domingo, 8 de novembro de 2015

Estrela de líder


Este era daqueles tipo de jogos em que, perto do fim, o Sporting iria sofrer o golo que lhe daria uma derrota injusta. No entanto, há algo neste Sporting de consumo interno que o vai distinguindo dos outros Sporting das últimas décadas. Ainda não sei bem o que é, mas há. Veremos até onde pode ir.

O jogo foi uma seca. A 1ª parte foi lenta, previsível e mal jogada. Nos últimos lances da 1ª parte o Sporting podia ter virado o jogo para si, isto se Paulo Oliveira e Adrien tivessem concretizado as excelentes ocasiões que tiveram, em plena pequena-área adversária. 
Para o mau jogo do Sporting neste período, muito contribuiram Adrien (tanta perda de bola) e Teo (que tira a paciência a um santo, com tanta displicência e más abordagens ao jogo).

2ª parte. Se o Arouca só defendia, neste 2º tempo, além de defender, abdicou de jogar. Foram valendo alguns lançamentos laterais para mostrarem que estavam lá. 
O Sporting melhora, principalmente quando João Mário passa para o centro do terreno e quando entra Montero. A equipa leonina passava, finalmente, a jogar com 11. J. Mário e Ruiz iam aparecendo (em jogo jogado, foram os melhores) e William ia mantendo o Arouca nos últimos 30/40 metros.
Não haviam ocasiões de golo mas a bola rondava a baliza adversária. Havia mais circulação de bola, mais rápida e começavam a ser criados mais espaços, muitas vezes desperdiçados por cruzamentos displicentes ou más abordagens dos nossos atacantes.

Perto do fim surge o momento do jogo: Lito Vidigal reforça o seu lado de cómico e destabiliza a sua equipa (teve o efeito contrário ao desejado). Estes, pensavam agora que iam ganhar o jogo. Suavizaram as marcações, Ruiz apareceu, serviu brilhantemente Montero, este controlou, rematou por obrigação e Slimani apareceu (finalmente) no sítio certo e com a postura certa. 2 épocas depois, voltava a ser, ali, decisivo. 3 pontos que valem mais que isso, tal foi a dificuldade em conquistá-los.
Claro que vão custar caro. Muitas redacções de "jornais" tiveram de cancelar as impressões da edição de amanhã. Afinal, o Sporting ainda é líder isolado, mantendo as distancias (agora com menos uma jornada).

Negativo:
- o nosso jogo; não jogámos bem; fomos lentos e criámos pouco, muito pouco;
- os nossos avançados; a diferença de qualidade para o ataque dos rivais é enorme; o número de bolas que se perdem em tabelas (que são a forma correcta, são é mal praticadas, devido à limitação dos protagonistas) é enorme; Slimani tem crença, Montero tem pés e Teo não tem nada (ou tem sorte); dos 3, talvez se faça 1;
- Lito Vidigal: a sua atitude foi tão triste que nem devia ser comentada. Gostava de ter visto a cara dele quando, segundos depois de sair do campo em apoteose, ter ouvido o rugido dos leões que tiveram em Arouca a gritar "GOOOOOOLLLLLOOOO!!!"
- Cosme Machado e seus acompanhantes - uma merda total (como sempre): eu acho que o Sporting só teve uma falta a favor, já depois de estar a ganhar; impressionante o número de faltas mal marcadas a favor do Arouca; o número de contra-ataques que possibilitou ao Arouca, apesar de carregarem em falta os nossos jogadores; o amarelo ao Patrício quando nem um aviso fez a Bracalli ou aos companheiros deste (o def. direito, antes dos lançamentos laterais, até a bola limpava no casaco dos bombeiros!!!); o livre transito que deu ao banco do Arouca;
- Adrien - que lástima de jogo... tanta bola perdida...
- Naldo - porra, para quê?
- ausências: Jefferson, Ewerton, Naldo, Aquilani lesionados e/ou castigados; Ruiz, Teo, Slimani, Patrício, J. Mário, Gelson, Tobias, Mané e William vão jogar muito nas selecções. Que equipa para a Taça? E em que condições?

Positivo:
- a Vitória (e a forma como foi obtida), ainda mais 2 dias depois da humilhação albanesa; era importante afastar esse "fantasma" nas conversas das próximas 2 semanas sem competições oficiais;
- Ruiz, J. Mário e William; muito fortes, excelente técnica e muito inteligentes;
- Montero: apesar de jogar por obrigação, em 30 minutos fez muito mais que Teo em 60;
- FCP a 5, SLB a 8; é assim que está, por agora; 


Dia 21 há um jogo muito importante. É para vencer e afastar (definitivamente) um rival forte. 
Até lá, é ir brincando aos países e selecções, na esperança que (mais) ninguém se lesione.

13 comentários:

RMSCP disse...

Cantinho,

Eu não consigo concordar com esta treta da "estrelinha de campeão". Tivemos sorte e pronto. É fundamental deixarmos de depender dela.

Adiciono aí à avaliação o Slimani, também pela negativa. Raramente consegue dominar uma bola em condições e nas poucas vezes que é bem sucedido faz um passe para o adversário.

Como disse no início da época, vai ser muito difícil jogar futebol com tantos jogadores burros em campo. O colectivo é bom, a equipa é compacta e os apoios estão lá. O problema é que quando a bola vai parar a um destes "pinos", a jogada fica logo estragada. Não dá para construir jogadas quando se falham passes atrás de passes e recepções atrás de recepções.

Grande jogo do JM. Melhor em campo. Ruiz também esteve muito bem. William não gostei. Teve alguns bons pormenores mas falhou muitos passes (muitos para um jogador da sua qualidade). Também não gostei do Montero. Boa recepção no golo mas está em modo "rematar de onde estou virado".

Quero fazer também uma menção honrosa para Esgaio que vai ser (mais uma vez) crucificado pela critica geral. Jogou pela 1ª vez a lateral esquerdo (penso eu) e esteve bastante bem. É verdade que defensivamente é fraco, mas ofensivamente é tão melhor que os outros laterais que temos que até dá pena. O JJ que o ensine a defender que o puto torna-se um jogador de qualidade mais que suficiente para jogar no Sporting.

Cumps

RG disse...

Cantinho,

São estes momentos que mostram quem merece e quem não merece...

Fizemos mais do que suficiente para vencer e felizmente conseguimos.

De facto, tal como referi na altura do CSKA, a maioria dos contra-ataques adversários, nascem de passes errados de Slimani, e isso é algo que JJ tem de ver e corrigir. No entanto a correcção, Montero, parece algo "desligado". No entanto contrariamente ao que acha, vejo Teo e Montero a serem um dupla de qualidade.

Quero deixar uma menção a P.Oliveira: Ainda não percebi como pode este jovem ser considerado o futuro. Demasiadas falhas técnicas para tal, retenho aquele lance onde com Patrício pronto para receber a bola resolve fazer um passe de costas para o jogador do Arouca e os inúmeros passes a la futebol de praia para João Pereira.

RMSCP,

JJ referiu-se e bem ao Ricardo na conferência de imprensa.

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

Não há estrela de campeão. A existir é de Líder, campeão não. Tivemos sorte, é certo, como se podia dizer que, caso se tivesse empatado, tínhamos tido Azar.

mas eu vinquei negativamente o Slimani, tanto no texto como na parte do "Negativo"; bem, só apareceu no golo (e ainda bem!!);
a sua recepção de bola e capacidade de passe (bem vincada no comentário do RG) é deprimente e é a melhor forma dos nossos adversários defenderem.

O nosso ataque é fraco. Falta alguém com real qualidade. Montero tem qualidade mas como diz um amigo meu, "está em depressão constante". Infelizmente, é alguém que pode mas não quer. Não se pode confiar.. Há que arranjar solução, ou no mercado ou com os médios a chegar mais à área.

O Montero não esteve muito bem, mas face ao Teo... daí o meu destaque.
Esgaio cumpriu e teve movimentos muito bons. Mas a defender... qualquer trolha com uma bola consegue passar por ele. Mas concordo, deve-se fazer um esforço e lutar por ele. Tem potencial. Já nos bastou desperdiçar um Pereirinha.

SL

Cantinho do Morais disse...

RG,

Concordo totalmente com a avaliação ao Oliveira (e ainda bem que mais alguém viu a exibição dele da mesma forma que eu). Não sei se terá futuro ou não (acho que sim - e não há centrais de topo com a idade dele; há melhores que ele, mas não são de topo), mas sei que ontem fez um jogo muito problemático. Esse lance que falas ia-me tirando do sério. E já não é a 1ª vez que o faz... E as saídas de bola... ui.
E preocupa-me que ele e o Tobias sejam os titulares contra o Benfica, equipa que tem no ataque o melhor de si mesma.

SL

RG disse...

Cantinho,

Parece-me que tudo será feito para recuperar Ewerton e ser o brasileiro juntamente com Oliveira na zona central da defesa. Eu já nem falo da saída de bola....porque isso até pode implicar ter jeitinho para ser jogador, falo antes da forma como aquela cabeçinha pena na jogada. Será que bola rasteira é para ele o mesmo que passe no ar? sobretudo para J.Pereira?

SL

RMSCP disse...

Cantinho,

Não concordo. Não fizemos o suficiente para ganhar. Criámos practimente tantas oportunidades como o Arouca.

Eu não acho Esgaio um grande jogador mas é o nosso melhor lateral porque, ao contrário da concorrência, não tem a inteligência de uma batata. Desespero com a quantidade de coisas parvas que os nossos laterais titulares fazem.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

RG,

Talvez o Ewerton recupere. O problema é o JJ vai ter duas semanas com o Oliveira a treinar ao lado do Naldo e Domingos Duarte e não de quem deveria treinar (Ewerton lesionado e Tobias nos sub-21).
Sim, o Oliveira abusou desses passes. A surpresa foi J Pereira não se ter saído muito na recepção de bola.

SL


RMSCP.

Acho que os lances nos finais da 1ª parte, um remate de J. Mário, mais 3 azelhices de Slimani, Teo e Montero, na 2ª, eram oportunidades suficientes para ganhar. Eles tiveram 1, num lançamento de linha lateral (como é possível???).
O empate não era surpreendente, mas eu ficava com aquela sensação de 2 pontos perdidos.
"inteligência de uma batata" é muito bom...

SL

Vítor disse...

Nos pontos negativos esqueceu-se de colocar lá o penalti infantil e escandaloso de naldo aos 84 minutos.

RG disse...

Não Vitor....

Ele esqueceu-se foi de colocar o penalti aos 31m sobre o Adrien....

RG disse...

Cantinho,

E as revelações de ontem nos programas de SICN e TVI24?

Cantinho do Morais disse...

RG,

mas essas revelações são importantes? Claro que não... Querem lá saber que, afinal, o fifica oferece refeições a árbitros e observadores. Querem lá saber que Vítor Pereira afinal telefona para os árbitros em vésperas de jogos do fifica.
Não.

O que é importante é dizer que a direcção do Sporting são os seres mais incendiários que alguma vez este país futebolístico conheceu. Que o Octávio não pode festejar golos. Que o anterior treinador foi despedido (como tantos outros). Que o Sporting gasta muito e não devia (que os outros continuem a gastar já não tem mal nenhum). Que o Naldo é um psicopata e o Lito uma vítima. Que o JJ é indelicado com o Mr. Simpático Rui Vitória.
Isso sim, são temas e muito graves!!!!

Corja, tudo uma corja.

É pena que isto só mude pela ordem Natural. É esperar.

RG disse...

Bonito bonito é o castigo ao Naldo....

Acabei agora de publicar uns vídeos no blog, que deviam ter sido mostrado ao Naldo de forma a que o rapaz percebesse como por cá se dão castigos exemplares.

Luisão, Cardozo e os amigos do Zé Pratas que o digam....

Realmente é incomodo a equipa dos kits ou a outra dos café e da fruta estarem distantes do 1º lugar

David Pereira disse...

Bom dia!

Passem pelo meu blogue e leiam o meu artigo sobre Rúben Semedo, central/médio defensivo emprestado pelo Sporting ao Vitória

http://davidjosepereira.blogspot.com/2015/11/concentra-te-ruben.html

Depois deixem o vosso feedback, é importante para um debate saudável sobre o tema.


Abraço