sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Bater no Fundo


Depois da quinta-feira passada ter ficado esclarecido que o Sporting jogava ao nível de uma equipa de INATEL, o dia de hoje confirmou que o Sporting Clube de Portugal, como instituição profissional, não consegue contratar um treinador (em inicio de carreira) à Académica de Coimbra.

Não querendo falar das possíveis consequências da não contratação de André Villas Boas (que pessoalmente acreditava ser uma excelente solução, tal como aqui referi, fez ontem uma semana), importa destacar a ausência de credibilidade e respeito que a nossa instituição tem perante outras, historicamente mais pobres e desportivamente inferiores. Perante este facto, será que ainda se pode ver o Sporting como um Grande? Pelos vistos, para a Académica (e para todas as equipas que esta época defrontámos) Não. O Sporting (já) não mete medo nem requer Respeito e Admiração a ninguém.

Depois da direcção ter visto, na blogosfera, o nome de Villas Boas, como unanimamente aceite pelos adeptos e sócios leoninos, decidiu avançar para a sua contratação. Mas, esta, falhou.

E agora? Volta-se à blogosfera e procura-se outro nome? Havia plano B caso esta negociação falhasse? E o plano B já estava em prática? Passou-se uma semana para se falhar a contratação de um treinador da Académica (que é das poucas equipas que este ano perdeu com o Sporting!!). Vamos esperar mais uma semana para tentar contratar outra equipa técnica? E quem orienta os treinos, entretanto? A equipa técnica que foi demitida? Haverá treinador para o jogo da Taça, tal como foi prometido pelo Presidente?

Não há rumo, há desorientação. Não há profissionalismo mas sim amadorismo.
Não há Grandeza. Há um caminho lento, rumo à desertificação, ao esquecimento, à insignificância, ao desaparecimento do Sporting Clube de Portugal tal como nos foi apresentado, nos inícios das nossas vidas.

ps1: a vinda de Villas Boas não apagava os últimos dois parágrafos.
ps2: espero que não venha ninguém até ao final da época só para manter as exigências mínimas para depois, no fim da época, ir buscar Villas Boas a custo zero.
ps3: há algum projecto desportivo?
ps4: não se esqueçam de emprestar mais jogadores à Académica de Coimbra. Será que Saleiro, Diogo, Carlos Martins, Porfírio, Paulo Sérgio, entre outros, também custaram 2 milhões de euros à Académica quando foram cedidos pelo Sporting?

Sem comentários: