terça-feira, 6 de abril de 2010

C(lube) M(erdoso) V(ai) M(orrer)

"Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, e na sequência da especulação jornalística que se tem verificado sobre a futura flatulência intelectual do Presidente José Eduardo Bettencourt e restante conselho directivo, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD vem informar o mercado de que a próxima diarreia cerebral será realizada na terça-feira, dia 13 de Abril, poucas horas antes de estender a passadeira vermelha ao futuro campeão nacional para a corrente época 2009/2010."

O Sporting Clube de Portugal é um clube de "anjinhos". E, como os anjos não têm sexo, quem rege os destinos da instituição são seres sem "tomates". Assim sendo, não há "tomates" para assumir um desígnio que já estava estabelecido desde Novembro, a contratação de André Villas-Boas. Os "tomates", ao ficarem em casa, não permitem a ousadia de afrontar uma comunicação social que faz o que quer do Sporting e um conjunto de adeptos e sócios que, aos poucos, foram "minando" um terreno de alguém que ainda estava para vir. A mesma coragem que faltou para assumir Mourinho (comparo a situação e não os treinadores) faz com que o Sporting deixe cair um treinador que já se encontrava fragilizado mesmo antes de o ser.

Os adeptos e sócios leoninos, incapazes de se abstraírem de uma comunicação social tendenciosa (facto que resulta da falta de confiança nesta e nas anteriores direcções) que busca de forma incessante a desgraça leonina, começaram a desconsiderar a contratação de alguém que nunca dirigiu uma palavra sobre o futuro no nosso clube. A má condução da contratação de Carvalhal, a parábola do "fica-sai-caridade porque não?" relativamente ao ainda treinador do Sporting, fez com que, neste caso, Villas-Boas começasse a ficar sem espaço de manobra para começar a trabalhar no Sporting. Desta forma, só haveria duas soluções: ou a direcção assumia-se como tal e mantinha a sua decisão com base na confiança que tem em si e nas capacidades do escolhido ou faz o que viria a fazer, colocar "o rabinho entre as pernas", e obedecer à mesma massa associativa e comunicação social que, uns de forma irracional e outros de forma intencional, vai travando o sucesso leonino. Escolhendo a última opção esta direcção deixa de ser direcção, pois não tem capacidade para mandar, dirigir, arriscar e assumir responsabilidades, sejam estas boas ou más.

Mais uma vez, refém de uma CMVM que só pede esclarecimentos à SAD do SPORTING, o Sporting coloca na sua rota dois treinadores que nos passarão a odiar e nunca respeitar. O Sporting, com o argumento de se acabar com a especulação, só o faz em relação a Villas-Boas, pois na terça-feira ou na véspera (coincidências estas datas) aparecerá, na mesma comunicação social o nome de um novo treinador, iniciando a mesma espiral que levou à não contratação de Villas-Boas. Os blogs e adeptos colocarão as suas posições a favor e contra desse nome, a equipa ficará desprotegida com tamanha indefinição, ficando o clube cada vez mais frágil e sem força para se erguer.

O Sporting é isto. E quem vier (por este andar será alguém como Carvalhal, isto é no fundo desemprego, sem crédito e disposto a tudo) terá sempre a vida dificultada porque aqui não basta treinar bem e ter bons jogadores. Tem que sempre contar com a imprensa maquiavélica, pouco disciplinada e deontologicamente incorrecta, e com um clube dirigido por "anjinhos" que nunca se irão queimar e responsabilizar.

O futuro, que devia ter começado no dia que Paulo Bento saiu, está, mais uma vez e por tempo indeterminado, hipotecado.


ps: não sou nem a favor nem contra Villas-Boas. Não tenho opinião. Só gostava de ver uma tomada de força e decisões com responsabilidade no meu clube. Tão simples quanto isso. Se acreditam em Villas-Boas assumam-no! Se acreditam em Carvalhal, assumam-no! Sejam uma DIRECÇÃO!
ps2: se há o Dia Sem Carros, também deveria haver o Dia Sem Notícias e Gozo no Sporting. Se há o Dia Pelo Planeta, também deveria haver o Dia Pela Sanidade Mental dos Sócios do Sporting. É que já chega de tanta esquizofrenia...

4 comentários:

Yazalde disse...

Permita-me discordar totalmente consigo.
Queria uma tomada de posição? Teve-a.
AVB não vai ser treinador do Sporting, facto que a comunicação social dava como facto mais que adquirido. Facto que a comunicação social queria que fosse verdade,queriam o treinador feito por jornais e demais jornalistas.
Não posso fazer futurologia, mas posso avaliar o presente de AVB. Até agora nada de "special". O seu tutor, esse sim, tinha já provas dadas nos clubes por onde passou( Benfica e especialmente União de Leiria.)

Anónimo disse...

Caro Cantinho do Morais, a que clube se refere o título deste post?

Mig

Bimbosfera disse...

Boas, caro Cantinho...

Como já me conhece, estava aqui a pensar explorar o PS2 para o transformar numa notícia das minhas, que a inspiração anda fraca. Eu faço o post como sendo de um «enviado especial» da Bimbosfera, se puder ser!

Quanto ao post em si, bom, o vosso clube está um pouco à deriva, mas creio que é possível que as coisas se endireitem, ainda por cima se acreditam, como parece, em Costinha, e na sua atitude em relação à próxima época. Sugiro um pouco de calma, mas apesar de tudo concordo com a generalidade do post.

Uma questão, já agora, que tenho andado afastado das notícias neste período da Páscoa, estando agora no «catching up», e que é que se passou para ser informada a contratação na terça, ou lá o que é, quer dizer, o que é que se passa que eu não sei. Se me pudesse explicar, agradecia.

Entretanto, fico à espera da resposta sobre o uso do PS2. Obrigado.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

P.s.- Se for respondido aqui eu vejo! Abraço.

Cantinho do Morais disse...

Caro Márcio,

Em relação ao PS2 esteja à vontade. Alegra-me que possa servir de inspiração ao seu divertido (e necessário) blog, mas intristece-me que a notícia seja este Sporting, todo ele um reino de diversão e agonia.

Quanto à "terça-feira" que fala, o que eu queria dizer (já lá vão uns dias) é que o descontrolo é tanto, a destabilização é tanta, que, para ajudar, deverá começar a ser falado e "confirmado" o próximo pastor do Sporting no dia do jogo com o Benfica, na tal terça-feira. Enfim, para dar mais motivação...

Um grande abraço