quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Noite para a Europa

(imagem retirada de www.as.com)


O Sporting cumpriu com mérito um dos objectivos delineados para esta época: continuidade nas provas europeias, após a 1ª fase da Champions League, garantindo o 3º lugar do seu Grupo.
Para já, estamos nos 16avos da Liga Europa. Se partimos para o sorteio da "prova-mãe" como equipa inserida no Pote 3, então estivemos ao nível das nossas responsabilidades.
Embora o trajecto na Champions League ainda não esteja concluído, visto que ainda falta uma jornada, temos que estar satisfeitos.
Nessa última jornada vamos jogar a Londres, procurando alcançar o que seria impensável aquando o sorteio (28 de Agosto), a passagem para os 8vos de final. Esta oportunidade é justa e deparamo-nos com ela com mérito. Até agora, nesta caminhada, nada nos foi oferecido.

Bem, como adepto e espectador (em Alvalade - nos jogos em casa - e em casa - nos jogos fora), talvez esteja a ser injusto. Ao contrário da grande maioria dos jogos para a Liga interna, na Champions, o Sporting tem oferecido excelentes prestações (com excepção do jogo de apresentação aos sócios do Maribor e na 1ª parte com o Chelsea, embora neste último o poder do Chelsea foi o principal culpado). E ontem não foi excepção.

Dificilmente o Maribor teria algum impacto positivo na nossa Liga (sim, eu sei que empatou com os 3 adversários... mas até o Boavista empatou no Dragão e têm um plantel demasiado fraco [e já estou a ser simpático]), mas nós não temos culpa disso. E o resultado de terça-feira foi injusto. Injusto porque podíamos e devíamos ter feito mais 2 ou 3 golos, tal foi o número de oportunidades criadas (e desperdiçadas).
Colectivamente o Sporting fez mesmo um dos melhores jogos da época (com excepção no jogo do Dragão, onde fomos quase perfeitos - só assim poderíamos vencer). Boa e rápida circulação, pressão no portador e logo na saída da bola dos eslovenos, criatividade e movimentos de ruptura (Nani, Mané e Carrillo em destaque, neste aspecto), concentração defensiva (com excepção no golo do Maribor) e alguma eficácia (3 golos são sempre 3 golos).

O segredo esteve na nossa qualidade. Quando jogadores como Nani (nem dá para acreditar o que joga, ainda mais estando aqui, a jogar por nós), João Mário (depois Martins, que entrou muito bem), Mané (depois Carrillo), Adrien (mais um bom jogo, após duas semanas de descanso junto da selecção nacional), William e Montero jogam juntos, utilizando o máximo das suas capacidades e conhecimento pelo jogo, o Sporting joga sempre bem e produz numerosas oportunidades de golo. Neste aspecto, importa lembrar mais um excelente jogo de Nani (o melhor em campo) e todas as inúmeras situações de finalização que cria para os seus colegas (Mané, logo no início do jogo, após uma jogada onde tirou 1/3 do Maribor da sua frente; a assistência no 3º golo; cruzamento para Slimani; Carrillo; João Mário e William). Impressionante. O nosso futebol é outro e aproxima-se de patamares de excelência, impossíveis sem ele.

No futuro (já no sábado), o objectivo tem de passar por trazer este Sporting (até ver) de Champions para a Liga portuguesa.

Basicamente, é isto:

No sábado temos de dar tudo para ganhar ao Setúbal. É esquecer já este jogo ou então ficar com o pensamento de Champions para jogar no sábado.  
Marco Silva, 25/11/2014

4 comentários:

M. disse...

Foi muito bom :)
O próximo passo tem forçosamente de passar por evitar tantas escorregadelas no campeonato.
Uma série de vitórias e poderíamos "relançar a matemática"...

Cantinho do Morais disse...

M,

essa série de vitórias já deveria ter começado. Muita irregularidade na Liga já nos deixou demasiado longe do líder (que já nem terá a Europa para o chatear).
Exigem-se, rapidamente, uma sequência de 5 vitórias. É o mínimo.

RG disse...

Cantinho,

Veremos se neste fim de semana a AAC consegue jogar e ter a sorte de jogo do seu lado como conseguiu connosco...

Mas na terça-feira foi de facto um belo jogo e mais uma vez Nani....continuo sem palavras para descrever o craque e o quanto com ele somos verdadeiramente fortes.

SL

Cantinho do Morais disse...

RG,

Esperemos que sim. Mas para isso terá de conseguir jogar contra 10 cerca de 30m como conseguiu contra o Sporting. O problema é que a Liga portuguesa tem regras distintas das competições europeias, onde é menos difícil expulsar jogadores do Benfica.
Vamos ver. Não tenho grandes esperanças, pois a Académica é das equipas mais fracas da Liga e é treinada por alguém igualmente fraco (mas isso nós também já sabemos).

SL