sábado, 4 de junho de 2016

Época de Santos

Ontem tiveram início as Festas de Lisboa, uma festividade que dura o mês inteiro de Junho e que, entre os lisboetas, é mais conhecida como "Santos".

Nesta folia que envolve a cidade de Lisboa, a bebida mais vendida é a cerveja. Claro que cada um bebe a cerveja da maneira que melhor lhe convém. Uns preferem em caneca, outros em lata, traçada ou em imperial.

A Travessa da Queimada, localizada em pleno coração lisboeta, num bairro bem tradicional (Bairro Alto), e que leva esta coisa do(s) Santos muito a sério, não podia dissociar-se da festa que, na verdade, já começou há uns meses atrás. Ali, mais do que as quantidades de cerveja que ingerem, o que torna os indígenas únicos é a forma como a bebem, junto dos seus pares e, especialmente, com os seus patronos. Este ano, pois as tradições são para se manter, dão continuidade à arte que os tornou famosos, bebendo as famosas imperiais de joelhos (até devem dar espectáculo quando têm direito a voucher do Museu da Cerveja).


Este ano, até já têm música para a Marcha, que teve um 1ª ensaio geral no Marquês de Pombal, num acto de grande comunhão entre os patronos (quem canta a música) e os "bairristas".



Santo Ivan já se acabou
O São Guedes está-se a acabar
São Renato, São Renato, São Renato
tira-a cá pra fora,
para eu brincar...
 

5 comentários:

RG disse...

Cantinho...

Que tal um part time a escrever as quadras dos manjericos?

Bem mandada...

Aliás aos senhores da Travessa Queimada, de tão queimados que estão só falta dizerem que o 11 do SLB era todo da formação e que tal justifica o baixar de orçamento que se verificou!

Cantinho do Morais disse...

RG,

quadras destas são como os paus do Renato, aos pontapés...

o 11 que eles queriam para o Euro(e eu também), era este:

Paulo Lopes
Nelson Semedo; André Almeida; Jardel (bem tentaram...); Eliseu
Renato Sanches
Pizzi; André Gomes
Guedes; Ivan
Nélson Oliveira

E este ano conseguiram bater todos os recordes sem investirem nada!! Não te esqueças, "a mudança de paradigma"...

abraço

RG disse...

Cantinho,

Agora na mudança de endereço do blogue vou fazer um apanhado dessa mudança!

Isso é ver se finalmente alguém toca no assunto formação, uma vez que me parece que é algo que nunca foi percebido e, começa a ser extremamente irritante ver camarotes e outros que tais a tocarem nesse assunto sem realmente perceberem dele.

Cantinho do Morais disse...

RG,

é isso mesmo, avança com isso. Depois avisa quando mudares o endereço do blog.

Entretanto, hoje já temos mais um clássico leonino, um pai de um jogador a lamuriar-se e a pedir mais dinheiro, apesar deste ter renovado há menos de 1 ano (atenção, eu acho que J. Mário deve ser reconhecido pela importância que tem no 11 do Sporting, mas não desta maneira). Como é óbvio, vamos ter novela, pois já devem ter acenado com milhões para todos, menos para o Sporting.

Vai ser um longo verão...

RG disse...

Cantinho,

Concordo com o reconhecimento ao João, mas parece mesmo ser um caso em que o pai e o empresário foram aliciados com muito. Felizmente não vejo o SCP entrar nesses leilões!

Esperemos que não seja assim tão longo....

PS: Sim, ver se tenho um pouco de tempo para isso! Confesso que ainda estou para descobrir se algum adepto de futebol percebe o porquê de se considerar a formação do SCP a melhor....