse...

Todos sabemos que o futebol cá do burgo é uma guerra e assim sendo não pode haver reservas ou se está connosco ou contra nós.

O MS nunca vestiu totalmente a camisola e foi assim praticamente desde o início com o caso Rojo, em que desde logo escolheu de que lado estava.

A unanimidade dos jornaleiros em torno do MS é por si só significativa.

LEOA MARIA disse...

Excelente texto, tenho fé de que com o tempo todos os sportinguistas sem excepção, vão saber valorizar esta grande contratação...

SL

RG disse...

Cantinho,

Tal como referi num comentário num post anterior, com a saída de MS entra o melhor treinador português! As minhas fontes confirmaram-se e vamos crescer, mas mesmo crescer muito.

Quanto à falácia dos jovens deixou apenas este reparo: Quem lançou Sérgio Conceição? Quem manteve aposta no jovem Jorge Andrade fazendo dele médio centro?Quem apostou em Eliseu no Belém? Quem colocou André Gomes na alta roda do futebol? Que ele não aposta em jogadores com 17/18/19 anos é uma realidade, que ele não aposta em jovens ( 20/23 anos ) é falso.....

SL

Fernando Reis disse...

Vai uma aposta em como JJ vai apostar em jovens da cantera no SCP?
O pessoal esquece-se que a formação do Carnide não passa de uma falacia...um mito!
Aquilo é só hype!!
E pela primeira vez na vida JJ vai estar num clube formador por excelência, disso não tenham duvidas!

Anónimo disse...

Cantinho,

Nem mais... É exactamente isto!!!

Só mais uma coisa, já me irrita esta história do coitadinho do MS (atenção tenho o máximo respeito e consideração por MS e estou-lhe eternamente agradecido pelo bom trabalho feito no Sporting)! Este chorrilho da comunicação social contra JJ e contra a direcção do SCP já cheira mal, e começa a meter nojo... Ainda por cima com a ajuda de "notaveis" sportinguistas! Uma vergonha, porque acima de tudo e todos está o clube.

Quando à magnifica postura de LFV que queria desterrar JJ para o Qatar com a ajuda do seu amigo Mendes e só quando percebeu que a possibilidade Sporting era bem real se preocupou em tentar segura-lo!!! Depois vêm falar de gratidão... e os nossos "comentadeiros" não dizem nada... NADA! O único que ouvi a falar disto foi um benfiquista, ricardo araújo pereira! Enfim... uma vergonha!

SL
Carlos

Anónimo disse...



Não haja dúvidas que o homem é bom, mas nota-se nos comentários, que já se esqueceram dos insultos que lhe chamaram, quando ele disse que tinha sido LIMPINHO...LIMPINHO!

E depois (e nisso não é surpreendente)nada tem sido dito da forma como o MS foi despedido, dos argumentos encontrados e dos custos que daí virão! E já são 3 contratos rasgados!

Vivem o presente como se o futuro pertencesse a Deus, o outro.Pôr-se os lampiões à rasca, que foi uma realidade, deu-me muito gozo, mas temo que um mau arranque e umas bolas na trave, provoque um choque de personalidades e que dei-a em merda e da grossa. E digo isto e não entro em comparações com o que ainda era dito há semanas atrás e o que foi feito agora, sobre a tão traumatizada contenção de despesas!...
Em Janeiro último, não havia dinheiro para reforços! Agora parece que foi descoberto um poço de petróleo em Alvalade!...

Muito do que aconteceu nos últimos dias em Alvalade, é do "déjà vu" e como se sabe, os resultados foram nulos ou quase.

Vai-se ver se não foi uma marcha-atrás e se resvalou outra vez para o abismo, só porque o presidente estava em maus lençóis e precisava disto para tentar virar a situação a seu favor.

Anónimo disse...

Anónimo das 17.09, eu posso viver do presente, mas você, se for do Sporting, é daqueles que não sabe dar valor a nada e que vê o mal em tudo. Prefiro ter alguma "ilusão", senão não vale a pena gostar de um clube de futebol, porque não sou dirigente nem tenho pretensão a sê-lo.

Tomara a mim que o Bruno de Carvalho seja um grande presidente, até porque quero ir para o lugar dele. Já outros se calhar explicam-se por terem outras ambições. Será que preferiam que o Sobrinho e o Ricciardi puxassem o tapete ao actual presidente? Tenho a certeza que se preparava alguma coisa para este Verão, e que passava por fazer cair o Bruno de Carvalho sem haver eleições. Atenção que falo apenas como observador, e como observador constatei que o Bruno de Carvalho, como um "judoca", parecia estar "imobilizado" de costas no chão devido ao problema Marco Silva, que se deixou instrumentalizar pelos inimigos de Bruno de Carvalho dentro e fora do Sporting, mas BdC libertou-se do "espartilho" e ganhou o "combate".

Mas tem razão, haverá mais combates, este foi apenas o primeiro. E o que se sabe para já é que este presidente do Sporting de parvo não tem nada. E se calhar por isso é que dá mais garantias a Ricciardi e a Sobrinho, que assim não têm de ficar com o Sporting nas mãos. Só que esta "parceria" logicamente provoca inveja àqueles que antes eram sempre os presidenciáveis, dai reacções como a sua. Está a ver como um mero observador como eu consegue aperceber-se de tanta coisa?

Anónimo das 20:14 disse...

Correção: não quero ir para o lugar de Bruno de Carvalho, quero eu dizer.

Anónimo disse...



"Atenção que falo apenas como observador, e como observador constatei que o Bruno de Carvalho, como um "judoca", parecia estar "imobilizado" de costas no chão devido ao problema Marco Silva, que se deixou instrumentalizar pelos inimigos de Bruno de Carvalho dentro e fora do Sporting, mas BdC libertou-se do "espartilho" e ganhou o "combate"."

Vê-se que você também está convencido que se estava a preparar um complot!

Bela maneira de desculpar quem se meteu em sarilhos com o seu comportamento nestes últimos 2 anos!

Rasgou o contrato com a Doyen e quem foi o culpado? O Marco Silva!

Rasgou o contrato com a Somague e quem foi também o culpado? Claro está que foi o Marco Silva!

E como foi o culpado daquilo tudo, de não ter vestido o fato oficial e de mais umas coisas que nunca será capaz de provar, despede-o alegando justa causa e (esta é rir!) e depois de já não ser funcionário do Clube, para cúmulo, abre-lhe um processo disciplinar!!!
Só um ignorante sobre as Leis do Trabalho é que pode acreditar que aquelas alegações servem para justificar o acto de despedimento com justa causa!

Se não se tratasse do Sporting, dava para chorar a rir!...


Anónimo das 20:14 disse...

Eu não quero saber do Marco Silva para nada e já me chateia essa estória. Independentemente de haver ou não justa causa, qualquer pessoa imparcial percebe que houve provocações de parte a parte, por isso não há inocentes neste caso. Como eu não quero o Sporting paralisado por causa de um treinador, segui em frente até porque gosto bastante do profissional de futebol Jorge Jesus.

O tempo também provará se Bruno de Carvalho tem ou não razão nos outros casos. Se não tem, ele vai ter de assumir as suas responsabilidades. E sim, mantenho tudo o que disse.

Cantinho do Morais disse...

Lanterna,

O Marco Silva tem o seu lugar na história do nosso clube. E alcançou-o com todo o mérito (e teve sorte mas também teve muito azar).
Mas acho que partimos para outra e para melhor. E isso tem de ser visto como "normal".
Anormal é passar de Carvalhal para Paulo Sérgio, por exemplo.

Álamo,

muito obrigado!


AT,
que refinada ironia.
Bobby Robson, Mourinho, Trapattoni, Villas-Boas e Vítor Pereira. Sabe o que têm em comum? Excelentes treinadores que, em Portugal (e tal como Jesus), venceram com ajudas externas (ou colinho, como quiser). Isso invalida que sejam excelentes treinadores? Claro que não! E onde é que está o branqueamento dessas ajudas que o Benfica de Jesus teve? Não apaguei posts nenhuns. Isto aqui tem pouco de legado Estalinista.

Cantinho do Morais disse...

FCS,

não sei se Marco "vestiu (ou não) a camisola".
Mas sei que venceu a Taça de Portugal, teve um comportamento digno na Champions, após tantos anos sem lá ir e esteve na luta pela Liga até ao golo de Jardel, aos 93 minutos.
Viremos a página.


Leoa Maria,

Obrigado. E esperemos que o seu desejo se concretize. É sinal que o impacto de Jesus foi efectivo. E os jogadores também vão sentir isso, e muito.


RG,

depois acabei por responder a esse comentário no mesmo post.
Isso dos jovens pode estar certo. Mas lançar André Gomes? Ninguém o lançou (excepto Jorge Mendes), pois ele não jogava. Mas acho que JJ vai usar alguns e quero vê-los a crescer (J. Mario, Esgaio, Wallyson, Mané, Tobias, Oliveira, Carrillo).
grande abraço!

Cantinho do Morais disse...

Carlos,

ontem cheguei a ver na TV que Vieira tinha "oferecido" o PSG a Jesus. Mas quem é que é o Vieira para "oferecer" clubes que não são dele? E logo esse colosso financeiro que é o PSG?
Se eu fosse adepto do PSG ficava preocupado com o facto de um presidente de um outro clube (que nem é do país), e que eu não conheço de lado nenhum, mandasse no meu clube.
Enfim... ninguém expõe o ridículo disto?

RG disse...

Cantinho,

O rapaz não era titular mas ia jogando, para mim é suficiente para considerar que JJ o lançou ;). Mas falar de Jesus e referir que ele não lança ou não aposta em jovens jogadores é uma falácia: Rolando, Gonçalo Brandão, Amorim,Mano, Bruno Alves,Semedo, Davide Dias, Miguel, Marco Ferreira foram jogadores em que JJ apostou e todos na casa dos 20/23 anos...Ora se isto não é ser jovem, não sei o que será! Imagine-se agora o que é ter Tobias em vez de Brandão, Wallyson em vez de Davide ou Carrillo em vez de Miguel...

Só apos ver a resposta é que reparei na resposto ao outro post...:)

Abraço

Anónimo disse...

quase tudo correcto. jesus vai fazer o sporting jogar o triplo. claro que isso nao garante titulos no ano de estreia, mas o sporting vai dar espectaculo e crescer.

agora, essa do jesus ter so simpatias nos media e agora dizerem mal dele é teoriazinha da conspiracao a la pedroto.

Jesus mesmo com os resultados destes dois anos andou constantemente a ser massacrado por varios comentadeiros da nossa praça. na sic noticias entao era incrivel. jorge baptista e pedro candeias ja nem sabiam o que haviam de inventar para o diminuir.

Anónimo disse...

cantinho do morais, o vieira nao ofereceu coisa nenhuma. nao podes usar as historietas absurdas dos jornais como se fossem verdade, senao abres um perigoso precedente...

o vieira nao tinha como, de facto. ja o jorge mendes tem e disso todos sabemos.