domingo, 10 de maio de 2015

Abusar da Sorte


Não materializámos em golo o caudal ofensivo que acabámos por ter. Na alta competição é fundamental a eficácia e a competitividade do jogo. Fizemos coisas bem feitas e acabámos por trabalhar, mas não deu a vitória. Foi um resultado injusto. O Sporting foi coeso defensivamente, conseguiu suster o nosso ataque, mas uma equipa que tem 17 cantos e 30 cruzamentos tem de fazer golo numa dessas bolas

Tivemos uma série de bolas a circular ali e faltou, no fundo, empurrar a bola para a baliza. Há momentos em que as coisas correm melhor, outros em que não correm tanto.


Estas foram as declarações de Rui Vitória, no dia 29 de Dezembro de 2014, após a derrota da sua equipa [Vitória de Guimarães], contra o Sporting.
Na altura, achei-as ridículas, bem como a sua noção de processo ofensivo e a sua incredulidade pelo insucesso do modelo de jogo que defende e, acredito, trabalha. O elogio que faz ao Sporting ("coeso defensivamente") é uma crítica que faz ao seu próprio modelo de jogo, pois defender, naquele contexto, era o mais fácil para o Sporting (ou a qualquer equipa). Claro que não podia faltar aquele elemento chamado "Sorte", que justifica sempre a quem não tem argumentos, que o treinador vimaranense invoca quando diz:  Há momentos em que as coisas correm melhor, outros em que não correm tanto.
A sorte (ou falta dela) não se trabalha. Mas a sua procura, ou o meio para a alcançar, sim. E aí, caro Rui, acho que estás a trabalhar de forma errada.


Mas isto não é sobre o Vitória (equipa e treinador). Este espaço ainda é, preferencialmente, sobre o Sporting Clube de Portugal.
E as palavras (para mim, absurdas) de Rui Vitória podem não encontrar eco nas declarações que Marco Silva vai tendo mas encontram, claramente, paralelismos (e isso é que é mau) na forma como Marco Silva coloca a equipa que comanda a jogar. E isso é muito preocupante. E foi isso que vimos, mais uma vez, num jogo do Sporting, desta vez contra o Estoril.

Quem vê o Sporting a jogar percebe que, hoje, só há uma coisa que faz com que possa vencer, a qualidade individual dos jogadores. Como os jogadores habilidosos não abundam, e os que há ou já estão de partida ou não jogam, é normal que as vitórias e sucesso desportivo estejam sempre longe, sendo esse um caminho que acarretará, sempre, enormes dificuldades. Cruzamentos, cruzamentos, mais cruzamentos e jogo lateralizado são as premissas do modelo de jogo leonino. O plano para vencer (acreditando que ainda é essa a mensagem que se passa - Vencer) passa, invariavelmente, pela total ausência de jogo interior, velocidade de circulação, "tabelinhas", isto é, de procurar criar maior imprevisibilidade a quem defende.


Marco, duas questões:
- Este é o modelo que defendes para o Sporting, rumo à vitória?
- Ou consideras que não há outra fórmula, face ao plantel que te colocaram à disposição?

Se a resposta, a qualquer uma das questões, for Sim então, infelizmente [e custa-me escrever isto], creio que devemos terminar por aqui. Mas espera aí, a responsabilidade não é (nem dever ser) só tua. Houve quem te escolheu (e acredito que falaram sobre a forma como irias colocar o Sporting  a jogar), e depois te contratou por 4 (???) anos. 
A culpa não pode morrer solteira. E quando percebemos que o próximo plantel será bem inferior a este, a nossa confiança só pode descer cada vez mais.

Sinceramente, não consigo perceber o que é que se trabalha em Alcochete.


ps: hoje, mais um golo sofrido "à Sporting"; Carrillo procura a linha de fundo (a sério? nunca pensei, nem parece o Sporting a jogar), Cédric acompanha-o demasiado perto. A bola foge e vai sair, Carrillo tenta que ela não saia e oferece-a ao adversário (Carrillo fica fora do campo, junto aos placards de publicidade), este lança rapidamente na frente no seu colega que, solto (Cédric estava ao pé de Carrillo e ficou logo de fora com o passe do estorilista) correu para a área, onde lhe esperava uma situação de 3x2. O resto já sabem. Alguém que me explique a necessidade do esforço do Carrillo em procurar uma bola que só o colocou a ele e ao Cédric fora de uma transição defensiva. 
Assim, não há milagres, nem Sorte que valha a este Sporting.

23 comentários:

FCS disse...

Não vi o jogo. Cheguei agora a casa, liguei o pc e fiquei a saber que o Capel voltou a jogar... como de costume pelos vistos.
Entretanto também já li algures por aí uma expressão bastante feliz - existe um muro entre a equipa A e a B...

Hoje a diferença basicamente foi que o adversário marcou primeiro.

Essa discrição do golo do Estoril... parece-me digna de pré-época.

Faltou alguém para empurrar? Slimani?

Cantinho do Morais disse...

FCS,

acabei agora de responder ao teu comentário no Artista do Dia (isto estava vazio por aqui...).

Nem sei se tivemos situações em que faltava "só empurrar". O nosso futebol tem problemas bem maiores até a essa parte de "só empurrar".

RMSCP disse...

Cantinho,

Concordo com quase tudo tirando a parte do PS. A meu ver, Carrillo fez bem em lutar pela bola e Cédric também fez bem em acompanhar de perto. O que está mal é de seguida haver uma auto-estrada mas isso só acontece porque a equipa não se sabe posicionar para fazer as compensações. Culpa de quem? Para mim de MS porque temos visto disto desde o início da época.

Em relação ao jogo, foi mais do mesmo. A diferença é que desta vez empatámos.

"Quem vê o Sporting a jogar percebe que, hoje, só há uma coisa que faz com que possa vencer, a qualidade individual dos jogadores."

Esta frase é a descrição perfeita das exibições do Sporting desde Dezembro.

A pergunta que fica é: o que faz Marco Silva nos treinos?

Os resultados que temos foram conquistados pura e simplesmente pela qualidade do plantel. MS estar lá ou não, não faz diferença nenhuma e é por isso que eu defendo que deve sair.

Cumps

Anónimo disse...

o sporting hoje nao jogou nadinha tambem concordo que esse com o rscp que essa aurea em torno do ms ser mais uma fantasia dos jornalistas ou de certos adeptos pra mim como alguem tambem ja disse me parece posso depois no futuro ser enganado mas parece.me uma versao mais soft do paulo sergio o toureiro e um domingos paciencia so que esse dizem e benfiquista

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

é, de facto, muito preocupante a qualidade de jogo que o Sporting (não) apresenta. E isso não é de agora. Temos de recuar muito, mas mesmo muito, para procurar uma exibição em cheio.

O quê e para quê que se trabalha, diariamente, em Alcochete?

SL

RG disse...

Concordo Cantinho,

A qualidade de jogo é motivo para preocupação. Mas que mudou para que MS muda-se o que em certos momentos da época tentou fazer, e frisado ( como até no blog foi referido ) na apresentação?

Presumo que algo de errado...

No entanto que fazer? Deixar o treinador sair? E quais os critérios para contratar um novo? Quem vai avaliar esses critérios? Inácio, Carvalho ou Virgilio? Se sim temo que a escolha seja apenas suficiente e não boa.

Anónimo disse...

Pois,

MAS HÁ UMA QUESTÃO, QUE AINDA NÃO VI RESPONDIDA:

"QUEM DEVERIA SUBSTITUIR MS?"

EU SEI,NÃO É FÁCIL A RESPOSTA...POR ISSO A TODOS QUE, COMO EU SOFRE E MUITO PELO "ENORME SPORTING", AGUARDEMOS PELO FINAL DA ÉPOCA...E AÍ SIM, FAZERMOS UM JUÍZO MAIS "HONESTO" DO TRABALHO DO NOSSO TREINADOR!!!SL

Cantinho do Morais disse...

RG,

boa questão. Pode ter ido (pela forma errada, a meu ver) atrás dos resultados (tal como L. Jardim fez), dos pontos, do 3º lugar. Mas, estando com mais de 10 pontos do 4º, não deveria tentar melhorar ou voltar a essa qualidade de jogo? Ou será difícil, agora, trabalhar isso?

Preocupa-me que, na final, este tipo de jogo nos leve a ter muitas dificuldades em marcar um golo, ainda mais se tivermos o azar de estar em desvantagem. Este futebol previsível é desmotivante para nós e, por outro lado, motivante para o adversário.

Eu não quero mudar, constantemente, de treinador. Quero que se tente jogar futebol, com princípios claros e adaptados a uma equipa que procura, sempre, ganhar. Há mais responsáveis por este futebol.
As questões são pertinentes, todas. E, para mim, de difícil resposta, pelo menos por agora.

abraço

RG disse...

"Eu não quero mudar, constantemente, de treinador. Quero que se tente jogar futebol, com princípios claros e adaptados a uma equipa que procura, sempre, ganhar. Há mais responsáveis por este futebol."

Tal como eu...

Mas será que com um plantel ( pelo que parece mais fraco ) quase novo, será possivel mudar o paradigma do futebol? Não acredito...

Por outro lado não vejo ninguém capaz de substituir MS....ou melhor vejo: JJ. No entanto não me parece possível que o coração sportinguista do senhor seja suficiente para impedir uma renovação com o rival ou ida para fora.

No fundo vejo o futebol do clube numa encruzilhada.

Abc

RG disse...

Esqueci-me de referir no comentário anterior,para mim, importante é procurar gente capaz de criar um modelo para o clube e, não apenas para a equipa sénior.

Uma especie do que é ou foi feito em La Masia por Pep Guardiola.

Custa-me perceber que um clube que aposta na formação tenha uma equipa a ser formada com a premissa de jogo lateral/chutão para a frente e confiar nos elementos mais evoluidos, outra tenha ideias onde o jogo central e posse tentam ser exponenciadas e outra onde se procura defender o melhor possivel e esperar que um contra-ataque possa dar golo...

Cantinho do Morais disse...

RG,

estamos em sintonia. Concordo com tudo.
Quanto a JJ, tenho uma ténue esperança que o Mendes o leve daqui para fora. Ele é um dos principais desequilibradores do SLB (não é o único; e este ano nem foi o principal), apesar daquele clube (ou este país) estar preparado para vencer com um qualquer Rui Vitória, Diamantino ou, até mesmo, um Chalana.
Se António Oliveira e Fernando Santos conseguiram ser campeões...

abraço

RG disse...

Cantinho,

Embora estejamos em acordo, estamos em desacordo relativamente a JJ.

Acho que foi ele o grande desiquilibrador, porque por mais que os outros craques de negro/amarelo/branco/vermelho tivessem tentado, sem uma defesa ( equipa ) cujos jogadores sabem o que fazem, não teriam sido suficientes.

Cantinho do Morais disse...

RG,

O JJ é um excelente treinador. O melhor em Portugal e dos melhores da Europa.
Mas esta época, existiram muitos jogos, mas mesmo muitos jogos (por favor, que não se tape ou omita isto), em que não foi só a sua qualidade (e da equipa que treina) que lhe valeu para obter vitórias, pontos e segurar a liderança.
Estamos a falar de jornadas seguidas que, com resultados negativos (empates ou até derrotas) não levariam a tantos elogios assim.

RG disse...

Cantinho,

Não acredito que com R.Vitoria, MS ou outro qualquer, a equipa do SLB fosse líder, mesmo com as ajudas que recebeu...

Cantinho do Morais disse...

RG,

Antes de existir um Fernando Santos, Oliveira, Co Adriaanse, existiu um Artur Jorge, Carlos Alberto Silva, Bobby Robson, Mourinho.
A base está lá. A qualidade do trabalho técnico de JJ é inquestionável e é bastante elevada.

Daqui para a frente, com um plantel sempre com melhores jogadores do que, pelo menos, um dos rivais, com Rio Aves, Marítimos, Belenenses "seguidistas", com "mantos protectores" sempre prontos a actuar, não duvido que a qualidade do treinador pode baixar, pois não será tão essencial, como teve de ser até aqui.

(Diamantino e Chalana foram os nomes que coloquei para não escrever "lixo", ao nível da qualidade de treinadores; mas acho que Marco Silva, Paulo Sousa, Peseiro, Leonardo Jardim, Paulo Fonseca, Paulo Bento teriam sido campeões, nesta Liga que está a findar)

RG disse...

Cantinho,

Não acredito que mesmo com "manto protector" os treinadores que referiste fossem campeões.

Quanto a qualidade ela vai baixar drasticamente: Tira Jonas,Gaitan e Luisão e tens uma equipa ao nível do Braga, que complementada por um treinador do nível de Conceição os fará lutar pelo 4, mesmo com mantos,lençois ou cobertores protectores. :D

Excepto claro, se SCP e FCP diminuirem a qualidade do plantel.

Gostei muito da entrevista de ontem: Afinal o senhor gestor e empresário há mais de 20 anos, é tão bom a gerir que ainda não sabe o orçamento que terá para a próxima época...já sei, a culpa é de MS que com aquele maravilhoso plantel, repleto de craques bulgaros e franceses, não foi apurado directamente para a CL.

Para onde irá o nosso Clube?

Cantinho do Morais disse...

RG,

nem sei para onde caminhamos, mas caminhamos mal. A entrevista de ontem foi mais um prego na minha (pouca) confiança.
A questão do Marco Silva parece a "Crónica de uma morte anunciada" de García Márquez.

Cá estaremos, como sempre (até quando?).

RG disse...

Cantinho,

E que tal um post a recomendar técnicos ao clube? Parece que já é "oficial" a saída.

No entanto tenho de dar a mão à palmatória. o presidente parece não dormir, e com o possível patrocinio de Teodoro Obiang, qualquer que seja o treinador vai andar pianinho, caso contrário faz uma viagem a Malabo para aprender as tradições de bem receber na Guiné Equatorial!

Felizmente o SCP é nosso outra vez!

Cantinho do Morais disse...

RG,

muito bom, tudo.

(ainda nem quero acreditar que vamos para o 7º treinador em 4 épocas...)

RG disse...

Cantinho,

Infelizmente é para acreditar....

O que eu não quero acreditar é em quem estará interessado em pegar na época, uma vez que um treinador minimamente intelifente jamais pegará numa equipa, com um score de entradas e saídas como o referido e, com um presidente que facilmente se incompatibiliza com os treinadores ( JF, LJ, MS, Abel, etc...)

Isso é que realmente me está a deixar preocupado e triste. Imaginar um plantel mais pobre e um treinador de pouco nível e como imaginar um terramoto ou tsunami em LX...um desastre!!!

Cantinho do Morais disse...

RG,

Com o rumo que isto está a levar a lista de treinadores não deve andar longe desta:
- João de Deus; Cajuda; Jaime Pacheco; Calisto; Álvaro Magalhães; Carlos Azenha; Fernando Festas; Prof. Neca; Norton de Matos;

RG disse...

Cantinho,

Afinal parece que há esperança! Costinha,Conceição, Fonseca, Lito e DEUS ainda podem assumir a equipa. Confesso que de todos este preferia DEUS...até porque assim ficava mais fácil usar a expressão: Ó MEU DEUS, no próximo ano.

Enfim....

Leão do Pinhal disse...

Esta semana não há post!? foi porque o Sporting ganhou e jogou bem?