sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Chuta, Bruno, chuta!


Ainda não consigo exprimir grande opinião acerca da última contratação para a equipa de futebol profissional do Sporting Clube de Portugal.
Bruno César é, claramente, uma contratação pedida pela equipa técnica liderada por Jorge Jesus. O técnico lá saberá a utilidade da contratação do brasileiro.

A mim, parece-me que Jorge Jesus procurou alguém experiente (mas ainda novo - 27 anos), em forma, e conhecedor do futebol português e da forma como os adversários das "equipas grandes" jogam. Mas, acima de tudo, creio que Bruno César é, para Jorge Jesus, um "jogador feito" a quem não é necessário ensinar nada ou perder muito tempo com aulas sobre técnica e táctica. Estará preparado para jogar e interpretar o que JJ pretende a qualquer momento (a partir de Janeiro).

Esta contratação demonstra claramente que a Liga é para ganhar já esta época. E, para isso, não se pode "perder tempo" com Manés, Matheus, Gelsons e outros tais (Iuri, Podence, Gauld, Francisco Geraldes). Estes até podem jogar, mas não são prioritários para o 11. Em relação a isso, tenho sentimentos mistos. Por um lado, gosto que estes jogadores tenham espaço para jogar e crescer dentro do Sporting mas, por outro lado, aceito que o crescimento poderá ser mais produtivo com menos pressão da titularidade (e substituição do titular normal - André Carrillo).

Bruno César poderá levar João Mário ao seu espaço natural, o centro do terreno, juntamente com William (com Adrien, Aquilani e Paulista como opções). Mais uma vez, parece ficar para trás aquele que é, para mim, um dos melhores jogadores do Sporting, André Martins. Tenho pena que assim seja. Acho que ainda nos vamos arrepender.

Espero que o negócio com o Estoril possibilite o reatar de relações com um clube da proximidade geográfica do Sporting, e que mostra muita qualidade na forma de jogar, fruto da capacidade do seu treinador e alguns jogadores (Diogo Amado, Bonatini, por exemplo). Assim, veria com excelentes olhos uma viagem até à Amoreira de jogadores como Ryan Gauld ou Chaby (que, como já se sabia, está a penar na Madeira - não fosse o treinador do União o vermelho Norton Matos), que não estão a crescer e a jogar como se previa e desejaria para esta fase da carreira.

Por fim, antes de desejar as boas-vindas a Bruno César, gostaria de destacar três aspectos paralelos a esta contratação:
- o segredo do negócio;
- o ingresso já no Sporting, apesar de só poder jogar a partir de Janeiro;
- o facto do jogador ter, recentemente, jogado contra o Sporting e, se caso já estivesse a ser negociado, não ter demonstrado qualquer sinal de estar condicionado, pois foi dos melhores em campo, podendo mesmo ter marcado em duas ocasiões. É bom saber que há quem não queira seguir as pisadas de Marafonas, Jorges Ribeiros e Makukulas desta vida.

 
Bem-vindo, Bruno César!

3 comentários:

RMSCP disse...

Cantinho,

Também estou com "mixed feelings" em relação a esta contratação. Não acho que Bruno César seja mau jogador, mas preferia que se tivesse investido em alguém com mais qualidade. Será, pelo menos, um jogador útil no decorrer da época.

Não me parece que André Martins saia já em Janeiro. Penso que sairá no final do contracto (infelizmente). Espero que encontre um clube/equipa onde possa mostrar todo o seu futebol mas creio que se irá perder num clube qualquer de 2ª linha (da mesma maneira que esteve perdido no Belenenses).

Em Janeiro, o mais certo é que haja um empréstimo de Mané, Matheus, ou Gélson.

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

não me choca esta contratação. É daquelas que o Porto fazia nos anos 90, tipo Drulovic (a deslumbrar num Gil Vicente) ou Lula (num Belenenses, depois de treinar no Sporting), e, no fim, questionamos: "porquê que não fomos nós buscá-lo?
O últimos desse tipo de jogador que andou, já "batido" mas muito bom e barato foi o Lima, que saiu quase de borla do Belenenses para o Braga.

Também acho que Martins sairá no fim da época (a não ser que alguém pague "qualquer coisa" por ele em Janeiro). E o acordo será esse: JJ vê utilidade nele; o Sporting não acha que deva renovar; o André já estará farto de representar muito pouco mas gosta e sente o clube;
No fim, viram costas, com agradecimentos e felicidades mutuas. Acho que, numa 1ª fase, vai singrar num Braga (com o excelente Paulo Fonseca) e rapidamente dará o salto (esperemos que para fora de Portugal). Precisa de jogar muito. E quando o fizer, vai mesmo jogar muito.

Prevejo a saída do Mané (empréstimo para valorizar) e, consoante a entrada de um lateral, a saída de Esgaio e/ou Jonathan. Não que eu concorde...

SL

RMSCP disse...

Cantinho,

O Paulo Fonseca é que o "descobriu" no Pinhalnovense não foi? Se for o caso até é bastante provável que acabe no Braga e pode mesmo ganhar muito com isso.

Deverá sair Esgaio. Para ficarmos com o "grande" João Pereira...

Cumps