quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Ganhar domingo, mais nada


Algum dia o Jorge Jesus teria de se borrar (é o seu calcanhar de Aquiles - tantas vezes na Champions pelo SLB e, também, em visitas ao Dragão). 
Infelizmente para nós, foi hoje. Colocou 3 médios e tirou um homem da frente. Mas ainda fez pior, um desses médios era o Aquilani (que só se viu no cruzamento para o 2-2, do Slimani). O Sporting não era o mesmo.

Há pouco a há dizer sobre esta eliminação. Somos os detentores deste troféu. Agora já não o podemos defender. Fizemos o mais difícil que foi começar a vencer, mas depois não quisemos acabar com o jogo, só controlá-lo. Mas só estava 1-0 e faltavam 80 minutos. Embora não sendo aconselhável, isso pode servir contra a maioria das equipas da nossa Liga, mas não contra este Braga, muito bem orientado e com excelentes jogadores.
Começámos a facilitar. Perdas comprometedoras na defesa, acumulação de amarelos e, quando já se devia pensar no intervalo, perde-se uma bola (com falta... - William, jogo de merda, hein?) e o Tonel meteu-a lá dentro.

Embora com muitos golos, o jogo resume-se a muitos erros das equipas. O Sporting defendeu sempre mal (Ewerton, Jefferson, William, Aquilani: miseráveis...) e trocou mal de jogadores. O mal já vinha do 11 inicial. O Braga foi melhor, mesmo contando com um lance mal anulado ao Slimani que, no prolongamento, seria o 4-3. 
Mas como foi um jogo cheio de golos, ninguém falará de arbitragem. Ao menos que se tente falar de Futebol... (seria inédito).

Parabéns ao Paulo Fonseca, Alan, Rafa, Hassan e, porque não, ao Tonel. Reconheço e admiro o seu valor. Hoje foram premiados. 

E nós? Bem, menos uma competição. É pena. Resta-nos voltar à fórmula inicial e vencer, já no domingo, o União da Madeira. A resposta só pode ser essa. Porque, para a CS, a nossa crise começou agora.

13 comentários:

RG disse...

Cantinho,

Desta vez estamos em desacordo... Acho que esteve bem no 11,infelizmente os erros individuais foram muitos. Aquela perda que dá o 1-1 é inaceitável e para mim é o lance que decide o jogo. Convém também dizer que o Braga tem a sorte do jogo, no segundo golo Alan bate mal na bola e ela ao bater no chão passa por cima de Patrício, no 3 bate em Oliveira e mais uma vez passa por cima de Patrício.

Deixo uma nota para Oliveira... O rapaz é mesmo banal!!

PS: Fazer 4 golos e perder 4-3 não é para todos!

Cantinho do Morais disse...

RG,

Para mim, o Aquilani não serve. Não dá. Está ausente do jogo. É muito caro para aquilo que produz. A táctica até podia ser aquela mas acredito que com mais ousadia, o jogo ficava resolvido para nós nos primeiros 45 minutos.

Também concordo que o 1-1 é decisivo e é inaceitável (mas estava-se mesmo à espera, já antes tinham ocorrido "paragens" daquelas).
Sofrer 2 golos em transição é inaceitável. E não estávamos a perder em nenhuma das situações.
Também não gostei do Oliveira, mas o Ewerton superou-o no mau jogo.

É preciso, mesmo, ganhar no domingo.

RG disse...

Mais uma vez discordamos, lol....

Acho que Aquilani esteve muito bem no domingo e hoje esteve acima de William, esse sim começa a não justificar renovação atrás de renovação. Obviamente não é jogador para dar muito nas vistas num jogo mais intenso e rápido, mas não acho que tenha estado muito mal.

Sim Ewerton também esteve do pior... Mas penso que tem a ver com o fraco jogo de William que defensivamente foi zero....ou melhor dizendo de quase todo o meio campo.

Mas considero que JJ abordou bem, infelizmente os erros individuais mataram o jogo.

RMSCP disse...

Cantinho,

Também concordo com o RG. O Aquilani esteve bem. O 2º golo do Sporting, não sendo um grande golo demonstra bem a inteligência dele e do Ruiz. Se tivesse lá um Jefferson era logo um charuto contra o adversário. Compreendo o que queres dizer com ser um jogador caro (e concordo, também não fui a favor da contratação) mas acho injusto criticá-lo por isso.

Quando o melhor jogador da defesa é o João Pereira, acho que isso diz muito da prestação da nossa defesa...

Pressionámos muito no início mas o Braga conseguia sair da nossa pressão com qualidade. Isso causou-nos muito desgaste para o final.

A saída do João Mário foi uma má decisão do JJ. Ainda por cima, Gélson esteve muito mal no jogo. Perdeu muitas bolas sem qualquer necessidade.

Enfim, grande jogo. Perder custa sempre, mas acho que, no global, estivemos bem.

PS1: Grande referência ao Tonel. Este Tonel em particular tem o hábito chato de nos marcar golos.
PS2: Quando é que o William volta do estaleiro? Este rapaz que anda a passear em campo não está a dar conta do recado.
PS3: É inacreditável como nenhum dos grandes se lembrou de ir "pescar" o Alan.

Anónimo disse...

Compreendo que para si o ERRO que poderia ser a chave do jogo - o golo limpo do Slimani - que faria o 4-3 no prolongamento - não tenha valor- que o critério da amostragem dos cartões amarelos em que o Sporting foi claramente prejudicado - não tenha valor - que o tempo de desconto tenha sido de 2 minutos quando só o gr do braga perdeu 4/5 minutos em assistências, mais, AGORA SIM, os 3 cartões amarelos aos jogadores do braga quando isso - nessa altura só servia para perder tempo - não tenha valor! Ignora o que atrás menciono, é senhor de o fazer - pois o seu veredicto está no inicio do post que passo a citar: " (...) Algum dia JJ havia de se borrar (...) foi hoje"! O culpado está encontrado! Felizmente que o Cantinho do Morais não é lampião e muito menos croquette. JM. SL

Cantinho do Morais disse...

RG,

discordar é bom, desde que hajam argumentos para tal, o que é o caso.
Eu reconheço valor no Aquilani. Reconheço que tenha estado bem contra o Moreirense mas acho que este jogo exigia outro tipo de jogador, até pelo que RMSCP diz em baixo: a forma como o Braga saía bem da nossa pressão foi-nos fatal. Essa pressão que, no nosso jogo é nos fundamental, falhou hoje a partir de certa altura. E acho que o Aquilani não interpreta bem essa função. Teria até preferido o J. Mário nessa posição e ter existido a ousadia de lançar Matheus ou até Gelson de início.
Sim, William fez um jogo miserável. Mas que não se tenha dúvidas, em forma, é o nosso melhor jogador. É preciso recordar que não teve pré-época e há 2 meses ainda estava lesionado.
Ele e Ewerton (os tais que são essenciais para a estabilidade defensiva) não estão bem fisicamente. O pior é que o castigo ao Naldo não lhe fez bem também, ficando um pouco frágeis lá atrás.
E o Braga também esteve muito bem, é preciso contar com isso.

Houve erros individuais, muitos, mas este não era o jogo para se mudar algo. Era ir com o se tinha trabalhado (com sucesso), até então.
Paciência, é ganhar domingo, tem mesmo de ser.

SL

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

Realmente a defesa foi um desastre... Mas desde do início do jogo!! Ainda antes do 1-1, já Baiano tinha ficado isolado, já Wilson tinha decidido mal. Estava a adivinhar-se o golo.
Estivemos 2 vezes em vantagem e não vencemos. Não é a nossa marca desta época.
Também acho que foi um grande jogo. Geralmente, neste tipo de jogos, nunca vencemos.

Vi o jogo do SLB com o União e vi uma equipa que, ofensivamente, aposta tudo nas bolas paradas. É preciso atenção máxima. Chegar ao golo será difícil, tentar recuperar de um empate consentido ou de uma situação de derrota será quase impossível (ainda mais com 120 minutos nas pernas + tristeza pela eliminação de um objectivo real).

ps: se pensarmos bem, até quem marcou o 4º golo (o deles, não o nosso) foi um Tonel. E viu-se a forma respeitosa como festejou (e é assim que tem de ser mesmo - é golo, porra!).
ps3: o Alan esteve no FCP mas não resultou. Incrível. Há anos que o acho mesmo muito bom. E o Rafa também parece outro. o Braga só ganhou com a contratação do Paulo Fonseca. Ainda bem para nós que, na época passada, existia um Conceição.

abraço

Cantinho do Morais disse...

JM,

Eu não disse que os erros que, bem, menciona não tenham valor no resultado do jogo. Só disse que os mesmos não impedem que, para mim, o Braga tenha estado melhor.
Agora pode-se questionar: "mas a melhor equipa ganha sempre?". Claro que não.

Não procuro culpados (nem aceito, sequer, as insinuações finais do seu comentário). Como já fiz questão de referir, como adepto (sem ser treinador, muito menos um JJ - que é topo), eu penso que a opção inicial não foi a melhor, até porque, na 1ª parte, vi um jogo fácil e pronto para ser resolvido.

Não é uma questão de culpados. São erros (do técnico, colectivo e individuais) e um adversário de grande valor que falhou menos que nós.

RG disse...

Cantinho,

Acho que estava escrito que perderíamos. Embora Braga tenha apostado no erro e marcado 4 golos, vejo sorte a ser determinante.

1 Golo: Paragem cerebral de WC que contra tudo o que lhe deve ter sido dito desde infantis aos seniores faz um passe lateral com possibilidade de ser cortado e está feito o primeiro

2 Golo: Alan bate mal na bola, ela que ia directa para defesa do Rui, bate no chão e passa por cima.

3 Golo: Remate fora da área que tabela em Oliveira e ao invés de ser defendido por Patrício passa um todo nada por cima da sua mão.

4 Golo: Único erro de Patrício durante todo o jogo, não sai numa zona que devia ter sido sua e, a bola passa pelo único sitio onde podia dar golo.

Por muito que tenham jogado tiveram a sorte do jogo...acabaram por ter sorte.

Resta agora trabalhar novamente todos os processos defensivos ( porra o Oliveira ainda não aprendeu? bastava dar um passo para frente e WE estaria fora de jogo ) e ganhar já domingo.

SL

Anónimo disse...

Caro Cantinho do Morais

Fiquei esclarecido com a sua resposta e até concordo em grande parte com a mesma. Não foi minha intenção beliscar o seu reconhecido Sportinguismo, que transmite no seu blogue (do qual sou seguidor) quer através dos seus comentários, sempre pertinentes e de valor, nos vários outros blogues leoninos. O que eu queria era chamar a atenção para outros factores no jogo e que encontrei neste blogue (que não conhecia) e que recomendo que leia: http://misterdocafe.blogspot.pt/2015/12/fabio-verissimo-quem-sai-aos-seus-nao.html?showComment=1450407538992#c1478689011356251587 JM SL

Cantinho do Morais disse...

JM,

assunto esclarecido quanto a eventuais insinuações.

Reconheço os factores que ocorreram no jogo e, claro, tiveram clara influência no resultado. Mas, à parte disso (que, reconheço, não é um mero pormenor), achei que fomos algo displicentes em alguns aspectos e que ajudaram à derrota.
Li agora esse post que mencionou. Não há coincidências. Eles são sobrinhos de "ilustres amigos" do Sporting, eles são filhos (Soares Dias e, o pior de todos - e que vai estar no domingo na Madeira - Vasco Santos [filho de Martins dos Santos]), aquilo não há mérito, é uma Monarquia.

Pensava que só Tiago Martins é que tinha tido uma evolução tão precoce. Afinal o sobrinho do Olegário também sobredotado da arbitragem.

Isto só lá vai de maneira natural...

Cantinho do Morais disse...

RG,

creio que a maneira como temos vindo a sofrer golos recentemente (Besiktas, Moreirense e Braga) são um claro indício que será praticamente impossível eliminar o Bayer. Porque, assim, vamos mesmo sofrer (muitos) golos.

RG disse...

Cantinho,

Claro ai estamos de acordo. A defender assim estamos com vida complicado, para não dizer já em life support com o Bayer.