domingo, 29 de novembro de 2009

David e Golias

Num jogo cheio de emoção mas com pouca qualidade, o resultado final de 0-0 acaba por ser justo. Numa boa estreia de Carvalhal em Alvalade e como técnico do Sporting em jogos a contar para a Liga, importa destacar os pontos positivos e negativos deste derby.

Positivo:
- A entrega, o crer, a garra e a raça colocada em campo pela equipa leonina que, além de lhe devolver alguma credibilidade junto da massa associativa, foram a única forma de contrariar e equilibrar o bom futebol praticado pela equipa do Benfica.
- A grande qualidade de jogo de Ramires que é, para mim, o melhor jogador da Liga.
- O onze inicial do Sporting tinha 8 jogadores portugueses usando, no total do jogo, 10 jogadores nacionais.
- Da formação do Sporting, jogaram 7 jogadores.
- Veloso, Moutinho, Patrício e Adrien. A formação do Sporting tem que ser isto. Jogadores sem medo, que erram, mas que lutam com garra, com entrega e com bastante qualidade. Destaque para Veloso e Patrício que se exibiram em grande nível.
- Movimentações de Vukcevic e Matías, nunca estando presos a uma só posição. Uma boa dinâmica que possibilita ao Sporting mais alternativas e mais imprevisibilidade à forma como ataca.
- Boa coesão defensiva, principalmente em lances de bola parada.
- Grande defesa de Quim ao remate de Veloso.
- Bom ambiente em Alvalade, sem violência dentro do campo e grande respeito entre as equipas.
- Os últimos minutos de jogo demonstram porquê que o Benfica vai ser campeão. Controlo, confiança, segurança no passe e circulação e objectividade na forma como conduz o jogo. Foi uma grande equipa que hoje defrontou o Sporting, não há que ter vergonha em assumi-lo.

Negativo:
- O Benfica colocou na equipa titular somente 2 portugueses, usando, no total, 5 jogadores nacionais
- Da formação do Benfica, jogou só o Miguel Vítor.
- A garra e a entrega do Sporting não trouxeram, por si só, qualidade ao seu jogo. Ainda rareiam ideias para um futebol atacante. Ainda se viu muito pontapé para a frente. O jogo não pode começar nos pés de Caneira, Carriço e Polga. Veloso, Moutinho e Matías têm que iniciar as jogadas leoninas.
- Matías ainda não bate nenhum lance de bola parada.
- O relvado. Ainda haverá mais algo a dizer?
- As "ausências" de Aimar e Saviola. Mérito do Sporting.
- O trio de arbitragem. Como seria de prever, a pior equipa em campo. Um árbitro que não deixou jogar, que quis ser protagonista e que, incrivelmente, consegue deixar David Luíz em campo. Um desastre com influência directa no jogo. Fiscais de Linha com medo das decisões que podiam tomar. Sporting e Benfica não mereciam estes "juízes".
- Sporting contínua em 8º, mais perto dos últimos do que dos primeiros.


O bom jogo do Sporting terá que ter continuidade já na quinta-feira. Não se pode ficar com a ideia que, por ter sido um derby, os jogadores deram mais de si, com mais vontade e entrega. A entrega e dedicação de hoje tinham dado para vencer Belenenses, Marítimo e Guimarães. Tem que continuar e evoluir para patamares que possam garantir vitórias e pontos.

Sem comentários: