segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Erro (olímpico)


Não deveria ser preciso ver os jogos da Selecção Nacional Olímpica para se constatar o óbvio: André Martins é um excelente jogador.

Não deveria ser preciso ver, em somente dois jogos, o quanto André Martins é importante numa equipa e num jogo. A constante oferta e procura de linhas de passe, a movimentação sempre no sentido de receber e estar colocado de frente para o jogo, a recuperação de bolas, as tabelas simples e eficientes, a progressão com a bola ou pela via do passe (recorrendo à melhor situação que o momento gera), e um posicionamento perfeito que permite que os sectores estejam o mais junto possível (quantas vezes é ele, aquele pronto de socorro do portador da bola que já está esquecido e bloqueado junto à linha lateral, no meio-campo adversário?), a maneira quase sempre eficaz como decide o que fazer, são elementos que conferem a este jogador uma qualidade enorme e que custa (muito) ver desperdiçada.

"Apaixonei-me" pelo futebol do André Martins nos primeiros jogos que fez com o Domingos Paciência. No início de 2012, em mais um declínio da equipa, ele era um dos poucos motivos que me levava (ainda) a acreditar na vitória.
Seguiu-se um período excelente com Sá Pinto. Sá Pinto, que terá sido dos piores treinadores que o Sporting teve (bem, Vercauteren e Oceano vieram desmentir isso), foi aquele que melhor explorou o André, conferindo-lhe uma importância enorme na equipa. Quem não se lembra dos jogos com Athletic Bilbao ou com o Metalist, onde jogou a 8 e a 6, com 22 anos?

Mas aquilo que prometia muito foi desaparecendo. A época seguinte trouxe doenças ao clube. Pranjic e Gelson Fernandes juntavam-se a outros desinteressados como Elias. O seu espaço na equipa, por ordem de quem, sabe-se lá, foi-se perdendo. Época perdida e com o pior resultado da nossa história.
Leonardo Jardim recuperou-o, assinando uma 1ª volta enorme (levou-o à Selecção A), bem acompanhado por um desconhecido William e Adrien, junto à direita (com Cédric) e servindo outro grande jogador, Montero.
Em Janeiro, Jardim achou que ganhar a Liga era demais e mudou tudo. Heldon, Magrão começaram a ocupar lugares que deviam ser de Martins e Montero (já suplente de um argelino ainda tão longe da influência de hoje). A disputa do título atirada ao lixo (mais uma vez pergunta-se, por ordem de quem?).

Com Marco Silva, foi-se perdendo. O crescimento de Adrien, o aparecimento de J. Mário e Carrillo colocaram-no como 2ª opção. E mesmo quando Marco Silva achou que cruzar era a única forma de atacar, sempre que aparecia (com Montero, outro proscrito), a qualidade de futebol crescia.

Com Jorge Jesus desapareceu. A chegada milionária de Aquilani e Paulista arrasou com as minhas ténues esperanças. Pensava mesmo que JJ ia elevá-lo ao patamar do longínquo ano de 2012. Não o fez e não ainda percebo porquê.
Quando hoje se vê aquilo que Aquilani não trouxe, aquilo que Paulista não sabe do jogo (nem nunca vai saber), as contratações de Petrovic e, até, Meli, e assistimos à partida, inglória, de André Martins, parece que há algo que não bate certo. Trocou-se o bom pelo incerto. O barato pelo dispendioso. Um leão por um mero profissional.

Em Abril de 2015 fiz esta pergunta. O tempo deu-me razão. E a qualidade (e eficácia) do nosso futebol também. Estamos mais pobres. E porque quisemos que assim fosse. E isso é que é totalmente incompreensível e inaceitável.

Estou seguro que André continuará em Portugal. E, em breve, estará de volta a um grande. E, só aí, é que todos vamos perceber o erro cometido. Mais um, na nossa história.

34 comentários:

Anónimo disse...

Fds o gajo anda a jogar com os miúdos sub23, muitos deles se calhar nem numa primeira liga do pais deles jogaram, e de repente o André Martins passa a enorme jogador? Se tivesse cá e continuasse a mediocridade habitual diziam que era o erro estar no plantel... Haja paciência

Cantinho do Morais disse...

"de repente o André Martins passa a enorme jogador?"

caro Anónimo,

o de "repente" só ocorre a quem, só agora, olhou para o André Martins.
Para mim, ele já é um enorme jogador há muito tempo. E não o provou só a jogar contra "miúdos sub23", provou nas nossas competições e na Liga Europa.

se quiser conhecer mais o André, sugiro estes 2 textos:
http://svpn.blogspot.pt/2015/04/com-montero-e-martins-fica-mais.html

http://svpn.blogspot.pt/2015/04/o-que-e-saber-defender-andre-martins.html

Anónimo disse...

O Andre Martins é mesmo muito bom!! É pena é estar livre e mesmo assim ninguem o quer! Fantastico!

Cantinho do Morais disse...

Anónimo,

o Dier também não prestava e era suplente do Maurício e do Rojo.
É ver o que, hoje, o mundo futebolístico pensa de um e, sequer, conhece dos outros.
Repare que até o João Mário teve ir até Setúbal, porque havia um treinador que achava que o Magrão, o Heldon e o Capel eram melhores.

"Fantástico"!

FCS disse...

Cantinho,

Peço desculpa mas não resistiu a pergunta.

Critica-se o quê? O Clube ou o treinador que não conta com o jogador? Em rigor até os treinadores, já que como refere tanto o MS com o Jardim também o foram deixando cair.

Eu também gosto do André Martins, mas nunca conseguiu dar continuidade, ser consistente.

JG disse...

Cantinho o seu posto sofre de um problema: é confirmado pela realidade. Não seria necessário esperar pelo excelente André Martins dos JO. Bastaria olhar para a ocupação do seu espaço pelos medíocres que foram mereceno a preferência de sucessivos treinadores. Aquilani e o inenarrável Bruno Paulista são as duas últimas opoções anti-AM. Perde o Sporting, perdemos nós. Aposto que André Martins vai ter muitas dificuldades em continuar a carreira.

Cantinho do Morais disse...

FCS,

a crítica é a partida de um excelente jogador, sempre comprometido com o clube, de forma inglória e que foi vendo o seu espaço sucessivamente ocupado por jogadores que não servem nem para lhe fazer sombra. Aliás, basta ver bem o sucesso que tiveram no clube o Pranjic, o Elias, o Gelson Fernandes, o Magrão, o Vítor, o Slavchev, o Rossel, o Aquilani e o Paulista.

Quem contratou estes senhores, quem pediu estes perfis de jogadores e quem não deu continuidade/ou apostou devidamente no André são os culpados.
Ninguém evolui ou mantém consistência jogando uns minutos por mês.
A 2ª volta com Sá Pinto e a 1ª volta com Jardim foram o seu melhor período. Coincidiu quando jogou regularmente. Isso não é por acaso, deve ocorrer com qualquer jogador.

Por exemplo, o erro de se deixar sair o Quaresma para, depois, se apostar num Tello ou Hernâni é de quem? Só do treinador? Não ninguém acima?

Anónimo disse...

Ó "cantinho" comparar o JM (médio centro, na altura) com o Heldon (extremo) e dizer que um tapou o outro é de génio... Vocês devem achar que os jogadores nascem formados. O Dier era o jogador que é hoje nessa altura? O João Mário era o mesmo antes de ir para setubal e agora? O Ruben Semedo calçava no Sporting antes da evolução em setubal...? Daqui a pouco estamos a chegar ao ponto de dizer que também foi um erro termos mandado o André Santos embora por ter sido o nosso melhor jogador numa das piores épocas de sempre...

FCS disse...

O jogador também terá a sua quota-parte de responsabilidade ou não? Na época do Jardim teve muitos minutos mas por esta ou aquela razão foi perdendo minutos e basicamente acabou por não agarrar a oportunidade. O William por exemplo, um miúdo que "ninguém" conhecia nem deu hipótese ao "consagrado" Rinaudo.

Veio o Magrão, e então? Essa é a realidade dos clubes em todas as partes do mundo. Estão sempre a partir e a chegar jogadores.

Qual é a alternativa? Não contratar jogadores para não haver concorrência?

Outra coisa é contratar mal mas também isso acontece com a todos os clubes, especialmente os que andam a contar tostões.

O Sporting até ver, apostou essencialmente em manter os seus melhores.

Relativamente aos jogadores que vieram, penso que ainda será cedo para já estar a classifica-los com fracassos.

Cantinho do Morais disse...

Ó "anónimo",

mencionar Heldon quando eu falei, em 1º, no Magrão também é de génio.
A mudança táctica foi péssima. O Sporting passou de privilegiar a progressão em posse, para um jogo lateralizado e com muitos cruzamentos.
A 1ª fase da época foi excelente por isso mesmo, porque jogando com William, Martins e Montero o Sporting tinha uma circulação de bola excelente e deixava em Capel ou Wilson o jogador que dava outro tipo de jogo.
Passando para Heldon e Capel, passou só a jogar junto à linha lateral e a cruzar, cruzar, cruzar...
Nessa 2ª fase da época, podia bem ter apostado em J. Mário. Bastava ver a equipa B para perceber que tinha ali um excelente jogador.
Sabe quem é que nunca foi emprestado foi excelente logo desde do início? João Moutinho. J. Mário podia ter sido o mesmo. Eu acredito nisso.

Cantinho do Morais disse...

FCS,

é óbvio que o jogador terá a sua responsabilidade. Com Jardim não agarrou a oportunidade? Numa Liga com 30 jogos, fez 27. Numa época sem Europa e perdendo na Taça à 2ª ronda, jogou 29 jogos.

"Outra coisa é contratar mal mas também isso acontece com a todos os clubes, especialmente os que andam a contar tostões."
Magrão, Aquilani, Paulista, Vítor, Slavchev, Petrovic (estou só a ir à posição do André). São tostões que viram milhões (em prejuízo).

ps: William é muito melhor que Rinaudo (que tinha de sair porque era caro), não foi surpresa a sua substituição.

Anónimo disse...

Concordando com tudo, digo apenas que o período que mais gostei de ver André Martins, foi com jesualdo ferreira.
Quando o então diretor desportivo sucedeu a vercauteren, promoveu uma série de miudos e deu a André Martins um papel vagabundo. bruma jogava numa das alas, capel, mesmo carrillo faziam a outra. Dos jogos que tenho memória André Martins era mais que um 8, porque além do transporte de bola estava também no apoio a wolfswinkel. o termo vagabundo é o que me parece mais correto porque tanto aparecia a buscar jogo atrás, como a segundo avançado, ou mesmo abrindo numa ala para dar linhas de passe. Não sendo um jogador de dribles ou velocidade tinha muita facilidade na circulação de bola e a dar linhas de passe aos colegas. Não tenho opinião formada sobre o jogador... mas não se percebe porque temos mais tolerância com quem vem de fora. O titularissimo 8 do Sporting é Adrien. A tolerância para com André Martins ou Aquilani parece-me diferente... embora não haja muito paciência para Aquilani, havia menos para André Martins. Além de que o papel deles é muito ingrato... ter de substituir Adrien e os adeptos quererem que o andamento da equipa seja o mesmo é que é incompreensível. Todos os jogadores precisam de jogos para evoluir... nós é que estamos tão sedentos de vitória que pelo caminho vão ficando estes "danos colaterais". Geraldes e Gauld devem seguir o mesmo caminho.
SL
Basco "O Leão"

Cantinho do Morais disse...

Basco "O Leão",

gosto mais do André jogando mais atrás (8 ou, até mesmo, a 6) do que próximo do avançado, onde tem de receber muitas bolas de costas para a baliza e, assim, está mais sujeito à pressão física do adversário, que é algo onde o André perde.

Ao mencionar Aquilani vai ao encontro de uma das minhas críticas que faço a esta "dispensa" do André. Aquilani não serviu para ser opção a Adrien. E não serviu porque não quis ou já não tem qualidade. Além disso, é muito caro. Isto não é gerir. E repete-se o erro com Paulista e Petrovic como em outras posições, onde um Barcos esteve longe de substituir um mal-amado Montero.

"... mas não se percebe porque temos mais tolerância com quem vem de fora."
pois, infelizmente é verdade. Alvalade é assim. Felizmente, Paulo Bento segurou Patrício. Mas Nani, Carriço, Cédric foram outros a quem Alvalade não quis perdoar. Agora, parece que é o Iuri o escolhido.

Vamos ver se Geraldes e Gauld se safam a esta sangria anti-talento.

RG disse...

Cantinho,

Aprecio André, mas acho que também ele teve uma quota parte do que acabou por suceder. Há ali qualquer coisa nele, que infelizmente para ele, também me faria duvidar ou pensar 2x aquando da escolha do 11. Mas espero que ele um dia consiga mostrar que estou errado e tenha sucesso.

Não crucifique já Petrovic....tem muito qualidade e comigo até seria central e não médio.

Geraldes irá safar-se....quanto ao escocês, confesso que não vejo assim tanto talento.

SL

Anónimo disse...

Boa noite,
Como Sportinguista tenho a dizer o seguinte o ANDRE MARTINS é muito fraquinho!!!!
Adeus e boa sorte.

Silva

Leão de Alvalade disse...

Cantinho,

acabou de borla no Olympiacos.

Rui Inácio disse...

É preciso perceber muito pouco de futebol para não reconhecer a qualidade do André. Ou então basta pertencer à "carneirada" para "engolir" tudo o que o Bruno e o Jesus fazem e decidem. Alguém pode negar que o André tinha mais do que valor suficiente para (pelo menos) pertencer a este plantel do SCP?!? Mas pelo que se tem visto este vai ser o caminho: desprezar os jogadores da formação (já foi o André MArtins, o Esgaio também não deve ser para se contar com ele, o Tobias, a seguir vai o Mané) para se irem buscar jogadores estrangeiros que entram e saem sem acrescentar nada.

Cantinho do Morais disse...

RG,

a questão principal que pretendi trazer(pois o facto de eu ver em André um jogador com grande capacidade para ser opção recorrente no nosso clube, é perfeitamente discutível), é a seguinte:
- valeu a pena abdicar deste jogador para se ter, nos quadros e plantel, Slavchev, Aquilani e Bruno Paulista (ok, tiro, por agora, o Petrovic, embora não tenha gostado nada do que vi)?
- qual o custo desportivo e financeiro dessas opções?

Os únicos que, verdadeiramente, apostaram nele retiram-lhe um grande rendimento (Sá Pinto e Leornardo Jardim).
Porquê que veio Aquilani e Paulista? Repare que, na última jornada, sem Adrien, a quem recorreu JJ para o substituir? Recuou J. Mário e colocou Gelson. Então o Aquilani? Estamos a falar de alguém que custou 1M em prémio + 1M (limpos) em salários (e tem + anos de contrato).

Depois, quando se vê os jogos de André nos Olímpicos, ainda se fica com uma sensação ainda mais amarga.

SL

Cantinho do Morais disse...

Leão,

pois, lá vai ele (e de borla). O meu receio é que a "rede" onde o Olympiakos se move tem uma forte ligação aos nossos rivais. Para a próxima época o Marco Silva será o treinador do SLB, veremos como será a evolução da carreira do André.

um abraço


Rui Inácio,
também tenho algum receio pelo Esgaio. Gosto bastante, muito inteligente e que sempre correspondeu bem (foi titular na Luz à 3º jornada com M. Silva). Quando o vi a 8 em Braga ainda fiquei mais contente. Mas, depois, accionou-se a cláusula de Paulista, deu-se minutos na pré-época a Aquilani e ainda veio Meli (mantendo-se Schelotto e J. Pereira no plantel). Começa a ser preocupante.
Mané já está perdido (e, aqui, há muita culpa dele e há opções, para mim, melhores - Iuri, Gelson e Matheus).
Quanto a Tobias, caso o Manuel Machado assim queira (o empréstimo de César pelo SLB foi mau para Tobias), pode ajudá-lo bastante a crescer. Reforço que não concebo a contratação de mais um central, quando temos bastantes para o Presente e futuro próximo.

JG disse...

Era inevitável a saída do André Martins para um bom clube. A prazo como refere o Cantinho poderá estar de volta pela porta grande. A questão da valorização da formação, é crucial para estabilizar o Sporting desportiva e financeiramente. Trocar jogadores como André Martins, Esgaio, Carlos Mane. Tobias ou Wallyson por Slwchevs e Petrovics é quer desportiva quer financeiramente dar passos seguros para a irrelevância

RG disse...

Cantinho,

Confesso que no Paulista ainda tenho alguma esperança....No entanto estamos de acordo em relação ao Aquilani, embora ache que foi que se arranjou ( dentro da limitada linha de empresários onde BdC se tenta mover ) quando JJ pediu um médio mais experiente. Acho também que a aposta noutro MC aconteceu porque, no seio da equipa técnica e directiva, já se sabia que a renovação com o André seria mais complicada do que se podia esperar, quer por vontade do clube quer até do próprio jogador, uma vez que também está na idade de ter muitos mais minutos.

Quanto ao Slavchev...nem sei o que dizer!!

No entanto olhemos para os MC do SCP: Adrien, WC, JM são indiscutiveis e na minha opinião mais úteis para o sistema de JJ, onde caberia André? Taparia Palhinha,Wallyson e até Esgaio?

Ainda não vi nenhum jogo dos Olimpicos mas acredito que de facto AM tenha dado nas vistas,no entanto permita-me por mais óleo ao lume: de todas as selecções presentes quantas convocaram os seus melhores jogadores? Será que se o tivessem feito, AM daria nas vistas?

Quanto ao Esgaio acho que as coisas estão preparadas para ele ser 8, mas isso toma tempo, como se viu pelo tempo que JJ demorou a trabalhar um jogador de ala, Enzo, num bom 8 para o nosso campeonato.

PS: Perdemos AM, mas quero e acredito que vamos ganhar Palhinha, Empis, Geraldes, etc...

Cantinho do Morais disse...

RG,

"onde caberia André? Taparia Palhinha,Wallyson e até Esgaio?"

Quem tapa estes jogadores não são quem já lá está, é quem vem. Paulista, Slavchev, Schelotto, Petrovic, Aquilani e Meli tapam estes jogadores.

Palhinha já vai para o Belenenses, o que quer dizer que será Petrovic e William. Se William sai, lá vem mais 1 (o que tem de ser, senão...). A questão é, porquê Petrovic?
E Wallyson? o Record já fala numa saída em definitivo... não seria ele o suplente natural de Adrien?

Vamos ver.
Agora fala-se em mais 1 def-esquerdo. Em 3 épocas vieram 3 (Jefferson, Jonathan e Marvim). Afinal, nenhum é suficiente (o melhor é o B. César, mas agora insiste-se em colocá-lo a médio-esquerdo; um pouco como Pereirinha que era melhor def-direito que ala direito). Marvim veio em Janeiro e, como Barcos, já não serve.
Não pode ser e ninguém se responsabiliza. E o lixo é muito difícil de colocar, excepto no Sporting.

Estou muito preocupado com esta época. Cheira-me que será uma época "à Sporting"...

RG disse...

Cantinho,

Não me parece que assim seja...os que vêm tapam, no entanto existem outros que já lá estão que também o fazem.

No caso de Palhinha concordo....do que vi, ainda não está preparado para assumir o lugar....

Quanto a Wallyson não o vejo corresponder ao que dele esperavamos e com a lesão não vejo a coisa a correr para o melhor.

O caso dos defesas esquerdos parece-me normal...Jefferson e Jonathan nunca tiveram qualidade e Marvin precisa de aprender a defender, tal como Coentrão, tem de ter o seu tempo....veremos se esta época confirma ou não que cresceu....BC é o melhor, mas também pode ser um bom médio centro, um bom interior....é no fundo o que se chama no futsal, universal, e um jogador destes faz sempre falta.

Barcos entusiasmou-me quando o vi o ano passado, técnicamente melhor que Slimani, no entanto tem faltado golo, o que cria falta de confiança, do jogador e sobretudo dos muitos adeptos que vejo falar e escrever cobras e lagartos do homem. Nestes casos acho que a saída é a melhor opção....

Estaria também preocupado se viesse os outros 2 rivais muito acima e, sinceramente, vejo um FCP ainda a precisar de 5/6 bons reforços ( não é trocar um Aboubakar por um "tronco" belga que se reforçam, e um SLB que está a começar a mostrar que as rotinas defensivas de JJ se começam a perder, e isso numa equipa que tenha um Rafa capaz de finalizar pode criar muitos dissabores.

Veremos como será até dia 31 Agosto. Por mim entrariam Insua, Douglas, Castagnos e sairiam os que já treinam com a B ( Aquilani e Ewerton, mas também Oliveira e Jefferson.



Cantinho do Morais disse...

RG,

eu também não discordo do empréstimo do Palhinha (é preciso mais, e ainda está verde). Eu não concordo é com a contratação de um Petrovic ou a manutenção de um Aquilani ou de um Paulista. Se era para isso, prefiro, de longe, Wallyson, Martins e Palhinha.

Wallyson é muito bom e envolveu investimento do Sporting na sua contratação e formação. Fez uma época de 2014-2015 muito boa, na pré-época quando jogou, jogou bem e o que se fez? Veio o Paulista e o Aquilani...
Agora veio lesionado do Nice, o que é mau, mas não pode ser razão para dizer que não vai "corresponder ao que dele esperamos".

Jefferson é melhor que Marvim. E isso é preocupante. Marvim mostra Zero de evolução desde Janeiro. Tem sido "um susto". B. César é um jogador importante no plantel, mas para mim, com B. Ruiz e Iuri, o seu lugar só pode ser na defesa.

Barcos se era bom em Janeiro, então tem de ficar. Face ao que temos no plantel (não temos nada), e face à nossa péssima condição financeira, já que se contratou, devia ficar.

Não menosprezemos o SLB. Rui Vitória só não tem de "estragar". Se "estragar", há sempre um voucher, uma mala ou outra forma qualquer de vencer.

Desses 3, só conheço o Insua. E não concebo que se contrate 1 central quando, no último ano, se contrataram 4 (Ciani, Coates, Naldo, Ewerton) e ainda se fez regressar o Semedo.

FCS disse...

Cantinho,

Duas pequenas provocações se me permite...

- As segundas linhas do Real estão a perder com o Sevilha. Segundas linhas mas com o Varane, Marcelo, Modric, Benzema.

- É mais que justo que se lembre também do Labyad. Esse craque que este ano ao que consta, custará 2,3M€ líquidos.

FCS disse...

Sobre o Palhinha, parece-me que o JJ acredita no Paulista.

Agora se bem ou mal, veremos.

RMSCP disse...

Cantinho,

Enorme post, como habitual. Sinceramente acho que já nem vale a pena. Os adeptos já têm uma opinião formatada sobre o André. É ver os comentários (noutros blogs) e verificar que acham que o André foi (mais uma vez) inútil porque é franzino (isto quando foi dos melhores em campo). Para mim, podia ter chegado a um nível melhor do que o Adrien de hoje (o que é globalmente aceite como uma opinião lunática nos tempos que correm). Independentemente disso, será que seria assim tão dispendioso manter um jogador de qualidade e já com vários anos no clube? Nunca iremos saber.

Em relação às contratações. Na 1ª época, aceitei que era complicado trazer valor dada a situação do clube na altura. Na 2ª, Nani compensou muitas das contratações disparatadas que foram feitas. Nesta última, houve Bryan e na que está para começar temos... Alan? Analisando friamente, temos um feito um número absurdo de contratações falhadas (não só pela qualidade mas também pela utilidade). Não se pode andar a dizer que não há dinheiro quando se gastam milhões em jogadores (e alguns nem isso parecem...) que servem apenas para ocupar espaço.

Este ano, o plantel do Benfica é fortíssimo e como dizes, basta Rui Vitória não estragar. No entanto, tenho esperança que hajam alguns problemas em relação a jogadores de elevado estatuto e de fraco rendimento (Luisão, Eliseu, Sálvio, etc...). É rezar para que o JJ consiga por este monte pedreiros (aos quais se juntam um número ínfimo de escultores) a jogar futebol.

PS: Também quero fazer uma referência a Gauld. Se ele não fizer uma boa época no Setúbal (e eu acredito e tenho esperança que o faça), irá ser colocado no contentor do lixo (para muitos até já lá devia estar). Tenho pena do rapaz. O que é visível para mim é que, até hoje, o Sporting não fez mais do que lhe estragar a carreira.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

FCS,

provocações são sempre bem-vindas, ainda mais feitas de forma civilizada. Só que não atingi a primeira, referente às 2ªs linhas do Real Madrid (bem, desses que mencionou, só o Varane é 2ª linha).
Faz bem em lembrar Labyad. Eu gostava que a direcção do Sporting olhasse para Labyad e visse nele um exemplo a não seguir. Mas quando vejo a contratação de Aquilani, Barcos etc, os seus ordenados e manutenção nos quadros(quem é que lhes pega, ainda mais pagando o que recebem?), percebo que, mais uma vez, não se aprendeu com os grandes erros do passado (já não tão recente).

Não sei se JJ acredita tanto no Paulista. O que se sabe é que o Paulista custou e custa mais do que o Palhinha. Agora se é melhor...

SL

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

sim é verdade. Fiz o post como último desabafo e para me despedir do André. Foi muito tempo a tentar mostrar o quanto ele seria útil a nosso meio-campo. Agora é vê-lo longe, tão adulto e tão capaz de integrar grandes equipas (como o Sporting...).
Dispendioso, o André? É como o Cédric. Dispendiosos são os Aquilanis, os Paulistas, Petrovics, Slavchevs (no caso do André) e as contratações (+ prémios e ordenados) de J. Pereira, Schelotto e André Geraldes (no caso do Cédric).

O plantel e o 11 é hoje pior. E isso não faz sentido. JJ é o trunfo, mas pode ser curto.

Neste momento, há o receio pelo Gauld (não percebi a ausência de minutos na pré-época, onde tivemos de ver o Ruiz a 8...), mas também pelo Iuri, Matheus e Wallyson. As notícias não são animadoras, e prevejo um contingente de sul-americanos e de mais reformados/desmotivados até 31 de Agosto.

Muita, muita, mas mesmo muita preocupação. A linha evolutiva criada em 2013 estagnou ou mudou de tendência.

Cumps

RG disse...

RG,

"Eu não concordo é com a contratação de um Petrovic ou a manutenção de um Aquilani ou de um Paulista. Se era para isso, prefiro, de longe, Wallyson, Martins e Palhinha"

Eu estaria de acordo se não conhecesse relativamente bem o Petrovic e se o Aquilani não estivesse a treinar com a B e com ordens para ir dar uma volta. No Paulista tenho como já referi algumas esperanças...parece-me ter qualidade no pouco que vi.


"Wallyson é muito bom e envolveu investimento do Sporting na sua contratação e formação. Fez uma época de 2014-2015 muito boa, na pré-época quando jogou, jogou bem e o que se fez?"

Embora tenha feito uma boa pré-época nunca me pareceu ainda estar com condições para ser substituto dos habituais titulares. Infelizmente veio lesionado e isso, creio, terá sido o pior que lhe podia acontecer pois não mostrou se evolui e com isso estaria preparado para ser alternativa.


"Jefferson é melhor que Marvim. E isso é preocupante. Marvim mostra Zero de evolução desde Janeiro. Tem sido "um susto". B. César é um jogador importante no plantel, mas para mim, com B. Ruiz e Iuri, o seu lugar só pode ser na defesa."

Acho que Marvin tem tantas dificuldades a defender como Jefferson, no entanto a atacar parece-me um pouco melhor. Veremos...
Quanto o Iuri, ele continua a ser o mesmo de sempre, falta intensidade e vontade em correr, ainda me faz lembrar o Iuri dos juniores, aquele que queria a bola no pé e só no pé....e por muita qualidade que tenha, com JJ só isso não chega. Por isso ficará Gelson e Matheus, que para mim são claramente menos evoluidos que o açoriano.

"Barcos se era bom em Janeiro, então tem de ficar. Face ao que temos no plantel (não temos nada), e face à nossa péssima condição financeira, já que se contratou, devia ficar."

Estou de acordo....mas quantos já o assobiam? Quantos já o vêem como o novo Koke, Nalitzis? E isso será benéfico para ele? Será que não foi ele que pediu para sair por não aguentar essa mesma pressão?

Não menosprezemos o SLB. Rui Vitória só não tem de "estragar"...

O problema é que Horta não é Sanches e a forma de defender que vinha de JJ está lentamente a ir embora...a forma como o Braga criou oportunidades não foi apenas sorte...Junto com isto também não acredito que uma época onde em 6 oportunidades se marcava 7 golos, onde Jonas fez 30 golos se volte a repetir.

"Desses 3, só conheço o Insua. E não concebo que se contrate 1 central quando, no último ano, se contrataram 4 (Ciani, Coates, Naldo, Ewerton) e ainda se fez regressar o Semedo...."

O problema é que Ewerton é de vidro e não provou que tenha ido ao "ferreiro" alterar o vidro para ferro, PO, para mim, não tem nem nunca teve qualidade para ser alterntiva! Douglas, se for o Douglas do Twente, será claramente o melhor central do plantel.

Castaignos é bom....tem de relançar a carreira e num campeonato como o PT pode fazer mais que Wolfswinkel, até porque é melhor do que o "Lobo".

MM disse...

Cantinho,

Soberba discussão.
"Para a próxima época o Marco Silva será o treinador do SLB."
Porque dizes isto? Palpite?

Cantinho do Morais disse...

MM,

creio que é o desejo de todos.
LFV sabe que Rui Vitória é limitado e só a qualidade individual dos jogadores e jogo de bastidores é que permite o sucesso.
Com o SLB em modo "FCP nos anos 80, 90 e 1ª década de 2000", é tempo de rotatividade de treinadores, com Rui "Educado" Vitória a ser "solicitado" para desafios maiores (Oriente, Mónaco e a outros afins). Aí, entra o Marco Silva, cuja saída precoce do Olympiakos não é inocente.

Acho mesmo que será, em breve, treinador do SLB (e é se já não é).

um abraço

Forcadelta5 disse...

==========================================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

WELL, LET ME ORIENT YOU ON SOMETHING ELSE THE PORTUGUESE DONT WANT YOU TO KNOW ABOUT BUT ENJOY BEING:

===================================================================================

PORTUGAL IS A HIGHLY RACIST AND XENOPHOBIC COUNTRY!

DO NOT SPEND YOUR HARD, EARNED MONEY VISITING THERE,
OR DOING BUSINESS WITH PORTUGAL!!!

PORTUGAL = RACISM 100%

VISIT THESE SITES TO BE INFORMED ABOUT RACIST PORTUGUESE:

http://portugalisaracistcountry.blogspot.ca/

http://portugalisxenophobic.blogspot.ca
=========================================================

ps
THESE GUYS ARE ANTI-BLACK, ANTI-SPANISH, ANTI-ANGOLAN, ANTI-MOZAMBIQUE AND ANTI-BRASILIAN, AND ANTI EVERYTHING ELSE SO WHY WOULD YOU DO BUSINESS WITH THESE PIGS????

裙底淫照 disse...

a片貼圖區
080視訊聊天室
免費a片
免費a片下載無碼
色a片下載
全球華人視訊網
視訊聊天室
免費a片AV女優
a片女星