sexta-feira, 5 de junho de 2015

Paga e Cala


Há uns anos atrás, numa entrevista concedida por um dos alter-ego de Manuel João Vieira (pintor, escultor, compositor e músico dos Ena Pá 2000 e Irmãos Catita), fartei-me de rir com um das suas declarações, quando questionado sobre a sua infância:

Somos de uma família tão pobre que quando éramos pequenos jogávamos ao "mikado" com esparguete. 

A minha infância, graças aos meus pais, não foi tão "dramática", como a de Lelo Minsk [o alter-ego de M. J. Vieira], mas lembro-me que eu e um amigo jogávamos uma versão B (ou de "marca branca") do Monopólio, claramente um jogo que, nos anos 80, tinha um custo significativo. O jogo era o Paga e Cala.

Para quem nunca jogou, aquilo tinha de tudo associado ao mundo empresarial: 
- montar um negócio; pagar impostos; créditos e empréstimos junto da banca; transacções;

Isto é, tinha-se obrigações e responsabilidades. 

O pagar, a parte "chata" do jogo era, na verdade, o assumir dos nossos compromissos com os outros. Não gostava, às vezes era o orgulho ferido vindo de um negócio mal projectado que me constrangia a pagar [era o assumir de um erro], mas tinha de ser, estava no contrato. Era a minha ética, dignidade e valores que estavam em causa, além da responsabilidade e compromisso que tinha assumido com quem tinha celebrado um contrato.

Ontem, gostava que a direcção do meu Clube tivesse reconhecido o valor (profissional, pelo menos..) de uma pessoa com quem, há um ano atrás, celebrou um contrato, um compromisso (por 4 anos...). Estava no seu direito em admitir que esse negócio não teve o "sucesso" que idealizou quando o realizou, mas tinha, sempre, na hora de uma eventual rescisão, assumir a sua responsabilidade e as totais consequências que aquele contrato comportava.
No fundo, mesmo em versão B daquele jogo, só tinha de Pagar e Calar, em vez de comprar mais uma Guerra e Inimigo(s).

Para mim, foi um dia triste para o Sporting Clube de Portugal.


ps: quando for contratado um novo treinador para a equipa de futebol profissional do Sporting Clube de Portugal, darei a minha opinião.

8 comentários:

Jô disse...

Acho que a contratação de Jesus foi o rasgo de génio que nos vai catapultar para outros vôos.
Mas assim, caramba .... assim, não!

No domingo, vivi o meu melhor dia de futebol dentro de um estádio.
Nunca me esquecerei desse dia nem de quem lutou por ele.
Obrigado Marco!
Não sei o que está escrito nessa malfadada nota de culpa, mas tenho a certeza que deste o teu melhor pelo Sporting. Para mim, é o suficiente para que saísses com toda a dignidade.
Ainda és novo e de certeza que esse mesmo domingo (que tanto significa para nós) também de marcou, pelo que estou confiante que um dia os nossos destinos se cruzarão novamente.
Até lá, um forte abraço e um sentido obrigado.

RG disse...

Muito triste o que fizeram e estão a fazer ao Marco Silva.
Ele não merecia e o nome do Sporting Clube de Portugal também não merecia ser envolvido em mais um caso de tribunal!

Muito triste com a forma com que os actuais dirigentes tratam quem tanto dá/deu ao clube.

Abraço

FCS disse...

É portanto ponto assente o que o Marco Silva é inocente em tudo isto?

Cantinho do Morais disse...

FCS,

foi essa a leitura que retirou do post?
A direcção pode achar que deve acabar com a ligação contratual. Está no seu direito e as suas razões até podem ser válidas (não sei).
Mas podia comportar-se de outra maneira e tentar concluir este processo com o respeito e dignidade que exige aos outros. Era só isso, simples.
Optou por outra via, com a qual eu não concordo nem me revejo.


Jô,

A contratação de um novo treinador (por muito bom que seja) devia ser totalmente independente deste processo com o Marco Silva.
Mesmo que o Marco não merecesse sair com dignidade nós somos um clube (ou éramos..) que foi erguido segundo valores importantes. Deviamos ser superiores a quem (supostamente) não foi correcto connosco.


RG,

é mesmo muito triste. É mais um que sai maltratado. Não pode ser. Como é que nos podem respeitar?
E outra questão. Que jogadores nossos são agenciados pelo empresário do Marco Silva? Será que vão sair bem deste processo todo? É que a guerra que se abriu não foi só contra o Marco Silva.
É mais uma...

Abraço

FCS disse...

Cantinho,

De maneira nenhuma. Só quis puxar conversa, até pelo comentário anterior.

Já o disse noutros espaços, que tenho dificuldade em rever-me na solução encontrada.

De 400 páginas o que fica é a questão do fato? Então e já se sabia disso uma hora de pois?

Agora tenho é dificuldade em proferir sentenças tão definitivas. Não me parece que a culpa esteja só de um lado.

Alias essas teorias que o homem é isto e aquilo teimam em ir caindo.

Então a intenção oculta não era colocar o Inácio como treinador?

E a má relação com o Leonardo Jardim? Por mais que o próprio desminta (ainda ontem...) há coisas que não interessa ouvir.

E também não era ideia do BdC contratar um treinador manso que lhe permitisse mandar em tudo e até treinar?

Desculpe que lhe diga, mas isso que diz sobre os jogadores agenciados pela Proeleven tem base no quê? Ou será apenas algo mais que com o tempo vai cair por terra?

P.S. Hoje ao ouvir a bola branca, ri-me sozinho. Então um dos motivos para o Benfica não avançar para o Marco é a desconfiança que gera na estrutura os atritos públicos com a estrutura do Sporting?

Afinal como é?

FCS disse...

Ahh e será que para agarrar esta oportunidade seria possível fazer as coisas de maneira assim tão diferente?

Talvez.... com muito mais dinheiro.

FCS disse...

Juro que é a última...

Não o Cantinho, mas tanto paineleiro benfiquista ofendido e li hoje, confesso que já não me lembrava, não é que o Damásio despediu o Manuel José alegando justa causa por incompetência??

E a ética? A tal que o clube lá de cima teve no episódio moutinho??

Cantinho do Morais disse...

FCS,

Mas eu nem estou a referir-me aos (eventuais) motivos da rescisão. Deve haver motivos para isso, logo avançou-se. Se eu concordo com eles ou não é outra questão. O que eu queria é que a forma como se vai processar a rescisão tivesse levado outro caminho, um pouco mais digno e com respeito por alguém que serviu (e bem!) o Sporting.

Nós já sabemos o que CS diz e pensa de nós. E que as nossas acções são sempre más e as dos outros boas. Mas aquelas que são más (e praticamos isso algumas vezes, menos que os outros) eu gostava que não tivessem sido praticadas. Mas isso sou eu! Não digo isto porque um hipócrita benfiquista ou "jornalista" ou paineleiro o afirmou! Quero lá saber o que essa gente sem ética pensa!
Preocupo-me com o que eu penso e com forma que eu gosto de encarar as pessoas e as responsabilidades assumidas.

Relativamente à contratação do Jorge Jesus fizemos o que tinha de ser feito. Viu-se a oportunidade, fez-se a proposta e ele aceitou. O Benfica não o quis. E, acredite, este aparecimento do Sporting foi mel para o Vieira. Agora tem um 3º elemento que pode diabolizar e justificar a sua ruinosa acção perante os seus acólitos. Se Vieira quisesse o Jesus, ele não seria treinador do Sporting.

E pode escrever aqui sempre que assim o deseje.