domingo, 23 de outubro de 2016

Antijogo?


O empate do Sporting com o Tondela deveu-se ao antijogo?
Confirmo. Estive lá e vi. A forma como o Sporting se exibiu durante 96m não tem outra denominação que não seja "antijogo".

Aliás, tudo o que saiu dos pés e da cabeça de Schelotto, Marvin, Elias, André e (imagine-se...), Bryan Ruiz só pode ser "antijogo".
Este "antijogo" é o resultado da planificação desta época. É a imagem de um plantel mal pensado e muito mal preparado. 
"Antijogo" é encher a equipa de estrangeiros e emprestados que estão aqui de passagem e nem sabem avaliar o impacto que um resultado destes tem no Sporting e na Liga.
"Antijogo" é ter um plantel descaracterizado, cheio de erros (não se aprendeu nada a olhar para os planteis do FCP com Lopetegui? e os resultados que obtiveram?), onde os jogadores se centram em si e nada mais. Exemplos? Vejam a forma como Campbell festejou o empate contra o Tondela. O Sporting ficou triste, o Campbell não (marcou um golo!!).
"Antijogo" é à 8ª jornada ter já desperdiçado 7 pontos... (contra equipa banais...).
"Antijogo" é terminar a última Liga em excelente forma (mas sem a ganhar) e, depois, mudar tudo, sem razão para tal. Saíram 3 jogadores titulares. Entraram 12!!!!
"Antijogo" é jogar ZERO em Vila do Conde, é ser RIDÍCULO em Guimarães e Famalicão e levar um BAILE com o Dortmund e continuar a insistir nos mesmos erros (e até mesmo piorá-los).
"Antijogo" é ter um plantel cheio de entulho (caro e bem pago).

Hoje é fácil abater este Sporting. Basta marcar William e Gelson. Tudo o resto é um deserto.
É um plantel à imagem de quem o construiu e dirige: Arrogante, Egocêntrico, Orgulhoso, Vazio e, juntando tais "qualidades", um Triste.

Os responsáveis pelo "antijogo" que vai levar o Sporting a mais um ano de desilusões estão identificados. Cabe a eles reagir. Quererão mudar a sua maneira de "jogar"? Duvido.
De fora, vê-se um massa associativa e adepta que eleva as assistências acima dos 40 mil espectadores. Em todas as zonas do país, adeptos seguem a equipa para a apoiar (como sempre). A união e o apoio colectivo em torno de um objectivo comum é a mensagem e a imagem que os adeptos enviam para o Sporting. Infelizmente, no Sporting os objectivos são pessoais e os Egos gladiam-se por protagonismo e riqueza.

Esta história já sabemos como vai terminar (falta saber quando). Já todos a vivemos. Há mais de 30 anos que é assim. 
Como é que pensámos que desta vez seria diferente? 
E esse dia, alguma vez chegará?

34 comentários:

Anónimo disse...

Calma amigo. Concordo em muito do que diz mas atirar já a toalha ao chão não me parece ser o mais certo. É ainda muito cedo para isso.
Sei que já andamos há muito tempo nisto e que também me parece que esta época foi mal preparada e que os Aurélios atrasaram a nossa pré-época(não de propósito é claro). Mas não só, também as contratações ficaram para os ultimos dias e horas não ajudam e são erros que nos saem caro. Os jogadores só cá estão há 1,5 meses mas já cá deviam estar há mais tempo. Fartei-me de criticar isso em Amorsporting e agora eis os resultados. Poderemos ainda ser melhores mas provavelmente iremos tarde.
Depois quando se tem um ego muito grande também não ajuda. Já o disse e volto a dizer: estou decepcionado com JJ.

Anónimo disse...

Como é que um presidente que vai no 4º ano do mandato e, segundo o próprio, "preparou-se durante muitos anos para ser presidente", continua a cometer erros tão básicos que roçam a auto-sabotagem?

Como é que alguém que não se cansa de falar na "verdade" ignora total e completamente o seu próprio programa eleitoral, que dizia, palavra por palavra, que só iriam ser contratados estrangeiros de qualidade indiscutível?

Como é que o presidente de um clube que não vence um campeonato desde 2002 renova com um dos treinadores mais caros do mundo após ficar em SEGUNDO, quando ainda tinha mais dois anos de contrato? Que raio de sinal se está a querer passar!?

Como é que um presidente em 4 anos, num clube que desespera por uma estrutura digna desse nome há DÉCADAS, não nomeia um director de scouting/director desportivo com uma ideia CLARA e perceptível para todos do que se quer para o plantel, independentemente do treinador? A sério que em 7 anos de Jesus a lutar por campeonatos ninguém percebeu que ele praticamente só serve para dar treinos? A sério que há gente no clube que olha para o Jesus e vê um fantástico director desportivo?

O Jesus, faça o que fizer, nunca será a causa mas sim a consequência do modo como o clube é gerido, da mesma forma que a selecção não venceu o Euro porque o Fernando Santos tem qualidades extraordinárias mas sim devido a uma organização de grande qualidade que lhe minimiza os defeitos e maximiza as qualidades.

Neste momento será que a direcção acredita que está a fazer um grande trabalho? Se não acredita, tem receio de o assumir e corrigir o que está mal, e se acredita, é porque acha a sequência inenarrável de resultados desta época perfeitamente normal, aceitável, e até satisfatória, o que ainda é pior. Afinal trata-se do maior orçamento da história do clube... pelo segundo ano consecutivo.

Cantinho do Morais disse...

Rui Fernandes,

mais do que desiludido com Jorge Jesus, a minha maior preocupação com ele é a inércia e a "casmurrice". Saltam à vista os problemas da equipa e ainda piora.
Não há razão para J. Pereira não jogar. Não há razão para B. César não jogar (e isto diz bem da qualidade do nosso plantel). Não há razão para Matheus Pereira e Esgaio não terem a sua oportunidade.
B. César rebentou-se todo em Madrid. Passados 3 dias foi titular em Vila do Conde com os resultados que todos vimos.
Com o Dortmund jogou 25m. A equipa melhorou bastante. Passados 3 dias, começa no banco. Alguém entende isto? Cansado não estava...

O líder da Liga, tri-campeão (e futuro tetra) perdeu 2 titulares por opção (vendas). Além disso viu que tinha um problema na esquerda da defesa. O que fez? Trocou os 2 jogadores vendidos e melhorou (e muito) o problema que tinha na defesa.
A questão é: face ao futebol que apresentámos na época passada, faz sentido mudar assim tanto?

A questão tempo e treino no futebol é muito importante. Não nego isso. Mas há outra ainda mais importante: qualidade.
E não é o treino ou o tempo que vai trazer essa "coisa" que não se tem.

SL

Cantinho do Morais disse...

Anónimo,

é isso mesmo.
Só não acho que o nosso orçamento obrigue a vencer a Liga. Isto porque há 2 orçamentos maiores (e há muitos anos que é assim). Mas o investimento feito e o trabalho feito desde LJ tem de dar mais frutos.
E não precisávamos do orçamento da época passada (ou deste) para sermos muito melhores. Ou melhorámos porque contratámos o Barcos, o Teo, o Ciani, o Paulista, o Marvin, o Schelloto, o Petrovic, o Meli, o Douglas, o Jug, Alan Ruiz, o Elias ou o André?
O mau e alto orçamento está todo aqui, neste entulho que acrescentou ZERO ao nosso futebol e ainda dá mais prejuízo porque abdicamos quem tem mais qualidade (e é mais barato).

SL

RMSCP disse...

Jogo muito mau, a fazer lembrar os tempos de Paulo Sérgio e afins.

Para mim, o problema, neste momento, não está na escolha do 11 (embora não ajude andar a jogar com "jogadores" que nem no Tondela tinham lugar). Quando todos jogam mal, o problema não pode estar num ou noutro jogador.

Falta treino e trabalho. Não há qualquer colectivo nestes jogadores. Aquilo que fez com que um conjunto de jogadores bastante razoável se elevasse a um nível superior na época passada. Aquilo que explora as nossas forças e disfarça as nossas debilidades. Falta o nosso elemento desequilibrador: Jorge Jesus.

Falando em expectativas, acho que acabou aqui. Não creio que tenhamos força suficiente para dar a volta a isto. O ambiente no estádio foi terrível. Vai ser um ano como estamos habituados: começamos cheios de moral e rapidamente vamos sempre a descer. Entrámos novamente na espiral negativa de auto-destruição em que entramos practicamente todos os anos. Já vi este filme muitas vezes para acreditar que desta vez vá ser diferente.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

estamos em sintonia. É assim que me sinto e acho que estão aí as lacunas mais que evidentes deste Sporting.
Assim como um dia existiu um Jardel para elevar um modesto Boloni e fazer um plantel (com Hugo, Diogo, Nalitzis, César Prates, Rui Bento, Quiroga, Nelson, Tiago) campeão, nós tínhamos em Jorge Jesus o elemento de desequilibro. Sim, tínhamos.
São erros a mais (a todos os níveis - contratações, dispensas, modelo de jogo e opções escolhidas) para pensar que virá um "click" para mudar tudo.

Vila do Conde encarei-o como um erro. Guimarães já foi mais claro para mim: acabou.

Além da parte técnica, há a parte directiva. Espero não ouvir mais o argumento: "acabaram-se os Pongolles, Jeffrens, Pranjics, Elias e afins."
Não acabou, eles estão de volta. Alguns deles, estão mesmo LITERALMENTE de volta.
Incrível.

E desta vez nem há a desculpa de "foi o Outro." Aquele inimigo a quem gostamos de projectar as causas das nossas fragilidades e erros.
Não, desta vez, fomos tudo Nós.

um abraço

conana disse...

Isso. Repitam incessantemente que acabou aqui. Nada como garantir que acaba já. Ou, pelo menos, o mais cedo possível. Deus nos livre de que isto melhore!

Anónimo disse...

Cantinho do Morais, acrescento que, além desses "reforços" ao nível das direcções anteriores, há uma questão que fica por dissecar quando se fazem balanços: os jogadores que deviam estar no clube e residem a 3km/300km de distância. Só em falhanços públicos confirmados:

Mitroglou (empréstimo!) - 30 golos marcados numa época e 3 meses. Vale quanto? 20/25 milhões?
Danilo - Vale quanto? 20/25 milhões?
Cervi - Mais barato que Ruiz.
Zivkovic
Suk
Marega
José Sá

Só aqui estão, no mínimo, 40 milhões de lucro fácil a voar, sendo que com Danilo a saída do William deixava de ser um problema.

A realidade é que após 4 anos esta direcção tem ZERO jogadores muito valiosos fruto da sua competência no mercado: Patrício, Adrien, William e Semedo. Aproveitou o Slimani, que claramente foi um mero acaso.

Afinal as direcções sempre serviram para alguma coisa: fornecer jogadores suficientes para mascarar a incompetência dos dirigentes actuais durante um mandato inteiro.

Não é uma época ou duas assim, já lá vão quatro, e cada vez há menos paciência...

Anónimo disse...

LASTIMÁVEL...COMO SUPOSTOS SPORTINGUISTAS...PREFEREM DEITAR A TOALHA AO CHÃO, E ASSIM ESTENDER A PASSADEIRA VERMELHA AOS NOSSOS ADVERSÁRIOS.

Enfim...já há muito que tinha reparado que, por estas bandas, apenas se "DESTACA OS MAUS MOMENTOS".

SL

Cantinho do Morais disse...

conana,

Estamos melhores do que há 1 ano atrás? A equipa joga mais? O plantel e o 11 são melhores?
Temos mais possibilidades de cumprir os nossos objectivos?


Anónimo,
não é por acaso que Patrício, William, Adrien, Gelson são os melhores. Assim como foram J. Mário, Nani, Cédric e, antes, Moutinho, Figo, Futre, Xavier, etc, etc. Não é por acaso.
Como não é por acaso que Barcos, Teos e outros (muitos) afins não se conseguem vender.


Último anónimo,
mostre-me "bons momentos" desde que a época acabou.
A passadeira está estendida. Começou em Vila do Conde. E olhe, eu não joguei.

Anónimo disse...

Para o teu "PEDITÓRIO"...NÃO DOU MAIS!!!!!

Espero que, quando a equipa voltar a demonstrar,o que já, esta ÉPOCA CONSEGUIU (MADRID, ALVALADE COM O PORTO), sejas COERENTE...E TE CALES!!!!Pois de adeptos como TU...O SPORTING dispensa!!!

Cantinho do Morais disse...

anónimo,
enfim... mais uma lição de sportinguismo. muito obrigado. felizmente estou cada vez mais afastado da sua forma de viver o Sporting.
Madrid e vitória com o FCP? Bem, Madrid foi derrota (não sei se reparou) e a vitória contra o FCP só resultou porque jogaram os melhores (coisa rara esta época) e porque JJ foi humilde e, a meio, emendou erros que tinha feito no modelo da equipa.
É JJ que queremos de volta.

jorgen80 disse...

Gente com espírito crítico e reflexão são do melhor que há nos clubes que apoiam. É o primeiro Blogger que coloca realmente os pontos nos is sem fugir à responsabilidade do clube.
Parabéns.

JG disse...

Duros são estes dias meu caro Cantinho. O jogo com o Tondela foi o culminar de uma série de erros e de equívocos sempre repetidos e agravados. E recorde-se que Campbell que acabou por empatar - esteve à beira de marcar um golo num lance estudado com Ruiz, lance que já ensaiaram com êxito selecção- esteve para nãoentrar.A opção inicial de JJ era Markovic, o extraordinário Markovic, que tão boas alegrias nos tem dado.
Claro que a conclusão é fácil e pode ser tirada já. A manter o actual estado de coisas o Sporting não será campeão nem logrará qualificar-se para a próxima Champion. A manter o actual estado de coisas o Sporting dificilmente continuará na Europa mesmo na Liga Europa.
Como tudo tem solução no caso do Sporting a solução é fácil. Em primeiro lugar recuperar JJ. Objectivo mais importante. Para aplicar o seu modelo de jogo, fazem falta os melhores jogadores. Sempre que não utilizou os melhores perdeu ou empatou. A equipa que jogou em Madrid, a equipa que jogou contra o Porto, só por motivos de força maior deve ser alterada. João Pereira melhor que Schelloto. Bruno César no meio no apoio ao ponta-de-lança a jogar entre sectores e a ligar o jogo por força da sua boa posse dé bola. Ruiz na ala esquerda, porque fazem falta os seus cruzamentos milimétricos e a sua capacidade de chegar perto da área. Esgaio na lateral esquerda porque o resto é mau de mais. Campbell como alternativa no apoio ao ponta de lança, porque é bom tecnicamente, dribla bem e tem a baliza nos olhos. Bruno César recuaria para lateral esquerdo, neste caso. Sem bons jogadores o JJ e o seu modelo são apenas ligeiramente melhores do que o José Mota ou outro qualquer treinador. Mas são infinitamente mais caros.
Segunda prioridade que só pode ser concretizada em Janeiro. Libertar o entulho que chegou às carradas. Petrovic, Markovic, Ruiz, Melli - achava este um bom jogador mas deve ter alguma dificuldade - André, Castaignos e o podão do Douglas. Recuperar alguns dos jogadores que emprestámos - Iuri e Palhinha na primeira linha - e apostar em jogadores como Matheus Pereira.
Se JJ não mudar a curto prazo Alvalade vai ficar insuportável.

JG disse...

Acrescento o absurdo de termos cedido o lateral esquerdo argentino o Jonhathan para contratar o extraordinário Zigellar e agora querermos adquirir um outro que lá pelas pampas nenhum destaque conseguiu. Parem de espatifar dinheiro sff. Usem o material da academia que é o melhor que cá temos.

RG disse...

" Libertar o entulho que chegou às carradas. Petrovic, Markovic, Ruiz, Melli - achava este um bom jogador mas deve ter alguma dificuldade - André, Castaignos e o podão do Douglas. Recuperar alguns dos jogadores que emprestámos - Iuri e Palhinha na primeira linha - e apostar em jogadores como Matheus Pereira.
Se JJ não mudar a curto prazo Alvalade vai ficar insuportável"

Caro JG,

Estamos a entrar no dominio do paranormal....André e Castaignos tal como Douglas têm qualidade. Chegaram foi na altura errada e para um sistema que exige muito, mas no futuro dar-me-á razão.

Quanto aos argentinos aconselho vivamente a ver um jogo do campeonato argentino para ver se consegue perceber as dificuldades que os 2 estão a sentir....caso não possa recomendo ver o brasileiro que é similar e para o próximo fim de semana até vamos ter os 4 primeiros, logo os melhores, a jogarem entre si.

Quanto aos 2 homens do leste, Markovic já demonstrou no outro rival que tem qualidade e apenas necessita de forma. Quanto ao Petrovic, acho que será util mas não esta época.

Quanto aos elementos da nossa formação que fala apenas concordo com Iuri e apenas numa base de receber menos que Campbell, B e A. Ruiz, porque as dificuldades defensivas que a equipa demonstra continuariam. O João ainda não está preparado para um Belenenses quanto mais para um SCP. Matheus do que tenho visto na B é jogador para entrar não para ser solução que é o que de momento precisamos.


"Acrescento o absurdo de termos cedido o lateral esquerdo argentino o Jonhathan para contratar o extraordinário Zigellar "

É preciso perceber que o Johnatan tem exactamente as mesmas dificuldades a defender que Marvin apresenta...no entanto e olhando para a grande importância que JJ dá ao fisico, Marvin vence nesse campo.

Caros comentadores e Cantinho,

Como já referi no post anterior as dificuldades são devidas à falta de Slimani, JM e agora de Adrien e até mesmo de Teo. A época foi mal planeada e não por JJ ou por más escolhas no que aos jogadores diz respeito por parte de JJ.

A saída de Slimani e JM deveria ter sido acautelada ainda antes da época terminar de forma a que os seus substitutos se tivessem apresentado no primeiro dia da época e não como aconteceu na última semana e até no último dia....Dost não é Slimani e tem de ter tempo para ser trabalhado em alguns pontos onde o argelino era muito forte....e fisicamente sabemos como trabalhou? Atendendo à forma como decorre o campeonato alemão tenho a ligeira sensação que fisicamente está tb a ter a sua pré-temporada de momento.

Neste momento JJ está a fazer a pré-temporada de muitos jogadores e obviamente a equipa ressente-se disso, sobretudo se depois olhamos para jogadores como B. Ruiz e percebemos como também está completamente fora dela ou percebemos que WC também tem cometido erros anormais ( penalti em Guimarães por exemplo ) ou como Semedo em todos os jogos dá pelo menos uma abébia ao adversário, que pode ou não dar em golo.

A solução é JJ disso não tenhamos dúvidas e uma saida do mesmo apenas fará com que voltemos a ser os gajos porreiros que se dizem candidatos ao titulo em Agosto e em Janeiro estão a tentar assegurar um lugar directo na CL.

FCS disse...

Cantinho,

Impossível não reconhecer alguma razão ao seu habitual pessimismo. Mas se quer que lhe diga, tenho saudades do Teo e dos seus golos aos trambolhões.

JG disse...

Caro RG

André e Castaignos têm qualidade para quê? Para ajudarem o Sporting? Os resultados desde que chegaram é que o treinador pouco apostou no André e quando o fez o retorno foi quase nulo. No Castaignos nem vale a pena falar.
Quanto aos argentino não preciso de ver nenhum jogo. O Alan Ruiz nunca será um jogador capaz de triunfar no Sporting. Tem uma completa falta de dinamismo e isso não se resolve perdendo quilos. É um problema da natureza do jogador. O futebol em que ele seria muito bem já não existe. O Melli julgo que o treinador não o considera um reforço. É ao contrário do Ruiz muito mais dinâmico, muito mais raçudo, menos técnico. Não percebo porque nunca jogou nem um minuto.

Quanto ao Makovic devolvo-lhe a pergunta: quantos meses está disponível para esperar que ele recupere a forma? Quantos pontos admite perder até lá? Quando ele estiver recuperado devolve-o ao Liverpool e manda-lhes um postal onde escreve o quê?
Já não é a primeria vez que refere que o Palhinha nem no Belenenses joga. Mas quem lhedisse a si que o Petrovic lá jogava?

O Jonhatan tinha limitações a defender que nos custaram pontos e dissabores. Mas tinha um potencial. A atacar era excelente. Com ele e Jefferson estávamos razoavelmente bem servidos. O quer ganhámos na troca entre Jonhatan e Zieglar?

Um treinador que é o melhor treinador português da actualidade - e o mais caro intra-muros - não pode chegar a esta altura e ter cometido tantos disparates. Ter-se enganado tantas vezes e ter esbanjado tantos pontos contra adversários que não gastam com o futebol aquilo que nós lhe pagamos.

Mas, há uma coisa em que estamos de acordo - estaremos em mais - a solução passa por JJ e se não for já - o tempo será de aguentar, sem perder mais pontos - em Janeiro alguma coisa pode mudar.

Portugueezza disse...

O bota-abaixismo que por aqui anda...

Até entendia se houvesse uma crítica construtiva, uma análise, mas o que se escreve (a comecar pelo autor) é um pouco limitado.

Limita-se a dizer que os jogadores nao servem para o Sporting, chega a rocar o insulto e, isso como contribuicao vale zero.

É a atitude dos assobiadores, dos resultadistas que pensam que isto é uma ciencia exacta. Nao estou a defender ou a branquear "erros" (que sao apenas a minha opiniao) que foram cometidos, como por exemplo insistir em Bryan Ruiz, rodar pouco a equipa e nao ser capaz de gerir resultados.

O problema neste momento é sobretudo mental - este plantel é bem melhor que o da época passada. Parem de falar no Slimani e no JM; já chega, porra! Quantos golos falhou o Slimani que nos deixaram com as maos na cabeca? Quantas vezes o JM se esqueceu de ajudar o lateral e mamámos golos em descompensacao (resposta: duas vezes a época passada).

RG disse...

Caro RG

André e Castaignos têm qualidade para quê? Para ajudarem o Sporting? Os resultados desde que chegaram é que o treinador pouco apostou no André e quando o fez o retorno foi quase nulo. No Castaignos nem vale a pena falar.
Quanto aos argentino não preciso de ver nenhum jogo. O Alan Ruiz nunca será um jogador capaz de triunfar no Sporting. Tem uma completa falta de dinamismo e isso não se resolve perdendo quilos. É um problema da natureza do jogador. O futebol em que ele seria muito bem já não existe. O Melli julgo que o treinador não o considera um reforço. É ao contrário do Ruiz muito mais dinâmico, muito mais raçudo, menos técnico. Não percebo porque nunca jogou nem um minuto.

Meu caro volto a referir que este fim de semana tem bons jogos para ver no campeonato brasileiro ou argentino. Talvez perceba as diferenças...claro que pelo que vejo acha que são máquinas e como tal não têm de se habituar ou ambientar a coisas completamente diferentes do que estavam habituados. Quanto ao Melli, por mais raçudo que seja se tacticamente não compreender o jogo será um Gelson Fernandes ou na melhor das hipoteses um Oceano nos seus primeiros tempos.

Quanto ao Makovic devolvo-lhe a pergunta: quantos meses está disponível para esperar que ele recupere a forma? Quantos pontos admite perder até lá? Quando ele estiver recuperado devolve-o ao Liverpool e manda-lhes um postal onde escreve o quê?
Já não é a primeria vez que refere que o Palhinha nem no Belenenses joga. Mas quem lhedisse a si que o Petrovic lá jogava?

Estou disponivel para esperar o tempo que for necessário....Quanto ao Petrovic eu conheço-o e você conhece? Pelos vistos não....Falamos mais tarde!

O Jonhatan tinha limitações a defender que nos custaram pontos e dissabores. Mas tinha um potencial. A atacar era excelente. Com ele e Jefferson estávamos razoavelmente bem servidos. O quer ganhámos na troca entre Jonhatan e Zieglar?

Ah então era bom a atacar mas mau a defender...e a principal competência de um lateral qual é? Ficamos a ganhar fisico! E olhando para o que um defende e outro ataca nem um nem outro serviam e teriamos coxos no lado esquerdo à mesma.


Um treinador que é o melhor treinador português da actualidade - e o mais caro intra-muros - não pode chegar a esta altura e ter cometido tantos disparates. Ter-se enganado tantas vezes e ter esbanjado tantos pontos contra adversários que não gastam com o futebol aquilo que nós lhe pagamos.

Mas que disparates é que ele cometeu? É que só vejo essa teoria e factos nada...o homem tem metade da equipa a fazer pré-época em Outubro, pré-época essa que tal como ele referiu à umas semanas é feita em jogo, porque treino quase não existe, e isso tem consequências. Perdeu Slimani e JM, e não vou perder mais tempo a explicar o que eles traziam ao sistema, sem ter jogadores minimamente preparados para os substituir e tem culpa de quê? Alguém conhece o que lhe foi pedido por BdC? Alguém admite que BdC lhe tenha dito que está à vontade para rodar jogadores na CL como na LE da época passada? Alguém por exemplo sabia que Adrien já apresentava problemas fisicos? Sabemos nós se B.Ruiz, B.César ou JP não têm também problemas que têm de ser lidados com pinças para não prejudicar ainda mais a equipa?

Mas, há uma coisa em que estamos de acordo - estaremos em mais - a solução passa por JJ e se não for já - o tempo será de aguentar, sem perder mais pontos - em Janeiro alguma coisa pode mudar.

Vai mudar de certeza....mais que não seja porque ainda vêm aí umas semanas de Taça da Liga, TP e paragem para o Natal. E com isso os indices fisicos de alguns jogadores vão subir.


No final do campeonato faremos as contas e veremos quem tem razão!

RG disse...

"Parem de falar no Slimani e no JM; já chega, porra! Quantos golos falhou o Slimani que nos deixaram com as maos na cabeca? Quantas vezes o JM se esqueceu de ajudar o lateral e mamámos golos em descompensacao (resposta: duas vezes a época passada)."

O meu caro/a ou é intelectualmente desonesto ou tenta fazer-se passar por....a principal qualidade que falta a esta equipa e que Slimani trazia é a defensiva, não a marcação de golos.

Quanto ao JM, a falta que faz não é a ajudar o lateral, é a criar a sensação de termos 3 médios, com isso permitir que em transição defensiva o trinco ou o MC ajudassem em contenção ou dobra o jogador do lado onde estava o perigo e, a sua falta é também muito sentida pela forma como sabia executar a pressão juntamente com Slimani e Teo. Com estes 3 homens metade das transições das equipas adversárias que o SCP sofre por estes tempos não existiriam.




Que a época foi mal planeada, não tenho a menor dúvida, mas não por JJ. Os clubes portugueses têm de planear épocas com 6 meses a 1 ano de antecedência. Por exemplo: Neste momento já BdC e JJ têm de saber que para o ano abdicam de Adrien e WC e têm já de ter marcados os jogadores que pretendem para os substituir, quer seja para virem já em Janeiro e trabalharem 6 meses com a equipa, para conhecerem métodos, as nuances do nosso futebol ou para se integrarem no 1º dia da nova época. Não podemos vender e comprar apenas no último dia/semana de mercado.

Foi assim que o FCP conseguiu a supremacia...Lisandro andou 1 ano a ser suplente antes de explodir, Jackson estava contratado antes de Falcão sair, foi assim que Rolando chegou ao Dragão,Guarin, Fernando, etc....


PS: Este comentário do Cantinho foi escrito a época passada:
"...Com o que vi ontem, não acredito. Neste nível, os pormenores fazem a diferença. Ontem foram muitos (erros defensivos, falhas de lances de golo e 2 penaltys, expulsão do infractor que deixava a equipa adversária com 10 e não jogava na 2ª mão). São pormenores que custam 15M..."

No inicio da epoca passada com uma equipa que vinha do ano anterior tinhamos demasiados erros defensivos, com o passar do tempo conseguimos ser das equipas menos batidas do campeonato. Com uma equipa com 3 elementos de caracteristicas completamente diferentes dos do ano passado não será normal tb apresentarmos dificuldades?

Está dificil? Está....mas vai melhorar disso não tenho a menor dúvida

Cantinho do Morais disse...

FCS,

quando temos saudades do Teo, é porque algo vai mal. E sim, também eu sinto saudades dele (apesar de ele só ter aparecido quando já estávamos em 2º lugar...).
E outra das limitações do nosso plantel é a importância que colocamos em B. César. B. César é um bom jogador, titular indiscutível neste Sporting. Mas não teria lugar no 11 do SLB e FCP e isso diz muito. No Sporting, queremos que seja defesa-esquerdo, 8 e que jogue no apoio ao ponta de lança. Algo está mal..


RG e JG,
há muita coisa em que me revejo nos vossos comentários (e obrigado pelo debate que têm proporcionado). Se no RG vejo clarividência na explicação das nossas limitações (a ausência de JM e Slimani, por exemplo, e o que isso significa na nossa forma de defender e, também, atacar), no JG vejo muito do cepticismo e clara noção das más opções tomadas neste (e em outros) mercado, algo que partilho totalmente.
E aí, RG, por muito que eu queira acreditar no conhecimento que tens destes jogadores, na qualidade de JJ (que sim, é a solução, sem dúvida), não acredito em milagres com A. Ruiz, Marvin, Schelotto, Elias e André.
O que eles "oferecem" não é fruto de má pré-época ou ausência de rotinas e treino. Ali não há qualidade. Ponto.
A. Ruiz joga um futebol que já não existe, assim como Elias (eu vi-o a esconder-se dos colegas, contra o Tondela!!!).
E os referidos laterais vieram com os tais 6 meses de antecedência que mencionas (e isso é excelente), mas não evoluíram, regrediram. E isso não foi surpresa.
Não sei se a solução é Jonathan, mas Marvin é que não é. A sua presença no jogo resume-se a uma coisa: é por ali que os adversários virão.

A equipa vai evoluir? Epá, tem de ser!!! Mas 7 pontos já lá vão... Nesta Liga de m****, isso é irrecuperável, pois o SLB só vence. E pergunto, se JM e Slimani saíssem logo na pré-temporada, teríamos ganho os primeiros 4 jogos? É que já passaram quase 2 meses desde que chegaram esses reforços "atrasados"... E A. Ruiz? Onde está o resultado de quase 4 meses de treino com JJ?
O melhor jogo de Campbell foi quando jogou a 2 ou 3 dias de ter chegado! Jogando na direita. Nunca mais o fez...
Mesmo com os condicionalismos todos de um plantel quase novo (não compreendo porquê de mais uma "revolução" no plantel, quando fomos fortes na época anterior), teríamos de vir com a vitória de Guimarães e teríamos de vencer o Tondela.
Como será quando o SLB tiver Jonas, Jimenez, etc, recuperados? E quando o FCP recuperar, de vez, o Brahimi?
Tínhamos de nos ter destacado. Mas não, a corda já está (novamente) no pescoço. É "à Sporting"...

Acho que o plantel é desequilibrado. Acho que jogadores como Iuri, Wallyson, Esgaio, Matheus e André Martins (este no lugar de Adrien, agora, seria ouro), tinham lugar. Davam-lhe mais identidade e qualidade. Não tenho dúvidas.
Não estão. A "vassoura" não pode regressar em Janeiro, isso é demente. Mas acredita, temos um 11 forte (jogando os melhores), e pouco mais. Logo, não evoluímos.


"No final do campeonato faremos as contas e veremos quem tem razão!"

TU, TU e TU!! É isso que eu quero. Mas repito, isto é o campeonato português. E há pouca Razão nele. Sempre foi assim.

um abraço a todos

RG disse...

"E aí, RG, por muito que eu queira acreditar no conhecimento que tens destes jogadores, na qualidade de JJ (que sim, é a solução, sem dúvida), não acredito em milagres com A. Ruiz, Marvin, Schelotto, Elias e André.
O que eles "oferecem" não é fruto de má pré-época ou ausência de rotinas e treino. Ali não há qualidade. Ponto.
A. Ruiz joga um futebol que já não existe, assim como Elias (eu vi-o a esconder-se dos colegas, contra o Tondela!!!)."

Cantinho,

Em A.Ruiz verás mudanças...n nos podemos esquecer que esteve parada cerca de 2 meses antes de iniciar a época em Portugal. Tem falta de dinamismo? Tem, mas isso está s ser trabalhado.

Quanto ao André e ao Elias não é falta de qualidade, são praticamente 10 meses de competição, mais de 200 treinos, mas de 40 jogos nas pernas ( sobretudo para Elias ) e uma falta de noção do que JJ quer. Para te dar um exemplo um dos maiores talentos brasileiros dos ultimos anos e que foi jogador do FCP voltou ao Brasil para jogar a passo e é literalmente a passo....em 2 meses num sistema tão exigente como o de JJ seria de esperar que com todas as condicionantes já fosse extremamente importante? Não...mas isto é apenas a minha opinião

Quanto aos laterais concordo...têm pouca qualidade mas para o campeonato PT chegam. Esse sempre foi o calcanhar de JJ: Eliseu, Cortez, etc....

O Benfica só não tem Jonas. de resto em todas posições está hoje melhor que quando terminou o campeonato. Nelson é melhor que Almeida, Jardel ou Luisão é igual, Grimaldo é melhor que Eliseu, Horta tecnicamente dá mais que Sanches e para o que na época passada jogou Gaitan, Cervi ou Sálvio dão o mesmo.

Nós além de termos perdido Slimani e JM ainda deixámos de ter Adrien e temos Ruiz num estado de forma horrível.

Quanto aos jogadores que podiam ter lugar, concordo com o Ricardo, tal como Pereirinha são do melhor que apareceu para o lugar de lateral direito. Todos os outros não....sobretudo que no ano passado AM nunca foi opção.

Não podemos é assobiar jogadores mal tocam na bola, não podemos falar ( como vi alguém falar na SIC após jogo com o Dortmund ) que JJ ganha muito para só ser 2ª ( como se realmente nos ultimos 20 tivessemos imensos 2 lugares com luta até à última pelo titulo e vários recordes batidos ) porque tudo isso condiciona....e nem é preciso ter jogado no Damaiense para perceber isso, vamos apoioar, dar tranquilidade e se por acaso a coisa n corre bem ao invés de assobiar saimos do estádio e deixamos os jogadores a olhar para bancadas vazias.

FCS disse...

Falar do que o Jesus ganha, depois dos encaixes com o João Mário e sobretudo com o Slimani (a evolução e valorização que atingiu) é perfeitamente ridículo.

RG disse...

FCS,

Infelizmente nós somos um clube onde os adeptos pensam em grandezas de um dia para o outro.

Tirando os titulos vencidos por Inácio e Boloni, só PB teve uma época onde chegou ao último dia a ambicionar ser campeão. JJ chegou ao clube depois de 7 épocas onde o melhor que conseguimos foi ser 2ª em uma delas e com as nuances que se conhecem. Fomos 7ºs durante esse tempo e pela primeira vez deixámos de competir na Europa.

Chegou JJ e fizemos o dinheiro que fizemos com JM e Sli, temos com toda a certeza mais uns quantos a entrar com Gelson, Adrien e WC, batemos o recorde de pontos do clube por larga margem e mais uma série de outros recordes....

No entanto alguém esqueceu tudo isso e se 2 anos antes diziam que era muito bom ser 3ª agora acham que o 2ª lugar é muito pouco para quem ganha tanto.

Coisas....

Pedro disse...

Obrigado pela exposição que nos têm proporcionado. É sempre bom ler criticas construtivas. Não acho que esteja tudo bem, longe disso. Mas acho que por vezes nos esquecemos de como estava/está o clube. Só este ano é que eventualmente teremos banco, quando os reforços começarem a carburar. E ainda se fala de termos jogadores que vêm um ano ou meio para ganhar ritmo (e que os há, só que demoram a ganhar o espaço). É que se calhar, se tivessemos o mesmo orçamento da nossa concorrência directa a história era outra.

O que não quer dizer que se tenha feito inumeros erros de casting, que eventualmente poderiam ser evitados.

Outra coisa, também acho que falar depois dos acontecimentos, é facil. Podemos e devemos criticar o trabalho da direcção na construção do Plantel desta época. Contudo, mais uma vez, convém não esquecer o enquadramento. Será que no final da época a direcção já tinha a certeza que ia vender Slimani/JM?

Isto de encomendar vendas antecipadas nem do outro lado da circular com mendilhões...

Cantinho do Morais disse...

RG,

Concordo que assobiar não é o caminho (pelo menos não é o meu), nem pedir a cabeça. Mas exige-se resultados e, acima de tudo, não se quer "teimosias" (Schelotto, Campbell na esquerda, B. Ruiz a jogar todos os minutos, e o ignorar de Esgaio e Matheus). Além disso, o que mais me incomoda, e é essa a razão para tanta tristeza, é que não havia necessidade de se mudar tanto... E esta natureza de comprar, comprar, comprar que me assusta em JJ e, também (pois isso foi visível nos 2 anos anteriores), na direcção do Sporting Clube de Portugal.
Não havia necessidade de tantas contratações. É seguir um caminho que não se deseja, que se contestou e se gritou que jamais voltaria a acontecer.

"Quanto aos laterais concordo...têm pouca qualidade mas para o campeonato PT chegam."
Se o campeonato PT é tão mau que os nossos laterais servem para ele, como é que tu esperas que o SLB perca pontos? Num campeonato tão fraco como este? Na época passada empataram 1 jogo e perderam 4. 29 vitórias!! Nós já vamos em 1 derrota e 2 empates...
Os laterais não servem nem sequer para esta Liga. Basta ver Vila do Conde e Tondela. Só aí, foram 5 pontos, para não falar do lance do 2-3 em Guimarães. Não chega.

André Martins não foi opção porque só tinha 1 ano de contrato e porque alguém pensava que Aquilani ainda servia (e viu-se que não servia).
O upgrade com JJ é enorme, sem discussão. Mas, agora, já partimos muito atrás e acredita, o estádio vai começar a esvaziar.

SL


Pedro,
concordo que não podemos ir pela "conversa dos orçamentos". Se assim fosse, o nosso lugar era o 3º e acabou. Mas posso criticar o nosso orçamento, uma vez que o considero excessivo face às necessidades que, realmente, tínhamos. Precisávamos de 2 avançados? Vieram 4!!! (há 1 ano tinham vindo 2 - Teo e Barcos; e já tínhamos vendido, mal, um outro - Montero).
Precisávamos de laterais? Veio Marvim e o Schelotto (e hoje é uníssono que não servem - ignora-se o Esgaio e o João Pereira)
Precisávamos de um substituto de William? Veio o Petrovic...
Precisávamos de um substituto de Adrien? Veio o Elias, o Paulista e o Meli (3!!!). (Dispensou-se o Wallyson, o Geraldes e o André Martins.)
E o Alan Ruiz, veio para o lugar de quem? Não importa. Custou 8M!!

A exigência subiu com a grande época (em termos de futebol jogado) passada, mas também subiu porque o investimento subiu. A crítica é só uma: tudo subiu, menos a nossa qualidade futebolística.
E isso é que não se compreende e, digo eu, se aceita.

SL

JG disse...

RG gostaria de partilhar do seu optimismo relativamente ao Alan Ruiz. Mas infelizmenre a possibilidade de o meu pessimismo não se confirmar são ... nulas. Os dados estão lançados. Se JJ insistir nesta funesta rotação de jogadores e não apostar na base que jogou em Madrid e rodar para gerir cada um dos jogos e ser mais pragmático quando se apanha a ganhar, em Dezembro podemos esrar a preparar a nova época. Cinco pontos são dificeis de recuperar, mas sete ou oito são impossiveis. Insisto numa ideia que já aqui deixei: todos nós lidamos mal com a frustração de anos sucessivos de péssima gestão e maus resultados desportivos. O ano passado parecia uma evolução para um novo tipo de gestão e para um nível desportivo superior. Se os bons dias do jogo em Madrid e contra o FCPorto não regressarem Alvalade vai mudar de figura. Ninguém tem paciência para passar cartas brancas.

JG disse...

Concordo com o Cantinho em quase tudo, no seu lúcido e apaixonado pessimismo. Quem me dera que o amigo RG tenha toda a razão do mundo e primeiro em Dezembro e depois no final da época, possamos festejar a vitória no campeonato. Está quase tudo nas mãos de JJ e na sua capacidade para gerir optimamente os recursos. Espero que frente ao Nacional se possa reiniciar essa caminhada.

Pedro disse...

Cantinho, No geral concordo contigo, só não sou tão péssimista e dou a beneficio da duvida. Infelizmente, acho que, com as condicionantes do nosso clube, volta e meia vamos ter de andar a remendar buracos e fazer destas asneiras.

Quanto ao orçamento já desde a época passada que tenho vindo a ficar apreensivo com o que tem vindo a crescer. A verdade é que manter as pérolas, custa dinheiro e se na época passada só tinhamos equipa para consumo interno, julgo que este ano (a direcção) já se exige mais, a nivel externo, ao JJ.
A direcção tentou com as limitações e a trabalhar em cima do joelho oferecer soluções ao treinador. Se quiseres, até ao jogo do RM, ninguém colocava nada em causa (curiosamente sofremos os golos com Adrien Fora).

Jogos como o do Tondela, e não só, foram maus de mais (tendo por base a época passada).

O grande problema neste campeonato da treta é que não há tempo para estes erros e todos queremos ser campeões. A mim também me faz um bocado de confusão não apostarmos em alguns jogadores nossos que se calhar poderiam podiam começar a aparecer no nosso 11, p. ex. Wallyson, palhinha, Mateus Pereira e vai se buscar outros que vai se a ver e não são melhores que os nossos.

Também pode ser o caso de jogadores como WC, João Mario, Adrien, Ruben Semedo que tiveram de sair para jogar mais regular e ganhar o seu espaço.


A exigência subiu com a grande época (em termos de futebol jogado) passada, mas também subiu porque o investimento subiu. A crítica é só uma: tudo subiu, menos a nossa qualidade futebolística.

Uma pequena nota, não é assim tão linear que o investimento tenha subido (já é tarde para fazer contas, mas não nos podemos esquecer que saiu JM e Slimany (70M/80M). E sim os custos com salários subiram e tem estado a subir bastante.

A qualidade futebolistica, quero acreditar que vamos dar a volta por cima e com um dois bons jogos a equipa ganha tranquilidade para começar a carburar.

Cantinho do Morais disse...

JG,

admito, sou um pessimista por natureza. Não me gabo disso. Mas relativamente ao desporto, temos de concordar que ser do Sporting (e sofrer bastante por ele), não tem ajudado nada na superação dessa limitação.
Amanhã tem de haver uma resposta. É como dizes, mais de 5 pontos é o Adeus oficial (embora eu ache que "já fomos").


Pedro,
Ainda bem que há quem mantenha uma ténue esperança, apesar de admitir que os erros cometidos podem ser irrecuperáveis.
Preparámos mal esta temporada. Haverá tempo e vontade para corrigir? Haverá, sequer, a noção que fizemos mal muita coisa?

"A qualidade futebolistica, quero acreditar que vamos dar a volta por cima e com um dois bons jogos a equipa ganha tranquilidade para começar a carburar."

Relembro que antes desta enorme tempestade, vínhamos de 4 jornadas seguidas a vencer (uma delas contra o FCP). Já tivemos essa tranquilidade e hipótese de carburar. Porquê que abdicámos dela?

ps: só uma pequena nota - Schelotto foi titular em Vila do Conde, Guimarães, Tondela e Dortmund. "Só" as nossas piores exibições desta época, com resultados catastróficos. Coincidência? Justificou a titularidade para ir a esses jogos? São estes erros que não consigo entender.

RG disse...

Cantinho,

"Se o campeonato PT é tão mau que os nossos laterais servem para ele, como é que tu esperas que o SLB perca pontos? Num campeonato tão fraco como este? Na época passada empataram 1 jogo e perderam 4. 29 vitórias!! Nós já vamos em 1 derrota e 2 empates...
Os laterais não servem nem sequer para esta Liga. Basta ver Vila do Conde e Tondela. Só aí, foram 5 pontos, para não falar do lance do 2-3 em Guimarães. Não chega."

Espero que percam como perderam com o V.Setúbal já esta temporada. Quanto aos jogos de Vila do Conde e de Guimarães acham que foram os menos culpados e passo a explicar o porquê:

1- Vila do Conde entrámos com demasiada tracção à frente, avançados e médios muito avançados e que faziam com que caso o Rio Ave metesse a bola entre-linhas ficavam em superioridade numérica ou até iguais! Mesmo assim a derrota começa num golo onde Adrien aborda mal o lance e "ceifa" Roderick como "mandavam as regras". Em Guimarães foi William a cometer um erro.

Qu

"RG gostaria de partilhar do seu optimismo relativamente ao Alan Ruiz. Mas infelizmenre a possibilidade de o meu pessimismo não se confirmar são ... nulas."

Diga-me um nome de jogador sul-americano que logo de inicio tenha pegado no futebol europeu devido a diferença de ritmo, táctica e qualidade? Eu deixo uns quantos: Acosta, Enzo Perez,Nico Gaitan, Di Maria que andaram época a época e meia a ser considerados flops pelos adeptos rivais e até o próprio Neymar.
Como referi já em outros comentários, se puder dê uma olha no Santos X Palmeiras ou no Atletico MG x Flamengo que são os 4 primeiros e depois diga-me quantos daqueles jogadores queria ou acha que renderiam no imediato ;)

Está dificil mas ainda não impossível :D

Cantinho do Morais disse...

"Diga-me um nome de jogador sul-americano que logo de inicio tenha pegado no futebol europeu devido a diferença de ritmo, táctica e qualidade?"

Por isso mesmo, porquê que se aposta tanto neste mercado, quando já cá haviam jogadores prontos (ou mais prontos)? Valeu a pena a troca de Naldo por Douglas? Douglas ainda está a aprender e só pôde ser opção com o Famalicão...
Porquê que, nesta fase obrigatória de adaptação e aprendizagem, não se aproveitou Matheus, que já treina com JJ há mais de 1 ano? E até já jogou e foi titular?
Se em Janeiro se visse que o "camião" reforços já estava bom, e fossem melhores que os outros que já cá estavam, então aí reorganizava-se o plantel, emprestando aqueles que são menos bons.
Os reforços não estão prontos. Mas mesmo sem o estarem (e merecerem), viram a porta da titularidade totalmente aberta. Os resultados estão aí.

vamos ver o que nos trazem os ares da Madeira...

RG disse...

Cantinho,

Douglas veio da Turquia e está a trabalhar na Europa à uma série de anos...ainda não está é em condições físicas.

Ainda não acho que Matheus esteja pronto para ser titular como tenho visto na equipa B. Mas isto é apenas a minha opinião!

Boa CI dada ontem pelo mister!