sábado, 5 de dezembro de 2009

Liedson, Dezembro, Selecção e Desmotivação. Onde é que fica o Sporting? Sensação de Déjà vu

Liedson é um excelente jogador. Tem uma dimensão futebolística que mais nenhum jogador leonino tem. Ele é o expoente máximo de qualidade técnica e de entrega ao jogo entre todos aqueles que compõem o plantel do Sporting Clube de Portugal, desde da última vez que fomos campeões nacionais, na já remota época 2001-2002. É o único jogador que pode elevar a marca Sporting e impor (algum) respeito aos adversários internacionais. É triste este jogador passar pelo Sporting durante 6 épocas e não se ser Campeão Nacional.

Quem vai a Alvalade e vê Liedson a jogar percebe que é um elemento a mais naquela equipa. A forma como pressiona, como nunca se dá por vencido, como executa perante defesas e guarda-redes, como "inventa" perigo junto da baliza do adversário (perante a incapacidade da própria equipa de criar esse mesmo perigo), facilmente se comprova que o Liedson é o melhor jogador do Sporting e talvez o único que, um dia, podia chegar à direcção da SAD e dizer: "Quero ir-me embora." E a SAD só tinha mesmo que dizer: "Claro, nada faremos para ficares. Se é a tua vontade. Só nos resta agradecer o tempo que aqui estiveste e o quanto abdicaste para aqui prolongares uma estadia já demasiado longa para um jogador com a tua dimensão num clube com a nossa ambição".

Mas isto seria assim se só nos cingirmos ao Liedson acima descrito. Mas dentro deste Liedson há um outro, o de mau profissional. A mesma pessoa que vai a Alvalade, ao mesmo tempo que se maravilha com o Liedson jogador, decepciona-se com o Liedson profissional. Liedson é sempre o primeiro a sair do campo, raramente cumprimentando companheiros e massa associativa. Mas os exemplos não se esgotam aqui...

As suas mais recentes declarações vêm ao encontro desse mau profissionalismo. Pode-se falar que está farto de tanto correr e lutar no meio de tanta inaptidão para a prática futebolística, ou que se aproxima a época natalícia, período esse tão propício a atrasos e onde Liedson gosta de deitar no sapatinho de todos os leões um simbólico e tradicional "vão tomar no cu, enquanto eu fico por Fortaleza e tomar cajú e água de coco". Mas não. Este ano o problema é maior. Este é o ano do Mundial de Futebol, competição onde Liedson vai participar.

Liedson, com 31 anos, percebe que não tem curriculum condizente com a sua qualidade futebolística. Dos 4 troféus conquistados pelo Sporting, só participou activamente na conquista de 2, falhando as duas últimas finais da Taça e Supertaça contra o FC Porto. Em 7 anos de Europa, num "Grande", é pouco. Leva 2 títulos de melhor marcador, algumas marcas importantes na História do Sporting, mas rapidamente a sua memória se esvanecerá dentro de algum tempo, sendo recordado como um "grande goleador que passou por Alvalade", tendo direito a assistir a 1 ou 2 jogos na tribuna sempre que passar por Portugal "para matar saudades".
Num momento importante da sua vida, Liedson percebeu que mesmo tendo lutado e salvado o Sporting em tantas, mas mesmo tantas situações, não passará disto mesmo. Então o que o mantém por cá? O Mundial, a Selecção.

A ida à Selecção e ao Mundial é a última oportunidade de Liedson para ser mais do que um "grande goleador que passou por Alvalade". É ali que julga se imortalizar, de adquirir uma dimensão que o clube não lhe deu (esteve perto em 2004/05 e em 2006/07).

É este Mundial e Selecção que nos está a revelar um Liedson até então desconhecido. Um Liedson que fez juras de amor ao Sporting (renovação, entenda-se) porque sabia que só assim poderia ir à selecção (se sai para o estrangeiro não cumpria os anos necessários em Portugal para se tornar cidadão português). Antes, o mau profissionalismo sempre foi abafado pela elevação futebolística, mas agora nem isso temos presente quando nos deslocamos a Alvalade. Hoje observa-se um Liedson que complica, que não solta a bola, que gesticula com colegas, que está sempre em fora-de-jogo, que não combina com nenhum parceiro no ataque, que não marca, que não resolve. É um Liedson com o corpo e conta bancária em Alvalade, mas com a cabeça e ambição na Selecção. Já não é o nosso "Levezinho".

Liedson, és uma pessoa inteligente e trilhaste bem o teu caminho. Percebeste que, com a tua idade, uma ida para o estrangeiro significava ires para a Rússia, França, Alemanha, Turquia, para clubes com a dimensão idêntica ou inferior ao Sporting. O dinheiro não compensaria porque mesmo cá, haveria sempre um clube e uma massa adepta com tamanha admiração e dedicação a ti que dificilmente recuperarias em outro local. Mas foste egoísta, pensaste só em ti. Estás feliz. Não te lesionas (até pedes para não jogar), manténs o ritmo, um bom ordenado e Maio irás defender um senhor que já maltratou muito o clube que te deu tudo.

No meio disto tudo, já pensaste onde é que fica o Sporting Clube de Portugal?


ps: gostava tanto que o Liedson me fizesse sentir que cometi a maior injustiça com este post.

Sem comentários: