terça-feira, 20 de abril de 2010

Menos uma Gamebox (ao fim de 7 anos...)

"Paulo Sérgio vai ser treinador do Sporting a partir da próxima época. O acordo, comunicado hoje à CMVM, foi alcançado com a anuência do Vitória de Guimarães, que sempre esteve informado das negociações.

Paulo Sérgio Bento Brito, de 42 anos, iniciará funções depois do final da presente temporada e vai assinar contrato por duas épocas, com mais uma de opção." - Sporting Clube de Portugal. Sítio Oficial

Nem sei por onde irei começar...
Ontem fiz uma coisa que nunca tinha feito em muitos anos (demasiados) de Sporting. Ao intervalo, fui-me embora do Estádio. Farto de tamanha incompetência desportiva e de ausência de vergonha de quem, profissionalmente enverga a "camisola" verde e branca (de dirigentes, a técnicos e jogadores), resolvi sair do Estádio e ir à minha a vida, a real. No íntimo, sabia que começava ali uma nova etapa da minha vida, longe do Sporting Clube de Portugal. Confirmei esse sentimento quando recebi a notícia que abre este post: Paulo Sérgio é o próximo treinador do Sporting.
Podia ser pior? Claro que podia! Carlos Garcia, Azenha, Jaime Pacheco, Diamantino e Álvaro Magalhães estavam, igualmente, disponíveis.

A desilusão é tanta que o meu discurso, em desprimor de não se conseguir articular, será proferido em tom de questões, questões essas que não consigo ver respondidas:
- porquê Paulo Sérgio?
- tem sido com Paulo Sérgio que se tem preparado a época de 2010/11 desde de Novembro passado?
- haverá alguém (incluindo Paulo Sérgio) que acredita que será com Paulo Sérgio que se vai derrotar o Benfica de Jesus, o Braga de Domingos e o Porto de um Pinto da Costa ferido no seu orgulho?
- haverá algum jogador do Sporting que veja em Paulo Sérgio a luz que os ilumine ao título?
- haverá algum jogador que queira vir para o Sporting (sem ser do Paços ou Guimarães) porque está lá o Paulo Sérgio?
- haverá algum adepto/sócio do Sporting que se sinta motivado para continuar a lutar por este clube, acreditando que, com Paulo Sérgio, as vitórias regressarão a Alvalade?
- haverá algum adepto que, após a época desastrada que demora em acabar, sinta que "para o ano é que é", e que se aprendeu com erros do passado?
- relembrando o 1º discurso de Costinha, será que o próprio Costinha acredita que será com Paulo Sérgio que o Sporting começará a ganhar "tanto ou mais títulos que ele" a curto prazo?
- qual a diferença de Paulo Sérgio para Carvalhal (além do cabelo e de 600 mil euros)?
- qual a diferença de Paulo Sérgio para Manuel Fernandes (além de um ser benfiquista e outro património vivo do Sporting Clube de Portugal)?
- "mas foi jogador, conhece o balneário e as suas manhas e cheiro"; mas foi jogador de quem? alguma vez, enquanto jogador, jogou todos os jogos para ganhar? ganhou algum título? foi internacional? jogou em alguma competição europeia que dê na TV em horário nobre?
- o Neno vai ser treinador de guarda-redes? ou vai cantar aos intervalos em vez de se mandar pontapés numa bola contra um buraco mais pequeno que a bola?
- Flávio Meireles vai jogar lado a lado com Pedro Mendes?
- os médios vão ter a bola nos pés ou só vão vê-la passar pelas suas cabeças, a la Paulo Bento?

Costinha perdeu muita da consideração que tinha por ele, JEB perdeu todo o crédito já escasso desde do dia que fez a conferência de imprensa após ganhar as eleições.
Vá lá, digam a verdade, o caminho é sempre a descer, não é? Não houve critério algum para esta contratação? O critério era, simplesmente, ser "treinador".

Um clube centenário, com uma história de vitórias e conquistas não merecia este fim. Um momento de grande depressão como foi esta época, teria que ter uma resposta de força, vontade, motivação, que agregasse a família leonina, que se vivesse um período de grande ILUSÃO. Ao invés, repisou-se na DESILUSÃO. Será que não se percebe que este treinador já está a entrar em Alvalade sem margem de manobra? A desconfiança e o descrédito é tão grande que nem um homem, com o nome de Paulo Sérgio, resiste!

Porra, serei o único a ver isto? Ou, reformulando, serão os dirigentes do Sporting os únicos a não ver isto?


ps: como é óbvio este post não é contra o Paulo Sérgio. Se o seu nome fosse Cajuda, Henrique Calisto, Jorge Costa, Vitor Manuel, Paco Fortes ou Manuel Machado, o post seria feito nos mesmos moldes.
ps2: Paulo Sérgio, aproveita. Não é todos os dias que se treina um clube que, em tempos idos, jogou todos os jogos e competições para GANHAR.

17 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente.
Ontem com gamebox adquirida já nem fui ao estádio. Para a proxima epoca para alem de não a renovar, ainda irei suspender o pagamento das minhas cotas até novas eleições.

Porque este não é o meu Sporting e pelos vistos não vai continuar a ser nos proximos tempos.

Maior humilhação e desilução ainda é possivel? É.
Deixem só começar a chegar os pseudo-jogadores e logo vêm...

SL e salve-se quem puder.

Manuel disse...

Vamos a factos

- Contratações: Caicedo, Angulo, Pongolle, Joao Pereira, Matias. Exceptuando os dois últimos a espaços, tudo o resto nulidade.

- A aflição na saida do Paulo Bento, a desorientação na contratação do coitado do Carvalhal, Sá Pinto e o Costinha e agora Paulo Sergio...

- Infelizmente estamos transformados num clube mediocre do meio da tabela. Contratamos um treinador que na primeira liga treinou o Paços e o Guimarães e que nunca ganhou nada. Nem para rir dá.

- Domingo pelo seu trabalho no Braga. Manuel Fernandes pelo seu sportinguismo. Manuel José pela experiencia e títulos já ganhos... Até o Cajuda e o Manuel Machado tem provas mais dadas.

- Falta de dinheiro? Olhem para o Braga com o seu orçamento...

- JEB e seus pares estão a afundar o Sporting.

SL

Manuel Horta

Zimbro disse...

Queres ficar em casa fica... o Sporting não precisa de adeptos como tu! Pelo andar dos teus posts ninguém servia apra treinar o Sporting... hiddink talvez pudesse merecer uma oportunidade. Olha para os treinadores que o Sporting teve no passado (e com os quais foi campeão) e diz-me em que é que esses eram diferentes do Paulo Sérgio? Chega de bota abaixo!

Anónimo disse...

Se isto lhe servir de consolo... feliz ou infelizmemte não é o único a pensar assim.
ANDAM A CRINCAR COM ESTA MERDA!

Anónimo disse...

assim é que é
ANDAM A BRINCAR COM ESTA MERDA!

Anónimo disse...

ò zimbro não estás farto de mediocriddae?

Camoesas disse...

Muito bem!
não faz favor nenhum ao clube, merda dessa já há muita no outro lado da 2a circular, ao que parece nem vai precisar de comprar kit que eles lá oferecem!

devia ter vergonha de falar mal de dirigentes e jogadores do Sporting...tendo como comparação a merda que diz!

e assim se faz um clube, ficam aqueles que realmente o AMAM!!

Cantinho do Morais disse...

Ó Zimbro, acho que não percebeste o que eu disse.

Futebol é emoção e irracionalidade, pelo menos no nosso lado, o de adeptos e sócios. Trazer um treinador que não reúne o minimo de consenso entre as hostes leoninas, sem cariz de vitória, sem curriculum de títulos, e ainda pagar por ele, é uma facada em quem achava que se tinha aprendido com os erros do passado.
A única via para a Esperança era trazer alguém que tivesse imune aos vícios desses treinadores que mencionei, tal como o Paulo Sérgio. Alguém que tivesse na massa adepta um sinal de confiança e MARGEM DE MANOBRA.

Quando se perder na pré-época, quantos virão logo profetizar desgraças para este treinador e clube? Está tramado!

Um nome forte (que, infelizmente, não podia ser o Hiddink, pelas razões que sabemos), sem complexos como Co Adriaanse, conciliador como Manuel Fernandes, imúne a comunicação social e experiente com Manuel José, demonstraria vontade de se inverter este rumo, algo que esta do Paulo Sérgio não o faz, mantém os últimos 6 anos.

A crença dos adeptos é meio caminho andado, contagia treinador e jogadores. Não queres nenhum exemplo concreto de como isso resulta, pois não?

VaideMota disse...

O texto que diz tudo. Parabéns. Saudações benfiquistas por um Sporting mais forte e a contrair a 'belenização' vigente.

António Duarte disse...

Sou benfiquista mas não posso deixar de dar os parabéns ao "cantinho" pela lucidez que demonstra naquilo que escreve (tanto aqui como nos blogs vermelhos).Sou daqueles que pensa que o campeonato só fica a ganhar com um sporting forte, mas a política seguida pelo seu presidente deixa muito a desejar.Abraços

Anónimo disse...

Aproveita e encerra este blog benfiquista, ok?

Anónimo disse...

VAMOS FAZER DO JORANAL SPORTING O MAIS VENDIDO EM PORTUGAL.

Caros Amigos,

Acabei de ler e assinar esta petição online:

«JORNAL SPORTING»

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1871

Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar

Anónimo disse...

http://portimonense1914.blogspot.com/2010/04/e-nosso-ha-duvidas.html

hex_tint disse...

Análise lucida e honesta relativa ao actual momento vivido pela "turma leonina".
Aquela casa necessita de ser o mais rapidamente arrumada, a começar no sótão!! Esse "Pateta" (JEB), se me permitem o termo, tem imediatamente que deixar o cargo que ocupa, uma vez que o seu perfil nao se coaduna com o de um LIDER, e é disso que presentemente o Sporting Clube de Portugal vorazmente precisa!!!

Bimbosfera disse...

Boas, de volta após uns dias sem tempo para nada mais que um postzinho diário no meu Bimbosfera.

Em relação ao post em si, caro Cantinho, como sabe sou Benfiquista, mas pesa-me o coração ver alguém a sofrer pelo seu clube assim. Aliás, os que aqui o criticam devem ser aqueles lagartos que foram atirar pedras a receber o Atlético, já para não falar do campeonato de júniores, mas isso é outra conversa, e nós é que levamos a fama de campeonatos ganhos à pedrada... Adiante. Como lhe dizia, e por ser «cliente» habitual da lucidez que aqui demonstra, custa-me ver pessoas assim a sofrer. Espero que o Sporting se «cure» o mais rapidamente possível, para poder disputar o lugar que merece, e que ele seja a lutar pelo primeiro lugar (não falei em vencer, eheheh!) mas que ocupe o lugar que todos lhe reconhecem, como um dos grandes em Portugal, e não no caminho que toma.
Os outros, que só sabem dizer mal, infelizmente são do mesmo clube, pois para vocês só desejo a Belenização o mais rapidamente possível, seus aleijados intelectuais. Acham o quê? O homem paga cotas, paga gameboxes, paga essas tangas todas que vocês vendem e tem como resposta um golo do Postiga? Credo... Ao que chegámos! Até o Postiga já marca golos e diz que está contente no clube... Claro, com adeptos como vocês que apoiam a mediania, para não dizer pior, está ele bem. Aliás, no Porto exigiam-lhe trabalho, aqui... Vai-se andando e rindo! Tristeza! Por vocês apetecia-me que fossem já este ano com o Belenenses para a segunda, artolas. Vejam o que o vosso clube vale. Vendem tudo, não jogam nada, contentaram-se, lá está, com mediania 3 ou 4 anos seguidos, sendo o vosso troféu ficar à nossa frente, que agora nem sabem o que fazer. Podem ter sorte, não duvido que o homem, Paulo Sérgio, queira trabalhar, e até o acho capaz, agora, vocês só quererem mais do mesmo... Tristeza!
Caro Cantinho, tem a minha solidariedade para tornar o seu clube melhor, e um «ombro» para partilhar a sua dor!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Anónimo disse...

Epá sportiguistas assim nao precisamos nós pá, e olha isto é uma critica mas eu acho que devemos apoiar a equipa nao é deitar a baixo toca a apoiar o novo treinador e jogadores!

TUDO POR UM SPORTING MELHOR!

Telmo Pereira disse...

Amigos sportinguistas, a culpa foi de quem voltou a lá meter o JEB. A todos os que votaram nele, um grande obrigado. Obrigado de todos os benfiquistas, portistas e adeptos de clubes pequenos que, assim, conseguem vir a Alvalade fazer a festa.