quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Champions? Aqui? Claro!


Esta eliminatória vale muito para o Sporting. Se, para uns, vale dinheiro (para gastar em 15 reforços e ordenados desproporcionais ao rendimento), para outros vale Prestígio, Orgulho e Confiança para o Futuro. De igual modo, uma passagem à fase de grupos da Champions League recoloca o Sporting no espaço dos grandes clubes. Mas é aí que merecemos estar? 


Esta passagem refere-se à crónica da 1ª mão, em Alvalade, há uma semana atrás. As mais valias de se estar na Champions League continuam lá. Quanto à resposta à última questão... bem, essa foi, ontem, dada de forma bastante convincente (e muito competente).
O Sporting partiu para os últimos 90 minutos da eliminatória assumindo a (grandeza da) sua História. Até ao 1-0, mandou, forçou e foi Grande. A entrada no jogo é de equipa Grande (de Champions).
Após o 1º golo, por Doumbia, voltou a ser Sporting... Lentidão, desconcentração e apatia. Deu em empate (é o Sporting...). Neste lance, mais do que bater em Mathieu (não vejo onde Coates esteve mal), é preciso ver que Bruno Fernandes deixa Piccini, com a bola, sozinho contra 3 adversários. Foi aí o erro principal.
Voltámos ao jogo, mas agora com a incerteza de se estar a 1 golo da eliminação.

Mas no outro lado, o Steaua confirmava um vazio táctico enorme. Em Portugal, dificilmente jogariam para o top-10. Pontapé para frente e pouco mais.

A 2ª parte revelou, ainda mais, a nossa Qualidade (individual e colectiva), e trouxe um resultado justo e que, como adeptos, já merecíamos há muito tempo. Mais do que passar, era preciso ganhar. Mostrar que somos fortes e queremos crescer.

Numa semana, a equipa evoluiu (é para continuar). Há muito tempo que os nossos melhores jogadores, em campo, não eram os defesas-centrais.
Hoje, temos um defesa-esquerdo como nunca vi no Sporting. As vezes que, naqueles poucos segundos aos 88m, Coentrão levanta a cabeça, revela o que é um jogador de futebol. 
Olhamos para Adrien, e vemos que voltou a recuperar as suas mais-valias: equilibrar a equipa, oferecer linhas de passe na saída de bola e devolver (bem) esta a quem a pode transportar para a frente. Vejam quantos golos passam por ele, sem ser ele a transportar a bola. Precisamos muito deste Adrien.

Depois há Bruno Fernandes... o que se pode dizer perante uma exibição destas? Um achado. Uma contratação que faz sentido e com o timing certo. Uma vénia a quem o contratou.

E a eficácia de Dost e Doumbia? Pensei que o costa-marfinense seria um complemento ao holandês. Não é. É a sua alternativa. Não tendo sido excelente cumpriu em 2 objectivos: marcou; deu 60m de descanso a Dost (que está fresco para o Estoril).

Mas quem eu vi, num patamar muito acima, foi Gelson Martins. Que grande exibição. Uma ajuda fundamental a Piccini (muito melhor que Schelotto - o que não é difícil), a capacidade em jogar em espaços tão curtos, permitindo a equipa subir, a forma como tira adversários do caminho e, ontem, com golo e boas definições. A personalidade e confiança na forma marca o 3º golo e, depois, assiste Dost para o 4º é, finalmente, de um Grande Jogador. Assim, rapidamente passará para aquele patamar de jogadores que valem 50M. A exibição foi tão boa que receio que possa não estar cá em Setembro.


Jorge Jesus pode ter encontrado a fórmula. A equipa não está montada para defender. Está montada para saber defender e ter jogadores de futebol no ataque. Inteligência, Criatividade, Velocidade de Execução e Eficácia. Se, a isto, ainda se juntar o Equilíbrio e Combatividade trazido por Acuña, o Sporting pode partir para uma história que andará perto da Felicidade.

É preciso continuar a crescer, e a Ganhar.
Domingo lá estaremos. Com o mesmo Dever (de ganhar), e sentido de Responsabilidade (somos o Sporting!).

Ganhar para descansar a seguir. Vêm aí as selecções. Coates, Acuña, Dost, Patrício, Adrien e Gelson estarão fora. Esperemos que F. Santos não olhe (já) para B. Fernandes e Coentrão (especialmente este último).

(não fomos em merdas e vencemos muito bem)

4 comentários:

JG disse...

Que bom que é as coisas correrem bem. Isto apesar dea dado passo, depois do empate disparatado, ter dado por mim a recuperar o post em que o Cazino Salsburgo foi trazido à (má) memória.
Na segunda parte depois do 2-1 - fruto da inspiração de Bruno Fernandes e da sorte no ressalto de Acuna - fomos uma equipa demolidora no contra-ataque. Não me recordo de ter visto Gelson a um nível tão elevado, quer no último passe quer na finalização. Bruno Fernandes notável no último passe, na forma como faz quase sempre a melhor opção, na imprevisibilidade que resulta do seu forte e colocado pontapé de meia-distância.
Coentrão a um nível de excelência - se mantiver a capacidade para jogar a este nível terá sido um enorme reforço, digo eu que torci o nariz à sua contratação. Piccini fez um bom jogo, pese a tendência - doentia? - para fazer passes a isolar, ou quase isolar, dianteiros da equipa adversária.
Deixo uma nota apenas, uma pequena dúvida. A solidez defensiva esteve ontem uns furos abaixo do habitual. Culpa do menor desempenho do centro. O ataque esteve demolidor e com uma eficácia insuper+avel. Curiosamente com Doumbia jogámos quaswe sempre em ataque continuado e com Dost quase sempre em contra-ataque. Mas que correu tudo muito bem isso é um facto e estamos onde merecemos porque o Sporting é um clube de Liga dos Campeões, ou dito de outra forma um clube como o Sporting traz prestígio à Liga dos Campeões.

RMSCP disse...

Fiquei contente pela passagem à fase de grupos mas não gostei do nosso jogo. Só nos últimos 30min (após o 2º golo) é que conseguimos demonstrar que somos muito superiores ao Steaua. Muito nervosismo por parte da equipa (compreensível após o golo do Steaua) e muito sofrimento desnecessário. O resultado final nem devia ser encarado como goleada mas sim como uma normalidade face às diferenças que existem entre as duas equipas.

Acho que tivemos a sorte do jogo. Aquele 2º golo foi a sentença final. O passe de Bruno Fernandes é delicioso mas Acuna tem que fazer muito melhor ali. Ainda está muito longe de justificar os 10M investidos nele.

Piccini é fraco e duvido que passe disso. Se tivermos uma equipa que consiga puxar por ele, ainda é possível disfarçar as suas debilidades (à semelhança do que aconteceu com o Schelotto). Espero que continuem à procura de um lateral direito de qualidade e que não contem com Piccini para ser primeira opção para o que quer que seja.

Discordo da tua apreciação ao Gélson. Não fez um grande jogo. Esteve muito bem no golo e na assistência (mesmo muito boa) mas pouco mais que isso. Gostei mais de o ver no jogo com o V. Guimarães (na esquerda) do que hoje.

Coentrão e Bruno Fernandes foram os melhores. Finalmente temos um lateral que não me faz pensar que passei ao lado de uma grande carreira. Toca a acender velinhas e rezar para que não se lesione.

Bruno Fernandes é espectacular. Não o conhecia e tem-me deixado maravilhado a cada jogo que passa. Que visão de jogo e qualidade no último passe. Não ficará muito tempo connosco.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

JG,

o 2-1 é o momento do jogo. Tínhamos pouca bola, o Steaua fazia qualquer coisa para parecer que éramos equipas equilibradas e JJ tinha acabado de lançar Dost.
Depois, foi um festival. Também acho que houve mais espaço para o adversário do que o habitual e batemos muitas vezes bola longa para frente. Espero que isso não volte.
E outro aspecto em que melhorámos: quantos cruzamentos é que fizemos? Bolas bombeadas para dentro da área? Muito pouco, mesmo muito pouco. (será que a entrada de Dost também seria para mudar para essa estratégia?)

SL

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

além dos 30m finais, também acho que, até ao 1-1, estivemos muito bem. Na 1ª parte, com melhores decisões no último terço, podíamos ter resolvido a eliminatória. Recordo-me do Doumbia isolado, de um 3 para 2 que Doumbia dá mal em Gelson (ou Adrien), quando tinha Acuña a aparecer na esquerda, e um outro em que Acuña resolve rematar quando tinha melhores opções já dentro da área.
Discordo de Gelson (mas também acho que, em Guimarães, na esquerda, esteve a um nível altíssimo). Na fase de maior aperto, foi um gigante, levando muito bem a equipa para a frente.
Acuña tem de fazer mais. Mas tem nºs interessantes (golos e assistências). Para já, é um B. César melhorado. Espero que Iuri passe à frente de B.César nas opções. Mas veremos se o "fetiche" Alan Ruiz (ou mesmo uma contratação), não vai deixar Iuri mais próximo da bancada (ou mesmo saída...).

SL