domingo, 3 de maio de 2015

"Pode Alguém Ser Quem Não É?"


Crónica ao jogo de ontem? É isto:

Três pontos positivos e justos mas pela segunda parte. Uma primeira parte muito má onde praticamente tudo falhou. Não tivemos dinâmica, não fomos acutilantes nem conseguimos ter o domínio. Fizemos as alterações que tínhamos de fazer o intervalo e fomos muito mais equipa, muito mais dominantes no segundo tempo. O Nacional só apareceu nas bolas paradas. - Marco Silva, 2 Maio 2015


No entanto, podemos sempre deixar algumas interrogações:
- Podemos, no futuro, ser uma equipa melhor e mais próxima de vencer, se ficarmos sem o Carrillo?
- Podemos, no futuro, ser uma equipa melhor e mais próxima de vencer, se ficarmos sem o Montero?
- Podemos, no futuro, ser uma equipa melhor e mais próxima de vencer, se ficarmos sem o André Martins?
- Podemos, no futuro, ser uma equipa melhor e mais próxima de vencer, se ficarmos sem o Cédric?
- Podemos, no futuro, ser uma equipa melhor e mais próxima de vencer, se continuarmos a jogar com Capel, Rossel e Tanaka?
- Podemos, no futuro, ser uma equipa melhor e mais próxima de vencer, se o Jefferson continuar a jogar todos os minutos, sem dar lugar a qualquer alternativa, quando é bem visível um decréscimo enorme na sua qualidade de jogo e segurança defensiva?
- Podemos, no futuro, ser uma equipa que não possibilite tanto à vontade aos adversários (independentemente da sua valia) para criar perigo?
- Podemos, no futuro, ser uma equipa onde Rui Patrício não seja tão determinante?
- Podemos, no futuro, ser uma equipa que não bloqueie nos últimos minutos de um jogo controlado, sabendo gerir a posse de bola em vez de rematar para a bancada após passar o meio-campo?
- Pode uma equipa, com evidentes limitações no plantel e modelo de jogo, estar tanto tempo sem recorrer a Montero (2 meses sentado no banco...)?
- Poderá existir outro clube em Portugal que, afastado do título desde do início da Liga, coloque mais de 30 mil adeptos a apoiar no estádio, num fim de semana prolongado?
- Pode o Cosme Machado ser considerado um árbitro de futebol?
- Pode o Nacional voltar para casa sem um único cartão na folha disciplinar?


- Podemos, no futuro, ser um clube onde não se discute, constantemente, o seu futuro, em locais públicos e por um conjunto demasiado heterogéneo de personalidades? (a novela "Marco Silva" teve, esta semana, um dos episódios mais tristes, rodado na zona Vip do Estoril Open; só neste clube...)
- Podemos, no futuro, ser um clube onde a preparação para as próximas e importantes batalhas (neste caso, a Taça de Portugal) seja feita sem ruído e com total tranquilidade e confiança?


ps: excelente o ambiente vivido antes do jogo com a equipa de hóquei do Sporting Clube de Portugal;
ps2: obrigado Naide Gomes!! 
ps3: até quando este speaker em Alvalade? Porquê aquele espectáculo deprimente ao intervalo (que foi filmado em directo para a SportingTV)? 
ps4: fui só eu que reparei que o Ewerton não esteve, emocionalmente, bem durante o jogo? Após alguns passes falhados na 1ª parte, parece que ficou "parado" e "desligado", abdicando de subir nas bolas paradas (ficava como homem mais recuado), o que levou Patrício e Cédric, mais que uma vez, a irem ter com ele, como que intrigados com a situação. Foi estranho...

16 comentários:

Anónimo disse...

Cantinho,

Não é impossível, mas era mais fácil se esses ficassem (tirando o Cédric para mim).

Capel a titular? Também não percebi...

Gostei do Rosell. Óbvio que ainda está a milhas do William mas penso que é uma alternativa interessante. Tanaka não esteve bem mas também não esteve assim tão mal. Para 3º avançado acho que é suficiente.

Jefferson sempre foi fraco defensivamente. Com o Marco Silva isso apenas se nota mais...

Só não fomos a perder para o intervalo porque os jogadores do Nacional são azelhas e porque o Rui Patrício sacou uma bela defesa.

Com Marco Silva não acredito. Somos mesmo muito fracos. Se não fosse a qualidade do plantel (que muitos dizem que é fraca) andávamos à rasca para segurar o 3º lugar.

Cosme Machado é apenas mais um entre muitos. Todos muito fracos.

Acho que dava para fazer um contracto com a TVI. As novelas que fazemos são top.

Cumps,
RMSCP

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

Claro que há jogadores melhores que esses que enunciei. Mas temos melhores que esses? Nas posições em que jogam? Quanto custa ir contratar os seus substitutos?

Cédric está a voltar a jogar bem. E acho que em Alvalade tem sempre um rendimento muito alto.

O Tanaka é como um amigo meu diz: "serve para 4º avançado do plantel".

A avaliação ao Marco Silva é complicada de se fazer. Até ver, fez melhor que Leonardo Jardim. E se esse foi considerado um semi-deus...
E toda esta novela, quer se queira quer não, influencia sempre o trabalho da equipa técnica e jogadores.
Se pensarmos bem, houve algum momento de tranquilidade nesta 1ª época de Marco Silva? E isso deveu-se, somente, ao trabalho de Marco Silva?

SL

Anónimo disse...

Cantinho,

Eu concordo consigo. Repare que André Martins e Montero são mal-amados pelos adeptos. Adeptos esses que pedem Jonas e Gaitáns para depois os assobiarem e dizerem que não servem.

Para mim não serve. Basta comparar com Maxi (que não é nada do outro mundo) para se ver a falta de qualidade do Cédric.

Eu acho que não precisamos de ir ao mercado buscar um gajo qualquer para ser o nosso 3º avançado quando já temos cá um razoável.

Para mim, não fez melhor que Jardim. Eu não gostei também da segunda metade do Jardim mas pelo menos não éramos um buraco autêntico a defender. Além de que Jardim podia-se queixar do plantel que tinha.

Não digo que as novelas não o afectem mas caramba já vamos em 4 ou 5 meses de exibições completamente ridículas.

Cumps,
RMSCP

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

Maxi tem 30 anos, cerca de 8 épocas a alto nível, sendo que as últimas 5 foram com um treinador de elevada qualidade. Maxi tinha este potencial com 23 anos (a idade de Cédric)? Ou ainda era um péssimo médio-direito?

O Sporting tem de fazer esta questão relativamente às renovações, dispensas e/ou vendas:

- Se dispensarmos ou não renovarmos com X, é possível arranjar melhor ou de valor igual, pelo mesmo preço (ou valor inferior) que pagamos aos que temos actualmente?

Se a resposta for "Sim"...


Tanaka não é o 3º melhor avançado do Futebol Profissional do Sporting, daí ser um bom 4º avançado.


Na 2ª volta, Jardim podia ter tido J. Mário e Martins e achou que deveria usar Magrão. Se Jardim tivesse ficado em 4º lugar, a época já seria considerada positiva. Os contextos e pressão eram diferentes.


E já cansa a permanente instabilidade técnica. Se o Sporting mudar (outra vez) de treinador (e eu acredito que isso vai acontecer, pois é o que BC e MS querem), o Sporting terá o seu 7º treinador em 3 épocas (!!). Não há milagres (pelo menos desta forma).

MMS disse...

Catinho/RMSCP,

Como creio que sabem (ambos), subscrevo integralmente as palavras do Cantinho.

Não deixo ainda assim de dizer que o RMSCP, pela elevação e pelos argumentos, é uma "lufada de ar fresco" entre os que, legitimamente (porque têm todo o direito de o fazer), entendem que MS deve sair.

Abraços aos dois

Cantinho do Morais disse...

Koba,

Obrigado pelas palavras.
Quanto ao RMSCP, subscrevo claramente o que dizes, daí que se vá mantendo aqui um bom diálogo sobre essa temática.

um abraço

(tive muita pena de não ter "participado" na discussão do teu último post; tinha pontos muito interessantes com os quais partilho em grande parte; não foi preguiça foi mesmo falta de disponibilidade mental; há lá elementos muito importantes e espero que alguém os esteja a ponderar)

Anónimo disse...

Koba,

Muito obrigado pela apreciação. Posso dizer o mesmo de ti e do Cantinho. Apesar de não concordar com a vossa opinião, respeito e aceito os vossos argumentos.


Cantinho,

Eu não acredito que o Cédric tenha tanto potencial. A meu ver, é o elo mais fraco do nosso 11 (juntamente com Jefferson). Além disso, os valores que ele pede para renovar (acreditando na informação da CS) parecem-me completamente desalinhados com o seu rendimento. Faz-me lembrar um pouco o "caso" do Adrien.

Quando o comparei ao Maxi, não estava a comparar a qualidade de ambos mas sim a forma de jogar. No Benfica, vemos o Maxi a entrar por dentro muitas vezes e isso dá uma dinâmica e imprevisibilidade ao ataque do Benfica. No Sporting só me lembro de ver uma situação parecida mas o protagonista era o Esgaio (Taça da Liga).

Os resultados não sendo bons, também não foram maus. O que me preocupa é que este futebol (?) não me dá garantias nenhumas para o futuro. O Jardim também cometeu erros. Eu também não era grande fã do estilo de jogo dele mas não posso dizer que não tinha competência. Na minha opinião, Jardim merecia mais uma 2ª época do que Marco Silva.

Não posso concordar. Estabilidade tem de estar assente em competência e eu não vejo competência em Marco Silva.

Cumps,
RMSCP

RG disse...

Cantinho,

O que mais custa é o desperdicio de qualidade que se faz no clube. E quando se lê que Montero pode estar mesmo na porta de saída, e entrar Guidetti para o lugar mais preocupante a situação fica.

Quanto a Rosell penso que apenas pode ser usado como referência no centro, um trinco mais posicional e com menos qualidade a levar a bola para a frente.

Tanaka apenas o vejo com qualidade para ser marketing e apenas isso...

Quando à questão que levantas do Cédric, vejo em Esgaio mais jogador, como tal ( desde que a alternativa seja essa ) não encaro mal a sua saída.

Concordo que precisamos de estabilidade, no entanto perdemos alguma qualidade com o tempo e o uso e abuso dos cruzamentos para Slimani, levam a que pense o pior para a próxima época com MS ao comando...no entanto tudo isso pode mudar, dependendo da matéria prima que lhe seja dada

SL

RG disse...

Quanto ao speaker acho que nem vale a pena comentar....

Aliás nisso de speakers temos tido com cada um!! Jorge Gabriel à cabeça

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

Quanto aos valores, só podemos especular. Já vi vários. Mas mesmo aí, e os valores de M. Lopes? É melhor o Lopes que Cédric para ganhar assim tanto? E Geraldes? Se calhar até ganha mais que Cédric...
Repara que o Sporting não oferece títulos nem grandes campanhas na Champions. Para ficar, é normal que se peça mais dinheiro. Acredito que até pode querer receber menos dinheiro num FCP ou SLB, pois sabem que podem ganhar mais noutras componentes (terá sido isso que se passou com Adrien).
Quanto ao valor do jogador, eu acho que Cédric pode ser melhor se tiver melhores treinadores (coisa que, no Sporting, só teve em 2 épocas e pequena de outra). Volto a perguntar: este Maxi existia antes de JJ?

(fazendo ponte para Esgaio) Não será devido a terem sido médios (e não extremos) o facto de procurarem mais desequilíbrios nas zonas interiores? Já alguém disse ao Cédric para o fazer?

Eu gosto muito do Esgaio. Para mim, até nesta época tinha lugar no plantel e nos 20 mais usados. Espero que seja uma aposta verdadeira. E não podemos ter medo de ter 2 DD com qualidade.

Jardim fez um bom trabalho, sem dúvida. Mas ele quis fazer uma 2ª época?

Defendo sempre a Competência, mas defendo-a em TODOS, de cima até baixo. Será que podemos avaliar o trabalho de Marco Silva de forma independente de todo o ambiente envolvente, desde do início da época? Sabes que também tenho vindo a criticar o nosso Futebol, mas gostava de o poder observar e avaliar no meio de um ambiente tranquilo. Assim, tenho receio de estar a ser injusto.

Cantinho do Morais disse...

RG,

A eventual saída de Montero é isso mesmo que dizes, um desperdício. Esperemos, sinceramente, que não se concretize.

Também acho que o Rossel pode ser mais útil noutro tipo de jogo, que obrigue a mais luta e procura pela bola. Quando a bola está nossa, ele pouco oferece. E estes jogos recentes (Boavista, Penafiel, Nacional) confirmam algo que podíamos ter testado mais vezes: 3 defesas, com William na 1ª fase de construção e mais uma unidade na frente.

Também acredito muito em Esgaio. Não me choca a venda (e não dispensa ou oferta) de Cédric, caso Esgaio regresse mais Pereirinha. Com Miguel Lopes e Geraldes, não. São precisos 2 elementos valiosos por posição. Não podemos abdicar disso.

Assusta-me um modelo de jogo centrado em Slimani. Equipas de futebol, hoje em dia, não ganham títulos assim. E não me venham com o exemplo "Jardel", pois Slimani não tem nem 1/3 da qualidade desse PL.

ps: o speaker e os intervalos em Alvalade envergonham-me.

SL

RG disse...

Cantinho,

Não acredito num regresso do Bruno Pereirinha...

Caso Cedric saia, vejo Esgaio e Lopes como laterais.

Quanto a Slimani....nem 1/3 desse 1/3 que referiu ele tem em relação a Mário Jardel.

Eu como aproveito os intervalos para ir ao WC acabo por nem ouvir e ver o que o rapaz faz. Mas depois de ver um ex speaker vir chorar para os jornais porque não foi convidado para o jogo de estreia do novo estádio....acredito deva ser algo inerente à função.

SL

FCS disse...

Deixo só mais uma pergunta...

Se nestes dois últimos jogos o adversário marca primeiro, como seria?

Cantinho do Morais disse...

RG,

Não sou fã de Miguel Lopes (e é o mais suave que consigo dizer). Não projecto um plantel do Sporting com um jogador da sua qualidade.
Pereirinha era alguém que gostava de ver no nosso clube. Foi um "André Martins" quando cá esteve. Mas tinha muita qualidade. Com experiência seria um bom elemento.
Ele e Carriço foram vítimas de anos de muita instabilidade interna e vinda do exterior (bancada). Um pouco como Martins, Cédric, Nani, Patrício (há aqui um padrão, não?).


FCS,

boa pergunta. Podia ter acontecido em ambos. E esta equipa revela pouca qualidade na inversão de resultados (negativos). Pode ser que tivessem uma reacção como tiveram nos 2 jogos com o Schalke.

FCS disse...

Não fosse essa pequena grande diferença, acho que teríamos jogos em tudo idênticos aos jogos com o Belenenses, Moreirense (casa) ou Paços (casa).

Entre eles vão vários meses em que pouco ou nada se evoluiu.

Enfim, posso ser eu que estou a ver o copo meio vazio.