sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Descontrolo total


A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com Ezequiel Schelotto para a renovação do seu contrato. O jogador mantém o vínculo até 30 de junho de 2019, ficando a Sporting SAD com mais duas épocas de opção. A cláusula de rescisão está fixada nos 45 milhões de euros.
A Sporting SAD deseja as maiores felicidades profissionais e pessoais a Ezequiel Schelotto.


Será tão difícil arranjar alguém que pense e que saiba de futebol neste clube?
Que mensagem se passa quando se contrata e renova com este jogador?
Bem sei que as contratações desta época reforçavam a ideia de que a característica "Qualidade" não era essencial para um jogador ser do Sporting. Mas isto assim já assume contornos dantescos.

Já há muito tempo que considero terminar a minha ligação ao futebol do Sporting (via Gamebox). Hoje consegui mais um argumento para ir ao encontro dessa inevitabilidade.

19 comentários:

aminhatvpifou disse...

e que mensagem é que se passa?

perdemos um jogador experiente mas já perto dos 33 anos...
mantemos este com 27 que já tem uma boa experiencia.
subimos outro com 24 anos que é da nossa formação.
e temos mais 2 jovens a serem preparados.

descontrolo total?

Bruno Arka ja Ujo disse...

Porquê? Porque não gostas do schelotto? Não sendo o meu jogador preferido, não acho que seja assim tão mau. 27 anos, com experiência. Para öutar com esgaio pela titularidade. Descontrolo?

Ana disse...

Eu não... Nunca
(se nem o flopes o conseguiu...)

Cantinho do Morais disse...

aminhatvpifou,

o J. Pereira era o nosso melhor lateral. Não é o melhor defesa-direito. Era o melhor de todos os laterais. Logo por aí, a sua saída já é má. Tem 30 anos? Que tragédia... Ainda bem que SLB e o FCP não pensam assim relativamente ao Jonas, Maxi, etc.
Uns não podem jogar porque só têm 21 anos, outros não podem jogar porque já têm 30. Assim é complicado.

Schelotto até podia ter o elixir da juventude, só não tem é uma coisa: Qualidade.
Para mim isso é fundamental para jogar no Sporting. Pelo menos devia ser.


Bruno,

O descontrolo vem da ausência de estratégia. De que vale ter Esgaio, Riquicho e, ainda, Geraldes, se é para continuar/contratar Schelotto? Faz sentido? Para mim, não. Ainda mais quando o jogador é fraco, tendo já custado golos esta época (que valeram pontos).
Veio por empréstimo. Ok, viu-se que era mau, adeus. Não, foi contratado. Enfim... estará para breve a renovação com A. Ruiz, Marvin, Paulista, Elias, etc, etc.


Ana,
o futebol português vai-me afastar dos estádios. Eu não queria que o Sporting ajudasse. Mas parece que vai ajudar.
Ainda temos o Miguel Lopes com contrato e agora temos um clone, no estilo e (falta de) qualidade.
Enfim...

RMSCP disse...

Não compreendo. Só consigo pensar que a incompetência é um vírus que se apanha neste clube. Terão sido as últimas épocas um acaso? Como é que é possível que, depois de um conjunto de boas decisões (apesar de terem havido algumas más pelo caminho), se volte à incompetência atroz que reinou no clube nos mandatos anteriores?

Pensei que depois do descalabro que foi a preparação da época, o erro fosse assumido e deixado para trás para começar a preparar o futuro. Mas no Sporting as coisas não funcionam assim. Continua-se a cometer os mesmos erros à espera que dêem resultado. Não se aprende nada, antes pelo contrário. Quem chega a este clube, fica contaminado pelo vírus e começa o declínio até à incompetência total.

Em relação ao Schelotto e à sua renovação (rir para não chorar...), é só mais um dos disparates para acumular ao que tem sido esta época.

PS: O circo já chegou e, pelo andar da carruagem, cheira-me que teremos, novamente, mais um ano zero. Se a soma de zeros resultasse noutro número que não zero, talvez conseguíssemos andar qualquer coisa...

Cumps

JG disse...

(Meu caro Cantinho, Para substituir o anterior comentário que saiu com vários erros e que se possível gostaria que fosse apagado)

Ao Schelotto saiu-lhe a sorte grande. Mesmo o Geraldes que veio de Setúbal e vai para Chaves é melhor do que este sofrível jogador.
Estamos em queda. Vamos enviar o Gauld para Chaves interrompendo a sua evolução em Setúbal que tem sido espectacular. Vai para uma equipa que ficou sem o seu treinador e sem alguns jogadores longe de Lisboa. Estamos a apostar em perder este jogador que Couceiro estava a fazer evoluir de uma forma que apenas JJ e a direcção do Sporting teimam em não ver. Lamentável. Se fosse para o manter no plantel ainda aceitaria. Defendo que ele mais o Francisco Geraldes mais o Iuri devem regressar já a Alavalade. Mas JJ deve estar satisfeito com as nulidades que contratou. O Presidente pode agora renovar com Ruiz, Petrovic. André, Castaignos, Douglas, e talvez pedir ao Liverpool para prolongar o empréstimo do Markovic não vá o homem explodir.
Lamentável a falta de sentido que parece estar instalada em Alvalade.

Cantinho do Morais disse...

RMSCP e JG,

tenho pouco a acrescentar aos vossos (excelentes) comentários.
Ninguém entende a contratação e renovação de Schelotto. Assim como ninguém percebe porque Geraldes não teve uma oportunidade na pré-época, assim como Gauld. Não se entende que Iuri tenha saído, que Matheus não apareça e que se tenham contratado jogadores que não são melhores que estes.
O critério de escolha está longe de ser desportivo, e isso assusta muito.
A incompetência é total e leva-nos a um buraco (desportivo) que teimamos em não querer sair.

SL

Anónimo disse...

O motivo que leva a renovar com o Schelotto é o mesmo que leva a prescindir de João Pereira, Gauld, Geraldes e, dentrod e pouco tempo, jefferson e até Paulo Oliveira.,

JJ prefere jogadores altos e fisicamente mais fortes.

É, aliás, por isso que o nabo do Marvin joga sempre e o Jefferson só entra nos jogos a feijões.

Pode estar errado, mas não se pode dizer que não haja estratégia.

Anónimo disse...

Também creio que sim, estamos quase a bater no fundo, a época está a ser má, as aquisições são uma nódoa, dispensamos jogadores e para os seus lugares são contratados
jogadores completamente banais, independentemente do nojo que me metem certas arbitragens nós não jogamos nada, há que rectificar o plantel rápidamente, Francisco e Ryan seriam mais valias comparados com aquilo que temos actualmente, Jeferson era competente, agora já não serve.

Jordão disse...

Não foste capaz de um post acerca da arbitragem vergonhosa que eliminou o Sporting da Taça da Liga, mas ficas escandalizado por da renovação de um jogador ao ponto de ameaçares deixar de ir a Alvalade. Faz isso, por favor, porque não fazes falta nenhuma.

Para mim perdeste toda a credibilidade. Escusas de me responder, porque eu também não volto a este espaço para te responder. Enoja-me porque não foram o Bruno de Carvalho e o Jorge Jesus que foram prejudicados em Setúbal, foi o Sporting. Não tenho respeito algum pelas pessoas que não se importam que o clube seja roubado só por não gostarem do presidente e/ou do treinador.

Sporting até morrer disse...

Se eu fosse deixar de ser do Sporting por causa da contratação ou renovação com certo jogador, já há muito que não pagava quotas...

Anónimo disse...

O que estará a pensar neste momento Ryan Gauld? Nunca vi um jogador ser utilizado como arma de arremesso de forma tão descarada, e com tão pouco respeito pelos seus interesses.

Tudo o que escreve faz sentido, objectivamente a gestão desportiva neste mandato foi medíocre. O melhor elogio que se pode fazer é que não foi catastrófica (não entrando na Champions passa a ser).

Inacreditavelmente o maior orçamento de sempre traduziu-se na luta com o Braga pelo 3º lugar (após 15 jornadas!). Se isto não é pura incompetência não sei o que é.

Mas, afinal, o que está a planear BdC para 2017/18, o seu QUINTO ano à frente do clube (é quase certo)?

Markovic e Campbell emprestados (Coates fica?).
Laterais medíocres. Como está no texto, o melhor foi dispensado.
Total dependência de um jogador que tem sido aliciado com contratos astronómicos.
Brian Ruiz a caminho dos 32 anos e a descer a pique de rendimento.

Perante um plantel muito fraco, e uma época perdida, o que faz BdC? Prejudica propositadamente um jogador que se estava a afirmar noutro clube e anuncia a renovação de Schelotto. Mas alguém vê nestas prioridades o caminho para as vitórias?

Isto tudo agravado por uma bomba relógio chamada Jorge Jesus, que naturalmente irá considerar um insulto pessoal qualquer movimentação para limitar o seu poder quase absoluto. E, tão grave quanto isso: para que serve um treinador com o seu salário se não tem capacidade para gerir o plantel de forma minimamente competente?

Ainda há tempo para corrigir muito do que está mal, mas é cada vez menos, e o resultado de montar um plantel em cima do joelho, é o que se tem visto...

RG disse...

Cantinho,

A única forma de deixar de ter esse descontrolo é fazer sair JJ.

O Jorge que já deu todas as indicações, em entrevista maioritariamente, do que pretende no seu modelo, e no seu modelo, ele tem preferência por laterais altos, um dos centrais acima do 1.90 e um médio centro, vulgo trinco, com um físico acima da média.

Acima da táctica, técnica para algumas posições, as que referi mais 1 ou 2, JJ dá primazia ao físico. Foi assim com Emerson ( 1.87 ) com Cortez ( 1.78 )e até Eliseu ( 1.77)....e nessa característica Ezequiel assenta que nem uma luva ( 1.87).

Resta então 2 opções:

1- Dispensamos JJ e esperamos que se contrate alguém tão capaz e mais virado para a técnica e conhecimento táctico do jogador.

2- Alguém encontra uma alternativa para essas posições que seja alto e o combine com bom conhecimento táctico/técnico.

SL

Cantinho do Morais disse...

RG,

clube refém de um treinador? Por favor... então os jogadores vieram ou não com o aval do treinador? Há dias dizias que ele só pediu o Markovic e o Gomez, agora o Schelotto outros tais já são obra do JJ? Se JJ é bom treinador (e é), tem de perceber que há jogadores que não jogam nada. E Schelotto é um deles. O pior é que antes tínhamos o Schelotto (e Marvin). A partir desta época aumentámos em muito esse número.

SL



Sporting até morrer,

"Já há muito tempo que considero terminar a minha ligação ao futebol do Sporting (via Gamebox)."
A sério, sem que eu me consiga rir, diga-me onde é que eu digo que vou deixar de ser do Sporting (ainda mais devido a uma contratação e ou renovação).



Jordão,

tem toda a razão. A minha selecção de temáticas a abordar espaço tem sido pouco clara. Esse assunto, deixo-o para outro espaço. Veja lá se foi suficiente para que eu recupere a minha credibilidade e que leve o meu caro a considerar voltar aqui:

https://twitter.com/CantinhoMorais/status/816772495600717826

https://twitter.com/CantinhoMorais/status/816776277092876288

https://twitter.com/CantinhoMorais/status/816778280816832512

https://twitter.com/CantinhoMorais/status/816781642643677184

https://twitter.com/CantinhoMorais/status/816951102298095616

https://twitter.com/CantinhoMorais/status/816992159605866496

https://twitter.com/CantinhoMorais/status/816996445962248192

https://twitter.com/CantinhoMorais/status/817331026762616833

https://twitter.com/CantinhoMorais/status/817332159560171520

https://twitter.com/CantinhoMorais/status/817340053089320961

não é bem um post, mas deu algum trabalho, não?

RG disse...

"RG,

clube refém de um treinador? Por favor... então os jogadores vieram ou não com o aval do treinador? Há dias dizias que ele só pediu o Markovic e o Gomez, agora o Schelotto outros tais já são obra do JJ? Se JJ é bom treinador (e é), tem de perceber que há jogadores que não jogam nada. E Schelotto é um deles. O pior é que antes tínhamos o Schelotto (e Marvin). A partir desta época aumentámos em muito esse número."

Vou ver se me faço entender de outra forma:

JJ pretende jogadores altos para defender as laterais. Pediu um lateral ou alguns laterais com essas características e foi-lhe dado Schelloto....Onde é que estou a dizer que ele é obra de JJ ou que foi pedido por JJ? Sendo que se o tivesse, não inferia no que referi anteriormente, visto que Schelloto veio durante a época passada....Posto isto é necessário que de fique claro que jamais em tempo algum JJ pedirá seja a que direcção for o Grimaldo, o Alaba, o Srna ou outros que tal...Para ele e o sistema que refere ter "inventado/criado" está acima de tudo o fisico em posições que considera chave. Se um jogador lhe dá o físico, embora haja outro que a técnica ou a táctica, jogará sempre o do físico....excepto se for perneta e por muito que não se goste do italo-argentino, ele ainda está longe de ser um perneta.

Resta, como referi em cima, ao director desportivo encontrar um que além do físico possa trazer o técnico. Se não o conseguir, optar por dar ao plantel um jogador tão forte em termos técnicos e tácticos, que não exista alternativa a não ser ele jogar. Isso foi visto nos tempos de SLB, quando a JJ nada mais restou que colocar Capdevilla e Siqueira ao invés de Emerson e Cortez.

Volto então a referir o que referi no primeiro comentário:

Ter na equipa jogadores que são mais fortes em todos os capítulos menos no físico a jogar ao invés de outros que apenas têm o físico só com a saída do treinador.
Isto não significa que o clube esteja refém do quer que seja e por ter esse tipo de jogadores não se possa lutar por vitórias ou títulos. Convém referir que o ano passado foi precisamente um jogador mais débil em termos físicos e mais forte em todos os outros que ajudo o SLB a vencer o titulo....e que JJ foi campeão com Eliseu a titular.

De qualquer forma acho que sim, um clube que tenha o melhor treinador deve ficar refém do mesmo....quanto melhor for a equipa técnica maior será a possibilidade de vencer e quantos mais anos com ele ficar, mais pode vencer. No entanto também admito que podemos acreditar que isso é um problema e damos grande plantéis ao Pal Serge ao Sá, ao Fernando Santos, ao rei da rotação Peseiro, etc.


Liondamaia disse...

Coitado do Scheletto ou Schelotto, o que entenderem que ele é. Uma coisa é certa, ainda não há muitos meses, era um gajo que dava profundidade, sabia defender (escola italiana), etc, etc.
Com os jogadores perdidos como andam (pré-época mal estudada?), o pobre do Schelotto já é (mais) uma besta...
Metam na cabeça que o problema não é o jogador A ou B, o problema está em todos eles! Má forma física, primeiramente, o que arrasta a falta de discernimento e a má forma técnica.
Bolas, até o Varzim estava melhor que nós nos últimos 10-15 mnt de jogo!
Planeamento falhado? Sim, concerteza.
As arbitragens ajudaram? Não duvido. Mas quem sabia jogar na última época, também hoje sabe jogar. Por isso, virem as baterias para os alvos correctos, deixem os jogadores em paz, eles bem precisam.

J´+a agora e embora não venha a propósito: muitos de nós se riram, criticando, os poucos jogos "de brincadeira" que as papoilas fizeram na pré-época - contudo, vieram sempre em crescendo.
Pré-época assim, de tão baixa intensidade, só da parte de está certo de que o calendário e a intensidade dos primeiros jogos a doer não vai causar dano...

Cantinho do Morais disse...

RG,

"Posto isto é necessário que de fique claro que jamais em tempo algum JJ pedirá seja a que direcção for o Grimaldo, o Alaba, o Srna ou outros que tal.."

bem, isto é assustador. Afinal o Sporting pode não ter um treinador tão bom como eu pensava...
Já agora, qual o foi o critério que levou à contratação de João Pereira há 1 ano atrás?

Esta época JJ desiludiu-me muito. E parece não ter fim à vista.

SL

RG disse...

Cantinho,

De assustador não tem nada....tem as suas formas de ver o jogo, tem um sistema em que acredita e assim sendo nada de assustador. Venceu com essa forma de ver o jogo e o seu sistema. Para ele o físico é importante em algumas posições.

Se formos por aí se calhar não há nenhum treinador bom no mundo! Guardiola nos prémios tempos era criticado por ter defesas de metro e meio,pontos perdidos devido a isso e nunca desistiu de impor o que achava ser correcto. Hoje abdicou e os resultados não estão a ser famosos, entre outros

O mesmo critério que levou à contratação de outros jogadores. Pediu um lateral experiente e deram o jogo, que por acaso até já tinha trabalhado com ele.

Confesso que a mim também me desiludiu....eu no lugar dele jamais aceitaria ver o entreposto que foi a última semana do SCP e pouca qualidade de nomes que me estavam a ser apresentados.

SL


Cantinho do Morais disse...

"Venceu com essa forma de ver o jogo e o seu sistema. Para ele o físico é importante em algumas posições."

RG,

o melhor lateral que JJ teve na sua carreira chama-se Fábio Coentrão. Já (bem) antes, tinha tido outro, ajudando a ser um grande jogador: Sérgio Conceição.
Nenhum deles se enquadra no "físico" e "altura". São jogadores de futebol, o que é diferente.
Talvez fosse por aí que se devia começar para se fazer uma equipa.

SL