sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

É uma ilusão? É! É um rebuçado? É! Mas que se lixe! É uma (merecida) alegria!


O processo de destruição, desvalorização e auto-mutilação que o Sporting tem vindo a desenvolver nos últimos tempos, teve uma ligeira pausa, na noite de ontem, para descanso do pessoal (com pessoal, leia-se nós, os adeptos, os sócios, os leões; pois os obreiros de tamanha façanha continuam a trabalhar que nem formigas).

Esquecendo a missão de desvalorização de activos que foi incumbida por ordem superior a si próprio, Carvalhal (que merece destaque pela grande vitória e jogo muito bem conseguido), montou uma equipa que nunca teve receio de ganhar, de controlar o jogo e de querer sempre, mas sempre, mais. Montou uma equipa com ambição que colocou a bola no chão, que teve rapidez de decisão e movimentos e que teve, em todos os elementos que a constituíram, o máximo de rendimento e produtividade. Aliado a isso, geriu bem a equipa e o jogo a partir do banco, fazendo as substituições certas, na hora certa (3 substituições!! Será que foi o novo director desportivo que lhe levou as leis do jogo, onde se afirma ser possível fazer 3 substituições por jogo?).

Quanto ao jogo, pouco mais haverá para dizer. Demonstrou tudo aquilo que sabíamos. Quando bem gerido, trabalhado e motivado (nem digo pressionado ou "achincalhado", como afirmou Tonel, porque pressão existe sempre e gozados já o são desde do inicio da época e isso não tem servido de grande motivação e demonstração de orgulho próprio e brio profissional), este plantel pode dar alegrias, lutar por vitórias e devolver a equipa aos adeptos (a famosa "militância").

Hoje o dia será diferente. Haverá caridade nas capas dos jornais. Haverá palmadinhas nas costas no trabalho "ganda vitória, até eu torci por vocês", não haverá crónicas incendiárias nem declarações de Bettencourt esquizofrénicas e suicidas. Não, hoje o dia é nosso. É daqueles que de maneira anónima (e por vezes solitária), pela escrita, pelo debate, pela presença assídua em Alvalade, sofrem diariamente pelo seu clube, lutando para que não morra.

Hoje, acordámos com a certeza que ainda existe o Sporting Clube de Portugal.


ps: hoje não é dia de pensarmos que o João Pereira já vale menos do que 3 milhões; que o Izmailov só vale 6 milhões e que no dia em que o Benfica ou Porto venderem o César Peixoto ou um Tomás Costa para o Lokomotiv, em troca virá um Izmailov, sem que o Sporting se tivesse acautelado de qualquer maneira; não, hoje não é dia de pensar que teremos que vender a qualquer preço (que já tão baixo) os jogadores da nossa equipa. E já agora, hoje não é dia de pensarmos que não vale a pena ir a Alvalade no próximo domingo, pois segundo o nosso treinador, existe uma lógica que justifica os péssimos resultados:

"Antes do jogo com o Braga tivemos uma semana para preparar o jogo e correu bem, antes do Leixões também tivemos uma semana e também correu bem. Depois passamos a jogar de três em três dias e as coisas complicaram-se. Também defrontámos adversários difíceis. Esta semana tivemos mais uma semana para preparar e a equipa e as coisas voltaram a correr bem. Quando tivemos uma semana para preparar um jogos fizemos boas exibições, depois disso jogos de quatro em quatro dias e aí praticamente só recuperamos, a equipa foi perdendo pilares de organização. Fizemos um bom jogo em Inglaterra, depois em Olhão estivemos um pouco fatigados, hoje pudemos trabalhar a estratégia e a táctica e a equipa voltou a corresponder» (Carvalhal, após o jogo de ontem)

Isto quer dizer o quê? Há lógica nisto? Então, visto que se joga daqui a 2 dias com o Porto... talvez não vale a pena pensarmos numa vitória. É uma ilusão.

5 comentários:

Tite disse...

Amigão,

Estou contigo em tudo o que acabei de ler.
A certeza que eu tenho é que não são os adeptos que têm a culpa do que acontece ao nosso Sporting.
Mostrem os jogadores que vale a pena voltar a sair de casa para os acompanhar a tudo quanto é sítio.
Os adeptos podem fazer todo o barulho do mundo que os jogadores, se não quiserem correr e empenharem-se, nunca lhes darão alegrias.

Já agora, uma pergunta: porque não têm os jogadores leoninos preparação física para aguentar os jogos cujo calendário aceitaram no início da época? Responda quem souber...

Abraços leoninos

Cristiano Moreira disse...

Na minha modéstia opnião o que Carlos Carvalhal quiz dizer, foi que ainda nã teve tempo suficiente para trabalhar esta equipa em termos tácticos e implementar os seus conceitos a jogadores que estavam muito rotinados a um estilo de jogo. Tudo isso se trabalha com treino e jogando de quatro em quatro dias e às vezes menos, torna-se mais complicados treinar esta vertente.

sloml disse...

Cantinho, muitos parabéns pela vitória conseguida, que serviu para calar os ingleses e levantar o nome de Portugal lá fora, com um futebol muito bom, como há muito não se via pelas bandas de Alvalade. E agora que eliminem o Quique, claro, e que o Benfica passe contra o Marselha. Se tudo correr bem, podemos encontrar-nos nos quartos-de-final ou até mesmo mais longe, quem sabe (sonhar ainda não paga imposto). Já agora, se não for pedir muito, a ver se mantêm o mesmo fulgor no domingo. Acima de tudo, que não se deixe os corruptos serem campeões - acho que devia ser essa a vossa (e nossa) linha de pensamento. O Sporting ainda pode sair desta época de cabeça bem erguida. Força no domingo e depois na Liga Europa!

Abraço

Cantinho do Morais disse...

Cristiano Moreira,

Concordo com o que dizes e longe de mim colocar o estado do Sporting nas mãos do Carvalhal. Aceito o que ele diz, mas acho que deveria guardar essa posição para a restante equipa técnica. Ele não pode vir a público afirmar que a equipa só rende semana a semana e não de 3 em 3 dias. Isso é desmotivar e a desmotivação é meio caminho andado para o insucesso.

Cantinho do Morais disse...

Sloml,

Como sempre, um apontamento prudente e na busca de um futebol sério e competitivo.

Quanto ao Porto, não te preocupes. Mesmo que ganhem amanhã não somos nós que estamos em 1º. E ao 1º eles não passam porque, simplesmente, não são melhores.

A vitória de quinta-feira? Uma prenda para quem já muito sofreu. Merecida, pelos sportinguistas, não pelos jogadores e direcção.

Um grande abraço