terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Adiaram o jogo para hoje e não avisaram o Sporting



O resultado é injusto.
A derrota por, somente, 2 golos de diferença não demonstra o que se passou em campo. E nem vale pena recorrer a estatísticas, discutir tácticas (ou falta delas), etc. O Sporting não esteve na luz. Ou se calhar esteve e nós tivemos, hoje, um banho (além de bola) de realidade. 

Nesta época, a equipa profissional do Sporting está para a equipa do Benfica como o Estoril está para o Sporting. Tem bom treinador, tem alguns jogadores interessantes (Adrien, Jefferson, Cédric), tem 3 bons jogadores (Patrício, William e Montero) e um esquema de jogo que pode permitir ganhar pontos, garantir uma boa classificação e fazer bons jogos.

É possível o Estoril ir ganhar a Alvalade? É, claro. Mas não será normal, nem ninguém estará à espera disso. Será, mesmo, a notícia do dia.

O mesmo se refere ao Sporting e Benfica. Pode este Sporting, com estes jogadores, treinador e forma de jogar ir ganhar à luz? Tendo em conta o jogo da 1ª volta, jogo da Taça de Portugal, o percurso até agora demonstrado, sim, pode. Mas, como disse acima, na realidade, “não será normal, nem ninguém estará à espera disso.”

Há uma diferença abismal...

Quanto tempo levará o Estoril, mantendo o projecto e equipa que tem, a chegar ao nível do Sporting? Eu imagino que muito tempo. Anos, muitos anos.

Quanto tempo levará o Sporting, com o projecto, treinador e (poucos) jogadores bons que tem, a chegar ao nível do Benfica? Parece-me óbvio que não será para já…

A História e Património Desportivo dos 2 clubes colocam-nos lado a lado. Mas, hoje, a realidade desportiva, no que diz respeito ao Futebol (e, até, em outras modalidades), revela diferenças e distâncias enormes.

Roma e Pavia não se fizeram num dia?

Está à vista que um Sporting campeão também não.


ps: um abraço a todos os leões que foram à luz;
ps2: resta-nos pensar que podemos lutar pelo 2º lugar, nunca esquecendo que o 4º está só a 7 pontos.
ps3: Benfica tem tudo para ser Campeão, pois é a melhor equipa da Liga.

12 comentários:

FCS disse...

É muito fácil fazer a equipa agora mas também me parece bastante evidente o que o Sporting devia ter jogado com o Dier a central, (só pode jogar na Luz a central), o Rojo a lateral esquerdo (a não ser que o Pires mostre 10 x mais nos treinos...)e um meio campo com o Adrien, Martins e Vítor.

Não sei o que se passa com o Carrilho, mas também me parece evidente que o Capel não ia trazer nada ao jogo.

Enfim, muito mal o Jardim hoje.

FCS disse...

Ahh e nem acho que o Benfica tenha feito uma exibição assim tão conseguida. Na realidade nem precisou, foi demasiado fácil.

Anónimo disse...

O Vítor é muito fraco. Se nem contra um Penafiel se destaca, o que seria na Luz? O plantel tem pouca qualidade. A única posìção para a qual existe substituto à altura é a do guarda-redes. Essa é que é verdade.

Anónimo disse...

Boa análise. A entrada directa na Champions (o 3º tem play-off...) seria, na minha perspectiva fundamental. Com milhões em caixa e competitividade europeia pode-se subir outro patamar.

Pedro Romão disse...

Sem tirar nem por. É das primeiras coisas que vejo que não ataca o treinador e analisa as coisas como elas são. Discordo que Cedric seja um jogador mais do que banal. Mas eug osto muito dele, e tenho orgulho no meu lateral direito, no Sporting ha tanto tempo. Não façam é dele o que não é.

Orgulho também no Dier, que ainda foi dos que esteve melhor. Fez o que conseguia, e se ja tem normalmente dificuldades com a bola, com a pressão que lhe foi (muito bem) feita, pouco mais poderia fazer.

Rojo é um jogador inexplicåvel, tal é a falta de categoria, classe, qualidade tecnica, qualidade tatica, e acima de tudo de inteligencia que apresenta jogo apos jogo. O lance do segundo golo do slb nao se ve muitas vezes nos campeonatos amadores (aqui em pandam com Gerson). Gostava muito que o Sporting o mandasse embora.

De resto, como dizes, a matéria prima à disposição de LJ é tão pouca para enfrentar um jogo destes, que eu tenho imensa dificuldade em entender o que venho lendo desde o final do jogo. Uns queriam capel, outros queriam Carrilo, outros wilson, outros vítor,enfim.. Só parvoíces de quem não entende minimamente o jogo e que mesmo assim acha que sabe mais que o profissional que passa as semanas todas a treinar com o plantel.

No fundo, depois de uma derrota normal, embora a exibição tenho ficado muito aquém, o que mais me aborreceu hoje foi mesmo a reação dos sportinguistas na blogosfera. Daqui a um jogo ou dois já estão com os lenços brancos e os assobios. Espero que o Presidente saibas er Presidente e nãoan de aqui a ler as parvoíces ques ee screvem na blogosfera.

Cantinho do Morais disse...

FCS,

Ainda não consegui ver a utilidade de Rojo na esquerda e Píris não tinha estado mal até hoje (onde foi horrível). Preocupa-me mais que um jogador que chegou há pouco mais de uma semana (Heldon) esteja, para o treinador, melhor preparado que outros que estão lá desde do início.
O Benfica é o resultado de 5 (sim, 5) anos com o mesmo técnico, e anos (muitos anos) com os mesmos (bons) jogadores. Também disso estamos longe (muito longe).


1º Anónimo,

Vítor era uma contratação que eu queria, face ao nosso contexto desportivo e financeiro. Não está a resultar e fraca exibição em Penafiel pode ter-lhe sido fatal. Mas Magrão tem revelado ser melhor? Se sim, quando e onde? É que nunca o vejo a jogar... E é verdade que o plantel tem pouca qualidade, principalmente quando joga com equipas muito melhores, como foi o caso.


2º Anónimo,

Obrigado. A Champions tem de ser a meta. Ou, melhor, o 3º lugar. Porque somos melhores do que todas as equipas da Liga menos das duas primeiras. Há essa obrigação. A valorização e crescimento da equipa e jogadores também passa por estar nos melhores palcos. Mas olhe que o 3º lugar dá acesso a isso mas não o garante. E com o historial que temos em pré-eliminatórias...


Pedro S,

Atacar o treinador é o caminho fácil. Ele tem qualidade e capacidade para ver o que está mal e o que fez mal (pois tem óbvias responsabilidades nisso). Aliás, vou fazer um post sobre o caminho de Jardim que, espero, não seja entendido como críticas e descrença no seu trabalho mas sim como preocupações que me estão a saltar à vista.
Não disse que Cédric é banal. É "interessante". Gosto dele e acho que está a crescer muito. Mas não tinha lugar no 11 do Benfica e Porto. Lá está, o fosso entre nós e eles...
Dier foi dos que esteve pior, logo não concordo quando diz que foi dos que esteve melhor. Lento, previsível, pouco agressivo e desconcentrado. Voltar a uma posição que não é a sua é um factor mas pode não explicar tudo. Como central, é muito melhor, sem dúvida.
Foi uma derrota normal. A exibição é que não. Belenenses, Arouca e Gil Vicente são exemplos de equipas que jogaram muito mais que nós, esta época, na luz. Também por aí se vê que a nossa exibição não foi normal.

Anónimo disse...

Não concordo com o post, pelo simples facto que o Sporting que jogou ontem na luz não foi o sporting que chegou à luz com 2 pontos de atraso. Foi uma aberração inventada por Leonardo Jardim. Este é nosso fado. Já Domingos Paciência fez a mesma asneirada. Estava a um ponto, decidiu inventar deu-se mal e sacudiu as culpas tal como fez Jardim ontem.
Acrescento que vejo com grande preocupação esta insistência de LJ em querer a todo o custo talhar a equipa para o 4-4-2 quando não tem avançados que saibam transportar bola. Se continuar a insistir nisso vamos acabar a lutar pelo 3º lugar com o Nacional e com o Estoril. Um bom treinador é o que sabe tirar dos jogadores o melhor que eles têm para dar. Impor um sistema para o qual não tem jogadores é burrice. E o grave da situação foram as declarações finais em que LJ não assumiu a sua estupidez e culpou os jogadores que foram vítimas da soberba do treinador. Não ter a humildade de assumir que falhou poderá levar a bater com os cornos outra vez na parede. Alguém acreditava que Adrian sozinho no meio campo ia aguentar com Perez, Feja, Rodrigo e Lima que descem muito e transportam bola!? É que o Lima e o Rodrigo não são o Montero e o Slimani. O Rodrigo apesar de ser avançado é melhor médio que o André Martins!.
Jardim, a minha mulher agradece teres libertado os meus fins de semana de fevereiro até Agosto de 2014. A taça e a tacinha foram-se e agora foi-se a liga por pura estupidez.
E para quem quer valorizar jogadores, não será certamente com exibições destas que vão fazer milhões. Ontem os olheiros que viram o jogo levaram notas dos jogadores do Benfica e riscaram os jogadores do Sporting. Que bom trabalho.

Anónimo disse...

Pedro S,

O Dier e o Cédric são jogadores mais do que suficientes para o campeonato português, mas nas suas posições, central e lateral direito. O que se passou ontem foi que para resolver o problema da falta de 1 jogador, perderam-se 4. Dier e André Martins fora das suas posições foram ZERO e Montero e Slimani sem bolas foram ZERO. O problema não está no Piris ou no Rojo. Está em passar 90min a correr atrás dos jogadores do Benfica porque não há meio campo. Só lá estava um: Adrian que foi uma vítima no meio disto tudo.
Quem era o melhor substituto do William? Adrian. Então qual era o problema? Era substituir o papel do Adrian no jogo. Qual o jogador mais parecido? Está na equipa B e chama-se Ricardo Esgaio. Segundo problema: sem William perdemos altura: Montero no banco joga Slimani.
Se achava que ainda não era suficiente colocava o Dier em vez do Maurício ou do Rojo. Se ainda estivesse obcecado com a altura começava o jogo com Heldon e Wilson Eduardo nas alas. Mantinha a equipa equilibrada e mesmo que perdesse 2-0 fazia uma boa exibição. Assim perdeu e foi uma cagada em 3 actos...

Cantinho do Morais disse...

Anónimo das 10.33,

Ok, não concorda com o post porque escrevi sobre uma equipa que ontem não jogou. É legitimo. O problema é que aquela que jogou fez com o Sporting que estava a 2 pontos esteja, agora, a 6.
E caso já não tenha reparado, estamos mesmo a jogar para o 3º lugar. Eu não tenho ilusões de mais que isso. E mesmo isso... vamos ver.
Quanto ao paralelismo com Domingos, ainda hoje coloco um texto que mencionará isso. Há muitas coincidências e não estou a gostar.

MMS disse...

Cantinho, concordo com tudo, mas queria deixar um ponto para reflexão: é que este mesmo Sporting foi à Luz em Novembro e a perder por 3-1 ao intervalo fez uma exibição personalizada (não fantástica, mas cheia de coragem) na 2ª parte e levou o jogo para prolongamento. Só não saiu de lá com uma vitória, aliás, porque o Patrício deu um monumental frango e o árbitro não viu (?) um penalty do André Almeida.

Ou é só o momento do Benfica que é diferente? Está hoje mais forte do que em Novembro, obviamente. E se calhar é mesmo só isso...

Cantinho do Morais disse...

Koba,

Este não é o mesmo Sporting que foi à luz para a Taça de Portugal e que fez essa exibição que mencionas, nem é o mesmo Benfica.
E, além do frango e do penalty do André Almeida, também há o penalty do Luisão sobre o Montero.

Acho que o Sporting e (preocupante) Jardim estão numa curva descendente no que diz respeito a qualidade exibicional. E, sem nada para ganhar (de títulos, acabou!), em ano de Mundial, veremos como todos vão reagir e comparecer (em termos de motivação) para o resto que falta jogar (não há títulos mas há muito para alcançar - 3º lugar).

MMS disse...

Cantinho, passei a minha posição (discordante) para o outro post entretanto aqui publicado, vemo-nos por lá!