sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Verdade


Independentemente de qualquer que seja a Verdade, há um facto indesmentível: o Sporting Clube de Portugal vê-se associado a um episódio que mancha a sua reputação de instituição centenária, que ergueu e, sempre se regeu por comportamentos éticos de grande virtude e dignidade.

A primeira consequência, além da suspeita de um acto criminoso associado à história do nosso clube, será o fim (imediato) da época desportiva no que diz respeito ao Futebol. Neste momento, não estão reunidas condições para o sucesso (que se pretendia e, conscientemente, se ambicionava) em todos os jogos/"batalhas" que faltavam até ao final da temporada.

No espaço de uma semana, o Sporting qualificou-se para as meias-finais da Liga Europa, viu um árbitro (Duarte Gomes) apresentar queixa contra um dirigente da sua administração (Carlos Freitas), venceu o Benfica para o campeonato e envolveu-se num caso de justiça, devido à suposta "denúncia caluniosa qualificada" contra o árbitro José Cardinal, pela pessoa do seu vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão (entretanto com o mandato suspenso). Esta é a ordem dos acontecimentos. Não sei se algum dos episódios desportivos tem falhado para o Sporting, se o rumo seria o mesmo... Mera especulação.

Em dois dias, já falaram: Procurador Geral da República; Secretário de Estado do Desporto (Alexandre Mestre) Presidente do Marítimo; Ricardo Costa (Comissão Disciplinar da Liga); especialistas em Direito Desportivo; ex-candidatos à presidência do SL Benfica (não sei se falou de um avião a beber champanhe ou se foi só a beber champanhe) e todos os especialistas em futebol que reinam nas Tvs e Jornais portugueses.
Em todos um só sentido: pressão para uma Justiça célere e (óbvia) condenação desportiva e financeira do Sporting Clube de Portugal.

Temo que (e isto deveria ser sinal de felicidade), pela primeira vez, no nosso país, a Justiça vai funcionar com uma rapidez exemplar. Veremos se será cega ou não.

6 comentários:

Anónimo disse...

Vamos guardar estes nomes referenciados, começamos a conhecer os nossos inimigos! Preparem-se estalou a guerra! Pede-se união aos sportinuistas!

Mike Portugal disse...

Não acredito que o SCP possa sofrer o que quer que seja. Não por ser algum perito em matérias legais, que não sou (o nosso PLF saberá dizer melhor), mas porque PPC não vai ser condenado a nada.

Anónimo disse...

O timing deste caso é extraordinário,saiu na altura certa, ou seja: o Sporting ganhou ao Benfica, dando um banho de bola e retirando-lhe o título. Fazendo com que "6 milhões da treta" ficassem com um grande melão! Ora logo na semana que se ia falar disto surge o caso PPC...Grande coincidência. Afinal existem coincidências! Por mim dou o caso por encerrado. Não compro jornais desportivos nem outros. E contra o Bilbau lá estarei a apoiar a equipa. Saudações "leoninas".

Cantinho do Morais disse...

Mike,

mas as consequências deste "caso" não serão, só, ao nível de sanções desportivas e financeiras.
Existe toda uma suspeita, uma raiva entre os árbitros e uma massa adepta que está, novamente, a separar-se, que mina todo um plantel, e que cria um clima desfavorável.

A pressão irá aumentar e a final da Taça poderá ser bastante penosa para quem arbitrar. Este caso será falado, diariamente, e mais suspeitas (ou mentiras) surgirão.
Em período de renovações de contratos, jogos importantes, etc, isto tudo é um murro no estômago de grande magnitude.

E a reacção da direcção do Sporting (ou falta dela) deixa-me apreensivo.

E pergunto-me como é que, ainda, há adeptos do Sporting que comprem jornais desportivos ou vejam os programas de comentários de futebol, neste país.

Anónimo disse...

A confissão do ASSASSINATO de Sá Carneiro ( Caso Camarate ) pelo próprio organizador do atentado !!!

http://www.youtube.com/watch?v=c6M_6qOz-yw&feature=player_embedded

sports fan disse...

Hi, nice post. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back and I would be happy to give you our link.

Thanks!

Frank
frank641w@gmail.com