domingo, 31 de janeiro de 2010

Terceiro Mundo para Sempre

"The Executive Committee of the Confederation of African Football met on 30 January 2010 and examined the withdrawal of Togo national team from the Orange Africa Cup of Nations 2010.
The Executive Committee and its president renewed their sincere condolences to the families of victims involved in this tragic terrorist attack which happened January 8, 2010. The attack was condemned by CAF and also a total support was given to the Togolese team.
At that time, CAF said they have understood perfectly the decision of players not to participate in the competition.
Meanwhile, following a decision taken by players to participate in the competition, the Togolese government decided to call back their national team.
The decision taken by the political authorities is infringing CAF and CAN regulations. Therefore, a decision has been taken to suspend the Togo national team for the next two editions of Africa Cup of Nations, with a fine of $50,000.00 handed to the Togolese national football association, in conformity with article 78 of Africa Cup of Nations Angola 2010."

(Comunicado emitido pela Confederação Africana de Futebol, suspendendo a Selecção Nacional do Togo das próximas duas edições do CAN, acrescida de uma multa pecuniária)


Simplesmente vergonhoso...
Os meus parabéns ao sr. Blatter, Platini (Gilberto Madaíl, em sua representação) e aos líderes africanos que se esconderam perante a vergonha e hipocrisia que foi este campeonato, no justo e honestamente dirigido país, de seu nome Angola.
Que ao menos os diamantes e petróleo sejam um bom consolo para as suas almas e consciência.


Uma vez Terceiro Mundo...


2 comentários:

Márcio Guerra disse...

Oi! Só discordo de uma coisa, que é o senso comum, por vezes errado, do que é o terceiro mundo. De resto, a pertinência do que é dito é gritante.
Não sei até que ponto os governos devem intervir nestas medidas, mas sim, se fosse o meu país eu concordaria com esta atitude desse governo.
Já agora, tirando a valorização desportiva dos atletas, mas porque carga de água é que a equipa que se qualificou não tem o direito de não participar no que quer que seja? São questões de direito e poderei estar a dizer uma barbaridade enorme, mas digo-a.
Em relação ao que é o «terceiro mundo», só uma correcção, é que nos dias que correm vulgarizou-se a expressão «terceiro mundo» para países africanos, mas que é errada, porque não é, ao que apurei já há algum tempo, exacta. Ou melhor, países africanos são de «terceiro mundo», mas também o é, por exemplo, a Suíca. Isto porquê? Porque são designados países de «terceiro mundo» todos os países que não fazem parte da União Europeia e, friso o «e» da N.A.T.O., ou O.T.A.N. em português, Organização do Tratado Atlântico Norte. A Suiça é um país neutro, que não pertence a nada, (provavelmente pela secular história dos bancos no país, isto já dependente de muitas teorias da conspiração) e, tal como os países africanos, que ficam na sua maioria abaixo do Equador, logo não são do Tratado do Atlântico Norte, passaram a ser chamados todos os países africanos pobres, de países de terceiro mundo. O problema não é serem de terceiro mundo, que são, mas as pessoas qualificam-nos por pensarem que são pobres é que são do terceiro mundo. São do terceiro mundo pelas razões anteriores. Como se generalizou, culpa da imprensa mal-informada, pobre igual a terceiro mundo, tudo que é africano é terceiro mundo. Não tem, efectivamente sequer a ver com riqueza, pois como é bem endereçado no início do post, «apesar da riqueza natural» esse não é o factor que deveria ser considerado para qualificar os países...
Bom, isto já vai longe, eu não tenho 100% da certeza disto, apenas... 98 ou 99%, por isso fico-me por aqui.
Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

/http://Bimbosfera.blogspot.com

P.s.- Gostaria de criar um encontro dos gestores dos blogs com que me relaciono para umas ideias que aqui vão na minha cabeça. Provavelmente nos comentários não será a melhor maneira de as discutir... Se depois quiseres participar, avisa. Tem a ver com publicidade e dinheiro que daí advem. Obrigado.

Cantinho do Morais disse...

Caro Márcio,

Perante tamanho tratado acerca do conceito "Terceiro Mundo", só tenho que agradecer e pouco acrescentar. O sentido era metafórico, mas para isso não tinha que ter colocado os () no título. Vou já retirar.

Obrigado e um grande abraço