sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Uma questão de justiça


Podem falar de facciosismo, proteccionismo ou, até mesmo, cegueira "verde". 
Mas, como se observa na imagem o erro imputado (exclusivamente) a Rui Patrício, afinal já vem desde do momento em que lhe atrasaram a bola para o pé direito. Além deste profundo desconhecimento de qual é o melhor pé de Patrício, os defesas atrasam a bola com os adversários bem próximos do guarda-redes, deixam-no sem protecção face a 2 adversários (qualquer um dos 2 está mais perto de Patrício do que os seus companheiros de defesa) e, por fim, não lhe oferecem qualquer linha de passe segura, restando-lhe a solução "pontapé para frente", com força, apesar de não ter tempo para tomar algum balanço e observar posicionamento dos colegas. 
E, acrescente-se, a imagem também comprova a inexistência de qualquer referência do meio-campo português, a descer (Miguel Veloso? Moutinho?) para dar mais uma solução de passe.

Patrício não merece que uma exibição miserável da Selecção (mais uma, a que se junta toda a fase de Qualificação) seja direccionada para este momento infeliz (do qual o Patrício também é responsável) e que a discussão passe toda por aí. 
Paulo Bento, Fernando Gomes e Jorge Mendes (os donos da selecção) não podem ter aqui a principal justificação para um eventual falhanço do apuramento para o Mundial de 2014 no Brasil.

No dia em Bento tornou internacional A um jogador que, dias antes, cuspiu num colega de profissão (Josué), dando semelhante prémio a um médio-defensivo (embora jogando a defesa-direito) pouco utilizado pelo seu clube, relegando para a bancada Cédric, defesa-direito de origem, que faz parte da defesa menos batida do campeonato e é titular e totalista na 1ª Liga, não é justo que se cometa mais uma injustiça.


Última hora!! - Bruma chamado à selecção A. Afinal o crime compensa...
(Rolando também foi chamando, confirmando a regra que vigora na selecção: quem não joga nos seus clubes, ou há vários meses, é convocado)


ps: faz hoje 20 anos que o meu pai me tornou sócio do Sporting Clube de Portugal
Venham mais 20 (de cada vez)!

15 comentários:

JPDB disse...

Em primeiro lugar parabéns pelos 20 anos de associado. É sem dúvida um motivo de orgulho!

Sobre a selecção: ontem para mim aquilo passou apenas a ser a equipa da FPF. Aquela porcaria não representa nada! Um jogo completamente patético a todos os níveis. Ainda vamos ver o Paulo Bento a enxotar o Rui Patrício para o banco.

Até tinha o Paulo Bento por um tipo independente, mas já vi que é apenas mais um "moço-de-recados" do sistema.
Não quer levar o Adrien, e insiste languma sucata habitual, tudo bem.
Mas o que fez ontem ao Cédric foi absurdo! O André Almeida é melhor no jogo aéreo Paulo?! O jogo era contra Israel porra! As únicas jogadas que tentaram fazer (ao contrário de Portugal) foram todas de bola pelo chão. E aquele borra-botas do André Almeida nem se percebeu se sabe jogar a lateral! Portugal não jogou NADA, e o Paulo Bento ainda piorou tudo com as asneiras nas substituições que fez. Hugo Almeida+Nélson Oliveira+Éder juntos não fazem um Postiga. O Postiga pode ser uma máquina de falhar golos, mas pelo menos tem a preocupação constante de dar um apoio frontal na frente dos defesas. É que Ronaldo procura SEMPRE a profundidade. A táctica da selecção foi charutada nas alas e fé num cruzamento para Ronaldo. Já não tenho paciência para gente burra, e para ver um estilo de jogo burro. Vão usar o Patrício para limpar a porcaria de ontem, quando o Rui limpou dois golos antes.

Espero que no próximo jogo em casa possamos dedicar um cântico ao Paulo Bento e à sua filha-da-putice. Nem vale a pena lembrar o ridículo que foi ter 2 GR no banco no jogo da Luz contra a Rússia e mandar André Martins para a bancada.

Estou farto desta gente toda.

Cantinho do Morais disse...

JPDB,

Nem mais!
Este post só surge em protecção de Patrício e Cédric. Para mim, a selecção, desde do momento que saiu Scolari voltou ao lixo que era anteriormente, dominada por aqueles clubes que já sabemos.
Bento perdeu todo o crédito quando perante a possibilidade de chamar Carlos Martins à selecção e disse isto:

"...se tiver de colocar o Carlos Martins a jogar, é o que farei. Os interesses do meu país estão muito acima daquilo que é a minha situação" - Paulo Bento, 22/09/2010

E os interesses do Sporting? Bento não é superior à selecção mas foi ao Sporting?

A selecção é banal e isso é culpa de Bento, FPF, Mendes, Porto e Benfica (estes porque condicionam as escolhas e não têm portugueses com valor nos seus planteis).

Patrício estará na "corda-bamba" e essa foi a principal vitória dessa corja que manda na selecção.

Leão de Alvalade disse...

Parabéns Cantinho, mais 5 e o emblema de prata estará na lapela. Imagino o orgulho!

Sobre o post nada a acrescentar, até pelo comentário do JPDB. Com 1 pequena divergência: acreditona integridade de PB. E também na sua casmurrice.

BiBOtaDouro disse...

Alguém sabe quanto ficou ontem o jogo dos “leões de Portugal”? Não precisam ter vergonha, podem falar no assunto à vontade…
E já agora, alguém sabe quanto vale o patricio? Querem ir buscar o Roberto à Grécia?!? Acho que os gregos não iam nisso…

Virgílio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Virgílio disse...

Duplos Parabéns, Cantinho. Ao seu pai (pelos 20 anos de associado) e a si pelo seu post.

PB é isto. Teimoso. Futebol pobre, sem rasgo ou risco, sem criatividade, sem dinâmica, sem mudança de velocidade. Bom, só msm na previsibilidade. Um futebol chato, que privilegia apenas a segurança defensiva. Perfeito para quem sofre de insónias... Ainda ontem dei cmg a cabecear a atmosfera e tive que me agarrar a uma revista para não me deixar dormir. Autentico. Já nos tempos do SCP era assim, a única diferença era que ao invés de sono, este futebol pastoso e aborrecido que o SCP de PB produzia, me irritava. Ao fim e ao cabo era o Sporting que estava a jogar e não a equipa da FPF, Mendes, etc, etc... Só por isso não me 'apanhava' a dar cabeçadas de olhos fechados...

Abç e SL.

Virgílio disse...

Acho que o jogo do PB me contagiou...

:(

Duplo parabéns, pelos SEUS 20 anos de sócio (extensíveis ao seu pai, por ter tido a iniciativa de o inscrever como sócio) e pelo post...

Assim é que está correcto.

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que disse, mas o passe não foi feito para o pé direito. O Patricio domina a bola com o pé esquerdo e 'ajeita' a bola para o direito.

De qualquer forma, nada do texto se altera!

Mike Portugal disse...

Cantinho,

Por mais que a gente queira defender o nosso Rui, não podemos:

"...afinal já vem desde do momento em que lhe atrasaram a bola para o pé direito..."

Ninguém atrasou para o pé direito dele. A bola foi-lhe atrasada para o pé esquerdo, ele recebeu-a com o pé esquerdo e depois mudou-a para o direito porque o atacante de Israel foi cortar-lhe o angulo de passe para o lado esquerdo. Então o Rui começou a movimentar-se para a direita.

E foi aqui que cometeu uma decisão de principiante: chutar uma bola com o pior pé numa direção onde está um jogador adversário. Ele até tinha uma opção de fazer um passe com o pé direito para o colega que estava na faixa direita, mas isso também seria arriscado. O melhor ali, dado o pé que tinha a bola não ser o melhor, teria sido mesmo chutar a bola com força para o colega que estava à direita na tentativa dele a conseguir apanhar. Se não conseguisse o pior que podia acontecer era um lançamento lateral para Israel. O Rui não jogou pelo seguro.

Mike Portugal disse...

Podes ver aqui bem o lance: http://videos.sapo.pt/playhtml?file=http://rd3.videos.sapo.pt/y9sgG7znzto2iUikim1W/mov/1&

Tiago disse...

boas...infelizmente, a bola é-lhe colocada para o pé esquerdo... e é ele que a puxa para o pé direito. no entanto, os centrais deixam-no numa posição muito difícil!!

enfim, castigo justo para a merda que o PB chama de convocatória. a puta da mania de convocar mediante agentes, e tentar provar que está todo o mundo errado e só ele certo, e mais ainda, a azia com que trata os elementos do Sporting!! ele que vá para a real pega que o fez..que saia o jesus e que este assine pelo carnide! e finalmente revele o seu lado merdas que esconde desde que vestiu a verde e branca!!

Cantinho do Morais disse...

Mike,

Patrício executa mal, é certo, mas as opções são ZERO. É que ele nem tem tempo e espaço de armar balanço para conseguir fazer o tal passe para a direita que falas. E optou mal. Hoje diria que até devia ter enviado para canto, pois só nas suas costas é que não existia condicionamento de espaço.

Tiago,

o problema é que o lance do Patrício, as conversas e pressões sobre a possibilidade de sair a França, afastam da discussão a convocatória e a qualidade de Paulo Bento enquanto seleccionador nacional.
A sua justificação sobre a utilização de André Almeida ou é de querer "atirar areia para os nossos olhos" ou é de burro. Pois o que ele disse (jogo aéreo) até tira a possibilidade de João Pereira ser melhor opção que André Almeida.

Leão de Alvalade,

Obrigado pelas palavras. Só espero que a entrega do emblema de prata não se faça num dia de jogo da selecção nacional. É que ontem a tribuna estava muito mal frequentada...
Já acreditei mais (aliás, muito mais) na integridade de Paulo Bento. Mas, além de casmurro, é muito limitado enquanto técnico.

Virgílio,

Obrigadão.
Eu ontem quase que caí do sofá a ver a selecção. Tanto pontapé para a frente. E o frete que jogadores como Veloso, Moutinho e Nani fizeram. Quem os viu...

Tiago disse...

pois Cantinho.. isso já compreendo bem.. aliás, deixo aqui a análise (desculpem-me ser tão longo) que fiz no anorte:

as escolhas de paulo bento

começo pelo fim, Patrício tem enorme responsabilidade no golo sofrido.

não concordo com muitas das opções tomadas por paulo bento. e começa logo na convocatória.
para mim, devem ser convocados os jogadores que melhor estejam no momento, sempre ressalvando o tal factor grupo. mas, mesmo considerando o grupo e as suas dinâmicas há coisas que o próprio grupo condena. quando um jogador está em péssima forma, quando há além do mais jogadores para as mesmas posições com melhor qualidade, como é que se ressalva o grupo escolhendo o pior elemento? não estamos a falar de jogadores que estão em momentos de forma parecidos. ou que disputam os mesmos lugares na tabela, estamos a falar de diferenças evidentes na forma!

começo pela baliza. fez todo o sentido não convocar o eduardo. o braga está a fazer uma época má, ou abaixo das expectativas. mas então como se pode compreender a chamada de micael em detrimento de adrien? e mesmo depois da lesão de meireles, como se chama o custódio? sai um 8/6 e entra um 6 "ah e tal queremos alguém mesmo para a posição 6, tal como o meireles pode fazer..." desculpa? se queres um 6 porque é que não convocas de início? ou quando sai um 8/6 porque é que não convocas alguém precisamente com essas características? Adrien Silva diz-te alguma coisa?? ou se querias mesmo um 6 porque é que não convocas o William? "ah e tal que ele está nos sub-21 e eles têm jogos importantes agora no seu percurso!!" desculpa? então e como é que conseguiste convocar o bruma? (já lá chegarei também)

na defesa, concordo com todas as opções iniciais mas, no caso da lesão do bruno alves, convoca o sereno? qual a lógica? o sereno joga no kayserisport, da turquia, o seu clube ocupa a 17ª posição em 18. já sofreu 10 golos em 7 jogos. além disso tem alternado a titularidade com o banco...mais banco... por outro lado, temos um menino chamado josé fonte, titular indiscutível do 4º classificado da premier league, na defesa menos batida do campeonato, com 2 golos em 7! jogos. mas bom, de certeza que agora com a saída de pepe vai convocar o zé fonte...não...antes o rolando.. ??? importa-se de repetir?? típico do paulo bento.. "ai toda gente acha que faz sentido convocar o zé fonte?? então +era lá que eu chamo o sereno" alguém lhe diz "olhe que o kayserisport está em 17 com 10 golos sofridos" responde o bento "não me interessa, eu é que mando!!" ?? não faz sentido.

no meio, já falei acima, junto-lhe um comentário que faz sentido convocar o josué para jogar a 10. que foi onde jogou. ora portanto, na convocatória inicial tinhamos um 6 (veloso) dois 8 (meireles e moutinho) e três 10 (micael, josue e André Martins). ora, se de início iriam jogar veloso mourinho e meireles, como se compreende a chamada de três 10?

no ataque nada contra a convocatória inicial. mas, a chamada de bruma com a saída de Ronaldo... esperem lá, o bruma não estava nos sub-21? "ah mas isso agora não interessa..." então e porque é que não convocou o bruma quando ainda estava no Sporting? é que o bruma ainda só fez um jogo e meio pelo galatasaray... "ah e tal, o Sporting estava mal, em 7º lugar..." mas olhe que o galatasaray está pior, está em 13º lugar e só com 6 golos marcados!!!! há alguma coisa contra o Sporting? é que o Wilson tem 4 assistências e 2 golos marcados, no melhor ataque do campeonato e um dos mais produtivos da europa.

Tiago disse...


no jogo, andré almeida de início? um jogador que tem sido adaptado? sim, porque em toda a sua formação e nos seniores do belenenses era um 8. mas tudo bem, tem substituído o maxi no clube, conta com 3 jogos de início mas a meu ver não se pode comparar ao Cédric que é formado na posição 2, é titular na defesa menos batida do campeonato tem 2 assistências, é intenso a defender (nem sempre bem) e muito forte a apoiar o ataque, além disso, cruza bem... "ah e tal, mas o andré é mais alto o que o torna melhor no jogo aéreo..." os gajos de israel são altos e fortes para caraças nesse aspecto do jogo. além disso, era mais importante ter solidez defensiva que apoiar convenientemente o nani(outro jogo da treta)... e o Danny? está numa super forma...e joga o nani??que tem estado francamente abaixo do rendimento esperado? do micael nem falo. para mim nem era convocado, quanto mais titular!!

voltando ao início, o grande erro é do Rui Patrício, mas este, está longe de ser o responsável pelo empate!!

Cantinho do Morais disse...

Tiago,

coloca boas questões e contra argumenta bem as opções (incríveis) de Paulo Bento.
Mas acha que esta comunicação social ia, algum dia, colocar essas questões? Isso implicava que se fizesse jornalismo. E eles não querem isso porque pactuam com todo o Sistema que mina o futebol nacional.
Aliás, o jornalista que ousasse fazer tais questões era logo despedido.