domingo, 4 de outubro de 2009

Um clube demasiado ecléctico

Não sei porquê que existe tanta contestação em Alvalade. Não me digam que há razão para ficar chateado só porque, à 7ª jornada, já se está a 10 pontos do líder? Ou porque a equipa não sabe fazer um passe ou um remate? Por favor...
É que nos estamos a esquecer que o Sporting é clube que vive da glória das suas modalidades amadoras, onde, obviamente, se inclui o Futebol. Se, por acaso, o Sporting tivesse no Futebol, uma vertente profissional será que haveria este conjunto de factores só passíveis de serem aceitáveis no mundo amador?

Vejamos:
Um clube profissional teria...
- um jogador pseudo lesionado, com a cabeça na sua carreira política, distribuindo leitões e aventais pelo concelho de Sintra em vez de jogar à bola?
- contratado um jogador com 32 anos, sem clube à 7 meses, somente no último dia do mercado?
- um relvado que tem que ser mudado a cada Solstício do Inverno?
- um relvado tão mau, mas mesmo assim, deixa os apanha-bolas jogarem lá à bola no intervalo?
- jogadores que não conseguem ter uma bola no pé e só jogam com a cabeça no chão?
- um treinador que não tinha um grau académico que lhe autorizasse treinar uma equipa da 1ª Liga?
- um treinador que, em toda a sua carreira de treinador, só tinha treinado durante uma época uma equipa de Juniores?
- duas claques que apoiam os jogadores das equipas adversárias ou mesmo as equipas adversárias (Fiorentina)?
- um jogador lesionado em Abril mas que só pôde ser operado em Julho?
- um especialista em bolas paradas que nunca teve a oportunidade de marcar nenhuma?
- um presidente que confia no líder dos árbitros, ao mesmo tempo que este o enraba e ainda cospe por cima?
- um presidente que se senta ao lado de um criminoso, elogiando o seu "trabalho"?
- jogadores que, mesmo jogando à Quarta-feira nas selecções, só conseguem chegar a tempo de treinar no sábado? Mesmo que esses jogos sejam na Europa? E que mesmo chegando na sexta-feira, não conseguem chegar a tempo do treino porque este é sempre de manhã? Não pode haver treinos à tarde? Ou treinos bidiários?

Meus caros consócios e colegas sofredores, para um clube amador até nem estamos mal. Enquanto não formos profissionais, o Sucesso, a Glória serão mera Utopia..

5 comentários:

sloct disse...

Quer mais???
Profissionalismo é assinar contrato com o Shcmeichel e só uma semana depois (isto é verdade) haver camisolas deles à venda na antiga Loja Verde???

Profissionalismo é ganhar o campeonato de 99/00, e em pleno Agosto, mês de emigrantes em Portugal (entre os quais obviamente milhares de sportinguistas), deixar esgotar as camisolas da equipa na Loja Verde???

E haveria muito mais exemplos deste tipo para contar. É triste, é muito triste, e não há nenhuma vassoura à vista, infelizmente...

Petinga disse...

Nem mais.

Até quando?

Cantinho do Morais disse...

Como já escrevi em outro espaço, para mim, é uma questão de Identidade.
Estamos desfasados da (nossa) Realidade. A nossa realidade não é Ganhar, não é Vencer ou ser Grande. A Realidade é outra. É (talvez) tentar ganhar ou fingir que se é Grande. Agarramo-nos ao nosso passado (mais às modalidades amadoras que ao futebol), orgulhamo-nos dele e achamos que isso nos confere um estatuto que não temos, o de ser Grande.
Não somos. Pode-se tentar ser, podemos mesmo, por vezes chegar lá perto (em 2000 e 2002, final da Taça Uefa), mas depois não temos o estofo, a estrutura, a ambição, a força que nos mantém ou segura lá em cima. Essa História que temos e que nunca esqueceremos ilude-nos, cega-nos, mas já não se coaduna com os dias de hoje, com o Presente, com a Realidade.
Não somos exigentes. Contentamo-nos com a Honra, Fair Play e com o Romantismo. Não reagimos quando se perde um campeonato, em nossa casa à pedrada. Não reagimos quando um árbitro agride um treinador na nossa casa. Não reagimos quando um árbitro nos tira um título com o nosso maior rival.
Será que realmente queremos a Vitória? Só se fica contente se tentarmos essa vitória. É pouco (para mim).

Mas se é isso mesmo que queremos, então vamos assumi-lo. Dizemo-lo ao Mundo. E aí reduzimos as expectativas, as ilusões e, por consequência as desilusões. E assim, apostaremos sem receios na formação, na dignidade de ser leão, de ser do Sporting. Em vez contratar jogadores como Abel, Pedro Silva, Grimi, Caicedo, Angulo, Postiga, entre outros, deixaremos que outros cresçam, sem a Pressão e, acima de tudo, a Ilusão que só jogam para ganhar. Não, assim jogarão para tentar ganhar, para crescer e, simplesmente, honrar o Sporting Clube de Portugal.

Passamos a ser honestos connosco próprios. Voltaremos ao estádio e de lá sairemos com o dever cumprido. Tenho quase 30 anos e cheguei à conclusão que o desporto e o clube de eleição que escolhi não me divertem, não me alegram. Vivi sempre uma ilusão. Quero a Realidade.

NUNO RAMOS disse...

Capa de ontem do Record...tinha o Simão a todo o tamanho da capa com letras garrafais que diziam AINDA CHEIRA A BENFICA!!! É uma falta de respeito pela Selecção Nacional, e pelos portugueses aquela Capa. Eu como Sportinguista se puxar a brasa à minha... sardinha também diria: " foi o Liedson que salvou a selecção com aquele golo frente a Dinamarca" . CAPA DE JORNAL NOJENTA!!! http://armazemleonino.blogspot.com/

Cantinho do Morais disse...

Nuno Ramos,

A mim não me chocou e até concordo com a capa. De facto, o Simão ainda cheira a Benfica, cheiro esse que nós facilmente identificamos quando nos deslocamos ao uma ETAR, a uma pecuária ou quando não defecamos há mais de 3 dias.
Para mim, Simão cheira a isso tudo e muito mais.
É das melhores capas do Record dos últimos anos.

Mais a sério, foi com alguma preocupação (e mais asco ainda) que vi que Simão tinha muita relutância em passar a bola a Liedson.