sábado, 9 de outubro de 2010

Quem tem Rui Cerqueira... Tem Porto Canal


Ontem, ao ver o jogo da Selecção Nacional, aprendi várias coisas.

A primeira, e que muito me entristece, é que Paulo Bento colocou sempre os seus interesses acima do Sporting. Fiquei desiludido. Tinha outra imagem dele. Ao colocar Carlos Martins (nada a dizer quanto à sua convocatória e, até, titularidade - merecido), Paulo Bento engoliu o orgulho e colocou os interesses da Selecção Nacional sobre os seus. Também aqui não tenho nada a dizer. Parece-me bem, sendo um gesto que só o enobrece como privilegia todas as partes. Então, parece que entro em contradição. Elogio Paulo Bento e Martins e como me posso sentir desiludido? É que Bento não teve esse gesto quando foi treinador do Sporting. Nas suas quezílias com Martins (não digo que não tenha razão) acabou por colocar os seus interesses acima do Sporting Clube de Portugal. E isso não lhe perdoo. Desta forma, mais uma vez, o Sporting saiu prejudicado, deixando-me com algo atrás da orelha e que me coloca na dúvida perante as suas atitudes (até então, aos meus olhos, correctas) para com Vukcevic, Stojkovic, Deivid e Beto.

A segunda, fiquei a saber ontem, é que que João Moutinho é o melhor jogador português da actualidade (e quase de SEMPRE). Isto a julgar pelos rasgados elogios que os senhores Hélder Conduto e António Tadeia, "independentes" relatores e comentadores, fizeram ao longo da partida. Moutinho foi tão bom, mas mesmo tão bom, que só não foi melhor que Nani porque este marcou 2 golos e assistiu para o 3º golo (golos!! até parece que isso é importante no Futebol...). Fiquei admirado com esta descoberta destes senhores em relação à qualidade de Moutinho, que pergunto-me por onde andaram nos últimos 4 anos? É que Moutinho jogou, realmente, bem. Muito bem mesmo. Só que jogou exactamente o mesmo do que tem jogado nos últimos 4 anos. Jogou tanto, mas mesmo tanto, que os distintos senhores deviam interrogar-se porque não foi ele ao Mundial. O que é que mudou, então, em Moutinho, para ele ser o melhor do Mundo?
Mudou de clube. Tão simples. Moutinho já foi anunciado como "homem da casa" (tal como Varela, tal como Meireles, Bruno Alves e, até, Postiga, mesmo que já não joguem lá).
Moutinho começou, ontem, a sua valorização. Ontem viu-se como foi injustiçado ao longo de mais de 4 anos. Moutinho é, e sempre foi, aquilo, Bom. Não foi ontem que subiu todos os degraus de qualidade. Ontem Moutinho lapou-se na Selecção. Já vale mais do que valia após o Mundial. E isso é o que Porto também lhe pode dar (além do sucesso desportivo). O sucesso pessoal e reconhecimento.
Os elogios com que foi brindado fez-me lembrar o que se disse de Bruno Alves e Meireles no Mundial de África do Sul. Como tinham que ser vendidos, os elogios roçaram o ridículo de tão exagerados que eram. Meireles, que ontem deve ter feito a melhor exibição dos últimos 12 meses, foi banal no Mundial. Mas estes senhores não falaram de outra coisa. E ontem? Mencionaram que fez um bom jogo... mas Moutinho!! Porra! Isso sim! Isso é que foi jogar!


Quantas vezes foram ditas as palavras Futebol Clube do Porto, por Hélder Conduto? Ou porque joga no FC Porto, ou porque jogou no FC Porto. Postiga, Meireles, Bruno Alves foram mais vezes anunciados como ex-FC Porto do que como jogadores do Liverpool, Zenit ou Sporting.
A tendência Dragoniana foi tanta que até se recordou, com sentida saudade, o "velhinho Estádio das Antas"...

A TV está minada. A publicidade gratuita feita por uma TV paga por todos nós, aos activos do FC Porto é de tal modo evidente que já nem consegue ser chocante.
Moutinho tem a carreira relançada. Igual a ele já houve outros. Um dia será a vez dele ser ignorado, quando já for vendido e ter rendido bom dinheiro. Que aproveite. Pois aí, será sempre aquele "que é equilibrado, não deslumbra, certinho, passa bem, mas incapaz de rasgos e desequilíbrios".

ps: porque será que existe, por parte destes mesmos comentadores, um certo asco a Cristiano Ronaldo? Porque já os "encavou", em pleno Dragão, para a Champions, ou porque nunca foi "um homem da casa"?

9 comentários:

mopito disse...

Parabéns pelo excelente post!
SL

Bin Laden disse...

DEMISSÃO DA CANALHA TECNOCRÁTICA DO CROQUETTE!

TODOS À ASSEMBLEIA!


O nosso amor de sempre
Brilhará pra sempre
Ai meu amor o que já chorei por ti
Mas sempre pra sempre
Vou gostar de ti

Juro meu amor de sempre
Voltarei pra sempre
Ai meu amor o que já chorei por ti
Mas sempre pra sempre
Gostarei de ti.

Ai meu amor o que já chorei por ti
Mas sempre pra sempre
Vou gostar de ti

http://www.youtube.com/watch?v=fg1UB38qUU8&feature=player_embedded

MG disse...

É a primeira vez que aqui venho e,
fiquei impressionado com a assertividade do post.
Parabéns
ps.adicionei este blog aos meus favoritos.

Abraço,

MG

mastergroove2010.blogspot.com

Bimbosfera disse...

Boas, Cantinho. Já cá não vinha há uns tempos, mas dei por mim a pensar no que seria a sua opinião, não tanto por causa disto, que até foi o primeiro jogo deste par deles para a qualificação, mas o que acha da posição do Rui Oliveira e Costa no Trio D'Ataque. Só para saber se acha que ele é «pró-Sporting», «pró-Porto», «anti-Benfica» ou uma mistura desiquilibrada de um bocado destes todos. Já agora pergunto o que lhe parecem as novas escutas que vieram a lume...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

P.s.- Já agora... Estou 100% de acordo com este post... É que é mesmo, mesmo, mesmo isso que me parece que se passa com o Conduto e o Tadeia! Abraço!

sloml disse...

Sublime. Só isto.

Cantinho do Morais disse...

Caro Márcio,

Tantas questões que envolve tanta "escória" que até nem dá vontade de dar atenção a quem não merece.

Qualquer dos elementos "sportinguistas" que "representam" o Sporting nesses programas (que me recuso a ver, mas que já vi, em tempos, para poder emitir opinião) não me merece respeito ou credibilidade. Não representam o Sporting que eu quero.

Representam um Sporting demasiado dobrado (ao Porto), demasiado preocupado e ofensivo a quem devia ser só um adversário desportivo e histórico (Benfica).
Usam "palas" nos olhos e tentam iludir os sportinguistas. E, para serem bem sucedidos, usam a via fácil (a do ataque ao Benfica).

Têm um tempo de antena altamente privilegiado e deviam-no usar de forma integra, honesta e sincera.

Dias Ferreira já fez muito mal ao Sporting (como dirigente e como advogado de Queiroz). Não representa o meu Sporting e é um insulto a posição que detém no clube.

Quanto às escutas, triste país é este onde vivemos... São lamentáveis, execráveis e, surpreendentemente, não trazem nada de novo (o que é o pior de tudo). Mais lamentável é omitir e esconder a sua relevância no futebol português nos últimos 30 anos.

Mopito, Sloml e Master Groove,
obrigado por passarem por aqui e um grande abraço a quem vê o futebol português como ele é e não consoante a cor que defende e admira.

Bimbosfera disse...

Caro Cantinho, obrigado pela resposta. Um dia temos que falar com mais calma, que há umas ideias aí para se começar um movimento para limpar este futebol, mas... temos que ir com calma! Falaremos melhor no futuro, se houver interesse!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

MG disse...

Caro Cantinho, obrigado pela simpatia de ter respondido.
Deixo-lhe o convite para visitar o meu blogue, e ler o artigo que António Pedro Vasconcelos, escreveu sobre o SCP.
Faria muito gosto ter um comentário seu, no post.

Abraço

MG

mastergroove2010.blogspot.com

Águia Preocupada disse...

Parabens caro Cantinho pela clarividência e coragem em denunciar!
Esse senhor Conduto é duma subserviência tão nogenta que até dá vómitos.
Como Benfiquista que sou, há + de 50 anos, ensinaram-me e habituei-me a ver no Sporting o verdadeiro rival, mas nunca um inimigo.
Meu falecido pai era sportinguista e sempre me transmitiu essa ideia de respeito e educação mútuas.
É hora de voltarmos à boa convivência do passado, que se esborou por motivos que todos conhecemos e cujas consequências estão à vista de todos!