segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Quando se faz o trabalho de casa...


... geralmente aprende-se a lição.

Antes de fazer a mala para irem para o estágio em Leiria, estava o Paulo Sérgio, juntamente com os seus numerosos adjuntos, a limpar o pó ao seu gabinete quando, lá bem perdida dentro de uma gaveta "de coisas inúteis prontas a ir para uma quermesse", estava um DVD intitulado "Jaime Valdés -Relatório Técnico".

Sérgio Cruz, relembrado daquele objecto arrumado na Gaveta das Bermudas, vira-se, de forma irónica, e diz: "Pessoal, curte lá este disco que que nos enviaram, em Maio, para analisar o Valdés! Lembram-se? Como tínhamos acabado de chegar ao clube quiseram logo praxar-nos. E ainda a dizerem que isto dava para ver vídeos e tinha um relatório escrito detalhado. Yá, espera aí! Como se fosse possível ver imagens, vídeos e textos de um cd de música? Mas isto, por acaso, é alguma Cassete de Vídeo Beta? Nós, à parvos, não fosse verdade, ainda colocámos isto no leitor de cds da minha filha que ela é que curte as musicas da Hannah Montana e, como é óbvio, aquilo não deu nada. Nem uma música que fosse, nem do Chile nem uma boa cornetada de uma garraiada. Este pessoal... a querer ensinar a missa ao padre... Como é que é? Alguém quer ficar com isto de recordação ou pode ir para o lixo?"

Todos riram, relembrados do episódio da praxe e da forma castiça com que Sérgio Cruz o retratou. Todos... não! Nuno Valente, de repente, num flash back que lhe virou a memória do avesso lembra-se de, algumas vezes, ter visto o actual treinador do Porto a preparar as palestras de Mourinho e a colocar aqueles cds numa espécie de vídeo, mas com a entrada mais pequena. Não foram poucas as vezes que pensou que a palestra seria acompanhada com música, mas isso nunca aconteceu. Eram sempre vídeos do adversário, jogadas dos seus jogos, esquemas de jogo, gráficos, estatísticas e mensagens de motivação.
Já estava o DVD quase a ir para o lixo ou para o cesto da roupa suja quando de repente, o Nuno Valente diz: "Espera aí! Daí, se calhar, pode mesmo sair um vídeo. Só que colocámos no sítio errado. Bora ali à sala de convívio onde está o Costinha a ver o Fashion Tv que eu acho que está lá uma geringonça onde se pode colocar isso". "Tás a reinar?", questiona o P. Sérgio. "Népia, a sério, bora lá."

Lá foram, mas sempre com aquele ar de gozo e a bater com os cotovelos uns nos outros como que a desdenhar a ideia do Nuno Valente. A medo, lá colocaram o DVD e do ecran começam a sair imagens e sequências de jogo e treino de Valdés. Colocaram na pause. Olharam uns para os outros e, não lhes apetecendo assistir a mais uma Grande Noite no Campo Pequeno, ano 1990, que tinham sempre gravado (em cassete) para ver nos tempos mortos, decidiram dar continuidade aos vídeos existentes no DVD.

Um Mundo Novo. Todas as imagens mostravam Valdés a 10, atrás do ponta de lança, sem espaço fixo no terreno de jogo. Paulo Sérgio ainda chegou a perguntar quem era esse jogador, mas depois percebeu que andava a treiná-lo há cerca de 4 meses.
"Bora testar o Pedro Barbosa chileno sem ser a extremo?", atirou o Sérgio Cruz. "Porque não? Pior do que tem jogado não vai fazer. E é já amanhã.", concluiu Paulo Sérgio.

O resto da história já todos sabemos. Esperemos que Paulo Sérgio e seus pares voltem aos gabinetes e vejam bem os DVDs que lá se encontram. Pode ser que aprendam alguma coisa e que os usem em seu proveito e do Sporting Clube de Portugal.
E, por outro lado, vão perceber porquê que o DVD do Djaló só tem 30 segundos. É que não há forma de o prolongar com os seus melhores momentos como jogador de futebol.

3 comentários:

Pedja disse...

sinceramente que post mais ridiculo!!
que parvoíce pegada ...
não és tu que diz que o teu pai lê o que escreves? eu se estivesse no teu lugar não mostrava tamanha estupidez a meu pai ...

Cantinho do Morais disse...

"Ridiculo, parvoíce e estupidez"

caro Pedja, talvez eu seja o espelho do que é o Sporting actual.
Fico feliz por teres percebido a essencia do post... e sozinho.
Desta forma, depreendo que não foi por ti que chegámos ao estado em que estamos.

obrigado pela partilha de opiniões.

Bimbosfera disse...

Uahahahahahahahaha!!! Brutal, caro Cantinho, brutal post! Maravilhado. Como sabes do que gosto e publico, sei lá, podias ter dito alguma coisa, que se publicava lá no Bimbosfera também, depois de o publicares aqui, claro, que era como «sopa no mel».
Se quiseres ainda pode ser publicado no meu... cantinho!
Diz se quiseres, que eu publico!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com