quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Porquê que eu gosto de Futebol (além do Sporting)





O ainda recente Barcelona-Real Madrid fez-me relembrar as eternas manhãs de sábado e domingo em que eu via as cassetes de vídeo dos jogos internacionais que o meu pai gostava de gravar.
Finais da Taça de Inglaterra, jogos do Euro 88, do Itália 90 (o meu Mundial) e Euro 92 (que tristeza que tive quando a Jugoslávia do recentemente campeão europeu Estrela Vermelha de Pancev, Prosineck, Savicevic, Mihajlovic e Jugovic não pode ir ao Euro por razões extra-futebol) e jogos das competições europeias preenchiam-me futebolisticamente, ocupando espaços no meu coração que o Sporting não conseguia preencher (talvez a caminhada até às meias finais da UEFA tenha sido a excepção).

Houve, especialmente, 3 equipas que me levaram, vezes sem conta, para a frente do televisor para ver e rever o seu mágico futebol e maravilhar-me com as suas conquistas. E essas equipas têm na presença de um só jogo o conjunto de todas as suas qualidades e características que as elevam a ser imortais e inesquecíveis. A elas presto-lhes esta homenagem, recordando-as e agradecendo todas as ilusões que me transmitiram.

Selecção da Holanda - Euro 88 (Alemanha)
Final do Campeonato da Europa (URSS como adversário)
Onze inicial:

Hans van Breukelen
Ronald Koemand
Berry van Aerle
Frank Rijkaard
Adri van Tiggelen
Jan Wouters
Arnold Mühren
Gerald Vanenburg
Erwin Koemand
Ruud Gullit
Marco van Basten

Resultado final 2-0 (Gullit e Van Basten)

AC Milan - Taças dos Campeões Europeus (Abril de 1989)
2ª mão das Meias-finais (Real Madrid como adversário)

Onze inicial:
Galli
Tassoti
Costacurta
Baresi
Maldini
Ancelotti
Colombo
Rijkaard
Donadoni
Gullit
Van Basten

Resultado final 5-0 (Ancelotti; Rijkaard; Gullit; Van Basten; Donadoni)

Barcelona FC - Taças dos Campeões Europeus (Maio de 1992)
Final (Sampdoria como adversário)

Onze inicial:
Zubizarreta
Juan Carlos
Ferrer
Koeman
Nando
Guardiola
Bakero
Eusébio
Stoichtkov
Laudrup
Salinas

Resultado final 1-0 (Koeman)


Estas sãos as equipas e os jogos da minha vida. No dia 29 de Novembro de 2010 juntou-se-lhes o Barcelona e a sua "manita" ao Real Madrid.
Agora já não tenho VHS nem a disponibilidade para ver jogos nas manhãs de fim de semana. Ao invés haverá a memória. E haverá Messi por muitos mais anos (mas não por vontade de Sérgio Ramos)...

Sem comentários: