terça-feira, 22 de novembro de 2016

Sorte, o que é isso?


Um Leão que tem Patrício, Coates, William, Adrien, B. César, Dost e Gelson, ainda mais orientados de maneira primorosa pelo melhor treinador português (e o melhor que o Sporting teve desde que me conheço), tem de ser feliz. Merece ser feliz. Merece não sofrer golo em cada oportunidade concedida. Merece vencer os "grandes". Merece sorrir.

Claro que este Leão também tem Marvin e Schelotto (e B. Ruiz, André, etc, etc). E é isso que (de)equilibra tudo.

Por outro lado, este Leão anda afastado das conquistas há demasiado tempo. E, também por isso, ninguém o respeita. Fazem o que querem dele, quando querem, onde querem e como querem.
A Liga dos Campeões é uma palhaçada. Mas estamos lá e jogamos-la com o respeito que ela não nos merece. Quando Gelson dribla Marcelo e vai para a área, é rasteirado e o brasileiro não leva amarelo, sabemos como vai acabar este jogo. Estou desejoso que comece a SuperLiga ou lá o que é essa merda que coloca os "grandes da Europa" a competir entre si. Pelo menos, assim, será oficial. É competição de ricos e para ricos. O resto é "lixo" que ali anda só para os entreter.

O Sporting, mais uma vez (e sempre contra o Real), jogou muito. William, Coates e B. César foram, simplesmente, enormes. A nossa ala direita é fogo, ainda mais comparada com ala contrária, onde nada de bom acontece (há muito tempo). William e Coates foram gigantes e Portugal é um palco pequeno para eles. Adrien, enquanto houve pernas foi muito importante e Dost tem muita qualidade (é pena é ter pouco jogo nas zonas de finalização). Gelson foi importante mas muito inconsequente. O jogo que produz tem de levar mais perigo e golo. O seu último passe/cruzamento é péssimo. Vai (ter de) crescer (e não sou só eu que digo isso...).

Mas o ego... como é que se alimenta um ego que perde sucessivamente quando não o merece? Esta competição passará demonstrando um desnível pontual que nunca existiu. Também isso é injusto.

Jogámos sempre futebol. Empatados, a perder, com 11, com 10. Sempre. E é isso que levo de melhor deste jogo. Jogámos pelo meio, apoiado, em tabelas, pelas alas quando houve esse espaço e oportunidade. Subimos no terreno, soubemos defender, ser solidários e com níveis de concentração altíssimos que impediam as grandes figuras do Real brilhar. Nós também jogámos. Não foram só eles.

Mas perdemos. Como sempre. Perante 50 mil, num ambiente fantástico, contra "o melhor clube do mundo" que não tem mais de 500 adeptos a apoiar. Perdemos porque um ressalto nunca é para nós. Perdemos porque os avançados deles custam mais de 100M. Perdemos. É essa nossa História.

Perdemos mas nunca fomos vencidos. É isso que nos distancia de outros (não interessa quais). 
E é este Amor que temos pelo Sporting que jamais nos levará a ver um Fim. 

20 comentários:

Anónimo disse...

Clint Eastwood, «God is not on our side, because God hates idiots».

FCS disse...

Conseguimos jogar taco a taco com o campeão europeu. Como diz o Jesus faltam detalhes. Esses detalhes fazem toda a diferença. Por exemplo ter duas oportunidades e marcar pelo menos um.

De qualquer forma e acima de tudo, são jogos com este que me fazem ser do Sporting para todo o sempre.

Cantinho do Morais disse...

FCS,

o que me irrita mais são as oportunidades que não se criam porque, simplesmente, não se remata à baliza. Nem sabemos/arriscamos para ser felizes. Assim é difícil.

Anónimo,
gosto muito do Clint Eastwood realizador e, também, actor.

RMSCP disse...

"Mas o ego... como é que se alimenta um ego que perde sucessivamente quando não o merece?"

Não dá e prevejo problemas contra o Boavista à conta disso. Porque não se ganha confiança com boas exibições mas sim com vitórias.

Mais um bom jogo colectivo do Sporting, na linha do que têm sido os jogos da Champions. Coates esteve impecável. Ganhou todos os duelos. Melhor em campo para mim. Também gostei do Dost. Conseguimos sair a jogar muitas vezes graças a ele.

O nosso problema esta época tem sido sempre o mesmo: falta de clarividência no momento da decisão. Muitos lances de grande potencial se perdem em função disso. Muitos passes falhados estupidamente também se tornam irritantes. Acho que a equipa está desnivelada, com alguns jogadores a quererem acelerar sempre que possível e outros a tentar pausar o jogo quando o que se pede é rapidez. Enquanto não se conseguir equilibrar o jogo da equipa, vamos continuar a criar oportunidades com menos qualidade do que o expectável.

Cumps

MM disse...

"A Liga dos Campeões é uma palhaçada. Mas estamos lá e jogamos-la com o respeito que ela não nos merece. Quando Gelson dribla Marcelo e vai para a área, é rasteirado e o brasileiro não leva amarelo, sabemos como vai acabar este jogo. Estou desejoso que comece a SuperLiga ou lá o que é essa merda que coloca os "grandes da Europa" a competir entre si. Pelo menos, assim, será oficial. É competição de ricos e para ricos. O resto é "lixo" que ali anda só para os entreter."

Completamente de acordo, Cantinho. Mesmo sem as doses excessivas (e desnecessárias) de protecção por parte dos árbitros às equipas mais poderosas, para equipas de Portugal e de outros campeonatos até melhores do que o nosso, participar na LC é esbarrar em 5 ou 6 emblemas que são quase sempre sinónimo de eliminação. Parece uma competição privada onde só 8 ou 10 clubes participam. O resto está lá a fazer número. É uma prova "feia" e até desportivamente fraca, por não existirem surpresas e pelo nº de candidatos à vitória ser bastante reduzido.

jorgen80 disse...

É uma questão de estaleca. Não se perde 4 jogos apenas por falta de sorte. Tem que se exigir mais ao clube e sobretudo aos jogadores. É impensável não ter sequer conseguido um empate contra Dortmund ao Real- Até o Legia esteve a ganhar até aos últimos minutos!

Na frente, Bas Dost não passa de um jogador mediano, para Liga PT. É muito curto para Champions e isso nota-se perfeitamente, quando os únicos movimentos capaz de fazer é vir atrás dar linhas de passe. Mas depois largura e variações táticas... está quieto.

Semedo vem provando a cada dia que passa que não passará de um central mediano, que vinha fazendo péssimas exibições no Setúbal. Na época passada, com a moral no topo, lá foi fazendo um bom final de temporada- Mas o Sporting não tinha uns 6 ou 7 pontos de avanço com Oliveira a titular até Dezembro? Esta, atual, comete muitos erros. No golo do Varane, é ele que interceta a bola a meio-campo, para depois a entregar muito mal. Da perda, veio aquele drible mais que esperado de Ronaldo- as bicicletas- que não foi capaz de prever. Uma falta de quem não tem disciplina mental.

Patrício. Não é deste jogo, mas cada remate que vai à baliza, com mais ou menos qualidade, acaba lá dentro. E depois há Beto no banco...

Zieggllar, Pereira, Schelloto e por aí fora. O Sporting não tem nenhum lateral de real valia e qualidade- Talvez Jefferson, mas desaprenddeu com Jesus. São medianos. Enquanto no Porto e Benfica, os laterais dão o suporte quase todo ofensivo pelas alas, no Sporting é Gelson e Ruiz que assumem praticamente todo as deambulações ofensivas nas zonas mais exteriores do campo. Consequências, são que o jogo se torna previsível e leva a maior desgaste dos extremos.

Se Adrien sair, este Sporting corre muitos riscos para a próxima época. É um jogador que evoluiu imenso com Jesus. Talvez dos melhores box to boxes da Europa, juntamente com Matudi e um ou outro, que não me recordo o nome. Caso saia, e com este desenho tático que requer um jogador de topo a 8 para funcionar, o Sporting passará por dificuldades.

Anónimo disse...

Ó jorgen80...das duas UMA!!!OU ÉS PARVO OU COMES GELADOS COM A TESTA!!!INCLINO-ME PARA AS DUAS HIPÓTESES!??!

à cada NABO!!!CHEIRAS-ME A LAMPIÃO ENCAPOTADO

Anónimo disse...

jorgen80, com esta clarividência, nunca, mas mesmo nunca poderias ser...
Deixa andar, se me percebes...

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

concordo em absoluto. A questão da confiança é determinante. Os anos passam, os jogos passam e não há maneira destes jogadores serem felizes (Patrício, Adrien, J. Pereira, William). Não são inferiores nem trabalham menos que outros. Mas não ganham.
Como já debatemos, a equipa desceu de qualidade.
O 11 de ontem é o melhor que temos. E só tem 1 reforço. É o melhor 11 mas não é um bom 11. E quando falta um (ex: Adrien)...

SL


Manuel HB,
excelente post o que fizeste após o jogo com o Real.
Como estava a dizer aqui ao RMSCP, e indo ao encontro do teu post, a falta de qualidade é o maior entrave ao sucesso. Há bons jogadores, mas são poucos. Friamente, quantos é que acreditavam que íamos manter o 1-1 até ao fim, ainda mais com 10?
JJ é excelente a treinar mas foi péssimo a contratar. Acertámos em 1, que custou 10M. Esses até eu acerto. Mas já os que custam 8M (e por aí abaixo), não acertámos em nenhum. E, afinal, o plantel tem 11 a 14 jogadores. É muito curto.

SL

Cantinho do Morais disse...

jorgen80,

"Se Adrien sair, este Sporting corre muitos riscos para a próxima época. (...) Caso saia, e com este desenho tático que requer um jogador de topo a 8 para funcionar, o Sporting passará por dificuldades."

Não se preocupe. O Sporting passando por mais um ano de seca, não haverá Adrien (e outros), nem o dono deste desenho táctico (JJ). E é para aí que o Sporting caminha. Investiu-se tudo e não se venceu. Não se investiu mais que os rivais, mas o que se investiu (principalmente nesta época), investiu-se mal.
Não há margem de erro.

jorgen80 disse...

Não preciso de perceber. Eu respondi ao post do autor. O autor sabe bem a minha cor clubística- O post é puramente futebolístico. Sem qualquer objetivo de enganar alguém.

Cantinho do Morais, Jesus é um grande treinador, mas requer luxos que nenhum clube Português pode dar continuamente.
Um clube que tem uma das melhores formações do mundo, aposta num treinador para ganhar no imediato. Qual o sentido deste paradigma? É algo que não consigo entender. Apostar em jogadores com mais de 27 anos, não dando relevo aos que realmente podem assegurar o futuro do clube nos próximos, quer economicamente como desportivamente, como Iuri Medeiros- Empresta-se a um Boavista?-, Podence- Parece-me um craque promissor- ou outros. Isto não é liderar de forma sustentada, e é uma pena que por 90 por cento dos Blogs sportinguistas, ninguém seja, ou ousa, criticar a estratégia do Bruno Carvalho.
Como Benfiquista e que procura uma Liga PT com maior visibilidade lá fora, o futuro não é lá muito risonho para os nossos adversários. Não é que o Benfica tenha o futuro salvaguardado, deixem-me dizê-lo, mas neste momento, assume que tem que vender todas as épocas, e que plano tem para o fazer. Dos outros dois, há muita coisa que não bate certo. Vamos ver.

Cantinho do Morais disse...

jorgen80,

o Sporting tem uma das melhores formações do Mundo? Certo.
O Sporting precisa de vencer títulos? Certo.
Serão as duas coisas compatíveis? Eu creio que sim, ainda mais com os jogadores que estavam no plantel da época passada mais uns quantos que, acho eu, estavam preparados para estar neste plantel (Esgaio, Iuri, Matheus, Wallyson e Geraldes).
Não sei se o jorgen80 acha que formação e títulos são compatíveis. Sei que não deseja isso para o Sporting, o que é compreensível.

O Benfica tem o futuro salvaguardado em Portugal. Nada nem ninguém o contesta. Mas isso não surge, somente, porque tem feito tudo muito melhor que os outros. Mas vence. E vence porque teve Jorge Jesus e porque, mesmo tendo o Seixal, apostou em jogadores "com mais de 27 anos" (Saviola, Cardozo, Luisão, Aimar, Artur, J. César, Jonas, Lima, C. Martins, R. Amorim, etc) que deram o "salto" ao clube para, hoje, poder vencer mais vezes, apostar em mais jovens e, depois, vender caro.
Se o Sporting tem vencido a última Liga, quem poderia contestar o plano? E não venceu por 1 ou 2 pontos.
Percebo o ponto, mas não é tudo tão linear assim como refere.

jorgen80 disse...

Sim, mas não considero que só haja uma forma para atingir o título. Se o Benfica tivesse André Gomes, Bernardos, Renatos etc, por essa altura, só tinha que apostar neles- pela altura do 1 título. E é de relembrar que depois disso, ficamos 2 ou 3 épocas, sem voltar a ganhar o título, esbanjando milhões e milhões de euros.
Mas compreendo o que diz. Quando se ganha, há outro balão para respirar.

JonasPistolas disse...

"Não se investiu mais que os rivais, mas o que se investiu (principalmente nesta época), investiu-se mal.
Não há margem de erro."

Outra vez a mesma?

Nem depois de se André mostrar qualidade, de Castaignos mostra como se movimenta em as linhas defensivas ou Campbell começar a aparecer muda essa conversa?

Aposto que também foi daqueles que disse que Acosta devia estar num lar da 3 idade ou que Tello tinha sido um flop, para depois bater palmas ao argentino e lamentar a sair do chileno.

RG disse...

Bom jogo da equipa....

Pena o erro e falta de cabeça de JP. A equipa está a subir tal como já tinha dito. Agora é trocar Dost por Castaignos e este ter a companhia de Campbell para a coisa começar a carburar à séria.

SL

Cantinho do Morais disse...

JonasPistolas,

vamos ver no final da época quantos dos reforços vão ficar para próxima época e quantos serão dispensados. E, já agora, vendidos (isso é que tem sido o desafio).
Da época passada, Naldo, Ciani, Teo, Barcos já foram corridos.
Desta época, todos pedem um defesa-esquerdo porque o que foi contratado em Janeiro não serve. Já se fala na saída de Elias, Meli e Paulista.
Repare que as saídas destes todos não fui eu que pedi, aconteceram mesmo. Logo, quem os avaliou como reforços, achou, passado pouco tempo, que já não serviam.
Isto é sinónimo de bom investimento?

Quanto à última frase, não há como comprovar o que eu disse ou possa ter pensado sobre esses jogadores. Já quanto aos que existem desde Maio de 2010, está aqui registado. É ver, se quiser.

Cantinho do Morais disse...

RG,

o problema é quando tivermos 8 jogos até ao fim do ano e continuam a não existir substitutos para Adrien, William, J. Pereira (visto que o Esgaio não conta), Gelson e B. Ruiz (visto que Matheus também não conta).
A lenga-lenga é a do costume e sabemos a opinião um do outro. O plantel é limitado. Por culpa da Direcção e Treinador.
A Liga já se foi. Veremos se estes 8 jogos nos conseguem manter em mais alguma competição (com o objectivo de a vencer).

SL

ps: acho que o Dost fez um jogo enorme!

RG disse...

Cantinho,

Não sou da mesma opinião...

Acho que temos plantel e ganhando na Luz temos campeonato... Veremos se é assim ou não.

Hoje num campo difícil mostrámos um pouco mais de maturidade e inteligência a gerir os últimos minutos. Estamos a subir e ainda muito longe do que se pode dar.

SL

Cantinho do Morais disse...

RG,

eu sei que as nossas opiniões divergem na qualidade e composição do plantel. Mesmo vencendo na Luz, eles só voltarão a perder pontos quando receberem o FCP. Tudo o resto é sempre ganhar.
Hoje gostei da 1ª parte e ver Campbell no centro ou direita é outra coisa (como sempre defendi). Mas tanto volume de jogo tem de dar mais oportunidades, mas definimos sempre mal.

E a expulsão do Semedo... por favor... (é também por isto que sei que jamais seremos campeões).

SL

RG disse...

Cantinho,

Problema é que na direita temos Gelson e ao meio por Campbell é menos criterioso a defender....mas isso vai começando a esbater.

Benfica Lab no seu melhor

SL