segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Aos domingos vou ao futebol

Ontem fui ao futebol. Fui ao Estádio José de Alvalade ver mais um jogo do Campeonato Nacional (Liga Sagres), facto religiosamente repetido desde que se inaugurou o novo Estádio, em 2003.

Fui sem expectativas. Sem saber se me ia divertir, gritar, vibrar, festejar ou, em oposição, aborrecer, envelhecer e perder. Perder tempo, perder um jogo, perder 2 pontos, perder um sonho. Um sonho que me acompanhou durante os quase 30 anos da minha vida. Um sonho que me alimentou, que me fez chorar, vibrar, fortalecer e orgulhar.

Nada me aconteceu. Não me fui divertir. Não me fui orgulhar de nada. Não fui festejar, acreditar e crescer.
Fui, simplesmente, ver o Sporting. Fui contrariar todas as iniciativas de boicote ao Sporting. Iniciativas que respeito e que quase consigo entender. Não as critico. Simplesmente, não somos iguais. Fui ver o Sporting como quem visita uma pessoa próxima ao hospital ou à sua casa. Fui ver o Sporting porque faz parte de mim. Porque sei que na minha personalidade, modo de ser e viver existe um pouco daquele clube.

Perante esta simples e única motivação que me leva a Alvalade confirmei aquilo que há muito receava. Eu não gosto de futebol. Não gosto. Pouco me interessa se o Postiga não sabe o que é um golo. Que o Liedson só queira a Selecção. Que o Matías não marque um canto ou uma falta, mesmo após ter marcado o livre mais perigoso do jogo todo, na primeira bola parada que bateu neste campeonato. Que o Abel, Tonel, André Marques, Pedro Silva, Caneira, Grimi, não tenham qualidade para jogar numa equipa da primeira metade da tabela. Que não haja uma jogada treinada, um lançamento de linha lateral bem efectuado. Um rasgo, um golo. Não quero saber.

Porque se eu gostasse de Futebol de certeza que eu não podia ser do Sporting.

ps1: no dia 28 de Novembro vou ver algo inédito em Alvalade. Vou ver futebol. Vai ser uma experiência diferente. Sinceramente, espero não gostar.

ps2: tudo aquilo que eu desejei e sempre identifiquei como sendo o Sport Lisboa e Benfica confirmou-se no Sporting Clube de Portugal. É impossível exprimir tamanha DESILUSÃO.

Sem comentários: