domingo, 9 de outubro de 2016

30 anos de Formação (de Aurélio Pereira, César Nascimento, Osvaldo Silva e muitos mais...)


Retomando a "saga" das minhas memórias de 30 anos de Sporting, procurei construir aquilo que, nesse espaço de tempo, corresponde ao melhor plantel oriundo da nossa Formação, a principal fonte de orgulho do Sporting Clube de Portugal no que diz respeito à modalidade Futebol.

Confesso que na construção dessa equipa (30 jogadores, 1 por cada ano), os critérios tiveram que mudar um pouco. Ou, melhor, foi a união de distintos critérios (basicamente, o critério é, somente, "foi eu que escolhi assim"). Tentou-se manter o critério de "vi jogar pelo Sporting". E isso conseguiu-se em grande parte das escolhas. Por outro lado, visto que a nossa Formação é uma referência Mundial, tive que homenagear essa componente, introduzindo elementos que, não tendo visto a jogar "de leão ao peito" vi, depois, a alcançarem um enorme sucesso internacional contribuindo, dessa forma, para a "exportação" da marca Sporting, para a sua visibilidade, com o devido selo de Qualidade (aqui estarão incluídos o guarda-redes Beto, Paulo Futre e Luís Boa Morte - este último ainda o vi, ao vivo, pelo Lourinhanense, mas nunca pelo Sporting). Depois há aqueles que, por alguma razão não tiveram uma carreira brilhante nem alcançaram grande sucesso dentro do Sporting mas, a jogar, foram dos que mais me encantaram sendo, assim, dignos de constarem nesta equipa.
Mais uma vez não cedi à Emoção em detrimento da Razão. Assim, é normal verificarem-se jogadores que se tornaram "bandeiras" de clubes rivais sem que, no entanto, consigam renegar as origens (Moutinho, Simão...). Uma coisa é certa, e por isso é que aqui constam: enquanto jogadores do Sporting, dentro do campo, foram sempre dos melhores.

Tiveram que, obviamente, ficar jogadores de fora: Nuno Valente, Ilori, Venâncio, Mário Jorge, Litos, André Martins, Carlos Martins, Esgaio, Caneira e Mané, entre outros.
Por outro lado, constata-se uma enorme facilidade em encontrar jogadores para as alas, num claro contraste com a posição de Avançado/Ponta de Lança onde, para mim, só existe uma referência: Jorge Cadete. Por isso é que tive de "deslocar" Cristiano Ronaldo para esta posição, que não lhe é estranha, e que permite equilibrar um pouco o plantel.

Bem, é uma equipa talentosa, com muita técnica individual, inteligência, que permite, também, muita verticalidade, mas que será, essencialmente versátil e pouco monótona (na óptica do adversário), na forma como atacará a baliza contrária.
Aqui está o plantel, sujeito a todas as críticas e disponível para, uma vez mais, recuperar as nossas memórias e sentirmos orgulho pelo enorme trabalho que, diariamente se tem desenvolvido na Formação do nosso grande clube:


12 comentários:

RG disse...

Cantinho,

Meu 11 seria:

Damas, Pereirinha, Fernando Mendes, Dier, Beto, WC,Moutinho,Dani, Figo, Ronaldo e Cadete.

No banco teria: RP, Carriço,Peixe, Futre,Nani, J.M e Viana.

SL

JG disse...

Meu caro Cantinho, julgo que o critério temporal dos 30 anos que permite colocar Vitór Damas- terminou a carreira em 1989 faz agora 27 anos, obriga a considerar o grande capitão cuja carreira terminou em 1988. A menos que outro critério me escape. Julgo que é uma boa escolha embora me pareça que esteja um bocado marcada pela contemporaneidade dos escolhidos. Uma alternativa, entre outras.

Vítor Damas(Rui Patrício), Cédric, Venâncio(Semedo), Beto (Dier), Fernando Mendes, William(Oceano), Carlos Xavier(João Mário), Moutinho(Adrien), Ronaldo(Futre,Quaresma,Mário Jorge), Manuel Fernandes(Cadete), Figo(Nani,Gelson).

Admitia recuar Carlos Xavier para central em detrimento de um dos dois que indiquei, porque Carlos Xavier era muito bom, jogasse onde jogasse. Fez jogos notáveis como central. Gosto muito de Rui Patrício, mas Vítor Damas foi o melhor guarda-redes que vi jogar. A nível mundial só dois ou três chegaram ao mesmo nível, mas nenhum com o seu perfil, a sua agilidade e leveza e nenhum tão precoce quanto ele.
A linha avançada, se fosse possível juntá-los todos, permitiria, por si só, sucessos desportivos inalcansáveis, embora me pareça que seriam rapidamente utilizados para reduzir a pó o passivo do Sporting e permitir novas aventuras, novas construções e novos planeamentos.

Cantinho do Morais disse...

RG,

grande 11 e grande banco! Já agora, onde andam os nossos avançados da formação? Ainda pensei em Vargas, João Paiva, Lourenço, Saleiro, Betinho (tudo grandes na formação), mas a passagem para sénior...

SL



JG,
o "grande capitão" que menciona é Manuel Fernandes? Se sim, a sua ausência é simples: não é da nossa formação. Ele foi contratado, já sénior, à antiga CUF em 1975. Se for outro jogador a que se referia, então diga-me pois não estou a ver qual é.
É verdade que a marca da contemporaneidade é evidente. Isso deve-se ao crescimento que a Formação teve com a criação da Academia e, também, à minha idade, estando mais formatado para um passado recente.
Lembro-me de Carlos Xavier a defesa-direito e em várias posições a meio-campo. A defesa central não me recordo. Mas era classe em tudo o que fazia. Ainda hoje não se entende a sua dispensa pelo belga Waseige.
A opção pelo Patrício deve-se à sua longevidade. Os anos que aqui se abordam não são os de "excelência" de Vítor Damas, daí que não seja o nº1. Se o critério for "toda a História do Sporting", então será sempre o Nº 1, seguido de Carlos Gomes, Azevedo, Carvalho, Schmeichel e Patrício (a quem falta o título de Campeão Nacional).

um abraço

JG disse...

Sim estava a falar do Manuel Fernandes. Lembro-me que ele foi uma aquisição à CUF e teve a responsabilidade de substituir o Yazalde. Estava a esquecer-me do pormenor da formação, embora o capitão tenha depois evoluído muito em Alvalade. Nesse tempo a formação tinha outra expressão. O próprio Venâncio suponho que terá vindo de Setúbal, não estou seguro disso.

RG disse...

Cantinho,

De facto os avançados da nossa formação não responderam ao que se esperava aquando da passagem para sénior.

Dos mencionados sempre tive expectativa em Lourenço, Saleiro, João Paiva e Betinho. Sobre Lourenço fui ver o jogo dele ainda infantil aqui no campo do clube e parecia ter qualidade e capacidade para ser grande. No entanto duplicou de tamanho ( em termos de largura ) e não em altura. Parece-me a mim que "quando deixou os outros crescerem" as coisas não voltaram a ser o que era.....

O João Paiva sofreu da falta de capacidade física e Betinho de falta de agressividade. Saleiro já me pareceu que chegou numa altura em que era Liedson e mais 10 e infelizmente também sofreu e continua a sofrer lesões atrás de lesões.

Agora deposito essas esperanças em Ronaldo Tavares! E em 2 que tendo pouco tempo de formação do SCP, não deixarão de a ter e se N.Semedo é da formação do slb eles também serão da nossa: Ruiz e Pedro Marques

Frederico disse...

Boas,
So um pequeno esclarecimento:
O Cadete não veio do Setúbal?


Frederico

Cantinho do Morais disse...

RG,

lembro-me do impacto do Vargas na formação e do trio que compunha com Paulo Costa e Simão Sabrosa. João Paiva também era goleador e sei que teve/tem uma carreira sólida na Suíça.
Sim, Betinho parecia ter tudo mas apareceu num Sporting muito mau, sendo lançado às feras do tempo de Oceano e Vercauteren. Parece não ter aquela "garra" necessária para o lugar. Ainda é novo, vamos ver.

Até o Lindelof é da formação do slb e fez 4 jogos pelos júniores...


Frederico,
O Cadete fez formação num clube de Santarém e, depois, no Sporting. Após a 1ª época de sénior, foi emprestado 1 ano ao Vitória de Setúbal, regressando no ano seguinte.
Lembro-me bem de ir a Massamá ver um jogo de júniores com o meu pai, onde ele foi o principal destaque.

SL

FCS disse...

Cantinho,

Uma questão/dúvida... o Marinho, lateral direito foi formado no Sporting?

Gostava de o ver jogar. Desse tempo também o Filipe e o Amaral. O Filipe perdeu um bocado depois de um acidente de viação, acho que não estou a fazer confusão.

Cantinho do Morais disse...

FCS,

creio que o Amaral e o Marinho são da nossa formação. Também gostava do Marinho, mas nessa altura foi logo tapado pelo Nelson.
Quanto ao Filipe, tenho ideia que o fomos contratar ao Torreense, já em sénior. Mas pode ser que tenha vindo em júnior. Também gostava bastante dele, mas as lesões foram irrecuperáveis e quando foi para Guimarães (negócio Pedro Barbosa e Pedro Martins), começou a curva descendente. Prometia bastante.

RG disse...

Cantinho e FCS,

Sim Amaral e Marinho são da nossa formação....

"lembro-me do impacto do Vargas na formação e do trio que compunha com Paulo Costa e Simão Sabrosa. João Paiva também era goleador e sei que teve/tem uma carreira sólida na Suíça.
Sim, Betinho parecia ter tudo mas apareceu num Sporting muito mau, sendo lançado às feras do tempo de Oceano e Vercauteren. Parece não ter aquela "garra" necessária para o lugar. Ainda é novo, vamos ver."

O Vargas era um avançado móvel e embora marcasse golos não era propriamente o homem de área que sempre precisámos....durante muito tempo via a ala como solução, mas infelizmente os empréstimos não tiveram o sucesso que esperava.

Sim o João Paiva era muito bom, mas para ponta de lança faltava mais arcaboiço físico e na passagem para sénior, a quantidade de golos foi diminuindo e nem no Maritimo B conseguiu ter sucesso.

O Betinho tinha um jeito de jogar que parecia um tanto ou quanto o de Néné que nunca sujava os calções e embora isso fosse resultando na geração de ouro da nossa formação, na passagem a sénior a falta de agressividade e depois também alguma mudança na forma como jogava, talvez imposta pelos marretas que foi tendo como treinador, deixou de ser o homem de apoios frontais, primeiro toque e perdeu-se! Neste momento e embora jovem não me parece que ainda lá vá.....

No entanto o que mais me fez acreditar que tínhamos homem golo foi Luís Lourenço....até júnior o homem tinha uma quantidade de golos impressionante, pena tenha sido que o tenham deixado crescer para os lados :(


PS: E aproveitando este tópico, porque não se organizar uma ida à Academia da malta que frequenta o blog para ver os júniores ou juvenis?

Cantinho do Morais disse...

RG,

concordo com tudo o que escreves relativamente a esses jogadores.
De destacar que o Lourenço fez um excelente início de temporada com F. Santos, sendo o nosso "homem-golo", até chegar um brasileiro que também tinha pouco físico, de nome Liedson.
Prometia, mas as características físicas não deixavam antever grande sucesso. É pena.

quanto ao "ps", vou confessar uma coisa: nunca fui à Academia. É uma grande falha minha. E parece-me uma excelente ideia!

SL

RG disse...

Cantinho,

A questão é que o Lourenço deixou de ser um jogador rápido, esguio e técnico, para ser musculado, menos rápido e menos técnico para mais simples, por vezes até trapalhão! Quem lhe disse que devia ganhar músculo engano-o!!!

Estive lá com uma equipa onde trabalhei para um jogo contra os Juvenis B e recentemente voltei lá para ver o derby das B. Infelizmente o que me levou a lá ir menos vezes, foi também a causa para ter chegado ao derby e já não haver bilhetes: o trabalho.

Basta os restantes começarem a dar ideias e lá iremos :D