quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Fazer História (também é isto)


Há 20 dias atrás lamentava-me da habilidade que o Sporting tem para fazer história pelos piores motivos. Estávamos, então, ainda com poucos minutos percorridos desde da vergonhosa derrota na Albânia. Hoje, para a mesma competição (que contínuo a desprezar, nesta fase da nossa vida e crescimento enquanto equipa e clube), o mesmo Sporting resolveu fazer História pela positiva.

A história de hoje não se faz só pela vitória na Rússia, onde nunca se tinha vencido. A história também se faz pelo excelente jogo e pela demonstração de grandeza futebolística que a equipa leonina resolveu presentear todos os que intervieram e viram esta partida de futebol.

O Sporting subiu ao relvado e ao gelado ambiente de Moscovo (nem todos têm a sorte de jogarem com 15º e em estádios fechados por ordem da UEFA), muito longe do apuramento para a fase seguinte da Liga Europa. Cerca de 2 horas depois, abandona esse mesmo contexto mais próximo dessa meta. Mas isso é mesmo o menos importante. E não sou o único a pensar assim:

Temos três jogos agora, por isso é que disse que este jogo trouxe um problema acrescido. Ter um jogo com o Besiktas no meio de outro para o campeonato. O que posso dizer? Até lá vou pensar.
A questão que se põe aqui é se o Sporting vai ter a responsabilidade de passar da fase de grupos, com o campeonato ainda
. -
Jorge Jesus (após o jogo de hoje)

Tal como ocorreu no sábado passado, a boa entrada em jogo foi compensada com um golo sofrido... Tal como aí, a reacção foi excelente (ainda melhor). Como se nada fosse, o Sporting instalou-se no meio-campo adversário e fez sempre tudo bem. Excelente e rápida circulação de bola, pressão alta para recuperar, sectores muito juntos, campo muito curto para o adversário jogar (obrigando a sair com pontapé longo), muitos passes, muita posse de bola, muitas opções de passe, jogo interior e muitas movimentações levaram a bola à baliza adversária. Até ao intervalo, 3 golos. Podiam ter sido mais. 

A 2ª parte trouxe a reacção moscovita. Até ao nosso 4º golo, defendeu-se muito atrás e foram alguns os momentos que podiam levar ao 2-3 e devolver o Lokomotiv ao jogo.
O 4º golo (grande passe de Gelson) voltou a tranquilizar a equipa, deixando o opositor K.O.

A qualidade do jogo do Sporting surpreendeu-me. Mas este é o crescimento óbvio de uma equipa que trabalha muito e bem. 
Com somente 4 dos habituais titulares no 11 (Ewerton, Adrien, J. Mário e Ruiz), este jogo teve o condão de "recuperar" outros que já se julgavam perdidos. Neste particular, Montero foi o nº 1. Este é o Montero que pode ser o melhor avançado da equipa e um dos melhores jogadores do plantel. Sem estar a querer ser injusto com Slimani (que tem merecido toda a fortuna conseguida), este Montero demonstrou como se pode aproveitar (verdadeiros) apoios frontais por parte do ponta de lança (recepção de bola e entrega da mesma, jogável, e no tempo certo). As jogadas do 2º e 3º golo são de isso exemplo. Que Slimani leve a energia ao Montero e que este lhe devolva qualidade nos pés (e cabeça).
João Mário, Adrien e Ruiz  também estiveram excelentes, dando seguimento ao crescimento de forma que vêm tendo. Custou-me que tenham jogado tanto tempo (há jogo muito importante na 2ª feira...). Também aqui, parece que não sou o único a pensar assim:

[O Bryan,] Juntamente com Adrien, era um dos jogadores que pensava não deixar jogar os 90 minutos, custou-me muito, porque sei que no domingo são capazes de não ter a intensidade que deveriam ter. - Jorge Jesus (após o jogo de hoje) 

Lá atrás, jogaram os dois melhores defesas-centrais da equipa, Naldo e Ewerton. E isso notou-se na difícil marcação e controlo de Niasse. Feliz o clube que hoje conta com eles, mais Oliveira e Tobias, onde ontem estavam Sarr e Maurício (e até Rojo...).

Nota final para Matheus Pereira e Gelson. A formação é isto: lançar sem pressão e responsabilidade de serem os melhores; jogarem com os melhores e jogarem sem medo. Jogassem com outra cor nas camisolas e as 1ªs páginas eram deles (bem como a Selecção A). Mas ainda bem que isso não se verifica. Há ainda um (longo) percurso a fazer. Neste jogo, Matheus esteve mais apagado, mas só porque se está a comparar com Gelson, que foi dos melhores. O JJ explica:

O Gelson cada vez se está a afirmar mais, e penso que aos poucos deixa de ser promessa e passa a ser realidade. - Jorge Jesus (após o jogo de hoje) 


 2ª feira voltamos à luta, às 19h, contra o Belenenses. A qualidade de jogo e a vontade de vencer têm de se manter. Agora é tempo (escasso) de descansar e recuperar. 

Juntos, os jogadores e nós, lentamente vamo-nos soltando das longas e penosas penumbras que (quase sempre) nos vimos envolvidos. 
Agora percebemos, o Futebol chegou, finalmente, ao Sporting Clube de Portugal.
 

7 comentários:

RMSCP disse...

Cantinho,

Antes de mais, faço mais uma vénia a JJ. A nossa qualidade de jogo está mesmo muito boa e ainda há muito espaço para melhorar. E isto é, practicamente, a 2ª equipa. Simplesmente fantástico!

Como sempre, sofremos o golo da praxe numa desatenção. Também gostei muito da forma como a equipa reagiu. Sem pressas e a pensar o jogo. Foi com naturalidade que marcámos 3 golos e até podiam ter sido mais. Na 2ª parte, não entrámos bem. Mérito também para o Lokomotiv que entrou muito forte e a pressionar alto. O 4º golo foi já contra a corrente do jogo mas a partir daí o Sporting dispôs de mais uma mão cheia oportunidades para marcar. Não o fez e sofremos o 2º golo em mais um erro defensivo.

Destaques:

Montero - Espectacular. Continuo a acreditar que a única coisa que falta é apostarem a sério nele. Deixá-lo fazer 4 ou 5 jogos a titular e deixá-lo ganhar rotinas com a equipa. Aquele passe para o Gélson é soberbo e o movimento que ele fez é aquele que eu gostava de o ver fazer mais vezes (vir buscar o jogo, solicitar a bola).

Gélson - Depois de ter estado muito bem contra o Benfica, volta a repetir a dose. Grande jogo do miúdo. Surpreendeu-me muito (até porque o Matheus não esteve tão bem hoje) e aquele passe para o 4º golo é qualquer coisa... Como diz o JJ, cada vez mais uma certeza.

O Bryan e o Adrien também estiveram muito bem. O Bryan mostrou toda a sua classe naquele 2º golo e ainda teve bastante envolvido no jogo da equipa. O Adrien tem estado a crescer com o JJ. Sempre teve intensidade e agressividade mas era muito mau posicionalmente. Agora já se nota um jogador diferente apesar de, com bola, ainda ter muitas debilidades.

PS: Esgaio estava a fazer um bom jogo até ao 2º golo dos russos (onde teve culpa). Deu para perceber que o lance o afectou bastante. Espero que não desanime e aprenda com o seu erro.

Cumps

RG disse...

Cantinho,

Belo jogo. Estamos a crescer de jogo para jogo. Quero acreditar que com WC e Ewerton no seu pico de forma podemos talvez render o dobro do que actualmente.

Agora é confiar na boa gestão de JJ, uma vez que vem aí também o Braga para a Taça.

Incrível como nos últimos anos a fava sai sempre ao SCP. Coincidência? Não acredito

MMS disse...

Grande Cantinho, o Rojo não podia deixar de constar numa análise aos centrais, ri-me a bom rir!

Quanto ao jogo, foi o primeiro (sem William) que verdadeiramente me convenceu: os méritos de JJ são inegáveis, mas para este sistema de jogo a consistência do meio-campo é fundamental. E a verdade é esta: há um Sporting sem William e outro com William. Desde que William chegou, há futebol; antes disso, havia uma promessa de futebol, nem sempre conseguida porque o meio-campo, sem William, ficava perdido entre as funções defensivas e ofensivas. O jogo de ontem foi (felizmente) a exceção a esta regra.

Normalmente defendo que o prestígio europeu é fundamental. Mas considerando as abébias que fomos dando, em particular na primeira jornada e na Albânia, e já que estamos como estamos, eu creio que se vai continuar a poupar pelo menos meia equipa, a começar desde logo por Rui Patrício.

Se a poupança for total, teremos um 11 com Boeck, Esgaio, Naldo, Tobias, Jonathan, Adrien, Aquilani, Martins, Gelson, Matheus e Montero. Eventualmente saindo Aquilani, recuando Martins e colocando Tanaka. Podem jogar Ewerton, Adrien, Teo, entre outros. Mas vai ser por aqui.

Recordo que esse jogo está num ciclo bastante complicado:
Liga | 12ª Jornada
05-12 Marítimo Sporting
Liga Europa | Grupo H - 6ª Jornada
10-12 Sporting Besiktas
Liga | 13ª Jornada
13-12 Sporting Moreirense
Taça | 1/8 final
15/16/17-12 Braga Sporting
Liga | 14ª Jornada
20-12 União Sporting

Um abraço

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

Foi, de facto, uma grande joga desses que mencionas. As notas menos positivas estiveram nas laterais defensivas e guarda-redes (que tem de ir buscar a bola do 2º golo, ao cruzamento - é um balão!!!).

Vamos ver como é que o Esgaio vai reagir. Tem mesmo de reagir, pois vem aí um calendário intenso e ele vai ter de jogar (à direita ou à esquerda).

A evolução da equipa é brutal.
Dispenso os golos parvos. Nem sempre vai dar para virar resultados.

SL

Cantinho do Morais disse...

RG,

Eu acredito em bolas quentes, sinceramente que acredito. Assim como acredito que "Penafiel!!" não acontece por acaso.
Esta época o FCP tem de ganhar alguma coisa. O investimento em Lopetegui tem de ser justificado. Tem tido a vida facilitada e não corresponde.

Neste momento, queria outro adversário na Taça. Além da qualidade da equipa, é bem treinada (jogador que mete o Alan merece, mesmo, o meu respeito - é dos melhores da Liga). Mas nós também somos a fava deles.
O pior é que o Braga já está apurado para os 16avos da Liga Europa e pode poupar-se num jogo e nós não.

Mas acho que é preferível ir a Braga que ir a Vila do Conde ou Choupana, onde os adversários não jogam para (nos) ganhar. Mas bem podia ter calhado um Feirense, Portimonense, Amarante...

SL

Cantinho do Morais disse...

MMS,

bons olhos o leiam!!
Ontem também pensei nisso: que circulação de bola tão boa e segurança de jogo tão elevada, mesmo sem William!!
Até Adrien parece que consegue aprender...
Não concordo que só após William é que se jogou futebol. Os jogos da Supertaça e CSKA (em casa) mostram-me o contrário (não são muitos, é certo). Mas concordo que com William (e Ewerton e Ruiz em melhor forma física) o patamar subiu muito, muito mesmo.

Com esse calendário, concordo com a gestão da equipa como a descreves. 4 a 5 titulares com o Besiktas e tudo para a Liga e Taça. 5 jogos, 3 fora e 2 em casa. Boas notícias com o castigo do Naldo. Mais uma (excelente) opção.

Só ligo à Liga Europa porque quero sempre ganhar. Mas, para descartar, que seja isso.
E recordo que uma equipa cheia de remendos já fez um jogo tão bom quanto o de ontem. Só que Teo resolveu gozar em vez de marcar. Foi em Istambul.

grande abraço e aparece (e escreve no Futebol a 3) mais vezes!!

MMS disse...

Cantinho,

Na Supertaça apanhámos um adversário medroso e uma equipa altamente condicionada pela terrível pré-temporada (parece que não vale nada mas ter um novo treinador e começar a perder os jogos quase todos, mesmo a feijões, deixa os jogadores a pensar "assim não vamos lá"). Apesar do 3-0 na Luz, essa atitude só se viu no Benfica após o 2º golo; na Supertaça viu-se na conferência de imprensa antes do jogo...

Contra o CSKA não concordo que o jogo tenha sido globalmente bom. Na altura, escrevi isto:

- "Efetivamente, por muito bem que o Sporting tenha jogado ontem, foi um jogo de permanente sobressalto, até à entrada de Aquilani."

- "há um balanço ofensivo que permite estar várias vezes perto do golo (...); mas há uma tremenda exposição ao risco."

A equipa jogava bem, mas era muito permeável. Abriam-se auto-estradas permanentes aos adversários. Aliás, basta ver os jogos com o Lokomotiv em casa e fora para percebermos a diferença. Em Alvalade foi um fartote; na Rússia, sofremos dois golos com erros individuais (no caso de Adrien no 1º golo com algum azar à mistura, no caso de Esgaio foi mesmo pura nabice) mas em geral o meio-campo esteve controlado.

Agora, obviamente que não foi só o regresso de William, que nem jogou na Rússia; foi também muito trabalho de sapa, coletivo, aquilo que no Lateral Esquerdo eles dizem muitas vezes do conhecimento do jogo e de cada posição por cada um dos jogadores do coletivo. Hoje o Adrien faz melhor a posição do William, porque a conhece melhor. Mas, acrescento eu que estou longe de ser um expert: se ele não visse como se fazem as coisas bem feitas, dificilmente teria aprendido.

Um abraço (e desculpa o lençol!)