domingo, 13 de novembro de 2011

E não é que eu tinha respeito (e até admiração) por ti?


E vê lá, que sendo eu sócio e adepto fervoroso de um clube que apelidaste como sendo ".... o clube da Polícia e dos Racistas", a única pessoa que eu não gostava, desta foto, era o caucasiano (desculpa, talvez não percebas, queria dizer o "branco), ou como tu dizes, o teu "padrinho".

Desiludiste-me. Nem tanto pelo disseste do meu clube, mas pela forma como desprezaste, várias vezes, o clube da tua terra, da tua cidade, o Sporting Clube de Lourenço Marques. E, já agora, ao ofenderes o meu clube e o clube da tua terra, também ofendeste um grande amigo teu (que é o mais triste no meio disto tudo), que muito te ajudou, desde dos tempos em que aguardavas a operação plástica que te iria levar a deixares de ser uma Ruth, para voltares a ser Eusébio.
Estou a falar do Hilário. Espero que, ao menos a ele, lhe peças Desculpa.


Mas não quero mais falar de ti nem da tua entrevista. Já muitos o fizeram e bem melhor que eu. Se um dia me voltarem a falar de ti, vou-me lembrar da figura que, com a 4ª classe, falava italiano (na altura em que negociaste com o Inter de Milão, como tu dizes na entrevista) e que, já no Beira-Mar, se revelou ser um mau profissional, porque recusou bater um livre (contra o clube que não é racista), contrariando a indicação do seu treinador (Manuel de Oliveira).


A banda desenhada que contava a tua história (e que li várias vezes), e que obriguei o meu a comprar era um dos um exemplos da gratidão que tinha por ti, por tudo aquilo que significaste para um Povo e Nação. Nunca ti vi como, unicamente, bandeira do Benfica, mas sim de todo um País. Afinal estava enganado. Que sejas feliz, mais os teus 6 milhões (todos não racistas e, também, nenhum polícia).


ps: confesso que estou curioso acerca dessa negociação que fizeste em italiano, na década de 60. Não haverá aí um arquivo em áudio? Como é que se diz, em italiano, "infiltrações consecutivas no joelho, que eu hoje mal consigo andar?"

13 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Sabiam que esta figura do Carnide esteve indiciado como pedófilo no escândalo da Casa Pia?

Nunca chegou a ser julgado porque tem amigos poderosos.

Juca disse...

Olha o javardola do Anônimo das "20:24! É tão burro como o outro tremoço. Não é anônimo, é anónimo seu deficiente mental!

Anónimo disse...

Dada a incultura que os adeptos do Sporting têm, bem demonstrado pelas declarações de Godinho Lopes ao dizer que o Sporting e o Barcelona são os únicos clubes com 4 títulos europeus em 4 modalidades diferentes, o que se demonstra facilmente que é mentira.

O Eusébio disse que na terra dele, na altura em que ele jogava por lá, o Sporting era visto como um clube de fascistas e racistas.

Quanto ao serem racistas ou não não sei, mas sei que muitos do homens que estavam no governo ao lado de Salazar eram sócio do Sporting.

Deixas de respeitar Eusébio pelo que disse, mas de certeza que respeitas uma pessoa bem educada como o Cristiano Ronaldo.

Esse sim é um verdadeiro exemplo para os Sportinguistas.

Tão exemplo que com menos de 30 jogos pelo clube consegue figurar n melhor 11 de sempre na votação efectuada pelo site oficial do Sporting. Um 11 onde não cabe Manuel Fernandes, mas cabe Liedson, Beto e Carlos Xavier.

Tiago disse...

Adoro que os benfiquistas venham ler e comentar blogues sportinguistas, só mostra o quão grandes nós somos! Continuem assim benfiquistas, a dar-nos mais moral ;)

Mike Portugal disse...

Oh Anónimo do benfas,

Quando falas de racismo, não te esqueças o que a vossa claque dos NN representa, ok?

Cantinho do Morais disse...

Anónimo,

Leu a entrevista toda, ou só leu as manchetes? Eusébio não falou só nos anos 60.

E se você não tem nada para argumentar as tristes declarações que mandaram o Eusébio ler, então, por favor, não diga muito mais (o uso da votação do melhor 11 do Sporting que pode ter sido feito por qualquer pessoa [eu não votei em nada] e que não sei porque mencionou isso, é um claro indicador da sua fragilidade e, no fundo, alguma vergonha do que o Eusébio ditou;).

Não existir nenhum benfiquista que repudie as declarações de Eusébio é o sinal mais preocupante de todos.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Uncle P disse...

Maiden tu es tao ou mais ignorante que o o Eusebio.Chamando aquele ignorante bastardo de king kong estas a dar-lhe razao.Sou negro e sportinguista.

PS: sou caboverdiano e o Eusebio ha muitos anos tinha ido a Cabo Verde com a equipa de Abraço Portugal.Durante uma disputa de bola com o Rubon(um dos maiores avançados de CV de todos os tempos),o pateta do Eusebio chamou-lhe de preto atrevido pq a entrada tinha sido dura.Por isso é muita hipocrisia deste espantalho chamar oas outros de racista qdo ele faz a mesma coisa com a sua propia raça.

Anónimo disse...

É o 3º melhor jogador português de todos os tempos, atrás de Figo(2º) e Cristiano Ronaldo (1º),(foi um jogador que apenas participou num campeonato do mundo, nunca disputou outras Ligas muito mais competitivas que o Campeonato Português da altura,portanto ficou muito por provar da sua verdadeira qualidade. Portanto este 3º lugar até pode estar sobrevalorizado.)Em termos de inteligência é o 3.458...(Acho de mau tom os comentários racistas, No SCP cabem todas as raças, religiões,partidos etc.)M.O. S.Leoninas.

Cantinho do Morais disse...

Maiden,

manter o teu comentário contrariava tudo aquilo em que acredito e sigo na minha vida, o respeito por todos os seres humanos.

Descer ao nível de Eusébio é dar-lhe razão. E isso não pode ser.

Anónimo disse...

Veêm para aqui bandos de palhaços lampiões meter-se onde não são chamados metam-se nos vossos blogues tenham vergonha

Anónimo disse...

A malta do Carnide são uns facciosos de 1ª!!!!!!
Racistas têm lá eles, veja-se o triste comportamento do J. Garcia...
O iletrado do Eusébio tem desconto pois está quase inimputável...