quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Pacto Molotov-Ribbentrop *


Tudo o resto, é História...


ps: A contratação de Nani foi de importância enorme para este Sporting. Além da sua qualidade enorme, que permite elevar esta equipa para momentos exibicionais há muito arredados, possibilita que a mesma se mantenha equilibrada. É que quando jogam o Maurício e/ou o Sarr é preciso um jogador extraordinário que nivele a equipa do Sporting ao adversário. Nani vale por 2, por 3.
ps2: Cada vez que Maurício e Sarr jogam na Champions, o lucro (será que houve mesmo algum?) das transferências de Ilori e, especialmente, Dier, diminui drasticamente.

* Quem quiser saber mais sobre este dado histórico, carregue aqui.

18 comentários:

Sporting até morrer disse...

Podias ter optado por elogiar a equipa pelo que fez em campo, por remontada épica trída pelo enviado da Gazprom, por mais uma grande lição táctica de Marco Silva que colocou a sua equipa de tostões a lutar olhos nos olhos e a desesperar mais uma equipa de milhões...mas não, tal como alguns outros, cada vez menos, optaste por cair em cima da escolha dos centrais e mandar uma indirectas a esta Direcção.
A mesma Direcção que nos devolveu o orgulho de ver o Sporting jogar à bola, como tão bem fica representado nestes últimos 2 jogos.

Até te tinha como uma pessoa equilibrada nos comentários, mas o teu caminho, já se percebeu, é e será sempre a malhar no carvalho...infelizmente

Anónimo disse...

"Até te tinha como uma pessoa equilibrada nos comentários, mas o teu caminho, já se percebeu, é e será sempre a malhar no carvalho..."

Infelizmente é assim mesmo. Mas se calhar não malhou nos que deixaram sair o Ronaldo e o Quaresma na mesma altura para pagar os "cinemas" e desde então o Sporting foi sempre a cair, enquanto que agora pelo menos está a subir, e se teve de vender jogadores a muito se deve à falência que os outros deixaram.

Jô disse...

Li o título e pensei - "olha, desta vez vai cascar no árbitro e não vai dizer mal do Sporting!!".

Enganei-me.

Como é óbvio o essencial vinha, no fim, em jeito de nota de rodapé.

Depois do jogo de ontém, aquilo que se oferece dizer ao autor deste blog é que:
- os nossos jogadores são uns pernetas;
- o único que se aproveita está emprestado;
- bons eram o Dier e o Ilori;
- existe a suspeita de que a Direção nos enganou e vendeu o Dier e o Ilori abaixo dos valores anunciados.

De facto, parece-me que se trata de análise muito correcta, que retrata muito bem o sentir de qualquer sportinguista depois do que ontem se passou.

Parabéns!

Jô disse...


Só uma nota adicional para dizer que, sinceramente, só um ódio cego a esta Direção pode levar a este endeusamento do Ilori, jogador que comprometeu em vários jogos e que depois disso não se impôs em nenhum clube.

Para não dizer que foi um jogador que referiu que não se importava de ficar um ano e meio sem jogar para seguir para a premier league.

Além disso, rendeu ao Sporting mais €8M e é só a 10 venda maior de sempre.

Anónimo disse...

Jô,

Realmente ja me tinha parecido que os cegos do Liverpool odeiam o Bruno.

Mas ainda bem que há por ai cegos como esses que pagam 8Meur por um "jogador que comprometeu em vários jogos".

Curiosamente quando chega aos shikas, Heldons e outros que tal, não há cego que lhes pegue.



Liondamaia disse...

Muito gosta este de esgalhar no carvalho!

Jô disse...


Quem não acompanhe o futebol, e leia o que escreveste, até pode ficar a pensar que a contratação do Ilori correu muito bem ao Liverpool e que ele não foi posto a correr, primeiro, para o Granada, depois, para o Bordeus.

De facto, foram uns €8M muito bem gastos. Os ingleses devem estar deliciados.

Não faças confusões, o Ilori nunca na vida será titular no Liverpool. Disse-o no momento em que ele saiu e até agora os factos têm-me dado razão.

Qualquer pessoa que acompanhe minimamente o futebol inglês, sabe que os jogadores ingleses lá são sobrevalorizados e é por isso que o Ilori foi lá parar (porque tem nacionalidade portuguesa / inglesa). Não foi seguramente pelos grandes jogos que fez no Sporting.

Não sei o que é que o shikabala ou o heldon têm a ver com o assunto, nem o que é que te leva a pensar que eu acho que alguém lhes pega.

É óbvio que não são jogadores para o Sporting!

De qualquer forma, o shikabala ficou pago com a viagem ao egipto, por isso por mim pode desaparecer para sempre.

O Heldon espero que venha a ser rentabilizado de alguma forma.

Quanto ao resto concordo contigo: "ainda bem que há por ai cegos como esses que pagam 8Meur por um jogador que comprometeu em vários jogos".

FCS disse...

Cantinho,

Percebo a frustração e raiva do momento. Agora... acho que a história deste jogo e tudo que esta equipa tem feito merece mais do que estas palavras.

Mas isso que diz sobre o llori e o Dier é baseado em algo que saiba?

Cantinho do Morais disse...

Anónimo das 9.28,

"Mas se calhar não malhou nos que deixaram sair o Ronaldo e o Quaresma..."

Bem, como não me conhece, não sabe se não "malhei" aquando dessas vendas. Se "malhar" é criticar após usar a cabeça então sim, "malhei". Não "malhei" foi no blog, pois em Agosto de 2003 ainda não tinha criado. Já agora, encontre-me um blog que existisse em Agosto de 2003 onde se tenha "malhado" nessas vendas. Estou curioso. Já que eu não "malhei" na internet, alguém o deve ter feito, pois só assim se justifica essa sua critica (que, espero, tenha sido ponderada).

"...e se teve de vender jogadores a muito se deve à falência que os outros deixaram."

Veremos o que se fará quando prejuízo de 30 contratações em 18 meses surgir.

Cantinho do Morais disse...

Jô,

O prejuízo da venda dos jogadores Dier e Ilori é simples: são melhores (mas muito melhores) jogadores do que aqueles que, hoje, os substituem. As vendas são irrisórias face ao seu valor desportivo (e aos anos que tinham de Sporting), ainda mais quando se gastou dinheiro com os seus substitutos que, mais uma vez, trazem mais prejuízo (desportivo e financeiro) ao Sporting.

Lembra-se de Maribor? É só um exemplo.

E, já agora, consulte o Relatório de Contas de 2013/2014 e veja bem o valor da venda do Ilori: 5.736 M + 25% de mais valia.
Consulte aqui (p.108):
http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/ir_relatorioeContasSAD20132014_090914.pdf

Não sei de onde vieram esses 8M... Quer dizer, sei. Deve ser como "o shikabala ficou pago com a viagem ao egipto". Enfim, acredita mesmo nisso, não é?

Outra questão. Diz que Ilori foi bem vendido porque foi a 10ª melhor venda (isto se tivesse sido 8M, como não foi - mas ignorando esta não verdade). Isso legitima o quê? Pela sua lógica, se amanhã o J. Mário for vendido por 8M (e olhe que o Ilori até tinha mais jogos oficiais de equipa A do que o J. Mário), já consideraria um bom negócio? Entrava logo para o top-10!

Ilori e Dier têm 21 e 20 anos, respectivamente. Veremos onde estão, o que e onde já jogaram com a idade do Maurício (26). Aí sim, podemos ter um termo de comparação.

"O Heldon espero que venha a ser rentabilizado de alguma forma."

Também eu. Tal como o Cissé, Enoh, Geraldes, Shikabala, Matías Fernandez (espera, este já foi recambiado), Dramé, Hugo Sousa (este também já foi), etc.

Por fim,

"A contratação de Nani foi de importância enorme para este Sporting. Além da sua qualidade enorme, que permite elevar esta equipa para momentos exibicionais há muito arredados, possibilita que a mesma se mantenha equilibrada."

Eu escrevi isto neste post. Onde é que viu isto:
"- os nossos jogadores são uns pernetas;
- o único que se aproveita está emprestado;"

Maurício e Sarr não são jogadores, neste momento, para serem titulares do Sporting. O Sarr nem sequer tem qualidade para estar no plantel. E isso vê-se na Champions (Maribor, Chelsea e Schalke), na Liga (golo da Académica, golo do Belenenses e oportunidades concedidas ao Belenenses) e, também, na Taça de Portugal (abordagem ridícula de Maurício no lance do penalty).
Custam pontos e dinheiro. E todo o trabalho e qualidade ENORME do resto do plantel fica em causa. É quase em vão.

Última nota. Eu não digo mal do Sporting, mas posso e devo criticar e elogiar que lá trabalha e nos representa.
É o mesmo que faço ao meu país.

Cantinho do Morais disse...

FCS,

"Percebo a frustração e raiva do momento. Agora... acho que a história deste jogo e tudo que esta equipa tem feito merece mais do que estas palavras."

Nem imaginas as vezes que me apeteceu apagar o post. Li e reli. Hoje sinto que posso ter deixado passar o mais importante. Mas aquilo que escrevi (não o que não escrevi), parece-me verdadeiro.
A exibição de ontem não precisava de mais um elogio. O melhor elogio é ter visto a forma como jogaram.

Mas preocupa-me uma coisa: O Sporting tem um treinador excelente que nos está a por a jogar de forma enorme em campos e contextos onde, normalmente, falhamos. O Sporting tem jogadores de elevada qualidade numa forma brutal (William, Patrício, Adrien, Carrillo, Montero, Slimani, Cédric, Jonathan, J. Mário). O Sporting tem um jogador de classe mundial, motivado e com enorme sentido de responsabilidade (Nani). Certo?

Mas o Sporting já está a 6 ponto do 1º lugar da Liga. Está a 4 (com 9 para disputar) do 2º lugar da Champions.
E isso tudo tem uma enorme causa: o centro da defesa. Aquela zona onde estavam 2 excelentes jogadores e que foram vendidos de forma precoce, valorizando-se jogadores que não têm qualidade para o Sporting Clube de Portugal (Maurício e Sarr).
E quando se pensa em Maribor, na expulsão na Alemanha, no golo do Belenenses, no golo do Porto e Académica para a Liga, e naquilo que poderia ter sido o jogo com o Chelsea se não fosse o Patrício... (basicamente aquilo que o Bayern fez em Roma), receio que se possa estar a passar ao lado de uma época que tem (ou tinha) tudo para ser muito vitoriosa e valorizadora.

Tentarei ser mais positivo. Mas não nos podemos esconder atrás destas vergonhas arbitragens (que o são e têm influência brutal e decisiva), mas também reconhecer que há erros enormes dentro da nossa casa que nos estão a custar vitórias (e dinheiro).

abraço

Anónimo disse...

Estou algumas vezes de acordo consigo, mas depois do maior roubo que vi o Sporting sofrer nas competições internacionais, o seu post parece-me completamente desfasado da realidade, e dando razões óbvias a quem o considera apenas e só um anti-bruno (apesar de eu reconhecer, pelos seus variados posts e comentários, que assim não é). Foi também infeliz ao mencionar Dier e Ilory. Ilory está emprestado à época e meia e não se vê grande evolução e Dier está a jogar numa equipa que ocupa o meio da tabela na Liga inglesa (sendo este convocado, nem sempre, para jogar a DD) não lhe auguro grande futuro. Quanto a Pedro Mendes que preferiu ir para Itália, quando era titular do Sporting, no tempo desse Enorme sportinguista luis duque, está no Parma no último lugar da Liga italiana. Já agora o grande craque bruma não consegue ser titular no colosso mundial Galatassaray e quer sair...Convém nunca falar de cátedra quando falamos de futebol! Não obstante este desfasamento de opiniões, continuarei a segui~lo no seu blog e em tudo que escreve. S.Leoninas.

Leão de Alvalade disse...

Cantinho,

concordo inteiramente contigo relativamente ao Sarr. É uma vergonha que um jogador tão pouco dotado tecnicamente e sobretudo de tão fraca compreensão do que é o jogo jogue no Sporting. Quase tenho saudades do Xandão ou do Gladstone! O que mais me intriga é que tendo o MS 4 melhores centrais (Tobias, Reis, Oliveira e Maurício) lhe tenha dado tanto tempo o que, devidamente contabilizado, já nos deve ter custado muito mais do que o valor que temos que pagar por ele. Quando se fazem as contas ao custo de um jogador infelizmente isto nunca é contabilizado.

O Mauricio é um pouco diferente, é também muito fraco para ser titular de uma equipa como o Sporting mas com outro central ao lado que o compreendesse e sobretudo soubesse perceber o que é e o que não é capaz de fazer ainda disfarçava.

Quanto às reacções ao teu post é uma má altura para ter outra opinião que não a oficial. Eu continuo a ter-te como uma pessoa equilibrada o desequilibro vejo-o na "chusma correctiva" que aqui desaguou.

J^ disse...

Cantinho,

O problema é que aqui quando se fala em alhos há sempre alguém que vem falar de bugalhos.

O que eu quero dizer é mais ou menos isto:

- o Sporting faz um jogo estoico na Alemanha, consegue recuperar de uma desvantedem de 2 golos com menos um jogador (em 34 anos não me lembro de outra) e é roubado descaradamente, mas o importante é falar mal dos nossos jogadores, enviar alfinetadas à Direção e lançar suspeitas infundadas sobre os valores de vendas que aconteceram no passado!?

- fala-se no Ilori e no Dier e vem logo alguém falar, como se fosse comparável, no Shikabala e no Heldon !?

- fala-se no Ilori e na resposta fala-se do João Mário !?

Quanto ao resto:

- se quisermos ser rigorosos, o que resulta dorelatório e contas é que o passe do Ilori foi vendido por 5,736M + 1,12M de acordo de reversão de dívida existente ao Liverpool + 1,5M "dependentes da participação
do jogador em jogos oficiais pelo Liverpool";

- e esta é, de facto, a décima maior venda do Sporting em mais de 100 anos de história;

- como ficou evidente no meu comentário anterior, para mim, a venda do Ilori foi um dos melhores negócios de sempre do Sporting, não apenas pelos valores recebidos, mas sobretudo porque não lhe reconheço valor para jogar no Sporting;

- é esta "a minha lógica";

- o que quer dizer que, de acordo com "a minha lógica" não faz qualquer sentido dizer que "se amanhã o J. Mário for vendido por 8M (...) já consideraria um bom negócio", simplesmentre porque o João Mário é neste momento um jogador internacional A por Portugal com enorme margem de progressão - coisa que não reconheço ao Ilori;

- tudo isto tem naturalmente o seu quê de subjectivo, por isso é que procurei trazer factos à discussão que a tornem objectiva, como o facto de termos transformado um jogador pouco utilizado na 10ª maior venda de sempre ou o facto de ele ter sido emprestado pelo Liverpool por dois anos seguidos;

- fiquei-me por aí, mas podia ter dito também que o Ilori o que mais faz no Bordeus é aquecer o banco, de onde raramente sai.

- ora, o que não é seguramente objectivo é comparar o Ilori com Heldons, Shikabalas ou com o João Mário - cada caso é um caso.

- o Shikabala custou €200.000 ao Sporting e tenho a ideia que foi esse o valor que o Sporting recebeu por jogar no Egipto. Não me interessa se foi um pouco mais ou um pouco menos. O meu ponto é que esta é uma falsa questão que não tem o peso que lhe querem dar. Se ao menos falassem no Gauld que custou 12 vezes mais e está na B, podia continuar sem concordar, mas percebia melhor.

- até há bem pouco tempo, havia jogadores no Sporting a ganhar num único mês, o preço da totalidade do passe do Shikabala.

- relativamente aos bugalhos Cissé, Enoh, Geraldes, Shikabala, Matías Fernandez (espera, este já foi recambiado), Dramé, Hugo Sousa, também espero que rendam alguma coisa. Só a ânsia de cascar da Direcção é que os trás ao assunto (tal como já antes tinha trazido o Ilori, o Dier, o Heldon, o shikabala, o João Mário, etc. - quando não se vai por um lado, vai-se por outro)

- por fim, parece-me evidente que quando falei dos "pernetas" estava a falar das críticas do texto aos defesas e quando falei do "jogador emprestado" referia-me aos elogios ao Nani. Isto não consta do post??

- Como última nota, queria dizer que não acho que laguém seja menos Sportinguista por criticar quem representa o clube ou que não tenha esse direito. Mas acho que há momentos para tudo e não que "tudo é pretexto".





RG disse...

Apenas uma achega para completar o seu comentário Jô,

Shikabala custou 500 mil euros aos quais acrescem os valores mensais....

Cantinho,

Neste momento só se pode ter a opinião oficial, criticar os jogadores do SCP é não perceber nada de futebol, como disse à semanas o exmo sr presidente. Claro que ver 500 mil a voar em Maribor por erro de 2 jogadores e, agora ver um dos mesmos jogadores a ter um erro ( sim a expulsão é justa e apenas resulta da falta de inteligência de um central amarelado) a fazer com que tenhamos perdido 1M ( 11 para ganharíamos e bem ) custa....mas tem de haver sempre uma desculpa para que nada se aponte a quem escolheu jogadores de qualidade duvidosa.

Maurício está à um ano em Portugal e nunca mostrou ser valia para outro clube, que não um clube q lute para as competições europeias. Usa e abusa do jogo físico ( veja-se os penaltis do Dragão, este ano e o da época passada) mesmo quando o perigo para a baliza é relativo, tem um jogo aéreo que apenas se nota em momentos ofensivos e nada traz de útil com a bola no pé, mas aparentemente os homens que respiram futebol viram piores qualidades nos centrais feitos pelo clube.

Veremos ainda se a dupla Mauricio/Sarr não nos irão custar mais uns quantos milhões.

Imagino o potencial do plantel com 2 centrais capazes. Quase que me atrevo a dizer que seriamos principais candidatos a vencer o campeonato.

Cantinho do Morais disse...

Jô,

Eu não lancei suspeitas sobre valores de vendas do Ilori e Dier.
Na minha óptica, não há lucro nessas vendas quando os substitutos custaram e custam dinheiro (contratação, salários, prémios de Champions) e, também, pontos e vitórias. Maurício e Sarr vão custar mais do que as vendas de Dier e Ilori. Não tenha dúvidas.


Leão de Alvalade e RG,

De facto, o momento não está para críticas. Tudo está bem. Custou-me muito a forma como perdemos na Alemanha. Mas há mais que isso, muito mais. É nisso que falamos. Foi mau timming? Talvez. Mas repito: aquilo que eu disse é real.
Abraço e obrigado aos 2.

Jô disse...


Cantinho, RG e LdA,

Não tenho dúvidas do vosso sportinguismo, mas concordo nada com essa teoria da vitimização.

Tal como não concordo com essa dicotomia (que tanto gostam de apregoar) em que de um lado estão os esclarecidos e equilibrados e do outro está a "chusma correctiva" ou uma horda de gente cega que segue uma "posição oficial" e oprime as vossas opiniões.

Isto para dizer que o momento está e sempre esteve para críticas.

É preciso é que sejam justas.

E, porra, não sejamos sonsos: há muita hipocrisia em dizer-se, de forma chorosa, que "o momento não é para crítica" quando se passa o tempo todo a criticar, quando todo os posts servem para bater no mesmo, independentemente do motivo que vos leva a escrever (até a ***** de um jogo heroico em que fomos roubados até mais não).

Quanto ao resto, nunca iremos saber como seria atualmente o Sporting se lá estivessem o Dier e o Ilori, pelo que me escusarei de eternizar este tema.

Virgílio disse...

As criticas são justas, Jô. Não é pelo SCP ter sido roubado indecentemente e por nos sentirmos todos defraudados e revoltados que se transformam jogadores péssimos (Sarr) e insuficientes (Maurício) em jogadores aceitáveis (para o nível do SCP). Os factos estão à vista de toda a gente (que queira ver).

A minha opinião é a de Maurício, apesar de mal expulso na Alemanha, podia evitar entradas mais viris a adversários, principalmente dps de já estar amarelado. Se ele fosse inteligente tinha percebido o risco em que incorria com esse tipo de lance, logo desde o inicio do jogo ao que o árbitro ía... Vê que logo nos minutos iniciais e à primeira falta banal de Nani, o russo começou logo a "ameaçar". Qt ao Sarr já não há palavras que descrevam os seus constantes enterros... Terça-feira foram só mais dois lances a enterrar a equipa. Infelizmente tinha razão e não foi preciso esperar mt tempo:

http://anortedealvalade.blogspot.pt/2014/09/com-mauricio-nabicarrrrrr.html


SL!

Abç, Cantinho.