domingo, 22 de novembro de 2015

3, a conta que Jesus fez

(imagens: gettyimages e Lusa)


Uma noite fria em todos os sítios do país, menos num, o Estádio José de Alvalade.

O jogo de ontem confirmou uma coisa que muitos suspeitavam viria acontecer (não tão cedo, é certo):
o Sporting tem, finalmente, uma Equipa de Futebol. É assim que ela é pensada, preparada e trabalhada, no campo, todos os dias.

A forma como este conjunto de jogadores evoluiu é anormal. São praticamente os mesmos. Ontem, no 11 titular, só João Pereira e Ruiz eram novidades. 

Após um início em grande (bola ao poste por Slimani), uma das raras desatenções (J. Mário, o principal responsável, pois não acompanha Pizzi e/ou Mitroglou), coloca o SLB a vencer. A táctica do seu "treinador" estava a sair melhor do que ele imaginara (0-0). Sem preparação para tal, aos 6m o SLB estava a vencer. A mensagem era clara: baixar (ainda) mais as linhas; perder (ainda) mais tempo; se possível, tentar um contra-ataque (mas só se for possível).

Como reagiria o Sporting? Perder em casa aos 6m? Perante um adversário com jogadores muito fortes e que, em termos de confiança tinha tudo para crescer?

Os minutos seguintes não foram fáceis.. O adversário chegava primeiro, roubava muitas bolas (poucas linhas de passe; poucos jogadores a darem-se ao jogo - Montero, parece que acabou, não foi? já nem eu te consigo defender... assim não) e, sempre que podia explorava espaços concedidos pelo Sporting. Nesta fase, os melhor do SLB apareciam (Gaitan, Mitroglou [gosto muito deste jogador - sempre bem posicionado para receber, entrega bem, sabe usar o físico, excelente] e, até, Talisca).
O tempo passava. Jorge Jesus sentia que havia algo a rectificar. Aproveitando uma assistência médica a um jogador (Gaitan, num choque com P. Oliveira - quem é que mantém o Gaitan em campo???), reúne parte das tropas e, de maneira tranquila passa a sua mensagem.
Apesar de triste com o resultado, na bancada aquele momento trouxe-me confiança. Também eu estou a mudar a forma como vivo o jogo do Sporting desde da chegada de Jesus. Tenho de confiar mais nele (não é fácil!! ser Sporting é sofrer e ver sofrer [e perder]).


A equipa começa a crescer e o adversário a desaparecer. Jefferson avisa. J. César começa a destacar-se. Já nos descontos, a crença de Slimani, avisado por um estádio que lhe informa que a bola estava ali, tira J. César do caminho e coloca na área onde, após disputa de bola entre Montero e defesas adversários, Adrien resolve fazer (parte da) justiça. O empate já estava. Vamos começar tudo outra vez, iguais.
Acho que o empate é momento do jogo. A forma como Alvalade diz "até já" aos seus jogadores é paradigmático da confiança que todos passam a ter: "Vamos ganhar, não há outra via". (do outro lado, a desconfiança e desanimo só podiam crescer)

2ª parte. 
JJ tinha de mexer. Montero e J. Mário tinham sido zero. Um deles teria de sair. Saiu o mais fraco (já com amarelo). Gelson entra e acompanha a equipa para 15 minutos enormes. O objectivo era claro: marcar já. Muitas bolas na área mas nem sempre as melhores decisões. A pressão era alta, a rapidez da circulação e alternância de espaços a usar no ataque colocavam o SLB lá atrás.
Só uma desatenção de Jefferson com Patrício coloca o adversário no jogo. Felizmente, Gaitan optou por simular em vez de marcar. É o momento do SLB. Talisca e Eliseu dão a sensação de jogo equilibrado com 3 remates bem defendidos por Patrício.

Mas o Sporting queria resolver. Ruiz, Gelson, Slimani são as cabeças nesse assalto final. Julio César impera na baliza e leva o jogo até ao prolongamento. Injusto (menos para ele). JJ sabia que o prolongamento só nos prejudicaria.

Prolongamento. 
Duas contrariedades: Jefferson e Ewerton têm de sair; Jefferson pareceu-me logo limitado no aquecimento e confirmou-o no jogo, menos acutilante ofensivamente, o seu forte;
Num jogo que se quer ganhar, o Sporting teve de fazer duas substituições de defesas. Esgaio e Tobias elevam a formação para 7 jogadores e diminuem, ainda mais, a reduzida média de idades da equipa. No outro lado, o "treinador" do SLB faz-nos um favor e retira Mitroglou. No prolongamento, o SLB coloca 2 avançados e o Sporting 2 defesas. Ainda assim, quem tentava caçar era o Leão
O Futebol já não é banal e cresceu. Em tempos também houve em Alvalade, um forcado que achava que colocar defesas era suficiente para não sofrer golos e colocar avançados era o óbvio para os marcar. É bom não esquecer estes momentos, ainda tão perto, para não voltarmos a eles.

Assalto final. 
Com um Ruiz já em decadência (mas sem perder qualidade), a equipa tenta evitar os penaltis. Em mais uma jogada pela direita, a bola sobra para Adrien, que faz aquilo que pouco se tentou, rematar de fora da área. Na ressaca, surge o inevitável Slimani que marca contra a sua vítima preferida (4 golos em 6 jogos). O vulcão de Alvalade entrou em erupção. A forma como o banco leonino explode para dentro do campo (tantos 40 euros de multa....), é a representação do adepto no relvado.
A Vitória estava na nossa mão. Faltavam 10 minutos. Foi aguentar. Patrício deu a tranquilidade lá atrás, Gelson e J. Mário seguraram lá frente (mesmo perante os raivosos Eliseu e Jonas).

Vitória só possível porque há uma Equipa a crescer diariamente. 

Numa semana de tanto cepticismo da minha parte (lesões, desgaste das selecções, alguma arrogância e confiança excessiva, adversário ferido), este Sporting traz-me a uma realidade praticamente desconhecida. Jorge Jesus está para o futebol como Jardel estava nos finais dos anos 90 e em 2001/2002: quem o tem está em vantagem perante os adversários.

Ninguém mais que JJ quer ganhar. Ninguém melhor que ele trabalha para isso. A nós, resta-nos confiar, apoiar e desfrutar. É um Mundo Novo. Vamos ver até onde nos leva.


ps: só em casa vi a homenagem a Peyroteo nas nossas camisolas. Muito bem!
ps2: quis destacar no texto toda a equipa, no entanto, tenho de elevar Slimani (compensa com entrega, crença as limitações técnicas que evidencia), Adrien (nestes jogos o fato serve-lhe muito bem - tanta bola roubada, tanta energia e motivação), Ruiz (deve estar a levar transfusões de sangue em casa), Ewerton (que jogo... o melhor defesa da equipa - que pena ser de vidro), Patrício e Gelson (vindo do banco é outra coisa; tanta dinâmica, tão pouco medo; é assim que tem de crescer).
ps3: vejo pessoas surpreendidas porque o "treinador" do SLB não falou do jogo nas declarações jornalistas. Mas é normal alguém falar do que não entende? Para isso já bastam os "paineleiros" e seus programas ou a flash interview  do Gonçalo Guedes.

10 comentários:

RMSCP disse...

Cantinho,

Não me lembro da última vez do Sporting ter esta qualidade em termos colectivos. Incrível, como os jogadores se movem como se fossem um só. Transição super agressiva e equipa muito compacta. Não é o tipo de futebol que mais me agrada (jogar à velocidade da luz em vez de pensar mais o jogo), mas a forma como em tão pouco tempo se conseguiu incutir este modelo aos jogadores é fantástica.

Aquele início tinha tudo para fazer pensar que o Benfica tinha practicamente o jogo ganho. Enorme reacção e enorme ambiente no estádio, sempre a puxar pela equipa.

Não acho que o Montero tenha estado mal, mas também já o vi fazer bem melhor. Acho também que este não era o jogo certo para ele ser titular mas, independentemente disso, tem de fazer melhor. Fugiu sempre um pouco da bola em vez de a procurar. Eu critico muito o Slimani mas a verdade é que o homem não tem medo de procurar o jogo, mesmo que falhe 90% das vezes na acção que tem de fazer a seguir.

Na 2ª parte, grande jogo do Gélson! Acho que foi o melhor jogo que fez na equipa A. Não tentou fintar tudo o que vinha à frente e jogou muito por dentro.

Enfim, grande vitória. Completamente merecida. No entanto, continuamos a ter dificuldade em desmontar estes autocarros. Falta muita criatividade à equipa.

Em relação aos destaques, para mim o Ruiz foi o MVP. Transpira classe por todo o lado.

Adrien foi o mesmo de sempre e neste tipo de jogos tem a sua utilidade. Muito bem nas recuperações mas muito mal com bola no pé.

Slimani é outro que se mostra muito neste tipo de jogos. Corre que se farta e a verdade é que o esforço acaba por compensar muitas das coisas menos boas que faz durante o jogo.

Ewerton é o que tu dizes. Provavelmente, o melhor central da liga... quando não está lesionado.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

realmente é verdade. Este Sporting, em quase 30 com olhos bem abertos, é o melhor em termos de futebol jogado, em todas as fases e espaços do jogo. Posso recordar excelentes jogos com Peseiro, o 1º de Domingos (com a Olhanense), um ou outro de Sá Pinto, de Inácio, Marinho Peres, Robson ou Queiroz. Mas havia sempre algo mau (ou muito mau). Este Sporting (aquele que se viu ontem) é tão completo...
Chegará para o título da Liga? Não sei. Há um plantel (FCP) muito mais forte e com mais opções que ainda é o principal favorito.

Montero desperdiçou a oportunidade. Não se pode estar 2 semanas a preparar este jogo e apresentar-se assim. Tem 2 lances importantes: o salto à bola de Slimani no golo do empate; uma recepção e passe para J. Mário, deixando este bem posicionado para rematar ou dar em Slimani e Ruiz (não fez nada disso e o lance perdeu-se). JJ não pode ter ficado satisfeito com o seu rendimento. Veremos o que acontece em Moscovo.

Slimani tem as limitações que sabemos. Mas dá tudo. E esse tudo contagia todos. As forças de quem fez 240 minutos no espaço de 1 semana (sendo que os relvados na Tanzânia e Argélia não devem ser pêra-doce), são algo de louvar. Honra lhe seja feita. Muita da vitória de ontem foi dele.

Também concordo com a parte de Gelson. Fez o melhor jogo pelo Sporting. Jogasse com outras cores e já era internacional A.

Ruiz foi muito bom (tem mais classe com a bola que todos os outros) e o Ewerton encheu-me as medidas. Cortes cheios de classe e a bola sempre jogável, procurando colegas em espaços mais adiantados. Foi muito importante na 1ª fase de construção.

Agora é ir a Moscovo com o pensamento no Belenenses:
Boeck
Esgaio; Tobias; Naldo; Jonathan
Aquilani; Paulista;
Martins; Pereira;
Montero; Teo

SL

RG disse...

Cantinho,

Tendo JJ estaremos sempre mais próximos de vencer troféus,independentemente dos "penaltis contra nós" serem ou não assinalados.

Não tive oportunidade de ver o jogo, ter de trabalhar e por estar numa empresa IT ter sites de stream bloqueados é de cortar os pulsos, mas estou a sacar o jogo para o ver depois. No entanto do que fui falando com amigos pareceu claro que fomos superiores, mais uma vez

Cantinho do Morais disse...

RG,

este fim de semana ficou bem evidente (para quem ainda não soubesse) a importância de ter um bom treinador à frente da equipa.
Também se verificou o contrário, isto é, a relevância que é NÃO ter um bom treinador à frente da equipa.
Em Alvalade, estamos conversados.
Em Madrid, o Real de Benitez mete dó e só sobrevive com as grandes individualidades que tem. Mas quando defronta equipas com excelentes individualidades e boas práticas prévias (Barcelona, que nem tem grande treinador...; Sevilla de Emery), é vê-los a naufragar.
Em Inglaterra, o Liverpool tem 3 ou 4 jogadores de classe mas tem, finalmente, um excelente treinador (com 1 mês de trabalho) e ontem venceu, de forma categórica, uma equipa que só tem grandes jogadores (mas um treinador normal) [e já tinha vencido o Chelsea].

Ignorar o factor treinador é de amador. Nós sabemos bem o que isso é. São décadas disso.
Se há algo positivo a apontar a esta direcção é as boas/excelentes escolhas de treinador. O crescimento da equipa/clube passou/passa claramente por aí.

SL

RG disse...

Cantinho,

Acabei agora de ver a primeira parte....e realço:

Categoria de Ewerton é por de mais evidente.
Jogámos contra quem? Salgueiros? É que pela quantidade de vezes que o GR perdeu tempo na reposição de bola, pareceu que sim...

Vamos à segunda parte!!

Anónimo disse...

Excelente post. Concordo com quase tudo. Para mim o momento do jogo foi a substituição de Montero seguido do reposicionamento de J. Mário. Deixámos de estar a jogar com dois jogadores em sub-rendimento (Montero e J.Mário) e trouxemos este último ao jogo. Mérito de JJ. Todos estiveram bem, todos foram grandes, mas tenho que dar valor a um jogador que em muitos poucos dias fez, várias (grandes) viagens, marcando sempre pela sua selecção, e mesmo assim mostrou a sua raça, atitude e garra em todos os lances em que participou - e não foram poucos - o seu nome: Islam Slimani!!! JM, SL.

Cantinho do Morais disse...

RG,

2ª parte? Então vem aí o melhor...


JM,

realmente essa substituição mudou muito o Sporting. E ainda trouxe Gelson que esteve muito bem nos cerca de 80 minutos que jogou.
E sim, Slimani foi o homem do jogo, embora Adrien esteve nos momentos decisivos todos.

SL

RG disse...

Terminei de ver o jogo....

E realço alguns pontos:

1- Mesmo empatados o adversário procurou sempre a todo o custo queimar tempo. Confesso que mantive a dúvida se não seria o Salgueiros a tentar fazer a festa da taça.
2- Grande leitura de jogo de JJ e que evolução está a ter Gelson.
3- Falar em erros de arbitragem e inclusive fazer "queixinhas" de Slimani só pega em quem não viu o jogo. Amarelo para Jardel,Silvio,Samaris e Talisca? Só podem estar a gozar...as entradas seriam no minimo alaranjadas, sendo que Jardel e Samaris jamais deveriam ter escapado ao vermelho directo,
4- Continuo sem perceber se existe penalti ou não sobre Luisão. Ando para a frente a e para trás e continuo sem perceber. Tenho as mesmas dúvidas que no de Slimani e Gelson.
5- Rui Vitória entrou no modo Paulo Fonseca e já não diz coisa com coisa, e dentro de campo está completamente perdido.
6- Ganhou a equipa que mais fez por isso.

SL

Cantinho do Morais disse...

RG,

1- o golo obtido não estava no plano de jogo prévio. A ideia era apostar no nosso desgaste físico (Ruiz, Slimani, J. Mário, Teo) e levar o jogo para prolongamento e penaltis.
2- saiu claramente bem a substituição; Gelson mexeu muito (bem) com o jogo;
3- A do Jardel e Samaris são claros vermelhos directos. Acrescentava a do Jonas ao J. Mário. Pior que as faltas de Sílvio e Talisca, só o facto de J. Sousa ter beneficiado o infractor (principalmente na de Talisca), pois Adrien ia com a bola já à entrada do meio-campo vermelho, mas com 4 a 5 jogadores do SLB deixados para trás. À frente de Adrien estavam Slimani, Ruiz, Montero e J. Pereira também já subia.
4- No estádio vi 1 penalty: mão do Luisão, no lance de Ruiz com J. César. Luisão levanta o casco na altura do cruzamento a pedir fora de jogo (à boa maneira do velhor capitão Humberto Coelho que sempre que havia uma bola nas costas da defesa lampiã, levanta o braço e o fiscal nem hesitava, bandeira para cima. Um senhor... e o respeitinho é bonito), a bola sobra para trás e toca-lhe no braço (levantado);
5- que se mantenha assim por muito bom tempo (e no SLB e longe de nós);
6- não foi isso que disseram ao Guedes para dizer;

SL

RG disse...

Cantinho,

Não vi o flash interview do novo CR7, ou segundo o ex-empresário do jogador que irá ser melhor que CR7, embora cá no burgo seja mais conhecido por ser o "Yannick Djaló branco".

Espero agora que continuem a politica do "culpa outro" que não o Vieira ou o Vitória, quando mais tempo assobiarem para o lado, mais probabilidades têm de ficar em 5 ou 6º...e como ai gostar de ver isso acontecer.

Quanto a nós vejo-o melhorias com os reforços já assegurados. Parece-me que Jefferson vai ter concorrente à altura, e os extremos também! Fica a boa noticia que Ewerton está recuperado e foi apenas os esforço depois de tanto tempo parado.