quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Too much Champions will kill you


Não vamos, mais uma vez, continuar a ignorar o óbvio e tentemos ser como a equipa do Dortmund: directos, práticos e eficazes.

O Sporting da época passada tinha plantel para ganhar a Liga. Disputou-a até à última jornada, perdeu-a por 1 ponto e fez o máximo número de pontos na sua História.
Esse mesmo plantel consegui vencer, de forma brilhante, a Supertaça, mas esta é uma competição de um único jogo. No entanto, esse mesmo plantel, foi insuficiente para vencer a Taça de Portugal, para competir na Taça da Liga e para jogar na Liga Europa, onde fez o mínimo exigível.
Desse plantel, titulares, saíram 3 jogadores: Teo, Slimani e João Mário.

Para esta época, o Sporting achou que, mesmo sem Slimani e João Mário [e Teo], era possível subir a exigência. Além da Liga era, agora, possível disputar a Liga dos Campeões. Só que o Sporting, na sua planificação para esta época, esqueceu-se de fazer uma pergunta obrigatória:

Se o plantel da época passada só deu para a Liga e foi insuficiente para as restantes competições, o que é que ele terá de ter (a mais) para subirmos de nível de exigência?

A não fazer esta pergunta, os responsáveis pela planificação desta temporada cometeram um erro tremendo: não dotaram o plantel com a qualidade (e quantidade de qualidade, não só quantidade por si só), exigível e compatível com o publicitada subida de exigência.
Ao plantel da época passada que, como já referimos, só deu para vencer a Supertaça e disputar a 1ª Liga, o Sporting não só perdeu 2 titulares indiscutíveis (mais o Teo), como acrescentou (quase) ZERO ao seu plantel.

O Sporting só fez uma contratação de qualidade exigível para a subida de exigência que apregoou: Bas Dost.
Tudo o resto, é NADA.
Petrovic, Markovic, Campbell (na esquerda...), Marvim (contratado há menos de 1 ano), Alan Ruiz (8M...), Schelotto, André, Douglas, Meli, Paulista e Castaignos, não fizeram subir a nossa qualidade técnica. O que fazem é subir a tabela salarial e ainda mais prejuízo quando jogam (e muitos jogam bastantes vezes!!!).

Não é possível fazer MELHOR (ou sequer IGUAL), relativamente à época passada, se o que temos é PIOR do que se tinha na época passada.

Sem João Mário, Slimani (e Adrien), o comportamento defensivo desta equipa não é muito melhor que o dos tempos de Paulo Sérgio, Sá Pinto ou Vercauteren. Tem é William (coitado, ontem teve de ser 6, 8 e 10), e dois bons centrais. De resto, o vazio e as condições que oferece ao adversário para ser feliz são as mesmas.

A equipa quase imbatível, segura e confiante que terminou a época passada, já não existe.

Ontem, em campo, estavam jogadores que não seriam titulares em alguns 11s do tempo de Leonardo Jardim e Marco Silva (atenção, não estou a comparar a qualidade futebolística que cada treinador trouxe: Jorge Jesus é melhor). E a Evolução não devia ser esta. Era suposto melhorar o 11, não piorá-lo.

Sinceramente, acho que o Sporting não convive bem com a (falsa) riqueza. Ao menos, quando o Sporting era pobre, um "Magrão" não custava 8M. E nessa situação de pobre, o Sporting foi "forçado" a usar (e, dessa forma, crescer) um Cédric, um Dier, um William e um João Mário. 

Se hoje ainda fossemos pobres, talvez tivéssemos de ser "forçados" a recorrer a Esgaio (em vez de Schelotto, Marvim, Jefferson, etc), a Wallyson e Geraldes (em vez de Meli, Elias e Paulista), a Palhinha (em vez de Petrovic), ou, quem sabe (vejam lá a ousadia), a Matheus Pereira e Iuri Medeiros (em vez de A. Ruiz, Markovic ou Campbell [na esquerda...]).

Porra... ainda corríamos o risco de evoluir ("Lagarto, lagarto, lagarto!").


ps: ontem, com excepção e Coates, os melhores foram Patrício, William e Gelson. Há aqui um padrão, não? Acresce a isto, a época que Adrien estava a fazer e a sua importância na equipa. Isto é uma evidência e não uma casualidade.

18 comentários:

Miguel Tavares disse...

Too much JJ will kill us...

Que baile que levou do treinador do Dortmund sem metade do plantel disponível e com 2 ou 3 lesionados durante o jogo.
E o William foi mais uma vez fraco. basta atentar no 2º golo dos alemães onde ele está completamente "às aranhas"...

Cantinho do Morais disse...

Miguel Tavares,

o Dortmund é mais forte. Sem 3 ou 4 titulares é mais forte na mesma. Não embarque nessa de "sem metade do plantel disponível".
O jogo de William não se resume a esse lance. Até lhe digo, há ali jogadores que não são dignos de jogar com ele. E lembre-se, se ele não jogar, jogará o Petrovic. Se quiser visualizar isso, imagine os primeiros 45m em Famalicão...

Pandil disse...

Ficou ontem estabelecido, se duvidas houvesse, que Iuri Medeiros, Podence, Palhinha, André Martins, Carlos Mané, Esgaio ou Matheus Pereira ainda têm de nascer dez vezes para chegarem aos calcanhares de um Elias, de um Markovic , de um Zeegelar ou de um Campbell.
Ficou ontem evidente que o Presidente Bruno exagerou ao entregar a Jesus todas as escolhas do plantel,uma grande falha deste excelente presidente.

Cantinho do Morais disse...

Pandil,

concordo com quase tudo. Não quis referir, novamente, o André Martins porque ainda sou conotado como "maluquinho". Dessa dor, não voltarei a falar.
Se BdC fosse um "excelente presidente", jamais entregaria a um treinador "todas as escolhas do plantel". Se o fez, está longe de ser "excelente". Se, por outro lado, tem muito dedo seu nestas contratações, então ainda se afasta mais dessa catalogação de excelência.
Vamos ver se em Janeiro não virá mais um camião.

Em 4 épocas, esta direcção contratou, para a 1ª equipa, os seguintes reforços (dignos desse nome):
- Montero e Slimani (2013/2014)
- Nani e Ewerton (2014/2015)
- B. Ruiz, Coates e Bruno César (2015/2016)
- Bas Dost (2016/2017)

Agora é fazer as contas..

RG disse...

"Iuri Medeiros, Podence, Palhinha, André Martins, Carlos Mané, Esgaio ou Matheus Pereira ainda têm de nascer dez vezes para chegarem aos calcanhares de um Elias, de um Markovic"

Tirando Esgaio ou Martins e Podence ( pensei que seria o companheiro ideal de Sli ) nenhum dos outros e aproximam realmente do elementos falados! Matheus e Iuri precisam de aprender que o jogo não é só com a bola nos pés, Palhinha tem as falhas que vai apresentando no CFB e Mané nunca decidiu se seria avançado ou extremo.

O facto de Markovic e Elias terem chegado no último(s) dia(s) e de pré-época com a equipa terem zero,ajuda muito a explicar o que se vê.

No entanto o que esquecemos de forma mais rápida é que perdemos o primeiro defensor da equipa, o homem que embora não sendo excepcional em termos técnicos, recuperava imensas bolas ou fazia o adverário perder a mesma. Slimani impedia muitas vezes que a bola chegava a zonas do campo onde fazia mossa.

Parece-me também que esquecemos que JM não é Gelson e Gelson não é JM. João Mário vinha de fora para dentro e não como Gelson de dentro para fora, e isso tem muita influência no jogo. Com essa movimentação JM equilibrava o meio campo e dava a possibilidade de WC ou Adrien ajudarem na cobertura ao lateral...algo que Gelson, e que grande evolução teve, ainda ( e talvez nunca venha ) dá. Com isso ao ajudarem os laterais WC e Elias e Adrien ( como se viu em Vila do Conde ) saem de posição e sem a devida compensação parece que só sabem abrir buracos no meio campo.

O outro momento de jogo que também se alterou tem a haver com Ruiz....Bryan que também fazia o mesmo que JM ainda só o fez realmente em Madrid....que por acaso foi o jogo onde Marvin mostrou ser algo mais e a equipa fez o seu melhor jogo.

Se reparamos as grandes equipa de JJ foram as que tiverem um interior direito ( JM e Ramires ) capazes de entenderem o jogo e darem a compensação que a equipa necessita.

Cantinho,

Concordo que apenas Dost se assumiu como reforço....no entanto como já aqui referi várias vezes, no final da época estaremos todos contentes com que deram à equipa, salvo uma ou outra rara excepção!

PS: Vamos combinar a ida a Alcochete?

RMSCP disse...

Desde o jogo com o Real Madrid que não se vêem melhorias em termos colectivos. A nossa pressão é patética. Ver um gajo a jogar à rabia com a defesa adversária não é pressão.

Ainda por cima ontem tivemos o Elias a jogar, o que faz com que exista um buraco enorme para o adversário receber no meio- campo. Weigl recebia sempre a bola sem qualquer tipo de pressão ou condicionamento. Tinha todo o tempo do mundo para se virar e enquadrar. Isto só acontece mesmo no Sporting: compramos o jogador mais caro da nossa história e este revela-se um flop; pelos vistos deixou tantas saudades que conseguimos ter a ideia de o ir buscar outra vez e achar que alguma coisa seria diferente. É pura e simplesmente a definição de insanidade.

Os nossos laterais são os mesmos do ano passado. Qualquer pessoa com dois dedos de testa via que não tinham qualidade para o Sporting, mas deixámos andar e agora vemos a sua mediocridade jogo após jogo. Pelo menos, dão incentivo às milhares de crianças na rua que têm o sonho de jogar no Sporting. Caramba até eu penso que passei ao lado de uma grande carreira.

Ainda assim, conseguimos sair a jogar muitas vezes com qualidade (graças a um monstro chamado William) mas a bola chegava lá à frente e havia sempre algo que falhava: uma recepção, um passe, um dribble, etc. Isto deve-se à falta de qualidade dos nossos jogadores pura e simplesmente. A única maneira de conseguirmos fazer uma jogada é rezar para que a bola não chegue a um dos pinos que teimamos em trazer para o campo. E como são muitos, a probabilidade de tal coisa acontecer, é escassa.

Em suma, não fizemos um bom jogo. Ainda assim, com um bocadinho de sorte podíamos ter empatado mas como sabemos a sorte não quer nada com o Sporting e por isso temos que fazer o máximo possível para não termos de depender dela.

Em relação ao plantel, concordo com a tua opinião. No entanto, estava confiante que com o Markovic conseguíssemos melhorar um pouco em relação à época passada (em termos de 11). Mas este tem sido uma tremenda desilusão. As restantes contratações foram na linha do que tem sido os últimos anos: não havia qualquer necessidade de os comprar. Há, no entanto, uma pequena mas grande diferença: são muito mais caros que em anos anteriores.

PS: Que venha o Tondela e façamos uma boa exibição. É só isso que desejo neste momento.

Cumps

Nuno disse...

Miguel Tavares,

A linha de ataque do Dortmund que jogou ontem é toda titular do Sporting, Porto e Benfica. Só por isto revela a valia da equipa alemã.
A defesa tem limitações mas a nossa ainda tem mais.

Depois não concordo em colocar o Marvin e o Schelloto na lista de cima. Eles fizeram parte do plantel do ano passado e eram os titulares na altura em que ganhar por menos de 3 era derrota por isso não se pode juntar à lista.

Depois... André Martins e Mané não têm qualidade para o Sporting. Foram bem dispensados/emprestados porque já não acrescentavam nada e viu-se o ano passado.
Pode-se é avaliar se terão Petrovik, Alan Ruiz, Elias mas há sempre algum risco em contratar senão nós éramos sempre campeões porque tudo o que vinha era óptimo.

Ter Podence, Palhinha, Geraldes no plantel este ano é o risco de não jogarem nunca (Taça da Liga pronto... e o Famalicão) e na idade deles não pode acontecer. Iuri não ficou porque fez uma pré-época sofrível (e foi porque vi a maior parte dos jogos em que ele jogou e só reparava que ele jogava quando era substituído).

A malta perde com o Dortmund e parece que perdemos com o Tondela... A Champions é para irmos lá lutar e valorizar jogadores porque, neste momento, o campeonato do Sporting (e das equipas portuguesas porque enquanto uns se batem com Dortmund e Real madrid outros andam a levar tareias do Nápoles e fazer jogos sofriveis com Besiktas, Leicester, Copnhegas e Brugge) é o nacional.

Temos equipa para lutar por tudo o que se jogar em Portugal... O resto é amealhar trocos e fazer boa figura para depois, infelizmente, vender o Gelson e o William e o Adrien e o Ruben Semedo e outros que por lá andam. Jogo importante desta semana é o Tondela e não este jogo.

Ah e o Esgaio e o Matheus não terem saido não foi por falta de interessados neles mas sim porque o JJ não quis e isso há de querer dizer alguma coisa...

Cantinho do Morais disse...

RG,

tempo, tempo, tempo e tempo. Isso não há. Mesmo assim já estamos quase em Novembro.
A equipa parou em Madrid. Daí para a frente jamais se reencontrou e é sofrível em termos exibicionais e defende mal, mal. As razões? Muitas dessas que enumeras e bem descreves. Mas há outras. E a (má) qualidade das contratações é uma delas. Não se pode negar.

Quanto à ida à Academia, está combinado. Mas podia ser lá mais para o final, perto das fases finais das competições da formação?

SL

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

que comentário tão lúcido e assertivo!
Destaco este:
"Isto só acontece mesmo no Sporting: compramos o jogador mais caro da nossa história e este revela-se um flop; pelos vistos deixou tantas saudades que conseguimos ter a ideia de o ir buscar outra vez e achar que alguma coisa seria diferente. É pura e simplesmente a definição de insanidade."

Nem mais! E acrescento: foi graças a flops como o Elias que esta direcção subiu ao poder, sendo um excelente argumento contra a direcção existente. E a insanidade eleva-se mais quando, a mesma direcção que se desfaz de Elias (apelidando-lhe de tudo o que de mau não deve constar num profissional), é a mesma que o vai (re)contratar!! Isto nem no Twilight Zone ou no argumento mais esquizofrénico do Pedro Almodovar.

A planificação desta época foi uma desgraça. E isto não é novidade. Estava na cara que seria assim. Os erros pagam-se caros, e agora são muito, muito mas mesmo muito caros.

quanto ao "PS". Não tenho assim tanta ambição. Só peço uma vitória.

SL

RG disse...

"E a (má) qualidade das contratações é uma delas. Não se pode negar."

Não acho que tenha a haver com a má qualidade...tem a haver com o tempo das contratações! Não tenho a menor dúvida que se Elias, Marko ou André tivessem vindo no dia 1 Julho estariam hoje a render o dobro ou triplo!

Quanto a Petrovic acho que estamos mal habituados...temos um WC e quando vem algo menos ficamos duvidosos. Vi jogar muitas vezes Petrovic e tem qualidade....necessita apenas de rotinas ( na Ucrânia anda a jogar como central ), recuperar forma ( esteve muito tempo parado com algumas lesões ) e será opção a WC.

Quanto ao Campbell e ao Castaignos só JJ pode justificar o que se passa.....estão bem referenciados e têm qualidade.

Existe algo que ainda quero referir...as selecções não ajudam e começa a ser altura dos responsáveis do SCP mostrarem aos atletas que por vezes temos de fazer escolhas...ir à Rússia fazer um amigável ou andar a passear no avião e não ter 1m de jogo não é bem a mesma coisa que ir à Rússia disputar pontos ou ser vital fazer os 90m em todos os jogos.

Campbell, Markovic, Ruiz e até Dost deveriam ter sido "persuadidos" a ficar em casa e recuperar forma/ganhar entrosamento.

Pode ser na fase final...e é incrivel como se manda abaixo a nossa formação, favorecendo a de outro rival e depois acontecem coisas como na sexta-feira, onde nem as desculpas usadas se comprovam verdadeiras.

Cantinho do Morais disse...

Nuno,

o Marvim não era titular na época passada. O último terço do campeonato foi feito com o B. César a fazer essa posição. Referi-me a Marvim e a Schelotto porque foram contratados este ano: Marvim em Janeiro e Schelotto em Junho (sim, teve cá só com 1 época; nós é que decidimos accionar a opção de mais 3 épocas, por isso é uma contratação).

"Ter Podence, Palhinha, Geraldes no plantel este ano é o risco de não jogarem nunca (Taça da Liga pronto... e o Famalicão) e na idade deles não pode acontecer. Iuri não ficou porque fez uma pré-época sofrível (e foi porque vi a maior parte dos jogos em que ele jogou e só reparava que ele jogava quando era substituído)."

Se não existissem A. Ruiz, Petrovic, Elias (só mencionando os que referiu), esses 3 já teriam jogado muitos minutos, logo esse argumento não serve.

"O resto é amealhar trocos e fazer boa figura para depois, infelizmente, vender o Gelson e o William e o Adrien e o Ruben Semedo e outros que por lá andam."

Curioso a sua frase não ser:
"O resto é amealhar trocos e fazer boa figura para depois, infelizmente, vender o A. Ruiz e o Petrovic e o Elias e o Douglas, e o Schelotto e o Marvim e o André e o Teo e o Barcos, etc, etc, etc, porque esses é que NUNCA serão vendidos (porque não têm qualidade para tal).

"Jogo importante desta semana é o Tondela e não este jogo."
Nem mais. Só tenho pena que William, Gelson, Coates, Semedo e Dost se tenham esgotado fisicamente, colocando em risco esse jogo com o Tondela (equipa com quem empatámos na época passada).

"Ah e o Esgaio e o Matheus não terem saido não foi por falta de interessados neles mas sim porque o JJ não quis e isso há de querer dizer alguma coisa..."
Claro que quer dizer. Servem para ajudar a B a não descer para a II B e para irem passear para a Hungria em vez de jogarem na Taça de Portugal.

Anónimo disse...

Bom dia,

de todos os comentários, aproveita-se o de Miguel Tavares...de resto, uma tristeza Franciscana!!!Todos os "Aziagos", serão os primeiros a bater palmas em MAIO/2017...ACREDITEM!!

SL

Cantinho do Morais disse...

RG,

o que aconteceu na sexta-feira? estás a referir-te ao jogo com o 1º Dezembro? à entrevista encomendada ao Nuno Gomes?

JG disse...

A lucidez do Cantinho é difícil de contrariar. O pessimismo tem neste caso sólidas raízes e não apenas o jogo de ontem. Digamos que ontem se conformou um padrão que não nos vai levar a bom porto. Entrámos mal e depois quando quisemos não tivemos capacidade. A razão foi já explicada pelo Cantinho. Apenas Das Bost tem qualidade para ser considerado reforço. Ora o Sporting perdeu três jogadores importantes: João Mário, Slimani e Teo. A matemática é cruel: três menos um dá dois, sendo que Slimani é melhor jogador que o holandês. Jesus apostou em Markovic, um erro crasso, como defendi aqui nos comentários desde o ínicio. O que o Liverpol não fez com ele não será o Sporting que o fará. Ontem jogámos com menos um. Um tipo tresloucado a correr com a bola como se o mundo fosse acabar, perdendo-a invariavelmente e desestruturando toda a equipa, foi aquilo que Markovic fez nuns eternos 65 minutos de jogo. É caso para dizer que este tem a ideia de jogo de JJ bem estudada. Bruno César entrou aos 65 minutos, um disparate recorrente do treinador que o foi buscar. R Schelloto jogou e isso é gozar com os alemães. Mais vale uma perna do J.Pereira mesmo velho. JJ cometeu vários erros na construção do plantel. Nesta altura em vez de assumir que a base possível é com os que já cá estavam treima em mostrar que as suas escolhas foram sensatas e avisadas. Esse é o maior de todos os riscos que paira sobre o Sporting. O treinador não ser capaz de reconhecer que em Janeiro tem que mandar noventa por cento dos que contratou embora. Se continuar a fazer estas apostas vai ser um ano horrível. Esgaio, Matheus, Iuri, Podence e Palhinha, davam um jeitão. E eram da casa tal como aqueles que nesta altura andam com a equipa às costas. William teve duas hesitações e já aparecem os críticos. Fez, apesar desses dois lances, um jogo enorme. Gelson foi notável. Patrício fez uma defesa extraordinária a um remate do Aubameyang. Na Academia é que está a salvação do Sporting e esta direcção cometeu o erro grave de dar carta verde a um treinador -o melhor treinador que cá temos é um facto- que despreza a malta que não percebe a sua ideia de jogo. Ao menos o Alan Ruiz e o Petrovic sabem-na toda.

Cantinho do Morais disse...

"Nesta altura em vez de assumir que a base possível é com os que já cá estavam treima em mostrar que as suas escolhas foram sensatas e avisadas. Esse é o maior de todos os riscos que paira sobre o Sporting. O treinador não ser capaz de reconhecer que em Janeiro tem que mandar noventa por cento dos que contratou embora."

JG,
ontem comentava que JJ está a deixar sinais muito preocupantes. Em Vila do Conde errou e pode ter sido surpreendido, mas em Guimarães bloqueou e não reagiu à catástrofe. As suas declarações têm vindo a ser cada vez menos convincentes.
Ele é o nosso elemento desequilibrador face aos nossos adversários. Se o "perdemos" (e ele parece estar a desistir), então a crise e a depressão estão perto de regressar.

Leão de Alvalade disse...

Cantinho,

no essencial estamos de acordo por isso vou fazer considerações genéricas.

Começo pela falta de rigor defensivo, que já toda a gente percebeu ser a nossa grande falha este ano. Por simpatia culpa-se Elias e absolve-se William, embora até seja o segundo a estar nos dois lances de golo. Eu creio que Elias até pode ser titular com Adrien, não sendo tão reactivo à perda é um médio que tem outras qualidades como uma boa chegada à área contrária. Mas o problema começa mais adiante, como ainda ontem se viu: o Borússia saiu a jogar como quis, muitas vezes sem oposição. O que a segunda parte demonstrou é que era possível contrariá-los.

É também por defendermos tão mal que ressalta a vista a falta de qualidade dos laterais. Que não se fica por defender mal. Quantas vezes vimos uma assistência mesmo quando os avançados estão bem colocados? Uma, ontem, pelo Zeeglaar. E quando vemos o golo do Layun a recolocar o Porto na partida talvez se perceba que a função do lateral não é só mandar bolas para a molhada.

Quanto à apreciação dos reforços concordo com o RG. Tivessem chegado mais cedo e seria outra música. Mas o problema é que não aconteceu e tendo alguns deles qualidade não vão ter tempo nem oportunidade. E essas não surgirão se JJ não optar pelo mérito em lugar da preferência pessoal. Quanto tempo já se deu a Alan Ruiz sem ninguém reparar que o homem está em campo? Quanto tempo jogou ontem Markovic sem fazer outra coisa que perder bolas? Quantos jogos vai jogar Ruiz sem fazer nada de relevante (eu adoro este gajo, att)?

No meu post de hoje falo disto, que é uma espécie de elefante no meio da sala: quantas mais vezes vamos falhar ou hesitar até descobrirmos que estamos a perder o comboio? Eu acredito que podemos fazer muito melhor mas quando? Cabe à equipa a resposta, com JJ á cabeça.

Cantinho do Morais disse...

Leão,

na 1ª parte foi penoso ver os centrais alemães irem até ao nosso meio-campo. Depois, já na meia-lua, o Markovic ou o Elias colocavam-se à frente do portador da bola só que esta entrava no Weigl (e tudo isto de forma tão lenta, sem pressão a sério), que se virava e já só tinha o William e os centrais pela frente, deixando para trás toda a nossa linha avançada e um dos médios. Depois era só escolher a quem dar a bola, já bem em cima da área. E isto aconteceu tantas vezes...

Os nossos laterais? Não sei mais o que dizer. O Marvim nem sequer está concentrado no jogo, quanto mais ter qualidade para o disputar (ainda mais neste nível). Quantas bolas deixou sair, julgando que eram nossas e eram deles? Quantas vias abriu para eles passarem? Os últimos minutos foram todos jogados para ali, pois sabiam que, ali, a posse de bola era deles, de certeza.

JJ não manda bons sinais para fora. Temo, sinceramente, que a tempestade ainda nem começou.

Um abraço

RG disse...

"o que aconteceu na sexta-feira? estás a referir-te ao jogo com o 1º Dezembro? à entrevista encomendada ao Nuno Gomes?"

Também...mas sobretudo à superioridade da equipa de júniores que foi ao Seixal dominar o jogo como quis e cujos comentadores de um dos canais oficiais do Carnide teimavam em desvalorizar uma vez que o objectivo deles é formar nem que para isso tenham de colocar jogadores mais novos a competir noutros escalões, e o mais referido foi o José Gomes....esqueceram-se foi de fazer as contas e ver que a equipa mais nova foi a que venceu!

SL