segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Puzzle (quase) completo - vitória tranquila


Não gosto quando os adeptos escolhem patinhos feios. - Jorge Jesus

O meu caro Jorge Jesus, confesso que já ando um pouco cansado com tanta "pressão" sobre os adeptos e sócios do Sporting. A equipa joga mal, mas colocam-se vídeos motivacionais para os... adeptos. Há jogadores sem qualidade para jogar no Sporting, mas os adeptos é que são injustos e não percebem a dificuldade que é substituir um Teo (apesar dos 8M gastos em A. Ruiz e os 5M gastos em André e Castaignos + o empréstimo milionário de Markovic). Aliás, somos uns ingratos porque apesar de ganharmos "bola" desde 2002 (e de já termos f***** 9 pontos em 10 jornadas nesta Liga de m**** - entregando o título), continuamos com médias de 40 mil espectadores, continuamos a seguir a equipa enquanto visitantes, silenciando até estádios emblemáticos como o Bernabéu ou o Signal Iduna Park (coisa pouca...).

Não fomos nós que escolhemos os "patinhos feios". Não fomos nós que achámos que Schelloto é um jogador de futebol, ainda mais em detrimento do João Pereira. Não fomos nós que achámos que Elias ou Petrovic seriam substitutos de alguém, ou que Marvin saiba, sequer, o que é um jogo de futebol e que tipo de relação se deve ter com um colega durante esse mesmo jogo. Aliás, os "patinhos feios", foi a direcção e tu que escolheram. Foram vocês que deixaram sair o André Martins, o Geraldes e o Wallyson (este sem qualquer oportunidade) e, hoje, não temos quem substitua o Adrien. Foram vocês que, desprezando Iuri e Matheus Pereira, fizeram que o nosso futebol seja previsível e sem dinâmica. Aliás, não fomos nós que elevámos as "contratações" a patinhos, pois jogadores como A. Ruiz, Markovic, André, Castaignos, Elias, etc, nunca se vão comprometer com o clube que, hoje, representam.

A responsabilidade do estado em que estamos tem vários culpados. E, desculpa, não somos nós.

Ontem vencemos. Vencemos com 6 portugueses (coisa rara... vê lá ao que chegámos), com 5 da formação (devia ser por aqui o nosso caminho), e com os melhores no sítio certo. Tirando Marvin, ontem jogaram os melhores. E ganhámos. Com tranquilidade. Acaso? Óbvio que não.
A diferença de um João Pereira para um Schelotto é por demais evidente. Um é jogador, o outro é uma lebre. Um sabe controlar uma bola, fazer tabelas, temporizar, cruzar e defender. O outro... bem... 
Usemos a estatística. O Schelotto participou em 8 jogos esta época. No 1º, contra o Marítimo, entrou aos 84 minutos. Ganhámos. Nos restantes 7, foi titular jogando os 90m. Sabes quantos é que ganhámos? UM!! (1 vitória - Moreirense; 3 derrotas - Rio Ave e Dortmund; 3 empates - Guimarães, Tondela, Nacional). O João Pereira também participou em 8 jogos nesta época, cumprindo sempre os 90m. Sabes quantos é que ganhámos? 7 (um deles contra o FCP)!! Perdemos 1, com o Real Madrid...
Estatística, não serve para nada e deve ter aí variantes que explicam estes resultados. Coincidências, nada mais.

Adiante. Adrien é Adrien. Mesmo sem estar em forma, pressiona, ocupa bem o espaço a defender, aproxima-se da área e, vê lá, faz faltas. Depois houve Campbell. O Campbell dos últimos 5 minutos com o FCP. Um Campbell dinâmico, com técnica, sem estar preso a um espaço e quando jogou no meio e na direita (sim, direita), foi dos melhores. E, vê lá tu, é daqueles que se aproxima da baliza. Em menos de 300 minutos na Liga, já leva 3 golos (tem menos tempo de jogo que o Alan Ruiz...).

Claro que ontem não foi perfeito. B. Ruiz continua a descer de rendimento (mas não tem substituto no "melhor plantel de sempre"), Marvin continua a "encurralar" colegas junto à  linha lateral e final, há pouco jogo para Dost (grande jogador!!), e ainda se mantém uma grande aversão ao remate. No entanto, há muito tempo que os nossos centrais não estavam tão seguros, deixando aquela exposição louca dos últimos jogos. Até o Marvin não parecia um corpo estranho (mas é). É esta a base, Jorge. Os melhores (daqueles que tu queres usar), são estes. Estabiliza e fá-los crescer. Não pela Liga (essa já foi), mas por nós. Vamos deixar-nos de "patinhos feios" e vamos jogar futebol. 
Mas repara, não tens substituto para o William, Adrien, Gelson, B. Ruiz, J. Pereira e Dost. Porra, após 28M em contratações, este plantel é tudo menos "o melhor de sempre". E a época é longa, muito longa.


ps: agora lá vão o Ruiz e o Campbell para a brincadeira das selecções sul-americanas. A eles juntam-se o Coates, depois o Dost, o Marvin (enfim...), o Gelson, o Patrício, William e o Adrien (só pode ser brincadeira). 9 titulares. Se não existir um particular contra um qualquer MTK desta vida, pode ser que o Esgaio e o Matheus possam ir para o banco contra o Praiense, para e ver in loco o Alan Ruiz e o Petrovic...

7 comentários:

MMS disse...

Cantinho,
Muito bom como sempre, mas tenho que discordar.
Não haveria substituto que valesse para o Adrien se continuássemos a jogar como estávamos a fazer. Podias lá meter o Pogba que o rapaz rapidamente perceberia que era o único a pressionar a saída da bola adversária. Ou o continuava a fazer e era ultrapassado, ou deixava de o fazer e abria uma auto-estrada...
Mais: o Elias chegou há 2 meses. Tal como o Dost, o Markovic, etc. Se pensares que começámos a época no início de julho, o Elias está hoje para este plantel como qualquer jogador que começou a pré-época estava a 31 de agosto (altura em que se diz que ainda ninguém está entrosado).
Concordo isso sim que se faça a crítica à forma como se organizou a pré-temporada, vendendo e comprando só no final de Agosto, mas tenho que dar o benefício da dúvida porque não sei se antes disso as propostas eram suficientemente boas para nós. E também concordo quando dizes que certos jogadores mereciam oportunidades e não as tiveram. Mas isso não é culpa dos jogadores que vieram. O Markovic é um grande jogador, o Campbell também (concordamos, à direita e no centro - mas JJ não esperava que Gelson fosse o indiscutível que é...). O Elias é um bom jogador (não é extraordinário, mas convenhamos: o Wallyson é?), o Castaignos e o André também o são (e com a lesão do Spalvis e saída do Teo não tínhamos grandes alternativas ofensivas). Onde tenho as minhas mais sinceras dúvidas é no Petrovic (porque havia o Palhinha) e no Douglas (porque havia o Tobias). Mas o contraponto será este: depois de um ano a jogar com regularidade, em bons clubes, virão mais experientes e, espera-se, melhores jogadores.
A meu ver insistimos demasiado em dar a bola aos adversários. Se tivéssemos corrigido isso, com ou sem Elias, com ou sem reforços, não estávamos nesta situação.
Abraços

Cantinho do Morais disse...

Caro MMS,

"Concordo isso sim que se faça a crítica à forma como se organizou a pré-temporada"

Mas isso é o centro de tudo. Como já referi várias vezes, tudo isto (mau) é resultado de uma péssima planificação da temporada. Contratações excessivas e tardias, contratações de jogadores sem qualidade (desculpa mas André, Petrovic e Schelotto não têm a mínima qualidade), contratações de quem já "cuspiu neste prato" (Elias) e o total desaproveitamento de quem podia acrescentar algo.

"Mas o contraponto será este: depois de um ano a jogar com regularidade, em bons clubes, virão mais experientes e, espera-se, melhores jogadores."

Diz-me, o que valeu ao Iuri e Palhinha as boas temporadas que fizeram no Moreirense? E, antes, no Arouca (no caso do Iuri)? O que valeu ao Esgaio a temporada na Académica ou os mais de 80 jogos na II Liga, pela equipa B?
E, caso regressem, vão sair o A. Ruiz, o Petrovic, o Paulista, o Elias, o Schelotto, todos com contratos por mais 3 épocas?

Wallyson e Geraldes seriam a solução? Não sei. Tiveram oportunidades? Não. Seriam muito mais baratos? Sem dúvida nenhuma.

Entrou um camião de jogadores que descaracterizou o plantel e a nossa forma de jogar. Estamos a pagar por isso. E vamos pagar mais porque o prejuízo financeiro e desportivo vai ser enorme.
A culpa é de quem manda, sempre.

Gelson está a ser excelente. Campbell é bom na direita. É um problema? Não, porque temos escassez de excelentes jogadores. Ontem estes não andaram amarrados às suas alas e também por isso é que fomos melhores.
Os melhores são para jogar.
E não temos feito isso.

grande abraço

MMS disse...

Cantinho,

"Diz-me, o que valeu ao Iuri e Palhinha as boas temporadas que fizeram no Moreirense? E, antes, no Arouca (no caso do Iuri)? O que valeu ao Esgaio a temporada na Académica ou os mais de 80 jogos na II Liga, pela equipa B?
E, caso regressem, vão sair o A. Ruiz, o Petrovic, o Paulista, o Elias, o Schelotto, todos com contratos por mais 3 épocas?"

Não valeu de muito, é verdade. O tema é se vale a pena tê-los connosco para jogarem com o Famalicão e o Praiense, ou estarem emprestados a jogar regularmente. Agora, se me perguntas se vale a pena pagar tão caro (Petrovic e Douglas) para ter suplentes, confesso que nunca concordei. Mas nisto concordo contigo - só estou a tentar ver o copo meio cheio.

Quanto aos que referes:
ARuiz - antecipo-lhe um futuro brilhante de empréstimos a clubes argentinos e mexicanos
Petrovic - uma incógnita porque acho que nunca o consegui ver mais do que 30 minutos seguidos...
Paulista - do pouco que fui vendo até gostei. Merece revisão.
Elias - para o papel que está a desempenhar, só questiono o preço. Se o Adrien for transferido, fica; se o Adrien ficar, volta para o Brasil.
Schelotto - também não sou fã, se JJ quiser apostar no Esgaio tem mercado em Itália e na Argentina.

Não sei se leste um post que fiz no final da época passada. Eu não teria contratado mais do que 5/6 jogadores, mas disse que JJ no mínimo trazia uns 10 ou 11. Ele é mesmo assim e nós sabíamos ao que íamos quando o contratámos.

Abraço

Cantinho do Morais disse...

MMS,

lembro-me desse post e lembro-me que, face às contratações que se previam e se precisavam, eu escrevi isto:

"aí vai o que eu queria (que é diferente de "being JJ ou BdC" - acho que estes vão passar a dezena de contratações, está-lhes no sangue...). Como já o fiz anteriormente, sou fã das poupanças e do jogador português / formação."

Tu respondeste:
"Eu reitero que por mim 4/5 chegariam, mas acredito nos 9/10 porque, como diz o Cantinho, está-lhes no sangue."

Estamos em sintonia!! E, infelizmente, certos.

Essa lista/futuro parece-me certa.


"O tema é se vale a pena tê-los connosco para jogarem com o Famalicão e o Praiense, ou estarem emprestados a jogar regularmente."
O problema é que, face às lesões de Adrien, ao abaixamento de forma de B. Ruiz, ao cansaço de William e Gelson (e o William ainda vai piorar), jogariam mais do que contra esses. Alan Ruiz e outros tais já jogaram bastantes minutos!! Minutos que Esgaio, Matheus e outros não tiveram (nem terão).
O Sporting precisava de substituir Slimani, Teo e J. Mário. Depois precisava de uma opção válida para def-esquerdo e um GK suplente.
Tudo o resto (suplente para William, J. Pereira e Adrien) já existiam no plantel ou nos quadros do Sporting.
Por isso: Beto, Dost e Campbell foram contratações. O resto não.
Palhinha, Esgaio, Martins/Geraldes/Wallyson tinham sido bons suplentes de William, Pereira e Adrien, assim como Iuri tinha sido excelente para substituir Gelson ou Ruiz.

RMSCP disse...

Muito bom post. Concordo com muito do que está escrito, principalmente no que refere aos adeptos.

Embora perceba que os assobios ao Elias são idiotas, também consigo perceber que eram facilmente previsíveis. Já bati nesta tecla, mas cada vez que o vejo em campo (ou mesmo no anúncio da constituição da equipa) só consigo pensar na incompetência que existe neste clube.


"A diferença de um João Pereira para um Schelotto é por demais evidente. Um é jogador, o outro é uma lebre. Um sabe controlar uma bola, fazer tabelas, temporizar, cruzar e defender. O outro... bem... "

O Schelotto é tão mau que faz o João Pereira parecer jogador de futebol! Sinceramente, fez um jogo bastante bom (tendo em conta o nível actual da equipa) e foi, para mim, dos melhores em campo. Apesar de não ser nenhum craque (muito longe disso), conseguiu ser imprevisível quando tinha a bola nos pés, isto porque não se limita a jogar na linha lateral como o seu parceiro do lado oposto teima em fazer vezes sem conta sem nunca dar resultado. Será que finalmente vemos Schelotto ser recambiado para o banco de vez? (Ele nem devia estar no Sporting mas enfim, baby steps...)


Discordo que tenhamos ganho graças ao João Pereira ou Adrien. Ganhámos porque marcámos cedo (o que nos deu outra confiança) e porque o Arouca é péssimo. A única coisa que devem fazer nos treinos é treinar maneiras de perder tempo. Até a perder 3 - 0 perdem tempo. Completamente deprimentes.

Discordo também da tua apreciação ao Bryan. Acho que esteve bem. Falhou alguns passes mas também esteve bem em vários lances e quase sempre bem posicionado para receber a bola. Espero que continue a aumentar a confiança (tal como o resto da equipa) para que volte ao nível a que nos habituou.

Cumps

RMSCP disse...

"O Sporting precisava de substituir Slimani, Teo e J. Mário. Depois precisava de uma opção válida para def-esquerdo e um GK suplente.
Tudo o resto (suplente para William, J. Pereira e Adrien) já existiam no plantel ou nos quadros do Sporting.
Por isso: Beto, Dost e Campbell foram contratações. O resto não.
Palhinha, Esgaio, Martins/Geraldes/Wallyson tinham sido bons suplentes de William, Pereira e Adrien, assim como Iuri tinha sido excelente para substituir Gelson ou Ruiz."

É isto. 100% isto. Embora eu acrescente Markovic às contratações (apesar de não o ter demonstrado até agora).

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

"Será que finalmente vemos Schelotto ser recambiado para o banco de vez? (Ele nem devia estar no Sporting mas enfim, baby steps...)"

Bem, seria upgrade brutal. Ele nem no banco deveria estar. Ontem, a minha irritação naqueles 90m foi quando o vi ir aquecer (porquê??), além da arbitragem do Xistra (tanto apito, tanto apito, tanto apito).
Além das estatísticas de Vitórias e Derrotas com ele em campo, há outro dado curioso. Entre golos marcados e sofridos, com ele em 8 jogos (11-10); com o João Pereira (16-5). Com o João Pereira, marcamos mais e sofremos menos. Na Liga só sofremos 3 golos com João Pereira. Com o italiano sofremos 7.
Não é tudo coincidência.

O Bryan não tem substituto. Ontem falhou muito mas não deixa de ser um excelente jogador. Muito do bom rendimento de Campbell deveu-se a ele, ao seu posicionamento para receber e tabelar. Mas tem de dar mais. Está a ser espremido e aí a culpa não é dele.

Markovic (com Campbell) serve para elevar a qualidade do plantel. Para já ainda não se viu. Mesmo chegando tarde, nesta altura esperava mais. Seria bom que a equipa estabilizasse, também para que houvesse mais espaço (e menos pressão) para quem está de fora crescer e aparecer.

SL