segunda-feira, 27 de abril de 2015

O Futebol joga-se com jogadores


Tornando-se, tudo, mais simples, eficaz e bem mais próximo do Sucesso.


ps: dos melhores 11 que o Sporting apresentou em toda à época; estávamos há demasiado tempo sem querer/saber "jogar à bola";
ps2: resultado pesado para o Moreirense, apesar da justiça da nossa vitória;
ps3: não resisto sem perguntar: Não vamos mesmo abdicar do Montero (e do André Martins) para a próxima época, pois não?

19 comentários:

Anónimo disse...

Cantinho,

Marco Silva continua sem me convencer. Nota-se claramente que a equipa vive muito mais de individualidades do que do colectivo. Valeram os "patinhos feios".

A chegar ao fim da época, fico cada vez mais com a sensação de que grande parte dos nossos adeptos subestimou a qualidade do plantel.

PS: Também gostei muito do 11.

PS2: O Moreirense fez um bom jogo e não mereceu, de todo, este resultado.

PS3: Que delícia ver estes dois craques! Como é possível serem tão desvalorizados pelos próprios adeptos/treinador?

Cumps,
RMSCP

Anónimo disse...

Jogando os melhores jogadores torna-se mais fácil jogar melhor futebol e ganhar mais vezes. Montero é, de longe, o melhor avançado do Sporting. O melhor a uma enorme distância de todos os outros. Vejam e revejam o lance do golo de Tanaka e percebam como ele seria impossível com Slimani em vez de Montero. André Martins foi tratado de uma forma imcompreensível ao longo da época. Classe na ocupação dos espaços, sobretudo defensivo, e muita serenidade. Porque terá jogado tanto o Adrien que usa e abusa do esforço? Mas é do Montero que apetece falar. Como é possível ter um jogador desta qualidade fora da equipa durante tanto tempo? Uma das piadas que mais se lê na blogosfera leonina é a seguinte: depois de um longo jejum Montero bisou. Pelos vistos o jejum inclui o tempo em que o rapaz ficou com o cu no banco ou andou pela linha lateral a aquecer.
Eu gosto de Marco Silva, mas não lhe perdoo ter retirado Montero da equipa. Gosto que joguem os melhores porquen isso é bom para o Sporting que é o que os sportinguistas querem.

Anónimo disse...

Convinha lembrar como começamos a época.

RG disse...

Incrível é haver alguem que acha que Slimani é melhor jogador, e mais goleador que Montero!

Um embora homem de área tem níveis de eficácia banais, e apenas serve para dar luta aos centrais, o outro, bem o outro é um craque!

Querendo agora ser mais frio, olhamos para os numero:

Slimani:1406m e 11 golos
Montero:1353m e 9 golos.

Sendo que durante grande parte da época andamos a brincar aos cruzamentos para o grandalhão....

SL

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

Parece claro que o Sporting tinha plantel para mais, nesta Liga (mas, atenção, talvez fosse possível ter mais 6 a 8 pontos na Liga, mas o que a desvirtua e leva a considerações erradas é a pontuação mentirosa do Benfica. Estes sim, têm, pelo menos 10 pontos a mais daquilo que deviam ter).

Ontem M. Silva fez o que, a meu ver, tem de fazer até ao final da época. Além do 11 que colocou (e não é que havia gente ali que sabia jogar futebol?) geriu o plantel, alterou um pouco a táctica e o modelo de jogo. E é isso que tem de fazer. A 1 mês da final da Taça, o Braga não pode já saber como é que nos vamos apresentar. Temos de criar esta dúvida e mostrar (aos adversários e a nós) que há mais modelos a treinar e usar. Buscar soluções e alternativas (embora o que devesse ser alternativa era o modelo de "chuta para a frente" e cruzamentos sem ver e sem nexo, como tem sido utilizado até agora).
E não podemos aceitar de ânimo leve que o Sporting abdique destes 2 jogadores quando não tem, claramente melhor (ou sequer igual).

abraço

Cantinho do Morais disse...

Anónimo (o 1º),

O afastamento de Montero e Martins da equipa, por tanto tempo, é algo que não se entende.
Montero foi displicente no Dragão e em Wolfsburg. Confesso que me enervou a forma como (não) jogou. E aí mereceu que fosse dada a titularidade a outro jogador. Mas quem é que esteve bem nesses 2 jogos? O jogo no Dragão (1 Março) foi o último jogo do Montero a titular!! Como é que se pode marcar golos.
Mas isso é conversa da CS (ontem, no site do Record, logo a seguir ao golo do Montero, colocaram logo uma notícia sobre a quebra do "jejum de Montero"... Olhem, acho que já passaram cerca de 10h desde que Montero marcou um golo. Novo drama?? Quantos golos tem o Adrian Lopez? O Aboubakar? O Derley? Sabe quantos golos tem o Lima a mais que o Montero, esta época? 2!!!

Não é por acaso que ontem se jogou melhor. E é isso que todos têm de perceber. Inclusive o Montero.

Cantinho do Morais disse...

Anónimo (o 2º),

não percebo o seu comentário.
O início de época? Qual? Esta? Sabe quem é que já não jogou à 3ª jornada? O Montero.

Ou está a falar do início da época passada? Quem foi o principal destaque nesse período e que nos deixou no topo ao virar do ano?

Cantinho do Morais disse...

RG,

Reconheço a utilidade de Slimani e a importância que tem (ou teve) em muitos momentos do Sporting. Reconheço uma óbvia evolução no seu futebol. Não posso é reconhecer que seja melhor que Montero, nem que seja a única e melhor solução para o ataque do Sporting.
No total da época, Slimani tem 13 golos e Montero tem 12. Mas a conta nem deveria ser feita por aí. Pois Montero oferece muito mais que golos.

E até ao final da época será impossível usar o mesmo 11. William já está de fora, Montero, Mané e M. Lopes estão a 1 amarelo do "descanso". Nani, Patrício e Jefferson e Adrien estão a 2.
Alguém que me consiga explicar isto.

um abraço

RG disse...

Obviamente que Slimani é importante, eu proprio reconheço que é mais ponta de lança que o Montero. Mas daí a ser "jogador de de futebol" vai uma distância...

O número que referi são apenas do campeonato e, apenas,os referi porque aparentemente é isso que leva a que os "comentaristas" das redes sociais, blogue e até CS vêm....Logo olhando para eles percebemos que com mais afinal Slimani não mais útil, como querem fazer parecer, que Montero.

Aliás a pouco no um outro blogue, Camarote Leonino ( onde parece que Montero é o inimigo público nº1 ) comentei sobre isso....p
Gostava que por lá me explicassem como foi Mourinho campeão com Postiga a fazer 12 golos, ou Guardiola com Villa a Sanchez a fazerem 11/15 golos...vamos lá a ver se chegam ao facto da quantidade de jogo que eles providenciaram para que outros fizessem o gosto ao pé!

Abraço

Cantinho do Morais disse...

RG,

eu não teria tanta esperança nesse espaço. Há coisas que gosto de ler por lá (quando abordam questões laterais, mas muito importantes, que estão ao lado do futebol), mas relativamente a Futebol, são poucas as leituras que temos em comum.
Esse ódio ao Montero (relembro que quem eles queriam a jogar era o Tanaka, desde do início de época) é algo que é difícil eu aceitar.
Mas o meu afastamento reside no facto de acharem que o Guardiola ainda não provou ser bom treinador (tal como Messi) só porque esteve sempre em bons clubes e com bons jogadores. Então mas uma pessoa não quer sempre o melhor para si? Porque razão haverá de Guardiola treinar equipas fracas? Tem necessidade disso? E o Messi para ser bom tem de mudar de clube, porquê? Um homem só pode ser considerado bom marido se casar uma 2ª vez, apesar de ser feliz e ter feito sempre feliz a sua mulher? Um homem só provará que é bom pai se for pai 2ª vez, com outra mulher? Num outro contexto familiar?

RG disse...

Estou de acordo Cantinho,

No entanto a opinião que por lá grassa é muito comum. Ainda no domingo tive de tentar explicar ao meu irmão que a sair alguns dos 2 PL, seria sempre Slimani pelo pouco que dá ao jogo.

Pergunto apenas como é que eles explicam os factos do meu ultimo comentário? Mourinho foi campeão em Portugal e ganhou uma Uefa com Postiga a facturar em 43 jogos 19 golos....Guardiola venceu campeonatos com Sanchez e Villa a fazerem 11 e 18 golos. Qual a diferença entre números para Montero?

O PL hoje em dia é mais que aquele pinheiro alto e tosco como os Eskilssons e Magnusson´s desta vida

Cantinho do Morais disse...

RG,

mas só no Sporting é que se questiona a presença, no plantel, de 2 bons jogadores para uma mesma posição. Ou só se pode ter Montero ou Slimani. Só se pode ter Carrillo ou Mané. Só se pode ter Adrien ou Martins.
Há algum mal ter um plantel com soluções?

O que não se aceita é que Marco Silva considere que Slimani seja a única solução. E isso, até os próprios resultados e qualidade de jogo o pode contradizer.

Segundo anónimo disse...

Cantinho, refiro-me apenas que o "tosco" Slimani tem uma produtividade superior à do Montero e não fosse a sua lesão em Janeiro (se bem que antes disso já parecia tocado), o argelino teria uma diferença de golos maior para o colombiano. O Sporting conseguiu o segundo lugar na época passada graças aos golos "in extremis" de Slimani, já que Montero fez apenas dois golos na segunda volta, e este ano a sua ausência durante dois meses foi muito penalizadora para nos (fez imensa falta no "derby" em Alvalade, por exemplo).

Dito isto, não acho o Slimani nada de especial, e Montero recorda-me Matias Fernandez, outro jogador habilidoso mas sem intensidade nenhuma. Ambos deixam muito a desejar para um Sporting de topo.

RG disse...

Anónimo,

Quantos jogos ganhou o SCP na primeira volta o ano passado com golos do Montero?

Que classificação teriamos conseguido sem eles?

Cantinho,

De acordo! Mas no SCP n se questiona a qualidade, sobre avalia-se sem levar em consideração outros pontos, se calhar mais importantes.

Anónimo disse...

"Quantos jogos ganhou o SCP na primeira volta o ano passado com golos do Montero?"

Foi num período em que as equipas não respeitavam o Sporting e tomavam-no pela equipa que tinha ficado em 7º lugar. Quando os nossos adversários começaram a pôr o "autocarro", o Montero acabou. Acresce que ele estava em melhor forma física por vir directo da MLS, enquanto os outros ainda estavam "perros" das férias.

Cantinho do Morais disse...

2º anónimo,

até estava para responder com alguma sensatez ao teu comentário, relativamente ao Montero e Slimani, mas depois de ver a tua argumentação na resposta ao RG perdi a vontade. Forma física distinta? Adversários sem respeito pelo Sporting (admito nas 2 primeiras jornadas, mais que isso...)?
Por favor...
Por essa lógica, o sucesso de Slimani na época passada, também se deveu à desvalorização que os adversários lhe concederam.

Montero não é o melhor jogador do Mundo. Não é isso que se defende aqui. Mas é dos melhores do plantel, logo não se entende a sua fraca utilização.
Acha que o rendimento da equipa, entre 1 Março e 27 de Abril foi excelente? Se sim, isso deveu-se exclusivamente à saída de Montero e titularidade de Slimani?

Montero saiu bem da equipa após o jogo no Dragão. Da mesma maneira que Slimani também já poderia, mais cedo, ter cedido o seu lugar a Montero em alguns momentos do campeonato.

O Sporting tem excelentes jogadores, mas não tem assim tantos. E numa época onde se jogou tanto (vamos passar a barreia dos 50 jogos), não se percebe a fraca utilização de alguns elementos, ainda mais quando têm bastante qualidade.

Blessing disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blessing disse...

Já não vou escrever mais sobre esses dois, porque é por demais evidente! enfim. Craques. Noutro grande clube de Portugal seriam indiscutíveis, por terem um treinador que reconhece as suas qualidades, e não vai no assobio do adepto, ou na pressão que eles possam estar a sofrer por não marcar.

Cantinho do Morais disse...

R. Baggio,

é o que eu digo. Nem sabes como custa ser deste clube e ver, constantemente, este desperdiçar do (pouco) talento que ainda se vai conseguindo cativar para Alvalade.
A não utilização, os assobios, o descrédito a que estão votados é algo de tão inexplicável como doloroso.
E, não te preocupes, pelo menos 1 deles ainda veremos a brilhar "Noutro grande clube de Portugal", com "... um treinador que reconhece as suas qualidades".

E o Sporting (e os seus adeptos), sempre a sofrerem e a não perceberem porquê que estão sempre mais longe de Vencer.

abraço