sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Infelizmente (para a Roma), continuas por cá!


Sei que é injusto particularizar um post num só jogador. A noite de ontem deu-nos muitas razões de alegria, confiança, esperança e orgulho, mas hoje apetece-me falar de ti e para ti.

És o melhor defesa do Sporting. Não és só o melhor central, és mesmo o melhor defesa. E já é assim há muito tempo. Ok, não conseguiste alcançar o Cissé aos 86 minutos, mas que central conseguia, depois do esforço que tiveste neste jogo? O Piqué? Sim, talvez esse. O Ricardo Carvalho dos tempos do FCP e Chelsea? Também acredito. Mas mesmo por aqui consegues ver a tua qualidade.

Ninguém lê o jogo como tu. Ninguém percebe uma jogada tão bem como tu. Por isso é que chegas, quase sempre, em primeiro. És o melhor na antecipação, és o melhor no tempo de corte e no posicionamento defensivo. És o melhor.

Depois tens aquela calma, aquela ausência de desespero, de fúria e ansiedade. És sereno e isso transmite-se. Deve ser tranquilizador e confiante para quem joga ao teu lado.

Mas tens um problema. Muita gente não te entende. Não consegue avaliar o teu potencial e descarrega em ti erros de outros. Tens "má imprensa" e isso contagia os futebolisticamente iletrados. Tens as costas largas. Tudo tem tendência em desabar em ti. Vê lá que até te criticam por não conseguires marcar golos! Como fosse essa a tua missão e não tivessem lá outros (contratados) para o fazer...

E tens azar. Às vezes tens mesmo muito azar. Relembro um jogo com a Roma (sempre a Roma... porque raio apareceu este clube na tua vida?). Depois de (mais) um jogo brutal da tua parte, em tempos de desconto, uma bola que veio do nada bate nas tuas costas e hipoteca qualquer hipótese para a 2ª fase da Liga dos Campeões. Tinha logo que bater em ti. Porra que injustiça!!

Mas aguentas. Aguentas isso e muito mais. Aguentas a desconfiança em relação à tua qualidade. Aguentas as criticas em relação ao teu desempenho desportivo.

E, agora, vê lá tu, até tens de aguentar a desconfiança em relação à tua dedicação profissional!!
Ainda ontem, antes de entrares em campo, depois de não seres titular há mais de 3 jogos (e nunca sem protestar e nunca sem deixares de apoiar, no banco, a tua equipa), envergando merecidamente a braçadeira de capitão, levavas o peso de "infelizmente" não teres ido para a Roma (antes de vir para cá). Uma declaração sem contexto, de simpatia tua para com os jornalistas romanos que estavam cá, transformada em mais uma guerra contra ti. Sem necessidade. Ao fim de 8 anos ainda duvidam da tua dedicação ao nosso clube? Há gente que não te merece.

Mas tu, mais uma vez, respondeste em campo. Foste grande, imperial e soberano. E hoje, olhando para os jornais e blogosfera ainda há quem omita o teu desempenho. Outros, geralmente os mesmos de sempre, aparecem orgulhosos da sua escolha e da protecção, muitas vezes solitária e incompreendida, que fizeram de ti.

Obrigado por teres vindo e continuares por cá. Espero que até ao final da época renovem contigo. Além de justo é sinónimo que a tua qualidade permanecerá entre a equipa.

Desculpa os Peseiros, Paulos Sérgios, Costinhas, os Torsiglieris, os Douglas, os Alex Silvas, os Gladstones, todos aqueles que não te perceberam, os que se atravessaram no teu caminho ou que estavam em vias de o fazer.

"Roma não paga a traidores." (e também por isso acho que, como cá, terias sucesso por lá)

14 comentários:

ZeBi disse...

E não é que tem """carradas""" de razão...!!!

Anónimo disse...

Muito bem! Parabéns. É tempo de os sportinguistas valorizarem o que é seu (alguém duvida que um Campeão do Mundo, que está a realizar a 9ª época seguida com a nossa camisola vestida, é nosso património?) e deixarem de disparar - estúpida, imbecil e incompetentemente - tiros nos próprios pés...

Krpan disse...

Este post parece-me ridiculo, depois de anos a fio a fazer porcaria na defesa do sporting este ano tem jogado bem, agora vir com essa conversa parece-me desnecessário, e um bocado hipocrita. O Polga tem feito porcaria QB para já ter saido, ficou, e ainda bem, mas nem tanto ao mar nem tanto à terra. Agora para mim a melhor dupla, mas de longe é o Rodriguez/Onyewu... E Onyewu, por ter aquilo que nos falta há tantos anos é o defesa-central em destaque

Anónimo disse...

Muito, muito bem!

Anónimo disse...

Só não percebi sobre quem é este post ... é que na foto está o polga!

Por curiosidade:

99/00 » André Cruz & Beto/Quiroga
01/02 » André Cruz & Beto/Phil Babb

Cantinho do Morais disse...

Krpan,

É a tua opinião e eu respeito-a como tal. Não concordo e tenho pena que não tenhas explorado mais a tua argumentação (pois ela não existe).

Anónimo (3º),

Não sei porque mencionas essas duplas. Foram excelentes duplas, então a última foi a melhor que eu já vi jogar. Mas o post foi sobre a actualidade e nessa actualidade, infelizmente, não está o Babb nem o André Cruz. Mas é como tu dizes, não percebeste o post. Assim eu entendo.

Já agora a última grande defesa do Sporting foi esta (época 2006/2007):

Ricardo;
Abel (ou Caneira); Caneira (ou Tonel); Polga; Tello;

KYLE disse...

ate pensei q no final do post irias dizer q acordaste..
a melhor defesa do Sporting teria q se incluir phil babb e luisinho como centrais..e talvez um africano q nao me recordo do nome e pouco fez qd saiu do Sporting..de resto...nem polga, nem caneira, nem tello, nem abel...nem andre cruz ( aproveitava se os livres sim senhor e obrigado por isso mas, de resto, a defender aiai..

a missao do Polga nao é marcar golos..entao q nao se aventure no ataque e deixe isso para o americano pq muito me aflige qd sobe ele e nao o capitao america...mas a culpa é de quem nao lhe diz pra ficar quieto la atras!!

JC disse...

Parabéns pelo artigo.

Muito bem escrito e muito justo para o nosso grande Polga.

Ao senhor que se intitula Krpan, deixe-me que lhe diga que é uma grande besta.

Aliás, para ter escolhido para pseudónimo o nome de um futebolista tão fraco que passou pelo SCP, nem outra coisa seria de esperar que fosse.

PS: como não deve saber o que significa pseudónimo, vá ver ao dicionário.
Sempre lê alguma coisa para além de jornais desportivos e blogues sobre desporto na "net".

Virgílio disse...

Uma questão de justiça... e cultura futebolística...

Para alguns analfabetos (futebolisticamente falando)parece que nos cantos basta subir o Goosh par este ter sucesso... e acreditam que ele sozinho cria perigo ou marca golos nesses lances única e exclusivamente por mérito próprio. Não percebem que existe uma estratégia com base na colocação de vários (seis, sete,em casos extremos oito elementos dentro da área nesse tipo de lances com a intenção de dispersar / confundir os defesas e que na maior parte das vezes são apenas dois ou três os alvos preferências e previamente definidos para concretizar. E não sabem isto pq nunca jogaram um c*r*lh* dum jogo de futebol de onze a sério para o perceber e/ou não tem ponta de inteligência para o intuir. O Polga não sobe aos cantos para marcar golos... Sobe aos cantos para ajudar a alcançá-los e nisso é melhor que JPereira ou Capel, por exemplo, que serão indiscutivelmente melhores noutras funções.

Parabéns pelo post, Cantinho.

Cantinho do Morais disse...

KYLE,

Haverá resposta a alguém que acha que André Cruz "...aproveitava se os livres sim senhor e obrigado por isso mas, de resto, a defender aiai.."?

Quanto à questão dos livres e cantos, leia o que escreveu aqui o Virgílio, e pode ser que se abra um novo mundo sobre si. Mas também não estou à espera que compreenda logo tudo de uma vez.


Virgílio,

Não perceber a importância de Polga nas bolas paradas é porque nunca se está com atenção ao jogo. Quem nunca o fez, esteja atento ao número de bolas que vão ter com ele nesses lances. Será que vão ter com ele? Ou será a sua leitura dos mesmos mais uma das suas qualidades?
Obrigado pelo comentário e gabo-lhe a tentativa de elucidar quem não quer aprender e só gosta de dizer mal (porque sim, porque é assim que vem nos jornais). Enfim...
Um grande abraço!

AFRICA EM POESIA disse...

Parbéns pelo post

Temos que saber agradecer. e tambem muitos de nós ás vezes somos maus trabalhadores e se alguem oferecesse mais...corriamos logo...

um beijo e viva o sporting e força aos jogadores


beijos verdes

JPS disse...

Este post fantástico ganha ainda mais dimensão depois do épico jogo de Guimarães.

Polga é um gigante. Um verdadeiro leão. Ficará na nossa história.

Anónimo disse...

Já viram no blogue conselho leonino a vergonha do nosso futebol. Tá lá tudo. Não podemos ficar quietos. Devíamos ter mais 10 pontos que andrades e carnide
http://conselholeonino.blogspot.com/2011/10/o-balanco-que-vitor-pereira-o-servical.html

Anónimo disse...

Muito bem escrito e com muita verdade.Como é dito no comentário, andam por aqui a comentar muitos iletrados do futebol e eu acrescento, também alguns BURROS teimosos e arrogantes.