quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Não é bom Ganhar muitas vezes?


Um hábito há muito perdido, tem vindo a ser recuperado pela (renovada) equipa leonina, o da Vitória. Ontem, após mais uma boa 1ª parte (até nisto se distingue da equipa da Era-Bento), o Sporting levou de vencida a difícil equipa da União de Leiria, num terreno lastimoso que só um calendário mal organizado por parte da Liga de Clubes invalida qualquer possibilidade de adiamento de jogos (vide relvado de Guimarães, Coimbra, Vila do Conde e Trofa).
Com a vitória justa de ontem o Sporting só necessita de um empata na Trofa para garantir o acesso às meias-finais. Foi "pena" o resultado na Trofa, entre o Trofense e o líder Braga. Qualquer outro resultado sem ser o que se verificou deixava o Sporting já apurado para as meias-finais, sem depender do jogo a realizar com o Trofense. Num espaço curto com muitos jogos, um jogo sem "responsabilidades" poderia ser ouro.

A forma como Carvalhal abordou o jogo de ontem revela uma de duas coisas: a Taça da Liga, juntamente com a Taça de Portugal, são, realmente, as competições que interessam a este Sporting. Desta forma, adopta uma visão realista do futuro próximo do clube no que diz respeito ao sucesso nesta Liga 2009/2010. Ou Carvalhal pretende impor um máximo número de vitórias a uma equipa muito fragilizada e desvalorizada. Este último ponto, o mais condizente com a História do Sporting, pode vir a revelar-se, mais para a frente, como prejudicial. O volume de jogos, em terrenos pesados, com pouco espaço de recuperação, com pouca rotatividade, pode vir ao de cima muito em breve, com claro prejuízo para a equipa leonina. No entanto, o beneficio da dúvida fica no lado da equipa técnica, sabedora do trabalho diário que cumpre com o plantel.

Numa breve análise ao jogo de ontem, algumas merecem destaque e reflexão:
- O golo do Leiria só se marca a este Sporting;
- O golo do Leiria jamais seria marcado pelos avançados do Sporting;
- Gosto de Tonel e Carriço, mas é preciso um defesa-central melhor e mais dominador. Um central de músculo e inteligência.
- Tonel e Carriço são "moles" e ambos não encontram no companheiro a "muleta" que precisam;
- Os falhanços de Cássio e de Silas são o espelho de que ali, no centro da defesa, nem tudo está bem;
- 9 portugueses no onze-titular. É obra e raro.
- Soares Dias a comprovar que só em Portugal se premeia a incompetência. Uma semana após receber as insígnias da FIFA, mais uma demonstração que o legado do pai continuará vivo.

Nem tudo (ainda) está bem, mas o Sporting está a vencer e é isso que se quer e pede. A cultura de Vitória tem, normalmente, um efeito "bola de neve", moralizador, tanto na equipa como adeptos. No sábado, acredito que haverá mais gente em Alvalade. Aí, tal como se pediu no sábado passado, o caminho só pode ser um, o da vitória, o dos 3 pontos.

1 comentário:

Visconde disse...

O Sporting soma e segue em 2010 e revela algo que há muito não se via, dinâmica e vontade de resolver a partida o mais depressa possivel.
Custa-me a perceber o insistência em Postiga e a não inclusão de Matias na equipa.
Quanto aos centrais, precisamos de facto de um central autoritário e que faça a diferença em ambas as áreas.

SL