segunda-feira, 20 de abril de 2015

Um filme já visto


Se teve a felicidade de não ser um dos 35 mil adeptos presentes em Alvalade, ou de não ter perdido 2 horas de vida à frente da Tv ou computador, não fique arrependido da sua escolha, pois foi a mais correcta. 
E mais, se viu o jogo Penafiel então viu este. As semelhanças são extraordinárias, indo desde do golo "da tranquilidade" cedo ao sofrimento (in)esperado, não deixando de passar pela escusada expulsão de Tobias Figueiredo, ainda na 1ª parte, após mais uns quantos erros alheios (desta vez foi o Jefferson - grande exibição, não foi Jefferson?).
Tal como o jogo com o Penafiel, a vitória acabou-nos por sorrir. E isto porque até nem é muito complicado jogar, apesar de reduzidos a 10 unidades, contra um adversário que tem no 11 inicial 6 ou 7 jogadores equivalentes ao Sarr (já agora Petit, a minha vénia, como é que consegues ter esta pontuação com este plantel? Há dias comparavam-te com o Simeone. Gostava de ver o que é que o Simeone fazia com esta "matéria-prima").

Este Sporting não tem quem o governe. Há uma anarquia no jogo e nas responsabilidades de cada um. 

Para mim, tudo isto se resume e se conta no minuto 5 do jogo com o Boavista
O Sporting tem, no seu plantel, 2 jogadores que sabem marcar livres directos (e com algum rendimento nesse aspecto): André Martins e Tanaka. Geralmente nunca estão em campo (um, nem sequer é convocado, vá-se lá saber porquê...). Cada um marca bem estes lances, em lados distintos do campo. Ainda bem, assim não colidem. 
Ontem (ao minuto 5), o Sporting tem um livre à entrada da área, no lado direito do ataque, ao jeito de Tanaka, que até estava em campo. Mais ao menos no mesmo sítio onde fomos felizes em Braga, graças a ele. O que é que acontece? Jefferson e Nani (que, em 10 tentativas cada,esta época, talvez uma delas tenha ido à baliza), contrariando a lógica e um trabalho que deveria ser feito em casa, decidem "bater" o livre. Toque para ali, toque para acolá, sai mais um livre de merda, que oferece a bola ao Boavista que, aos trambolhões (sempre com Jefferson longe da sua posição), lá chega à nossa área, dando o golo do empate e devolvendo o Boavista ao jogo que, desde dos 15s, só desejava não ser goleado.

O Sporting de hoje é isto: um misto de equívocos, anarquia, displicência, falta de compromisso e com um decréscimo enorme de qualidade.
É uma equipa que não aprende com erros e, assim, é normal que não evolua, piorando a cada jogo.

(Falta 1 mês e 10 dias...)


Algumas notas finais:
- Rui Patrício - mais de 8000 minutos em campo, de leão ao peito. Grande marca, para um grande símbolo do Sporting Clube de Portugal.
- Será que, com esta qualidade exibicional, é assim tão difícil dar minutos de jogo a Montero e André Martins?
- Estamos mesmo preparados para perder William, Nani e Carrillo?
- Presidente, então o Jefferson queria fazer-nos um favor e você contrariou-o? 
- Infelizmente, na final da Taça de Portugal o adversário não será o Penafiel ou o Boavista.


Tudo isto é um filme já visto. Ficaremos por aqui neste déjà vu, ou haverá mais?

10 comentários:

Liga dos Mancos disse...

Bom dia,
Primeira vez a comentar neste blog, já o sigo há muito.
Sobre o post, vem na linha dos anteriores.
Propunha-lhe um "desafio", ou uma "previsão causa-efeito": quais os cenários que preconiza para o caso de o Sporting: 1 - perde a final da Taça de Portugal; 2 - vence a final da Taça de Portugal.
Assuma-se que o 3º lugar está "assegurado".

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Cantinho,

Eu fui um dos 35000 adeptos que lá estavam. Era melhor ter ficado em casa. Pelo menos quando vejo pela stream, posso ir fazendo outra coisa qualquer.

Em relação ao jogo não há muito para dizer. Conseguimos estar 45min sem criar uma oportunidade de golo. Após o 2º golo demos a iniciativa de jogo ao Boavista (ridículo), mas eles coitados são tão fracos que até mete dó. Os avançados deles cabeceavam para trás na nossa área!

Enfim, depois vejo pessoal a dizer que o treinador está a fazer o que pode com o plantel que tem. Eu nem concordo com essa teoria de termos um plantel fraco (antes pelo contrário) mas será que precisamos de Messis e Ronaldos para ganharmos ao Boavista em casa?

Eu não consigo ficar contente com este jogo. Perdi 90 minutos da minha vida a ver isto.

PS: Só para dizer que temos adeptos que assobiam o Nani quando ele tem a bola 3s nos pés mas aplaudem cruzamentos sem critério para a área.

Cumps,
RMSCP

Cantinho do Morais disse...

Liga dos Mancos,

A derrota na Taça de Portugal será um desastre. Um desastre para o Sporting.
E os desastres trazem consequências e pedidos de responsabilidade. E isso devem ser exigido a todos, de forma hierárquica.
Centrar a questão no treinador é um erro, embora reconheça que Sá Pinto começou o seu enterro no último jogo da época (final da Taça com Académica).


Questões a colocar no final da época:
- os objectivos propostos, ajustavam-se aos meios disponíveis?
- se sim, foram atingidos os objectivos, realisticamente, propostos?
- houve evolução e valorização dos recursos do Sporting?
- o que falhou nos objectivos não alcançados? Modelo de jogo? Recursos disponíveis insuficientes? Má utilização dos meios disponíveis?
- Onde é que se falhou e porquê?
- Ou não se falhou e este era o plano?
- o modelo de jogo trabalhado é o adequado para alcançar os próximos objectivos?
- há espaço para, com esta linha de trabalho, a equipa evoluir?
- há meios para evoluir e trazer mais qualidade para o plantel?
- a linha de contratações e gasto de recursos financeiros foi um sucesso? É para manter?
- as contratações de Slavchev, Sarr, Rossel, Geraldes, Tanaka, Shikabala, Heldon, Sacko, Enoh, Gazela, valorizaram o Sporting? Serviram para cumprir os objectivos da Equipa A e B?
- as renovações de Salomão e Fokobo serviram que propósito?
- A equipa B e Formação cumpriram os seus objectivos?
- Qual o seu real papel nas próximas épocas? Fazem parte do projecto desta direcção e equipa técnica?

Saudações e obrigado pelo comentário.

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

e aplaudem o Tobias na expulsão e o Slimani que, após ter controlado mal (mais uma vez) a bola ou ter feito (mais um) passe falhado, vai a correr desalmadamente a fazer pressão ao GK ou defesa.

(eu também estive em Alvalade; de que raça é que somos feitos?)

abraço

Anónimo disse...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=943472

Todos os dias o Record faz fretes ao "Sport Billy", que agora também quer ser massagista, pelos vistos. Até quando temos de aturar esta garotagem?

Anónimo disse...

Eu não gosto de fazer comparações com os clubes rivais, mas neste caso penso que tem de ser. Às vezes acho que os nossos adeptos são pouco exigentes com os jogadores. Não digo que devíamos ter assobiado o Tobias na altura em que foi expulso, mas os aplausos não tiveram cabimento. Na segunda parte houve uma jogada em que William, João Mário e penso que o Jeferson trocaram várias vezes a bola entre si, e no topo norte (perto de onde eu estava), já havia gente a gritar "olés". Eu sou uma daquelas pessoas que não se importa de ganhar pela margem mínima e jogar mal, porque o que importa são os 3 pontos, mas agora jogar extremamente mal contra uma equipa que veio do Campeonato Nacional de Seniores (e não me venham com a desculpa que "o Boavista estacionou o autocarro", porque se eles fizeram mesmo isso, então havia muita porta aberta naquele autocarro. O futebol simplesmente não é atraente. Mesmo assim não vou deixar de ir ao Estádio, agora que só faltam 2 jogos +1 (Jamor). Ainda estou com esperança de ir à Taça de Portugal, e espero mesmo que alterem os critérios, porque essa "politica" não está com nada...

Saudações Leoninas do Mauro

Anónimo disse...



Para substituir William, Carrillo e o Nani, terão que ser contratados outros, porque na equipa B só há banalidades contratadas pelo presidente, como se tem visto.

Anónimo disse...

O que era preciso era que em vez de "assistir" o Carrillo no fim do jogo, o "Sport Billy" conseguisse renovar com ele. Mas isso tá quieto. O que se faz é plantar "notícias" nos "jornais" amigos para de caminho ir dando umas alfinetadas no "Marquito", como esta a insinuar o desgaste do Carrillo (fui só eu que vi vários jogadores do Boavista a serem assistidos durante as paragens por causa de cãibras, já depois de estarem a perder?).

Sim porque o Sporting está "cheio" de "alternativas" ao peruano. Peruano que ainda não há muito tempo era um mal-amado da criançada, tal como o Mané, que tinha que ir para a equipa B para o Tanaka poder jogar. Agora ambos são umas "vítimas" do "sonso".

E assim anda o Sporting...

FCS disse...

Estou como o RMSCP, é preciso ronaldos e messis quando se está a falar do Boavista, deste Boavista?

É claro que eu não quero despedir o Marco para depois apanhar com um Paulo Sérgio mas bolas... não é legitimo pedir mais?

Com todos os problemas, deficiências que se queira apontar, eu esperava mais, melhor... sinto-me desiludido.

Um ponto que acho fundamental é que ao dia de hoje praticamente todos os jogadores estão desvalorizados e regrediram como jogadores comparativamente à época anterior.

E depois não percebo porque que jogam sempre os mesmos, as mesmas opções.... não quero acreditar que seja para o que me dizem!

No outro dia esbarrei num texto do Bruno Prata que apenas li as gordas, em que se diz que despedir o treinador será fatal, a maior das burradas etc e tal

Será mesmo?

Lembrei-me que já se dizia o mesmo com o Jesualdo.

Eu tenho muitas dúvidas e receio mas a cada jogo que passa...

Tugarão disse...

Cantinho,
No ADN do bom Sportinguista está inscrito que só se critica o clube por 2 motivos: por tudo e por nada. Mea culpa que cheguei a chamar todos os nomes a Acosta, Vidigal, Nani, Nuno Valente, Barbosa ou Pinilla, tal como aplaudi quando rasgámos o acordo com Mourinho (esse lampião que tinha festejado uma vitória por 3-0 contra nós) ou quando despedimos Robson depois da humilhação de Salzburgo.
Porque não começar a apoiar o nosso clube e fazer da ida ao estádio uma festa independentemente da equipa corresponder?
É certo que treinar o SCP não é o mesmo que treinar o Estoril, tal como gerir o SCP não é mesma coisa que gerir a Fundação Aragão Pinto mas apesar dos erros cometidos a prestação de Presidente e Treinador tem sido globalmente positiva.
Qual é coerência de criticar as contratações de Maurício, Rabia, Sarr e Paulo Oliveira e depois não ter paciência para as expulsões de Tobias, para a atitude de Rúben Semedo ou achar que Nuno Reis não merece uma oportunidade na equipa A? Ou de criticar uma das melhores exibições dos últimos tempos em Paços de Ferreira dizendo que mais vale jogar feio e ganhar e depois criticar quando ganhamos (com muito tempo em inferioridade) a jogar feio contra Penafiel e Boavista ou quando finalmente ganhamos em Setúbal? Até parece que na 2ª volta do ano passado era só recitais de bola.
Em resumo e o que deve ser relevado: 63 pontos à 29ª jornada (o ano passado acabámos com 67), participação meritória nas competições europeias e presença na final da Taça depois de eliminar o porto no dragão. Fazer isto com este plantel não é uma época positiva? ou vai ser o resultado de um jogo que vai mudar isso?