quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A caminho do derby


Depois de 3 semanas sem futebol profissional, aproxima-se, finalmente, um jogo a sério. No espaço de semana e meia, Jorge Jesus teve a possibilidade de realizar 2 jogos que serviram como treinos para um desafio muito importante, o do próximo domingo, no Estádio da Luz. No entanto, nada de exagerar nas euforias. Vilafranquense e Skenderbeu, apesar do respeito que merecem, são muito, mas mesmo muito fracos.

Não se sabe bem o que Jorge Jesus irá fazer. A mim, custa-me acreditar que jogadores que não competiram nestes últimos testes, sejam as 1ªs escolhas para domingo. Ou, melhor, custa-me compreender a ausência tão prolongada de J. Mário (do jogo da Taça, visto que hoje estava castigado), Jefferson, Adrien, Naldo e Ruiz (este lesionado) dos jogos, visto que a última vez que competiram foi no dia 4 de Outubro... Claro que entendo que estes 2 últimos jogos eram ideais para dar tempo a quem tem jogado pouco, mas confesso que esperava que, pelo menos 1 dos jogos, apresentasse um 11 próximo daquele que tentará levar de vencida da turma da Luz.

Hoje, o Sporting cumpriu. Cumpriu com o seu dever de Vencer, de querer sempre marcar golos e, claro, cumpriu com o "clássico" de sempre sofrer golos contra qualquer que seja o adversário. Cumpriu ao sofrer o "golo da praxe", um pouco à imagem como fez contra o Vitória Sport Clube, contra 10 e num canto. Aliás, conseguiu mesmo receber cartões amarelos já com o jogo em 5-0 ou deixar a equipa contrária criar perigo.

Gostei do 11. Ainda assim, acho que o JJ arriscou muito ter jogado com jogadores que privilegiam a técnica num relvado daqueles. Todos sabemos que estes países da Europa Central/Leste, chegando a esta altura, apresentam sempre condições difíceis de jogar futebol. Ainda há muito a fazer no que diz respeito a estruturas desportivas nestes países, tão recentemente fustigados por guerras e sempre com condições climatéricas adversas. Desta forma, reforça-se o regozijo de ganhar lá 5-1. Não é para todos. Imaginemos o que seria este 11 em Alvalade, com um "tapete" onde a bola se pode controlar só com 1 toque, sem tropeçar, andar aos saltos, e sem nenhum buraco na relva a cada pontapé de baliza, carrinho, etc. Coitados dos albaneses, nem quero imaginar...

É sempre bom (re)ver o Montero, a sua capacidade técnica, recepção e compreensão do jogo (em oposição a um Slimani sempre "fora do jogo" mas, ainda assim, a reclamar com os colegas). Ver um André Martins que sabe o que é jogar entre linhas e dar tanta opção de passes aos colegas. Perceber que Matheus pode fazer-nos felizes muitas vezes, que Ewerton e Patrício estão de volta e que Esgaio é tão, mas tão melhor que João Pereira.
Também foi bom porque William fez mais uns minutos na sua recuperação, que Jonathan pode jogar mais vezes e que Aquilani, Mané e Tobias estão patamares abaixo dos seus concorrentes directos.

Dizem que, nos titulares, jogaram 10 "reservas". Espero bem que não. Daquele 11, espero ver na Luz, pelo menos 5 a titular.
Se o JJ não se importar, gostava que fosse assim:

Patrício
Esgaio; Naldo; Ewerton; Jefferson
William; Martins
J. Mário; Ruiz (ou Matheus, se Ruiz tiver lesionado)
Montero; Slimani 

O que importa é Ganhar. Acredito que se jogarmos como na Supertaça, é possível vencer onde não se vence desde 2006 (9 anos...).
Se perdemos, o silêncio "altivo" do SLB acaba-se num instante.

9 comentários:

RMSCP disse...

Cantinho,

Jogo bem conseguido no geral mas a primeira parte foi fraca. Temos de conseguir criar mais oportunidades contra este tipo de equipas.

Concordo com a tua apreciação sobre Aquilani, Tobias e Mané e ainda acrescento outros dois: Gélson e B.Paulista. Gélson está longe de ter a qualidade necessária mas a entrar uns minutos aqui e ali vai com certeza evoluir. Em relação a B. Paulista, não vi o jogo da Taça mas neste não me parece que tenha jogado grande coisa. Pensar que emprestámos o Wallyson para gastar dinheiro neste jogador faz-me (muita) confusão.

Já no lado positivo, também concordo. Montero não esteve mal mas também já o vi fazer melhor e Esgaio também fez uma exibição razoável (o que o torna logo infinitamente superior ao JP). Matheus esteve bem e gosto muito mais de o ver jogar do que Gélson. Já André Martins, o patinho feio do costume, foi para mim o melhor em campo mesmo só fazendo meio jogo e a jogar fora da sua zona de conforto. Vamos mesmo deixá-lo sair no fim do contrato para ficarmos com Adrien e Aquilani? Que desperdício...

Para finalizar, belo 11 para a Luz! Se PO recuperar a tempo, para mim, faz dupla com Ewerton. Eu jogava com JM no meio-campo e trocava AM por Matheus. Quem me dera que o JJ jogasse assim mas, infelizmente, Téo e Adrien serão titulares. E oxalá o JJ não se lembre de colocar o JP em campo (e se nem for para o banco também é melhor).

Cumps

Anónimo disse...

Bruno Paulista fez um grande jogo. Uma capacidade física impressionante, boa qualidade técnica e Raça, pressionando sempre o portador da bola adversário. Grande contratação. Um dia que Sir William tenha que sair, estou descansado. Gostei também de Jonatan, A. Martins, Montero, Aquilani e especialmente Matheus, não só pelos golos , mas também por ser o único com jogo vertical (2 assistências para golo). Deveria estar no banco na Luz. SL

Tetchetyud disse...

Não cheguei a perceber se a parte de termos ganho na Albânia foi ironia ou não, por causa do relvado.

Tem noção que o jogo foi em Alvalade, certo?

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

Gelson entrou num período em que tudo já estava decidido (e mais que decidido). Acho que teve lances em que os colegas não ajudaram (há um, com Slimani sempre em posição de fora de jogo, que não lhe permite soltar a bola mais cedo, ficando responsável por esse desperdício quando, na verdade, a culpa não foi dele). Acho que o relvado também não o ajudou, visto que o 1º toque na bola é sempre muito importante, ainda mais quando o utiliza para orientar já uma corrida.
É muito novo e este "caso Carrillo" projectou-o muito e deu-lhe demasiada responsabilidade. É como dizes, jogando aos poucos vai ser muito útil e crescer.
De Paulista ainda não tenho opinião formada.
Faz-me mais confusão Aquilani. A sua lentidão e desprezo pelo jogo e adversários irrita-me. Irrita-me mais a sua contratação e preço (1M/época + 1M de prémio = 4M limpos). Arrisco a dizer que o dinheiro investido em si ter-nos-ia permitido várias coisas:
- renovação com Martins;
- renovação com Cédric;
- não contratação de J. Pereira;
- utilização mais efectiva de Martins;
- manter Wallyson no plantel com minutos de jogo;
- talvez manter Carrillo por mais 1 ano;

Será um peso. Não tenho dúvidas.

Martins e Montero arrasaram. Só não vê isso quem já está tão formatado para ser anti-Montero e anti-Martins. São melhores que Slimani, Teo, Adrien e Aquilani. Mas estão atrás destes para jogar e Martins vai mesmo sair no fim da época. Quando for grande noutro rival depois vamos chorar. O costume. Tem de jogar, muitos jogos seguidos.

Este é o MEU 11. Mas sei que será outro:

Patrício
Pereira; Oliveira; Naldo; Jefferson
William; Adrien
J. Mário; Ruiz
Teo; Slimani;

SL

Cantinho do Morais disse...

Anónimo,

não sei ainda avaliar Paulista. Os adversários foram (demasiado) fracos. Parece-me ter, por vezes, mau timing na abordagem ao adversário o que lhe causará faltas parvas e amarelos desnecessários. É muito diferente o Brasil que estava habituado e a realidade que tem agora. É ir treinando e jogando (na B).


Tetchetyud,

claro que o jogo foi na Albânia. Não me engane, por favor. Uma equipa como o Sporting, candidata ao título e detentora de um Estádio 5 estrelas com cerca de 10 anos, não tem um relvado daqueles. Ainda mais nem começou o inverno. Jogo em Alvalade...

ps: mas olhe que tenho de tirar o chapéu à transmissão televisiva. Mesmo em campos com condições péssimas para jogar futebol, nota-se uma evolução nas condições para as TVs fazerem o seu trabalho. Os telespectadores agradecem.

Jô disse...

Acho um bocado injusto comparar o Montero e o Slimani.
São jogadores muito diferentes.
Um tem muito mais técnica, o outro tem mais golo.
Um recebe e sabe jogar de costas para a baliza, o outro é um jogador de grande área.
Num mundo ideal, jogariam os dois. Sempre.

O problema do André Martins é a falta de arcaboiço.
Espero estar errado, mas com JJ nunca será primeira opção nos jogos a doer (o mesmo acontecerá com Gauld).
A falta de renovação também não deve estar a ajudar.

Cheira-me que no Domingo, o JJ só repete o Patrício e o Ewerton, mas por mim o onze seria este:
Patrício
Esgaio; Oliveira; Ewerton; Jefferson
Matheus; William; Adrien; João Mário;
Montero; Slimani

RMSCP disse...

Cantinho,

Concordo, nesse lance até o comentador se riu quando o Slimani começa a refilar com Gélson sem este ter culpa alguma.

Também concordo em relação ao Aquilani. Não me parece mau jogador mas não o acho superior ao AM e daí também achar uma contratação desnecessária.

Como sabes, não era a favor da renovação com Cédric. Nos restantes pontos concordo.

Também é uma coisa que me faz impressão. Os medíocres jogam sempre e de vez em quando fazem um bom jogo e são os maiores. Os bons raramente jogam (e mesmo assim normalmente jogam bem) e se fizerem um mau jogo (acontece a todos) são logo acusados de displicência e falta de garra. Se AM e Montero fossem mais vezes titulares os jogadores e a equipa ganhavam muito com isso.

Eu só peço que o JP não jogue na Luz.

PS: Não me parece que AM vá para um rival. Está tão desvalorizado por cá que nem os rivais olham para ele como uma boa possibilidade (e que falta fazia ao Benfica que está com muita falta de qualidade no meio campo).

Cumps

Cantinho do Morais disse...

Jô,

Não sei se o Slimani tem mais golo que Montero. Montero oferece muito mais ao jogo e companheiros. Tivesse a "garra" de Slimani e seria excelente. No entanto, a "garra" de Slimani para mim não é suficiente para ser a nossa opção nº1.

"Arcaboiço" tinha o Fernando Aguiar, o King, o Valtinho, o Zapater, etc e não serviam para nada.
Para se jogar futebol é preciso técnica e inteligência. E Martins tem.


RMSCP,

A renovação do Cédric seria excelente. Hoje já vale o dobro dos 5M que pagaram por ele. E não se tinha contratado o J. Pereira (que será titular na luz).
Concordo com o que dizes que os "bons raramente jogam". É pena.
Martins não irá renovar porque não há oferta/interesse para tal. Se não for para um rival (já), irá lá parar. Bastará meia-volta a jogar consecutivamente no Braga (então se for o Fonseca o treinador) e estará na selecção e num outro grande. Sem dúvidas.

SL

RMSCP disse...

Cantinho,

Não tenho visto os jogos de Cédric mas acho o Esgaio superior. Claro que se era para ir buscar o JP mais valia renovarem com o Cédric. Eu concordo com a sua saída mas acho aberrante o "substituto" que foram buscar. Esta época estivemos muito mal nas contratações.

E sim, penso que o cenário que descreves é possível.

Cumps