quinta-feira, 2 de outubro de 2014

"Penafiel!" (ou o Zandinga voltou)


Estando a trabalhar ao computador, hoje resolvi acompanhar o sorteio da Taça de Portugal em directo, via Jornal Record (online).
Confesso que já não espero nada destes sorteios, excepto o que aconteceu. Na época passada, em período precoce, fomos à luz (ainda nos deixaram jogar, primeiro, com o Alba). Não vale a pena recordar o que lá se passou. Esta época, ou se iria ao Dragão, ou a Braga ou a Guimarães. Os "clássicos". A quem ficava de fora, visto que já não calha o "Isento" (esse grande oponente dos anos 80, 90 e início deste século), há sempre "os mija na escada" de serviço. E assim foi.

Só que desta vez, como acompanhei o sorteio em directo, foi possível perceber os passos disto. E como já estava a prever o que ia acontecer, fui gravando a evolução do "sorteio".

Aqui vai (as imagens são retiradas e modificadas do site do Record):

 12h04. - começa o sorteio. 2 minutos depois, uma certeza, o "o Sporting vai jogar fora" (isto é certo, antes que saia mais alguma equipa). Faltava saber o adversário (já lá vamos)

 12h19. - 13 minutos depois de se saber que o Sporting ia jogar fora (15m depois do sorteio começar), ainda não há adversário para o Sporting. "Terão já feito um intervalo?", pensei. Não. Começam a sair outras equipas e, imagine-se, jogos. Serzedo, Setúbal, Chaves (cruz, credo), Gil Vicente, Braga, Olhanense, Cernache, Sourense e Ribeirão (tudo equipas que vão jogar em casa), não são dignas de receber o Sporting. Aguardemos.

12h21. - 15 minutos depois de se saber que o Sporting ia jogar fora (17m depois do sorteio começar), ainda não há adversário para o Sporting. No entanto, 1 minuto antes, o detentor da Taça de Portugal, conhece o seu adversário. A nossa filiar da Covilhã, o Sporting Clube da Covilhã, da II Liga. "Excelente altura para ir à Serra da Estrela. Seria pior ir lá em Dezembro, Janeiro ou Fevereiro. É sorteio..."
Entretanto, Oliveirense, Nacional, Moura, Pedras Salgadas, P. Ferreira, Santa Maria e Salgueiros (que parece que joga com o Oliveirense que, por sua vez, recebe o Belenenses - vai lá vai...), também não são dignos de receber o Sporting, o 1º clube a sair no sorteio, mas sem clube, ainda, para jogar.

12h28. 22 minutos depois de se saber que o Sporting ia jogar fora (24m depois do sorteio começar), surge o adversário do Sporting! Porto. Custou mas foi...
E 3 minutos antes, Coimbrões, Freamunde, Atlético, Marítimo, Casa-Pia e Operário, também tinham sido informados que não eram dignos de receber o Sporting.
Mas não se preocupem, estou certo que muitas destas equipas que não foram "sorteadas" para receber o Sporting vão, numa próxima eliminatória jogar com um (ou 2) dos "Grandes". E até será melhor, serão brindados com uma visita a casa desses senhores.

Viva a Festa da Taça (para alguns - ou para os de sempre)!!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Trabalho Genial!
Escândalo do costume!

Anónimo disse...

Cantinho, obrigado. Só não vê quem não quer que o sorteio foi MANIPULADO para lixar o Sporting. Clarinho, clarinho!

Emanuel Silveira disse...

Estava com uma fezada de que o Sporting viria jogar à Covilhã (filial n.º 8), ainda ontem estava a falar disso com a minha esposa.
Seria excelente um SCC-SCP, por alturas da comemoração do 20º Aniversário do Núcleo Sportinguista da Covilhã (fundado em 21/11/2004).
Força LEÕES, os de Portugal e os da Serra e para bem era na próxima eliminatória haver um Covilhã - Sporting.
Vamos a eles!

Saudações leoninas
Emanuel Silveira

Emanuel Silveira disse...

Permitam-me a correção:
O Núcleo Sportinguista da Covilhã foi fundado em 21/11/1994. As minhas desculpas.

Anónimo disse...

Um especialista, Augusto Inácio: «De certeza que o FC Porto também não queria defrontar o Sporting»

Cantinho do Morais disse...

3 dias após o duplo compromisso das selecções (Patrício, William, Adrien, J. Mário, Esgaio, Mané, Nani, Slimani, Carrillo, Paulo Oliveira, Gauld, Slavchev, Tanaka - entre AA e sub-21 - vão estar ausentes, logo sem treinar), a 3 dias de ir à Alemanha (Schalke 04), o Sporting vai jogar ao Dragão com o Porto.

O Benfica, em vésperas do jogo mais importante que tem na Champions (Monaco), vai à Covilhã.

É "sorteio"...


Emanuel Silveira,
Seria um jogo de grandes emoções. E olhe que eu sei do que falo (o meu pai é SCC desde que se conhece e é sócio há cerca de 40 anos).

Anónimo disse...

Será que se apercebeu de como funcionou o sorteio e da razão pela qual se soube antecipadamente que o SCP ia jogar fora (como aliás se soube de várias equipas)?

Cantinho do Morais disse...

Anónimo (16.09),

Ao Sporting saiu um nº par (significando jogar fora), às 12h06. Não sou eu que digo, está na imagem.
Em cerca de meia-hora foram saindo mais nºs e equipas. Até que chegou o nº par mais (in)desejado.

Engraçado que em mais nenhum lado (acompanhei em directo no Record e no Maisfutebol), nunca apareceu "Benfica joga fora, falta saber o adversário". Quando apareceu, apareceu logo o jogo. Deduzo que não tenha esperado cerca de meia-hora para saber com quem ia jogar.

Mas sinceramente não percebo a sua questão, é que só relatei a meia-hora que assisti. Viu algum erro no sorteio? Irregularidade? Essa questão é para justificar o quê?

Foi sorteio, ou não?

Anónimo disse...

Não sei se reparam mas já estão da dar a eliminatória como perdida.

Pedro Duarte

Anónimo disse...

"Não sei se reparam mas já estão da dar a eliminatória como perdida."

Ninguém está a dar a eliminatória como perdida, ma tu já estás a branquear o sorteio.

Anónimo disse...

Apenas estou a comentar em função daquilo que li aqui e em outros blogs.

Para mim a resposta correcta a este sorteio, foi a aquela que o Inácio deu.

Em vez disso parece que (quase) toda a gente, neste e em outros blogs, ficou preocupada porque o adversário é o porto.

Se o porto quisesse manipular isto, ficava com uma equipa das distritais e nós íamos jogar fora com uma equipa da 1ª liga.

Pedro Duarte

Anónimo disse...

estas a esquecer do outro adversario esse sim ganha com este sorteio!!!!!

Anónimo disse...

No limite o outro adversário também vai encontrar o vencedor desta eliminatória.
Mas que seja, e se quiseres ir por aí, tudo bem.

O que não concordo é esta reacção generalizada que parece não acreditar no valor da equipa.
Por isso prefiro a reacção pronta do Inácio.


Quem não concordar, está à vontade.
Fui!

Pedro Duarte

Cantinho do Morais disse...

"Em vez disso parece que (quase) toda a gente, neste e em outros blogs, ficou preocupada porque o adversário é o porto.

Se o porto quisesse manipular isto, ficava com uma equipa das distritais e nós íamos jogar fora com uma equipa da 1ª liga."

Pedro Duarte,

Aqui, como está expresso no post, ninguém está excessivamente preocupado por ser o Porto o adversário. E ninguém disse que a eliminatória está perdida. Se, tal como na época passada, vier um equivalente (ou ele mesmo) ao Duarte Gomes, Proença, Jorge Sousa, Benquerença (a Caneira deve estar recordado desta figura, numas meias da Taça), então sim, a preocupação cresce.

O que não me parece normal (e é aí que o post está focado), é o rumo do sorteio e o carácter repetitivo que este tem vindo a ter relativamente ao Sporting (e aos outros principais adversários - lembra-se de algum clássico entre Benfica e Porto numa fase tão precoce da prova?).

Depois, ninguém escreveu que o Porto manipulava isto (pelo menos sozinho). Há mais quem tire partido do sorteio (e não me refiro só ao jogo Porto-Sporting). Procure nos comentários ao post e verá que se falou nisso mesmo (para não me estar a repetir).

"No limite o outro adversário também vai encontrar o vencedor desta eliminatória."

Olhe que nem sempre. E eu até gosto assim (estou escaldado). A última vez que o Sporting foi à final não jogou com nenhum dos outros grandes. Quando venceu contra o Belenenses de Jesus (2006), não jogou com nenhum dos outros grandes. Quando venceu contra o Marítimo (1995), não jogou com nenhum dos outros grandes. Quando venceu contra o Leixões (2002), não jogou com nenhum dos outros grandes. Recentemente, só quando a última vez que venceu (2007), é que defrontou os grandes (nas meias e na final).

Dessas equipas quero é distância. Não é medo, é que são equipas do Pote 1 da Champions. Isso deve querer dizer alguma coisa (mesmo que depois ninguém questione o porquê de tão más prestações na Champions, no passado recente).