sábado, 28 de maio de 2011

Any Given Sunday

O Sporting 2011/2012 arrancou. Mas mais do que uma simples época que se inicia, o que está em causa é uma das últimas oportunidades de preparar o Futuro do Sporting Clube de Portugal.

A contratação de Domingos é o ponto mais alto de todas as acções dirigidas pela nova direcção no que diz respeito ao Futebol Profissional.
A sua qualidade enquanto treinador, o conhecimento que detém do futebol português (quer a treinar, quer a jogar), a sua ambição, o seu percurso ascendente, são argumentos fortes para o bom sucesso dentro do nosso clube.

Mas que sucesso poderá ser esse?

Domingos, dificilmente, será campeão nacional na próxima época. Um FC Porto demasiado forte e organizado, aliado a um Benfica detentor de jogadores e equipa técnica de grande qualidade e muito rotinada, coloca o Sporting num patamar (ainda) longe dos seus rivais.
Se a qualidade do plantel actual bem como da nova equipa técnica permite uma diminuição do fosso para os rivais (o que não é difícil, pois mais de 30 pontos para o 1º é demais), em oposição, o longo trabalho de treino que agora se inicia, só será claramente assimilado em fases adiantadas da época, fazendo com o Sporting "parta para a luta" num período mais atrasado que os opositores.

Neste sentido, o sucesso do Sporting e de Domingos reveste-se de muita Paciência... O sucesso na próxima época terá que estar, realisticamente, relacionado, com a construção de uma equipa que permita a discussão do título em 2012 e 2013. Uma equipa com mecanismos tácticos bem assumidos, com uma identidade dentro e fora do campo que as distinga das demais, com jogadores motivados, valorizados e orgulhosos do trabalho desenvolvido. O sucesso imediato (2011/2012) passa por garantir uma vaga na Champions de 2012/2013 (3º lugar), passa por participar na luta pela vitória e pela assimilação de um modelo de jogo que se enquadre com o Sporting Clube de Portugal e com a sua rica História.

A nós, sócios e adeptos, cabe-nos apoiar e, acima de tudo, perceber que a mudança obriga a Tempo, a Espera e Sacrifício. Cá estaremos para aguentar, pensando e criticando sempre com a nossa cabeça, de forma construtiva no sentido de participar nesta re-construção do nosso clube.
Mas atenção, a parte irracional e emocional do jogo pertence-nos. Só seremos lúcidos, positivos e apoiantes se constatarmos que do outro lado, há Vontade, Dedicação e muita Devoção na busca da tão esperada Glória.

Este é vosso repto. Mantenham-nos sempre convosco!


ps: mas nem tudo são rosas. O regresso de Carlos Freitas levou-me a não votar na lista vencedora (que agora apoio totalmente). E os meus receios não se alteraram. Vejo acções em forma de Déjà vu que me apoquentam. A dispensa de Pereirinha e de Adrien não se coadunam com a construção de um Sporting forte, de futuro e com identidade própria. Relembram-me Varela...
Em oposição há um risco pelo desconhecido numa lógica que não se coaduna com a de um Director Desportivo mas sim com a de um Empresário. Faz sentido contratar um lateral-direito sul americano, quando há João Pereira, Cedric, Pereirinha e João Gonçalves? Faz sentido contratar um médio-centro quando há Adrien (não perceber a qualidade deste jogador é um atentado ao futebol)?
Não faz sentido e isso preocupa-me. Já vi muitos César Ramires, Cáceres, Luís Paez, Celsinho e Yannick Pupo no meu Sporting, para perceber que este não é o caminho.
Vamos ver... Mas para mim, demasiada incompetência é sinónimo de competência (mas ao serviço de quem?).

3 comentários:

Anónimo disse...

concordo na totalidade com a 1ª parte do post, no que se refere a paciencia. Temos de querer ser campeões já, mas temos de ter a consciencia que o essencial na proxima epoca são o encurtar das distancias para os rivais para posteriormente podermos partir em pé de igualdade com o porto e benfica. No entanto nunca se sabe.
Quanto a 2ª parte da questão estou em completo desacordo pois acho que o Carlos Freitas é muito competente. Anteriormente, cometou alguns erros, mas é preciso não esquecer que andou a comprar jogadores com um saco de caramelos...salvo excepções. Quando aos jogadores mencionados, sem lhes tirar o valor primeiro tem de provar fora do sporting, porque quem não consegue ser indiscutivel numa equipa media de portugal não pode jpgar no sporting. abraço carlos silva
sporting sempre

Cantinho do Morais disse...

Carlos Silva,

Saúdo o seu comentário e presença neste espaço.

Percebo o que quer dizer em relação a Pereirinha e Adrien, mas quando se entregam jogadores a incompetentes é normal que estes não se desenvolvam. Dar jogadores a Manuel Machado é dar pérolas a porcos. Os jogadores devem ser emprestados a clubes cujos treinadores sejam bons e que os modelos com que jogam sejam compatíveis com aquilo que o Sporting quer.
Emprestar médios que gostam de ter bola, que arriscam o passe e a progressão a treinadores que jogam pontapé para frente não serve. E isso foi caso desses jogadores.

Quanto a Freitas, quantos caramelos gastou já ele? Se é para comprar mal, não se compra. O que trouxeram esses jogadores sul-americanos ao Sporting? E Pedro Silva, Purovic, Had, Mota, Koke, Bueno, Farnerud, Paredes, etc, etc?
Embora tivessem sido com caramelos, o prejuízo foi enorme.

Blogger disse...

João Gonçalves :)

Adrien nunca me convenceu, mas daria uma oportunidade ao Pereirinha