segunda-feira, 1 de março de 2010

Aquele abraço

Para mim é a imagem do jogo.

O 2º golo provoca uma reacção de União, Garra, Força e Ambição que não se via desde do golo de Veloso contra a Fiorentina. Quem chegasse ao Estádio naquele preciso momento, e não sabendo qual o resultado, logo percebia que estes Homens iam ganhar o jogo. E garantir os 3 pontos era a menor das conquistas dessa noite. Conquistou-se uma equipa (que afinal sabe jogar futebol), conquistou-se a pouca honra que ainda restava, conquistou-se uma massa adepta que já não consegue ser mais fiel do que já é. Conquistou-se uma Vitória que deve ser dedicada ao Paulinho. Foi contra quem o humilhou. Foi contra quem não valoriza a vida que tem e ainda se dá ao luxo de menorizar quem já é frágil (fisicamente, somente, fisicamente) por contigências dessa vida que, por momentos, se esqueceu de um filho seu.

O Sporting ainda existe. Graças a estes Homens, a nós, ao Paulinho, mas também ao nosso treinador. Carvalhal, a lição hoje dada por ti (que também a mim foi dirigida) coloca a direcção perante uma dúvida que há uma semana atrás não existia, a tua continuidade como treinador principal. O Sporting que tu nos podes oferecer é o do mês de Janeiro e o desta semana? Ou é o do Dragão, o da Taça da Liga, o de Olhão, Paços Ferreira ou com a Académica? É o Sporting das 2 ou 3 substituições? Ou será bipolar, esquizofrénico?
A dúvida é, para já, o teu principal mérito.

O caminho tem de ser este (interrompido pelos murros de Sá Pinto e Liedson). Até Maio há tempo para valorizar o Sporting. E isso só pode acontecer com o mesmo método de ontem, com vitórias e (bom) futebol.

11 comentários:

JLM disse...

Concordo contigo! Também poderia dizer o mesmo da cueca do Levezinho ao Bruno "Matacão" Alves, no lado esquerdo do ataque do Sporting. Foi belo!
Abração

Cozinheiro Sueco disse...

Um abraço que fez jus à união demonstrada em campo.

Abraço Leonino!

Mário Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário Vieira disse...

Concordo contigo em género e grau... a mim também me parece por vezes uma equipa bipolar. Espero que este elan de vitórias possa perdurar mais um pouco, afinal ainda à muito para valorizar esta época.

Quo Vadis Sporting

Visconde disse...

Uma equipa dominadora, ambiciosa, lutadora, pressionante como há muito não viamos...onde andava este Sporting!!!

Abraço

Anónimo disse...

Que a direcção passe de incompetente a competente é meio caminho para o sucesso. Porque o exemplo vem de cima...e se assim não for, corremos o risco de ter a proxima epoca semelhante a esta.

Colocar "amigos" na liga de clubes, comissão de arbitragem e disciplinar, emprestar varios jogadores a clubes da liga e deixar estas ligações perigosas com os mafiosos do norte é meio caminho para o sucesso.

DESPERTA SPORTING!!!

Pedja disse...

carvalhal tem 2 caracteristicas:
1- muito forte, no posicionamento da equipa, na forma como os coloca a fazer as transições, sejam defensivas ou ofensivas
2- é muito fraco na liderança

logo, ou temos uma estrutura que torna o balneário numa fortaleza ou temos o baile armado, por isso ...

Cantinho do Morais disse...

Nem mais, meus caros.

O caminho só pode ser este, mas muito tem de mudar porque nada apagará os últimos 9 meses (ou 5 anos, ou desde Roquette, ou desde João Rocha, enfim).

Carvalhal ou a questão do treinador é só um dos pontos que tem de ser definido com o maior rigor e critério, mas há mais a fazer! Mesmo que venha outro treinador, "mais lider", como afirma Pedja, terá que, à mesma, existir uma estrutura forte que blinde o balneário e que tenha coerencia no discurso e nas decisões que toma.

Para mim, muita da moral e motivação ganha com esta semana, já se perdeu com as declarações de Bettencourt, ontem em Manchester. O tempo é de estar calado, trabalhar e não de ser populista e demagogo. Que trabalhe, mas em silêncio ou então dirija-se exclusivamente, à equipa, no seio desta.


ps: nem vou falar como se presta declarações ao Record depois da forma como este "jornal" tem tratado o nosso treinador. Mas pronto, não se pode ter tudo. Se ele cumprimenta quem o deixou de mão estendida e ironizou sobre as limitações de um símbolo do nosso clube, porque não haveria de falar ao Record?

sloml disse...

O PS do teu último comentário diz tudo, Cantinho. Sobre o jogo, só tenho a dizer que, além de ter dado muito jeito ao Benfica, fiquei muito feliz por voltar a ver o Sporting ser uma equipa temível, não só porque se avizinha o duplo confronto com o Atlético de Madrid (que é para ganhar, claramente), mas também porque, a continuarem assim, ainda poderão fazer sombra pelo menos ao Porto, e era lindo que os corruptos ficassem fora do pódio, ao mesmo tempo que o Sporting ganhava fulgor para a próxima época (se bem que seja impossível preparar a época seguinte convenientemente se o treinador não será o mesmo, mas enfim...).

Abraço

Anónimo disse...

Anda mto gente desnorteada! O jogo do Everton foi claramente para ingles ver. Já alguém se esqueceu que esta cambada quer saltar e para isso necessita de mostrar outro futebol? E não há melhor mercado do que o inglês. Para além disso é ou não é verdade que o Everton em Liverpool desperdiçou a oportunidade de matar a eliminatória e chegou a alvalade com a postura mais errada possível para quem tinha uma vantagem tão frágil? E qdo perderam a referência no eixo da defesa foi qdo o Sporting conseguiu finalmente quebrar o adversário. Já com o fcp não podemos esquecer que a equipa estava a jogar sem pressão! E havia mto jogador a querer uma vez mais mostrar serviço para ir ao mundial. Ou já se esqueceram por aqui que está na altura de começar a subir os indices de forma para esta no topo aquando do mundial??? Isto sinceramente dá-me nojo. Como adepto só posso dizer que fiquei com mais vontade de manda-los todos à .... Todos nos perguntamos onde andavam...até o tótó do carvalhal admitiu em vesperas do jogo com o porto que não tinha tempo para preparar o jogo. E de repente sacam da cartola aquela exibição. Vão-se .....
Mais do que nunca impõe-se uma limpeza geral. Nesta altura são mto poucos os que compensa manter. Saleiro é claramente uma dessas excepções. Carriço necessita dum parceiro possante e experiente ao lado. Pedro Mendes não tem físico. É um jogador util mas não é daquilo que a equipa necessita. Equipa técnica fora. Costinha vamos ver. Dou-lhe o benefício da dúvida mas não parece uma escolha óbvia. Falta alguém para completar a equipa. Direcção...enfim foi legitimada por votação esmagadora ... agora é aguentar que o sr "40mil euros/mês por amor ao clube" cumpra o mandato e deixe alguma coisa para quem vier a seguir reerguer a sociedade desportiva.
SL

El Manager disse...

Sem Sombra de duvidas a imagem que já não se via a muito tempo, chorei de alegria, obrigada por me trazerem alegria de vos ver jogar de novo.

AMO-TE SPORTING

http://verdadeirosporting.blogspot.com/