sexta-feira, 18 de março de 2011

A ver a História a passar

Hoje, em Nyon, escreve-se mais uma página bonita do Futebol Português. Pela primeira vez, 3 equipas portuguesas estarão nos quarto-de-final de uma mesma prova europeia.
Quem chega hoje à Vida, acordado de um sono profundo com cerca de 20 anos, dirá que são os 3 clubes "do costume", os ditos "Grandes". Mas não, um deles, infelizmente, não é o Sporting.
O Sporting já só escreve páginas negras na História do Futebol Português. Obrigado Bettencourt, Costinha e Paulo Sérgio (e respectivos bandarilheiros).

Mais do que sentir inveja pela forma como vejo o Porto jogar, controlando qualquer equipa em qualquer campo, tal é confiança e a preparação técnico-táctica que detêm. Mais do que invejar a sorte do Benfica pela fortuna de que um golo do Lyon os coloque numa competição sem merecer, ou pela ineficácia da equipa parisiense na 1ª parte da 1ª mão (sorte! queixar-me da sorte é esconder a realidade. O Benfica é muito melhor, por isso perde menos vezes).

Mais do que tudo isso, invejo o Braga. Invejo como é que, num simples ano, este clube, que ainda não é grande, faz aquilo que eu nunca vi (em 20 anos de futebol ao vivo, com olhos já atentos) no meu Sporting, a vitória/eliminação sobre um colosso europeu (Arsenal, Liverpool, Sevilha).

Barcelona, Inter, Milan, Bayern, Roma, Man United, Real Madrid, quantas vezes defrontamos estas equipas nos últimos 20 anos? Porra, não há nem uma alegria no meio disso tudo. Talvez uma meia alegria, a vitória de 2-1 sobre o Real Madrid, mesmo tendo perdido a eliminatória.

(E ainda há quem seja contra a contratação do Domingos... Não devem ter mesmo a noção da nossa real Dimensão.)


Sem comentários: