sábado, 19 de junho de 2010

Há sábados fantásticos, não há?

Enquanto não começa o sofrimento da época do futebol profissional, as modalidades e o futebol de formação vão elevando o nome do Sporting Clube de Portugal bem alto.

No futsal, uma vitória enorme no terreno do Campeão Nacional e Europeu, permite à equipa leonina estar a uma vitória da conquista do Campeonato Nacional. Mais uma vez, Sporting e Benfica demonstraram o seu real valor em mais um emocionante jogo, somente, resolvido nas sempre injustas grandes penalidades (vitória em penalties? até nisto se destoa da equipa de futebol profissional). Uma palavra especial para Cardinal e Cristiano. O primeiro pela sua enorme qualidade técnica que permite carregar esta equipa, e para Cristiano que demonstrou (mais uma vez) estar à altura do "insubstituível" João Benedito.
Uma grande vitória que ainda nada decide, mas que representa a força e crença um grupo de trabalho que, jogo a jogo, dignifica a camisola leonina, bem como a sua massa associativa e adeptos.

No futebol de formação, a equipa de juniores, após a vitória de 1-0 sobre o FC Porto, revalidou o título de Campeão Nacional, com o record de 3 vitórias seguidas na competição. Neste caso, embora as vitórias sejam sempre importantes, bem como o hábito de as conquistar e lutar pelas mesmas, não são o mais importante na formação destes jogadores e para o futuro do clube. Na minha opinião a consolidação de modelos de jogo, crescimento sustentado e valorização técnica e profissional são bases essenciais para o sucesso desportivo futuro. Mais do que vencer uma competição que só tem equilíbrio na fase final (logo, em 6 míseros jogos), é fundamental adquirir conhecimentos técnico-tácticos, hábitos de trabalho, leituras de jogo e capacidade de trabalho e sofrimento para que o clube formador receba os respectivos dividendos desportivos (e, consequentemente, financeiros). Esta fase final, embora de indiscutível atribuição relativamente ao seu vencedor, mostrou uma equipa que nem sempre jogou bem, muitas vezes dominada e com elevado défice de noção de EQUIPA, propriamente dita.
Esta foi mais uma etapa na sua evolução. E agora? O que fazer com estes jogadores?
Estas são as questões que Costinha, Paulo Sérgio e Bettencourt têm que se debater. Para mim, o regresso à equipa B é a alternativa ideal.

Vamos ver...

4 comentários:

sloml disse...

Também defendo que as equipas B eram muito importantes e que nunca deveriam ter sido postas de parte. Quanto ao resto, parabéns pela vitória, mas acredito que hoje o Benfica vai ganhar e tudo terá de ser decidido na finalíssima. Em relação aos títulos nas camadas jovens, não dou muito valor, pois valorizo mais o formar atletas e homens do que a luta pelos títulos, mas parabéns, de qualquer forma.

Tite disse...

E Domingos ainda mais fantásticos, não achas?

Mas os jogadores leoninos do futsal são ainda mais super-hiper-fantásticos!

A Minha Análise disse...

espectaculares mesmo


visitem o meu e comentem
http://sportingaodetalhe.blogspot.com/

Bimbosfera disse...

Parabéns pelas vitórias... Parece que o vosso ex-treinador será o nosso... É verdade?
Vamos lá a ver o ano que vem...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com