segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Definitavamente, não chego aos 100 anos...


... se continuar a ver jogos de futebol do Sporting Clube de Portugal.

Há cerca de 20 anos visitei Vigo com os meus pais. Fomos ao estádio do Celta e observei nas bilheteiras uma coisa, para mim, sem sentido: vendiam-se bilhetes só para a 2ª parte.
Pensei "ir à bola só para ver 45m? Que desperdício! Fixe é ver o jogo todo, já que é sempre uma cena especial". O meu pai, perante a minha perplexidade, tentou encontrar uma justificação lógica para aquele dado, "os sócios estão em casa a ouvir o relato, se, por acaso, a coisa estiver a correr bem, vêm ver a 2ª parte."

O futebol do Sporting dos últimos 4 anos justificava esta medida. Poupava-se tempo, chatice e, acima de tudo, saúde.

O Sporting, ontem, a jogar em casa, só consegui criar perigo, perante o último classificado, a partir dos últimos 10 minutos!!! É verdade que o futebol melhorou a partir dos 60m, mas perigo, perigo, só nos últimos 10 minutos. Isto é totalmente inaceitável para um clube que ainda se vê como Grande e cujo o Presidente afirma que tem que estar 15 pontos à frente do Braga. Como? A jogar assim?

Como é que durante uma semana não se consegue trabalhar uma fórmula para ultrapassar um clube nacional que, facilmente, nos consegue amarrar e impedir de jogar? Como é que, em metade do jogo, simplesmente, não se joga?
Parece óbvio que o Sporting interno é banal, básico e previsível. Qualquer treinador que faça, minimamente, o seu trabalho, mesmo tendo ao seu alcance um conjunto de jogadores onde se ergue um qualquer Gaspar (felizmente já sem o cabelo oxigenado), consegue travar este Sporting, seja em sua casa ou fora!

As limitações técnicas do treinador leonino estão bem evidentes no nosso (escasso) futebol. Se a dificuldade em ganhar ao Rio Ave, Beira-Mar, Olhanense, Paços de Ferreira e Nacional é tão grande, como será quando jogarmos com equipas verdadeiras? Contra jogadores verdadeiros? O que nos espera de um Porto, Braga e Guimarães? Se um Benfica em crise fez de nós um conjunto de apanha-bolas com quem os suplentes jogam à rabia no intervalo, como será com as equipas no expoente da sua forma?

Mais uma vez, nada se retirou do excelente resultado de 5ª feira. Valeram os 3 pontos. Para mim é pouco. Para este Sporting é muito.

Próxima jornada vamos a Leiria defrontar o novo clube de um ex-jogador e ex-dirigente. A forma como saiu do Sporting deve ser suficiente para a sua motivação. Aliás, o Leiria, hoje, já prepara esse jogo. Só assim se justifica a ausência do seu melhor jogador, Silas, dos convocados para o Dragão, bem como de outros 2 ou 3 titulares. Também assim se faz um Campeão.

1 comentário:

Bimbosfera disse...

Complicado... Complicado. Até porque no dia em que escreveste isto, a sensação era igual...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com